Pesquisar neste blogue

14 de maio de 2008

Desporto Escolar : uma vergonha

Assunto: Desporto Escolar.
Assim, não obrigado
Ex.mo Srs:
Sou Professor de Educação Física e estive este fim-de-semana a acompanhar os meus alunos do Núcleo de Ténis da minha Escola nos Campeonatos Regionais de Ténis, que decorreram em Santarém. Pela 1ª vez estive presente nuns Campeonatos Regionais desta modalidade. Verifiquei que mais de 1/3 dos Professores e alunos apurados para este campeonato primaram pela ausência.
Agora compreendo porquê!
Os Professores, em regime de puro voluntariado, abdicaram dos seus dias de descanso semanal com a família(3 e 4 de Maio) para acompanharem as performances desportivas dos seus alunos. Só por isto, numa altura em que o ME tanto desprestigia a classe docente, já merecia alguma reflexão.
O que é mais lamentável, contudo, é que durante dois dias, das 10h00 da manhã de Sábado até às 19h30 de Domingo, professores e alunos terem apenas uma refeição quente (Jantar de Sábado), alimentando-se de sandes em todas as restantes refeições. Para além disto, sujeitaram-se a dormir no chão de uma sala de aula, tendo a organização cedido pequenas "esteiras de campismo" com menos de 1 cm de espessura.
Tendo eu, e vários outros Professores de meia idade, problemas de coluna, "dormir" naquelas condições tornou-se um autêntico "calvário".
O Ministério da Educação continua a tratar os Professores como números irrelevantes, sem honra nem dignidade. Por extensão, o Desporto Escolar está ao serviço desta política educativa.
Desportivamente apurei 3 alunos para os Campeonatos Nacionais, que irá decorrer em Évora, durante 4 dias.
Uma das minhas atletas foi Campeã Regional e séria candidata a vencer o Campeonato Nacional. Mas, em Évora, vão estar milhares de alunos em representação de 12 modalidades desportivas e não apenas uma. Se Santarém não teve condições condignas para receber cerca de uma centena de alunos nos Campeonatos Regionais de Ténis, em que condições irão ser recebidos, em Évora, milhares de alunos de todo o País, durante 4 dias?
Vai ser "Tudo ao Molho e Fé em Deus"? Como vão ser recebidos os Professores, que lá vão estar, gratuitamente, para orientar, acompanhar e responsabilizar-se pelos seus alunos?
Vão continuar a dormir no chão de uma sala de aula e comer sandes durante 4 dias? Nada disto faz sentido no Século XXI.
Para quando prever despesas de representação para os Professores, que com o seu trabalho e dedicação, apuraram atletas para os diversos Campeonatos Regionais e Nacionais?
Como compensar os dias de Descanso Semanal que foram dispendidos a trabalhar 24 horas por dia para o DESPORTO ESCOLAR. Se não comparecer, nada me acontece profissionalmente e a minha Família agradece. Afinal de contas para que servem as Pousadas da Juventude que são do Estado?
Porquê concentrar todas as modalidades num só local?
Serão as condições desportivas e de alojamento das várias Escolas condignas para quem se apurou para os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar?
Pela minha parte, não irei fazer parte deste "Circo". Os meus alunos irão compreender. Vão ficar muito tristes, eu sei.
Mas irão compreender. Aproveitarei para lhes falar sobre dignidade e honra profissional. E eles irão compreender. Não é por falta de recursos financeiros que temos que nos sujeitar a estas condições desportivas.
Vou-lhes dizer que por 10% dos dois milhões de euros que o Estado atribuiu ao Tiago Monteiro para provas automobilisticas, teriamos condições condignas e humanizadas para disputar os Campeonatos Nacionais.
Certamente que eles irão compreender.
Eu é que não.
Não compreendo.
Este mail está a passar entre alguns professores de Ed. Fisica e, neste caso, está devidamente identificado.
É caso para perguntar: É para isto que pagamos impostos????

