Pesquisar neste blogue

18 de abril de 2008

João Sousa

Para João Sousa, a participação no Estoril Open foi pouco menos que um sonho.
Não nos podemos esquecer ( e o portuga, muitas vezes, tem a memória curta ) que o João era , pra muitos que aqui mandavam as bocas do costume, um daqueles que perdia sempre, fartava-se de jogar e jogar e jogar e raramente passava da 1ª ou 2ª ronda de qualificação nos inúmeros torneios de $ 10.000 em Espanha.
Mas o miúdo, com uma grande máquina técnica, psicológica e de formação atrás de si, soube esperar a sua hora e logo que abandonou o circuito de júniores ( onde, recorde-se, foi sempre o melhor português atrás do Gastão), comecaram a aparecer as primeiras vitórias nas qualificações em Futures.
Agora, depois de um convite mais do que merecido para estar no Estoril Open, não se amendrontou com um madrasto sorteio ( e logo ele, que em Espanha, tinha por norma apanhar com os CS logo de entrada ) e despachou Golubev, venceu Vejmelka e Pedro Sousa para depois no quadro principal ultrapassar Marach na 1ª ronda. Pelo meio, a honra de ter trocado umas bolas com Roger Federer.
Os 20 pontos aqui conquistados duplicam o seu pecúlio de 20 conquistados até aqui e vão colocá-lo a pouco mais do que 60 lugares de entrar no Top 500, com uma subida de quase 200 lugares.
É um prémio mais do que merecido para o João e para os seus pais, verdadeiros investidores privados na sua carreira. No seu regresso a Barcelona, ouvirá, por certo, dos seus treinadores e mentores muitas palavras de confiança e não nos surpreenderia se o João, de repente, caísse nalgumas qualificações de Challengers....
Boa sorte João e obrigado por teres sido a grande estrela do Estoril Open de 2008.

15 comentários:

  1. Olá Rui

    O João ganha neste Estoril Open 20 pontos (5+15) e não 25.
    Por acaso eu sou um daqueles que nunca criticou este miudo, e até ja disse que acredito mais no João que no Gastão.

    Abraço grande
    André

    ResponderEliminar
  2. Siceros parabéns ao João Sousa

    lv

    ResponderEliminar
  3. Vamos continuar apoiar este miudo! Ele tem um grande futuro. Parabéns João! Sem duvida a grande figura deste estoril open.

    ResponderEliminar
  4. Estamos orgulhosos de ti.
    Falo em nome do Clube de ténis de Guimarães, onde nasceste.
    Força João

    ResponderEliminar
  5. O João era daqueles que todos gostavam de criticar, parabens João pois estás a mostrar a todos que o ténis agressivo que tens é duro de treinar e não dá grande visibilidade qdo se é miúdo, pois erra-se mais e não se ganham tantos torneios, porém há que acredita, e o João é um exemplo do que digo!
    Parabéns para ti e felicidades para os que acreditaram que poderias chegar a este nível!

    ResponderEliminar
  6. Nunca o tinha visto jogar e gostei muito. Jogador com boas pancadas, elegante, com boa estampa fisica, bom serviço, raçudo qb. Parabéns

    ResponderEliminar
  7. Mas quem é que gostava de criticar o Joâo ? Sou frequentador das páginas deste blog há já algum tempo e não me recordo do João ser assim tão criticado. Não queiram fazer dele um mártir !

    MP

    ResponderEliminar
  8. Sr MP só no blog é que se critica?
    Este miúdo nunca foi tido em conta para nada em Portugal, e por sua própria conta agora faz engolir alguns sapos aos que não acreditaram nele1

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha visto o João jogar,vi ontem o 1º Set contra o Gil. Fiquei surpreendido com o jogo do João, muito consistente, bom serviço, chegou a servir a 200km/h, tem uma boa direita,bastante rápida e pesada, e um jogo + ofensivo e bonito que o do Gil. Gil ganhou no tyebreak pela sua maior experiência. Gil em relação ano passado parece-me estar melhor no 1º Serviço que e tb está com + acelaração na direita, continuando no entanto a ser um jogador defensivo. Acho que o Sousa a jogar assim tao jovem pode muito bem subir muito no ranking

    ResponderEliminar
  10. eu fui um dos que nunca criticou o joao sousa, aliás sempre tive fé nele e achei que um dia chegaria a hora dele (e ainda bem que chegou agora). nunca o tinha visto jogar mas sempre achei que ele ia ser um bom jogador. nao convém esquecer que o circuito onde ele tem competido (futures espanha) é um dos mais dificeis, pelo que é de louvar a sua persistencia, que finalmente o tem vindo a compensar. o torneio dele no estoril open foi fenomenal, gostei muito de o ver jogar, o jogo dele é muito atractivo (para alguem que treina em espanha) e a personalidade dele, alem de muito simpatica, é tambem muito adulta e profissional no que toca ao ténis. sem duvida este foi o grande protagonista desta ediçao do estoril open, já é um grande jogador e será um dos melhores portugueses de sempre.

    D

    ResponderEliminar
  11. Amigo JP,

    Do que foi transmitido pela tv portuguesa (enfim, é o país que temos) gostei muito mais do teu ténis... tens qualidade pra chegar a nº1 português, o que eu não duvido que venha a acontecer!

    Parabéns por este ponto alto da carreira, faz com que não seja o último! Trabalha ainda mais, para que "aos 23" estejas quem sabe na final do Estoril, e faças com que o ténis PT cresça cada vez mais!

    Grande Abraço pra ti e pr'á família Coelho-Sousa,

    Ribas

    ResponderEliminar
  12. Parabéns João Sousa ! Sem o lobby que ampara e protege os "Ruis, Gil & Cia", deste um show. Força, e quanto menos lobby daqui da parvónia melhor !

    ResponderEliminar
  13. Sim então o 2º set foi do melhor! Não embandeirem em arco, o miúdo joga bem, mas ainda tem muito trabalhinho pele frente!

    ResponderEliminar
  14. CLARO QUE O MIUDO JOGA BEM E TEM TRABALHO PELA FRENTE,MAS PODEM CRER QUE SE ELE CONTINUAR ASSIM VAI LONGE

    ResponderEliminar
  15. O que é o lobby "Ruis, Gil & Cia" ?

    ResponderEliminar