Pesquisar neste blogue

15 de abril de 2008

Pete Sampras regressa pelas maõs de um português

Pete Sampras vai jogar pela primeira vez no BlackRock ATP Tour of Champions e escolheu como palco de estreia o Nossa Caixa Grand Champions Brasil, o torneio que a Premier Sports, do empresário português Pedro Frazão, vai organizar no Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, de 21 a 24 de Maio.

Um ano depois de ter garantido o regresso do mítico Bjorn Borg à competição, no Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos, em Agosto último, Pedro Frazão volta a demonstrar que é uma força incontornável no ATP Tour of Champions, circuito onde detém os direitos exclusivos para Portugal e Brasil.

«Estes dois êxitos seguidos, o Borg em Vale do Lobo e o Sampras em São Paulo, são extremamente importantes e revelam bem o prestígio e a imagem que a Premier Sports goza junto dos jogadores e no ATP Tour of Champions», disse Pedro Frazão, um dos sócios da Premier Sports Brasil, a empresa que comercializa o evento em São Paulo.

Depois de ter regressado à competição no ano passado, vencendo os três únicos torneios que disputou no Outback Champions Series (o circuito norte-americano) e de nos últimos meses ter dado muito que fazer ao actual nº1 mundial Roger Federer, vencendo uma das quatro exibições que ambos protagonizaram, Pete Sampras sentiu-se finalmente pronto para jogar no ATP Tour of Champions, cujo calendário de 2008 integra 14 torneios.

O único evento português, o Vale do Lobo Grand Champions CGD, decorrerá de 5 a 8 de Agosto.

«Irei jogar de forma muito mais descontraída do que o fazia quando era nº1 mundial. Andava sempre tão concentrado que, basicamente, só conhecia o hotel e os 'courts' pelos locais onde jogava. Tinha sempre a sensação de que havia uma enorme expectativa de toda a gente em que eu vencesse todos os encontros e eu próprio colocava essa pressão em cima dos meus ombros», recordou o jogador que mais tempo liderou o 'ranking' mundial ATP (286 semanas).

«Hoje em dia, ainda quero jogar bem e ainda quero vencer. De cada vez que piso um 'court' de raqueta na mão é para ganhar, mas se perder já não é o fim do Mundo», acrescentou o ainda recordista mundial de títulos de singulares do Grand Slam (14).

O norte-americano, de 36 anos, que terminou seis épocas seguidas na primeira posição do 'ranking' mundial ATP, explicou porque razão se deixou convencer pela proposta de Pedro Frazão para fazer a sua estreia em São Paulo: «Ouvi muitas coisas boas sobre São Paulo e como nunca fui à América do Sul... ainda outro dia pensava que costumava viajar pelo Mundo fora e nem sequer ligava à história desse país ou à beleza da cidade, mas agora já faço questão de tirar alguns dias livres, fazer um pouco de turismo. São culturas diferentes e gosto de conhecê-las».

Até ao momento, Pete Sampras comprometeu-se apenas com dois torneios, o Nossa Caixa Grand Champions Brasil e o BlackRock Tennis Masters, o torneio que encerra o ATP Tour of Champions, reunindo os dez primeiros classificados do SAA Tour of Champions Rankings, mais dois 'wild cards'.

Tudo indica, portanto, que o recordista de sete títulos de Wimbledon não venha em 2008 ao Vale do Lobo Grand Champions CGD.

Pedro Frazão, presidente da Pemier Sports, elucida que «o Pete Sampras foi convidado pela maioria dos torneios do ATP Tour of Champions, mas só confirmou a presença em São Paulo e em Londres. Estou convencido que, no futuro, com mais capacidade orçamental, poderemos perfeitamente ter o Pete Sampras no Vale do Lobo Grand Champions Caixa Geral de Depósitos».

Para além do norte-americano Pete Sampras, vão ainda jogar o 2º Nossa Caixa Grand Champions Brasil o chileno Marcelo Rios, o espanhol Sergi Bruguera, o brasileiro Fernando Meligeni, o sueco Mikael Pernfors, o holandês Paul Haarhuis e o brasileiro Jaime Oncins. O segundo 'wild card' ainda não anunciado, mas Pedro Frazão deu a entender que não deverá ser um português, ao contrário do sucedido em 2007, quando João Cunha e Silva se tornou no primeiro tenista nacional a jogar no estrangeiro um torneio do BlackRock ATP Tour of Champions.

«O protocolo entre os dois torneios, de ter um brasileiro em Vale do Lobo e um português em São Paulo, só vigorou em 2007. Este ano, em São Paulo, iremos dar dois 'wild cards' a jogadores brasileiros», concluiu o presidente da Premier Sports.
Premier Sports

Sem comentários:

Enviar um comentário