12 comentários:

  1. O estado apoia o futebol, coitadinho do Tiago Monteiro.Não se vê mais nada neste país a não ser o futebol.O pais é atrasado em termos de desporto, não está enraizado, não existe desporto escolar ( falsidades do ME )e não se apoa a juventude em NADA.No meu caso tenho andado a ver se consigo algum patrocínio para o meu miúdo que já tem alguns títulos junto do BCP, CGD, PT e outras empresas grandes e NADA.Se os espanhóis patrocinassem o meu miúdo eu abdicava da nacionalidade portuguesa, tenho vergonha de ter estes governantes, SÃO UMA NULIDADE, INCOMPETEMTES E VÃO AFUNDAR O NOSSO PAIS.

    ResponderEliminar
  2. Esta carta deste professor deveria ser lida no noticiário para que todos soubessem a lástima em que está o nosso pais. Está muito pior do que julgam, mas mais tarde ou mais cedo todos ficaremos a saber como está tudo porque o sistema vai rebentar e não vai demorar muito. Dêem desporto aos nossos jovens, ocupações extra escola de qualidade, ponham os miúdos a fazerem coisas de que gostam e vão ver como as notas e o comportamwento melhoram. Não os pomham muito mais tempo sentados a ouvir palestras de hora e meio , ninguém aguenta. Só aguenta aquela ministra da educação que é uma coisa do outro mundo.

    ResponderEliminar
  3. Isto é incrível o que se passa neste pais. Estamos a ser governados por uma corja de bandidos.

    ResponderEliminar
  4. este pais já não serve......

    ResponderEliminar
  5. O pior é que os que estão na calha para os substituir não são melhores.

    ResponderEliminar
  6. E os milhões que dão à Máfia? Quer dizer ao futebol. E os estádios que se construiram para o Euro com o nosso rico dinheirinho?? E o Sr. Lagos que agora também quer um estádiozinho só para ele, e...e...e...

    ResponderEliminar
  7. O Desporto Escolar é completamente marginalizado, o Estado pensa que é só dar umas bolas para os professores colocarem os seus alunos a jogar e que já está!!! Não fazem ideia do trabalho, das horas que se passam no Desporto Escolar, e o sacrificio que alguns professores fazem para mantar a sua estrutura familiar. Os sucessivos governos têm amparado de uma forma obscena o mundo do futebol, um futebol que está podre mas que continua a viver de regalias sucessivas, enquanto que outros que não pedem nada de extraordinário pouco ou nada conseguem. É apenas uma escolha que se tem de fazer...e eu já a fiz, brevemente serei mais um português lá fora.

    ResponderEliminar
  8. Camping Ténis

    Há dez anos abandonei o ensino do Ténis, por causa de algumas das razões aqui apresentadas, fui para o ensino politécnico e fui aí também professor, triste sina, das duas coisas o diabo que escolha, digo que o que temos todos a fazer é pegar nos nossos jovens e organizar idas aos torneios em autocarros, com a família, estilo ida a Lourdes, e que seja um autocarro a GPL, com uma hélice de energia eólica no tejadilho, e uma plantação na outra metade de alfaces e tomates, uns paineis solares dos lados e que chova muita água para beber, pois só assim com um autocarro ecológico destes, os dirigentes iluminados destas nossas paragens talvez nos reduzissem o imposto único da carripana. Acampar faz bem à saúde e acordar de manhã com as vacas a pastar em volta das tendas é ecológico... e adaptado a Bolonha, segundo o lema, dar pouco e $$$$receber$$$$ muito.

    ResponderEliminar
  9. Sou o Nuno Martins, fui campeão regional em Santarem neste msm torneio no meu escalao, e queria deixar o meu comentario para dizer q o sitio ond fomos recebidos na escola local era mt bm mas apenas n tinha os colchoes de maior espessuar porq s curtou efectivamente no orçamento q o estado concedeu ao desporto escolar. No entanto foi assegurado aos professores uns colchoes melhores para o Nacional. queria dizer tbm q o pior foi d facto as refeicoes, e mais uma vez o atraso d jogos q a federação n evitou tive d m levantar as &:30 em oeiras para m dirigir para la e dps so joguei as 11... lamentável para mim, mas gostei muito da organização e dos colaboradores. O obrigadoe parabens a tds os participantes

    ResponderEliminar
  10. ora bem
    1º, tambem eu gostava que esta carta (e tantas outras reclamaçoes) fossem publicadas em jornais e passadas na televisao. O problema é que existe uma coisa chamada CENSURA, que obviamente é aplicada escrupulosamente no nosso país, e alem da censura, existe o factor sensacionalismo quando se trata de noticias e comunicaçao social. Esta carta, por muito verdadeira que seja, nao dá audiencias e nao vende jornais nenhuns, porque ninguem quer saber do desporto escolar (sobretudo no que toca ao ténis).
    2º, desporto escolar na minha zona de residencia (lisboa), no liceu onde estudei, resumia-se ao futebol e ginastica. O meu prof. de educaçao fisica é seleccionador nacional da equipa de ginástica e até comenta na eurosport mas coitado, ele sempre teve um horario apertadissimo e quase nao conseguia ir dar aulas á escola. Era o prof. mais impecavel daquela escola inteira e mesmo assim ainda conseguia arranjar uma equipa de ginastica e futebol sem apoios nenhuns (isto só para dar um exemplo). Portanto ténis no desporto escolar nao existe em lisboa (que eu saiba, e talvez exceptuando liceus privados que disponham das condiçoes necessarias), bem queria eu ter tido essa oportunidade que os miudos de santarem e outros sitios tiveram, de ter um nucleo desses na escola. Mas como aqui ja foi referido, o que interessa em portugal é o futebol e pouco mais, pelo que o Desporto Escolar é praticamente uma fantasia.
    3º, é de facto lamentavel as despesas inuteis (num ponto de vista geral) do Estado, mas volto a dizer que existem varios factores que influenciam tudo isso. Claro que se pudesse ser tudo distribuido em medidas equivalentes por todos os desportos praticados em portugal, era optimo, mas isso é impossivel pois neste país alem do futebol ter toda a primazia, o Estado (na sua sabedoria ignorante) acha que nao compensa financiar este ou aquele atleta, tanto pelo mediatismo que esse mesmo atleta gera, quer seja pelas receitas, pelo reconhecimento internacional, etc etc etc. Um exemplo flagrante de desperdicio é a falta de apoios do Estado á nossa michelle brito (até o cavaco silva foi obrigado a prestar-lhe homenagem no ano passado quando ela ganhou em miami), cujo pai recorre a empresas de familiares para apoio financeiro. O tiago pires ter 2 milhoes de euros é realmente... enfim, provavelmente a manutençao de um fórmula 1 e competiçao pelo mundo fora deve sair bastante mais caro que o ténis (suponho), mas é de facto chocante que com apenas 10% do financiamento do tiago monteiro se possa aumentar imenso a qualidade dos eventos referidos no post.
    4º, é realmente um sacrificio enorme por parte dos professores participarem no desporto escolar, bem como tambem é um sacrificio enorme para qualquer desportista profissional portugues pagar todas as despesas do proprio bolso, mas este país, hoje em dia, só vive de sacrificios e pouco mais.
    Um grande abraço de solidariedade a todos os que se dedicam ao desporto, especialmente aos que mais sofrem (financeiramente e emocionalmente) para conseguirem atingir o sucesso e fazerem aquilo que realmente gostam.

    D

    ResponderEliminar
  11. realmente isto tudo é muito frustante......

    ResponderEliminar
  12. correcçao no meu comentario anterior: é tiago monteiro e nao tiago pires :P

    ResponderEliminar