Pesquisar neste blogue

9 de fevereiro de 2008

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

O Vale do Lobo Ladies Open, a viver a sua décima edição, vai manter a sina de não conseguir coroar como campeã uma tenista portuguesa. Neuza Silva foi hoje (sábado) eliminada nas meias-finais deste torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, que a Premier Sports de Pedro Frazão está a organizar na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve.
A bicampeã nacional, classificada no 192º posto do ‘ranking’ mundial, perdeu por 6-4 e 6-3, em uma hora e 48 minutos, com a russa Elena Chalova, que não está classificada no ‘ranking mundial e teve de passar a fase de qualificação, mas que chegou a figurar no 314º posto em 2006 e conta com cinco títulos de singulares em torneios profissionais da Federação Internacional de Ténis. A queda no ‘ranking’ ficou a dever-se a «ter partido a perna direita, tendo estado parada quase um ano». O Vale do Lobo Ladies Open é o seu primeiro torneio «desde Março do ano passado».
Chalova, de 20 anos, tinha passado quase três horas em campo na véspera, para se qualificar para as meias-finais, mas chegou cedo ao clube e solicitou ao técnico fisioterapeuta da prova, Marco Pedro uma massagem de relaxamento ao ombro direito, que estava dorido, tendo ainda solicitado assistência a uma bolha no pé direito, a uma pequena lesão no tornozelo direito e ao adutor esquerdo. Quando entrou em campo parecia fresca e foi ela quem lidou melhor com o forte vento que se fez sentir.
Mesmo assim, Neuza Silva, cotada como primeira cabeça-de-série, teve grandes hipóteses de ser ela a seguir em frente, uma vez que liderava confortavelmente por 4-2 no primeiro ‘set’, antes de se afundar algo inexplicavelmente em duplas-faltas. A nº1 nacional cometeu seis duplas-faltas em todo o encontro (um vício do qual se tinha libertado na época transacta), mas dessas seis, quatro foram cometidas nos seus dois últimos jogos de serviço do primeiro ‘set’, sendo quebrada em ambas as ocasiões. A sexta e última dupla-falta deu-se no último jogo do encontro, um novo ‘break’ a favor da russa.
«Hoje nunca me senti a jogar bem, mesmo quando estava à frente. Não sei bem o que foi e nem posso dar a desculpa do vento. Estive muito irregular e fui perdendo um pouco a confiança. Nunca me senti capaz de agarrar o jogo», queixou-se a nº1 nacional.
O seu treinador, Paulo Lucas, analisou o encontro do seguinte modo: «A Neuza fez o 2-0 com bastante à vontade e quando precisava de confirmar no seu serviço foi quebrada. Voltou a adiantar-se para 3-1, mas perdeu de novo o serviço. Uma vez mais, avançou para o 4-2, mas não confirmou e sobre o ‘break’. Ou seja, andou sistematicamente dentro e fora do encontro. Teve muitas oscilações de concentração e quando isto acontece, normalmente, a jogadora pior classificada, que não tem nada a perder, começa a agigantar-se enquanto a mais cotada começa a perder confiança. Foi isso que aconteceu».
Amanhã, na final, Elena Chalova defronta a vencedora da outra meia-final que decorre neste momento, entre a espanhola Beatriz Garcia-Vidagany e a eslovaca Dominika Nociarova.
Quanto a Neuza Silva, joga ainda esta tarde a meia-final de pares, ao lado da holandesa Danielle Harmsen, frente ao conjunto formado pela russa Alla Aleksandrova e pela lituana Irina Kuzmina.
Em singulares, a passagem de Neuza Silva pelo Vale do Lobo Ladies Open não deixou de ser positiva. A sadina tinha a defender, neste início de época, os pontos referentes às meias-finais no Montechoro Ladies Open e à vitória no Portimão Tivoli Arade Ladies Open em 2007.
Ora, em 2008, já fez exactamente os mesmos resultados no torneio de 10 mil dólares que ganhou no mês passado na Alemanha e com a presença nas meias-finais desta semana.
Tudo o que fizer nos dois torneios de 25 mil dólares que irá disputar nas próximas duas semanas, na Suécia e em Itália, será para somar pontos.
Premier Sports

Sem comentários:

Enviar um comentário