Pesquisar neste blogue

23 de maio de 2008

Roland Garros 2008 - ATP

Frederico Gil tornou-se hoje o 3º português a participar na ronda inaugural do QP de Roland Garros, depois de ter vencido o colombiano Santiago Giraldo pelos parciais de 3/6,7/6 e 6/2, na 3ª fase de qualificação.
Portugal esperou 17 anos para apreciarmos de novo tal feito, depois de em 1991 Nuno Marques e João Cunha e Silva o terem feito, tendo o portuense na altura sido derrotado pelo sueco Larsson por 1/6, 3/6 e 2/6 e o actual treinador de Frederico Gil igualmente derrotado pelo australiano Wally Masur por 6/7, 1/6 e 4/6.
Térá pois, por isso, responsabilidades acrescidas Frederico Gil pois poderá bem ser o segundo português a ultrapassar um ronda em RG ou, se tal não acontecer, ser o primeiro português a vencer um set no QP do Grand Slam francês.
Os adversários possíveis podem ser muitos, dado que o QP já foi sorteado e entre eles, os possíveis, está Rafael Nadal.
Se tal acontecer , Gil tornar-se-ia o 1º português a defrontar o 1º e o 2º do ranking mundial numa mesma época.
Eu gostava muito que para Gil sorrisse o espanhol Carlos Moya...
Vamos esperar até mais logo para ver.
Independentemente disso, só temos que nos render ao enorme espirito de luta do Gil e à enorme vontade de vencer que João Cunha e Silva lhe incutiu sobretudo desde do " 2º casamento" dos dois em 2007.
Para Gil, para além do encaixe financeiro , são mais 7 pontos liquidos que se podem transformar em 42 caso o nosso campeão consiga ultrapassar a 1ª ronda de Roland Garros.
Digo eu, isso não lhe é exigido mas, também o sei, que ambição não lhe falta.
Uma pequena pecha no brilhante currículo do Gil: ainda não veio ao nosso chat...
Mas estará para breve, não é Gil????
Foto: Fernando Correia - Lagos Sports

4 comentários:

  1. parabens gil,tu mereces pelo teu trabalho e por todo o trabalho da equipa tecnica,portugal esta contigo. boa sorte

    ResponderEliminar
  2. é um facto que não gosto do teu jogo gil mas fazes-me acreditar na tua fibra... nao pareces um talento como outros mas ganhas a todos por cá em concentração e espirito competitivo... resta-me dizer: vamos giiil

    ResponderEliminar
  3. Grande Gil! Era esperado, porque o Gil era um dos mais fortes jogadores do quadro em terra batida, mas as coisas por vezes complicam-se. Hoje não foi fácil, mas assim até sabe melhor!

    Só uma coisa: se ganhar o jogo da primeira ronda, o Gil não será o primeiro a conseguir uma vitória, porque o Marques já marcou presença na segunda ronda do torneio, em 1990, tendo ainda levado o Bruguera a 5 sets em 1989.

    ResponderEliminar
  4. grande gil. só nao percebo essa do "gostava que sorrisse o moya". tipo... o moya encavava o gil á grande, ele tem uns 30 e tal anos e ainda se adianta bem em torneios masters series e grand slams. Mas o rui em toda a sua sabedoria deve ter boas razoes para desejar isso... (ainda que eu nao perceba bem porquê). O cunha e silva está de parabens tambem por tudo o que fez e continua a fazer com e para o gil. Que equipa do caraças que voces fazem!... agora no quadro principal é que vai ser pior porque sao jogos á melhor de 5 sets, com um publico f*dido e uma chuva que interrompe quase todos os dias... nao é nada do que o gil apanha em challengers e afins, mas se ele já chegou até aqui, não há que vacilar. vamos gil, portugal está contigo!

    ResponderEliminar