Pesquisar neste blogue

20 de maio de 2008

FPT : Para quando um ranking actualizado ?

A questão não é nova e acontece sistemáticamente.
Os serviços da Federação não são, longe disso, céleres a actualizar as classificações nacionais dos vários escalões etários.
Quem for hoje ao site da FPT, encontra lá as classificações de 11 de Março de 2008, ou seja já lá vão mais de dois meses sem actualização.
O ano passado muito se falou disso por causa do acesso ao Masters, faltavam pontos a uns, torneios a outros, pontos e torneios a quase todos e muitos dos atletas sentiram-se e com razão, injustiçados porque andaram a fazer qualificações sempre onerosas e fisicamente desgastantes quando os seus resultados permitiriam outro descanso.
Este ano, as coisas parecem ir pelo mesmo caminho.
Depois de Faro,Vila Real e Caldas, só para falar dos torneios do circuito FPT/CIMA,( então aqui a última actualização é de 2007) o ranking teve obrigatoriamente mexidas importantes que causam disfunções no lançamento dos próximos torneios, (os de Cantanhede, Agueda, Oeiras,Carvoeiro e Portimão acontecem nas próximas cinco semanas ).
Não sendo, por certo, algo de tão transcendente, um software informático que trate de actualizar semanalmente o ranking, não se percebe porque tal não acontece e, para mais quando isso mexe, e de que maneira, com a justiça dos quadros competitivos bem como com a justiça teórica de chamadas às selecções nacionais, que, para os mais novos, estão ai à porta.
Seria bom, para o bem da modalidade e para a justiça do jogo, que alguém, responsavel, desse, a todos os intervenientes, clubes e jogadores, em publico de preferência ou por circular interna uma justificação plausível para que as coisas não decorram dentro da normalidade.
Estaremos cá, como o fizémos anteriormente, para saudar esse facto.

15 comentários:

  1. Meu caro Rui Barata, senão sabe eu digo-lhe: estamos em Portugal, e em Portugal tudo funciona mal e a começar de cima. E porque é que isto continua assim? - porque somos uns bananas, pois aceitamos tudo sentadinhos num belo dum sofá...Está na altura de dizer basta: "pois isto aqui, isto aqui são todos uma cambada de gatunos e chupistas"

    ResponderEliminar
  2. O Regulamento Geral de Provas prevê uma actualização intermédia em Junho. Portanto se a Federação conseguir cumprir o regulamento apenas nessa altura o ranking será actualizado.Quanto à actualização semanal creio ser pedir muito, bi-semanal talvez fosse mais acessível, mas bem podemos esperar sentados.

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  3. meus caros
    ja o ano passado se refilou muito com isso. mas ha muita coisa que a federaçao faz mal (ou nao faz sequer), e actualizar rankings, para eles, é zero. Nao vale a pena o esforço. Tanto isso como mudar os pontos dos torneios de nivel C, etc etc etc.
    É uma grande pena mas nao se pode fazer nada a nao ser, como o Joao disse e bem, esperar sentados.

    ResponderEliminar
  4. Actualizar a pontuação, de mês a mês, não é preciso mais, e retirar a medida ilógica da necessidade de participação em pelo menos 3 torneios para vir classificado. Desde que se faça pontos tem de se vir classificado e ponto final. Para o que se paga para entrar num torneio, que é equivalente a três idas ao cinema, é o mínimo que a FPT pode dar como prémio pelo investimento feito na modalidade.

    ResponderEliminar
  5. A FPT já passou de 365 dias para 180 a actualização, é um esforço notável !!!!
    A informatica é uma coisa linda os info-excluídos é que não.
    É só copiar os Rankings ETA ou ITF, não é preciso inventar nada.

    ResponderEliminar
  6. A actualização semanal de rankings é algo que o mais comum dos funcionários da FPT poderia fazer mesmo à mão, em meia dúzia de minutos.

    Se não querem ter esse trabalho, até qualquer curioso como o Rui poderia fazer esse trabalho com todo o prazer e pouco esforço.

    Incompetência é a palavra-chave desta Federação.

