Pesquisar neste blogue

23 de maio de 2008

João Cunha e Silva desde Paris

Frederico Gil (134.º ATP) acabou de garantir a entrada, pela primeira vez na sua carreira, num torneio do Grand Slam – Roland Garros, em Paris. O campeão nacional derrotou o colombiano Santiago Geraldo (180.º ATP), por 3/6, 7/6 (7-5) e 6/2, hoje, ao início da tarde, na terceira ronda do qualifying para o Grand Slam francês.
Instantes após a consumação do apuramento de Frederico Gil para o quadro principal de Roland Garros, João Cunha e Silva, treinador de Gil, reconheceu as dificuldades impostas pelo adversário, mas nunca deixou de confiar no triunfo do seu pupilo: “Acreditei sempre na vitória. Houve momentos muito difíceis no jogo. Entraram ambos com uma boa atitude e o adversário apresentou um altíssimo nível. No tie break, o Frederico esteve melhor e conseguiu ganhar [vencendo de seguida o derradeiro set]”.
Desde 1991 que Portugal não tinha um representante na principal grelha do Grand Slam parisiense. Gil quebra assim um jejum de 17 anos, algo que não surpreende de todo o seu técnico. “Estava com esperança que ele entrasse no quadro. Neste momento, dentro do nível presente neste qualifying, o Gil é um bom jogador e, como tal, seria um dos favoritos”, referiu Cunha e Silva, que, juntamente com Nuno Marques, foi o último tenista português a jogar Roland Garros.
Agora segue-se o quadro principal, um momento único, como descreve João Cunha e Silva: “Trabalhamos toda uma carreira para chegar a este momento. Estão cá os melhores jogadores do Mundo. Para ele vai ser uma coisa nova”. E quanto a expectativas, o técnico prefere “aguardar pelo sorteio”, para saber com quem Frederico Gil se irá estrear na catedral do pó-de-tijolo, não escondendo, no entanto, o desejo de "evitar adversários fortes como Rafael Nadal [que, na primeira ronda, vai enfrentar um dos jogadores vindos do qualifying]"
“O Frederico está de parabéns, mas quero também deixar uma palavra de apreço a toda a equipa de trabalho. Estamos todos de parabéns”, concluiu Cunha e Silva, em conversa telefónica, a partir de Paris.
In: FPT

6 comentários:

  1. grande gil,tu mereces este feito,e tambem toda a equipa tecnica que trabalha contigo,estas de parabens.boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Parabens Gil, agora, o melhor seria ou o Tursunov, a quem ele já ganhou e que nem o pode ver, ou outro qualifyer que também é possível.

    Perry

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Gil! Fantástica qualificação para o QP de Roland Garros. Agora muita confiança e garra para o jogo seguinte!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Gil e equipa técnica

    ResponderEliminar
  5. Parabens Gil! Mereces. Boa sorte contra o frances na 1ª ronda..

    ResponderEliminar
  6. GRANDE gil e GRANDE cunha e silva. parabens aos dois e tambem á equipa tecnica. força gil!

    ResponderEliminar