Pesquisar neste blogue

7 de fevereiro de 2008

Pedro Felner em entrevista ao site da FPT

Porque achamos que é uma entrevista para ser lida e relida, deixamos aqui a mensagem do Prof. Pedro Felner ao gabinete de imprensa da FPT.

A Federação Portuguesa de Ténis (FPT) apresentou este ano um programa específico de actividades para os atletas da Selecção Nacional de Sub 14. O objectivo passa, essencialmente, por construir dois programas de actividades distintos – Selecção A e Selecção de Esperanças – e aumentar a participação em provas internacionais, alargando, ao mesmo tempo, o leque de atletas presentes.
Pedro Felner, Capitão da Selecção Nacional Masculina de Sub 14, esteve na base do surgimento do programa e resume o objectivo: “Trata-se de um projecto cuja ideia já tinha surgido há algum tempo e, este ano, foram criadas as condições para a sua implementação. Pretendemos estabelecer um programa para integrar e motivar mais jogadores, incluindo aqueles que não competem muito internacionalmente. É extremamente importante, nestas idades, tentar integrar o maior número possível de atletas. Um programa ambicioso com mais actividades e mais atletas é o que queremos fazer”.
A FPT tem vindo a encetar contactos no sentido de alargar em muitas provas internacionais o número de atletas presentes, aumentando, desta forma, os custos de financiamento. “Para além de termos um programa de actividades para a Selecção de Esperanças, teremos quase o dobro de competições internacionais e, em muitas delas, duplicamos o número de jogadores a participarem. A FPT tem trabalhado para ter mais jogadores nos torneios. Após conversações com a Federação Italiana conseguimos aumentar de 2 para 4 o número de atletas no quadro principal de duas provas. Consequentemente duplicam também os custos com os atletas. Para equilibrar esses custos e para podermos cumprir com o orçamento que temos, optámos por pedir a comparticipação dos atletas nas viagens aos torneios que fazem parte do apoio da FPT”, resume Pedro Felner.
Para melhor se perceber o alcance deste projecto, o Capitão da Selecção Nacional Masculina de Sub 14 diz que “é necessário fazer uma distinção clara entre programas de apoio e Selecções Nacionais, pois, provas de representação nacional são apenas os Campeonatos da Europa por Equipas e Individuais”. O programa de apoio “permite ao atleta participar em 9 ou 10 provas internacionais”, para além dos Campeonatos da Europa.
“Não é verdade que os jogadores tenham de pagar os seus bilhetes de avião para representar a Selecção Nacional. Em todas as provas de representação nacional, as despesas são integralmente pagas pela FPT. Os atletas apenas contribuem nas provas que fazem parte do programa de apoio aos jogadores, e essa contribuição representa um valor muito reduzido relativamente às despesas inerentes à participação num torneio internacional. A FPT propõe esta comparticipação nos bilhetes para poder, com esse dinheiro, investir na participação em mais provas”, esclarece o Seleccionador.
A poucos dias das Selecções de Sub 14, Masculina e Feminina, tal com o as Selecções de Sub 16, participarem na fase de qualificação da Winter Cups – entre 8 e 10 de Fevereiro -, Pedro Felner acredita que “os resultados obtidos pelos atletas nos escalões mais jovens são um indicador, mas mais importante é a oportunidade de poderem competir junto dos melhores e aproveitarem estas oportunidades para desenvolverem o seu nível de jogo”. Para o Seleccionador, as participações dos atletas portugueses nos grandes torneios internacionais não têm desiludido, pelo contrário, afirmando: “Os nossos jogadores batem-se de igual para igual com os melhores da Europa, sejam eles de França, Alemanha ou Itália”.
In: FPT
"

14 comentários:

  1. Aqui está uma atitude que deveria ser tomada como exemplo por responsáveis de outras áreas da FPT. Se a Federação tivesse uma posição mais aberta e não se remetesse por vezes a um silêncio comprometedor talvez não desse origem a tantos comentários de contestação.
    Quanto ao pagar ou não pagar as citadas passagens deverão ser os potenciais interessados a dizer de sua justiça.

    JPA

    ResponderEliminar
  2. Grande exemplo o do Pedro Felner a explicar o programa das Selecções Nacionais de sub 14. Pena não ser explicado o programa dos outros escalões. Estamos no bom caminho!!!!

    ResponderEliminar
  3. Muito boa entrevista! Gostei dos esclarecimentos. Quero aproveitar para dar os parabéns ao Prof. Pedro Felner pelo mágnifico trabalho que tem feito com o Frederico Silva! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Quando se diz que o Felner tem interesses,há uma questão que se me coloca: O cargo é remunerado ou o interresse é simplesmente na promoção e desenvolvimento de um potencial bom jogador, cujo objectivo implica dedicação e vários sacrifícios? Alguém me esclarece?

    JPA

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Prof. Felner pelo trabalho que está a realizar e que continue pois só com muito trabalho é que o ténis Português vai para a frente, pois há outros que falam, falam, falam e não fazem nada!!! e depois queixam do estado do nosso ténis.

    ResponderEliminar
  6. com muito trabalho e muita guitae projectos individuais

    ResponderEliminar
  7. o prof felner so aparece na ribalta quando tem projectos individuais
    isso e que e
    agora interessa lhe pois assim ja pode acompanharsempre o frederico

    ResponderEliminar
  8. mesmo que assim fosse, sorte a do Frederico, e do nosso ténis...

    ResponderEliminar
  9. para o anonomimo das 11.44h, o prof felner não tá lá agora pelo frederico, tá lá há vários anos e tem ajudado a formar vários jogadores, desde gastão até trueva ou almeida. não digam baboseiras

    ResponderEliminar
  10. O ténis em Portugal é semelhante à fisica dos fenómenos transitórios....

    ResponderEliminar
  11. o gastao e luis miguel e nao felner
    esse sim e um belissimo treinador

    ResponderEliminar
  12. trueva foi jorge goncalves
    almeida foram imensos treinadores comecando logo pelo ralheta e reis
    nao falem do que nao sabem
    andre caiado e que foi do felner

    ResponderEliminar
  13. André Caiado foi do Felner e como não era cordeirinho manso, mandou-o rifar, pois é... na hora da verdade é que se vê quem são os grandes Homens, neste caso treinadores.
    São os atletas mais dificeis que testam a QUALIDADE, E O BOM CARÁCTER dos treinadores!
    Vida fácil todos querem, mas trabalhem que é para isso que se lhes paga!

    ResponderEliminar
  14. Que tonto este anónimo anterior... acha que um treinador tem de aturar meninos arrogantes e mal formados e pais desiquilibrados, ainda por cima de borla. Mandou-o rifar e fez muito bem, muitos comem tudo para segurar uns cobres ou ter um jogadorzinho a jogar umas coisas.

    ResponderEliminar