    ResponderEliminar
  7. Desculpem mas nao estou de acordo. Em Portugal trabalha-se mal, e verdade, mas tambem e so toda a gente a criticar sem fazer nenhum.
    Em espanha o ranking nacional e de 6 em 6 meses. Temos exemplos tao bons aqui ao lado para que inventar tanto? O ranking actualizado de 6 em 6 meses e mais que suficiente. Meus amigos, concentrem-se a dar ideias que desenvolvam o tenis. AHHH, nao se limitem a dizer que falta referencias da modalidade no pais. Trabalhem para faze-las.
    Se o que querem e criticar a FPT ha muitos outros assuntos que merecem mais atencao em que a FPT realmente faz um trabalho miseravel.

    ResponderEliminar
  8. pois, mas em espanha meu amigo, talvez nao haja um circuito ond todas as semanas hajam alterações num ranking, neste caso o nosso CIMA. naotem nada de mais, acaba um torneio do circuito, recebem o quadro na federação, e actualizam, qual é a dificuldade?! têm assim tanto que fazer? é q se têm nao os vejo a fazer nada!
    é por ouvir o juiz arbitro do torneio 25 de abril em faro, primeira prova do circuito cima, dizer que so tem bolas novas do clube porque a federação nao mandou e que quando questionada, a unica resposta q se obteve foi "temos mais em que pensar!"...

    ResponderEliminar
  9. Eu não costumo fazer comentários tenísticos por ser um leigo na matéria. No entanto, sobre este tema parece que posso dizer qualquer coisa.
    Podemos retirar o "trabalho" à FPT. Basta que se crie uma intranet com acesso para os juízes Arbitro onde tenham que introduzir os resultados numa Folha de cálculo. Era tão simples. Ficaria com a actualização que se pretendesse, até mesmo de dia a dia. Claro que isso implicaria algum investimento informático por parte da FPT, mas seria o mais eficiente.
    Urbano Ramos (treinador do Rafael Marques)

    ResponderEliminar
  10. Sou um jogador e mesmo quem nao é percebe a injustiça do ranking ser actualizado e 6 em 6 meses(se calhar o intervalo é um pouco maior), porque até na distribuiçao dos quadros oc cs sao distribuidos consoante o ranking

    JPC

    ResponderEliminar
  11. anonimo das 12.49

    corcordo em absoluto.
    Nem sequer haveria aumento de trabalho para a federação, bem pelo contrario.
    parece-me contudo que há outras pequenas coisas a cumprir ao qual a federação é alheia, nomeadamente a publicação dos quadros e ordem de jogos na net. poupava inúmeros telefonemas e satisfazia a curiosidade de muitos aficionados.

    se os clubes não conseguem implementar uma página web, basta pedirem ao rui barata ajuda para as publicarem no blog.

    ResponderEliminar
  12. os clubes não vão pedir nada; não querem parecer atrasados "mentais".

    é que os 12,5€+5€ que cobram por atleta não chega nem para uma garrafa de água.

    ResponderEliminar
  13. Os torneios C's tanto no Circuito CIMA como nos escaloes inferiores de sub-18 e sub-16 deveriam de valer mais pontos. Em sub-16 e sub-18 muitas vezes os quadros começam nos 1/32 final e um atleta que ganhe 3 jogos, ou seja,chega aos 1/4 final da prova, ganha apenas 18 pontos depois do esforço que fez?! nao acho justo, ainda para mais tratam-se de crianças... No circuito FPT/CIMA um jogador que ganha um C ganha 9 pontos ou uma coisa do género. Simplesmente patético! depois a história dos rankings já é a conhecida, um jogador que ganhe um torneio e na semana a seguir tem outro, tem que jogar com o ranking consoante os pontos que tinha antes de ganhar o torneio.

    ResponderEliminar
  14. o ranking do blog tb nao se actualiza todas as semanas...ja faz quase 3 semanas que nao mudou...

    ResponderEliminar
  15. Caros adeptos,

    Constata-se por todas estas intervenções que existe muito descontentamento quanto ao assunto do ranking. É bom que aqui nesta tertúlia possamos expôr as nossas opiniões, mas não recebemos qualquer resposta. Será que isso nos satisfaz? Creio que não. Portanto seria bom que todos coloquemos a questão à Direcção do respectivo clube e esse por sua vez à Federação, a qual tem obgrigação de justificar perante os mesmos a razão do ranking não ser actualizado regularmente.Eu sei que a Federação não vai ter tempo para responder, mas não se perde nada em perguntar.

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar