Pesquisar neste blogue

4 de fevereiro de 2008

Um repto..........polémico !!!!

Ok, eu sei, alguns dos assuntos aqui referidos têm dado "pano para mangas", isto é, têm suscitado alguma contorvérsia, com comentários contra e a favor disto e daquilo, uns a coberto do anonimato, outros através de emails pessoais que me tem mandado.
Em relação à questão das viagens, já recebi, tanto de treinadores, como de pais, algumas explicações que podem ( assim acredito) justificar o método usado pela FPT mas isso ficará para uma outra oportunidade.
Um dos nossos fiéis leitores, acabou de me fazer uma proposta que, apesar de me ter já passado pela cabeça, acho que, agora mais do que nunca, poderá propiciar uma saudável discussão e apresentação de ideias, sugestões, resoluções, o que quiserem.
Mas ainda antes da proposta, este nosso leitor lança também um repto ( que agradeço que seja entregue a quem de direito) para que, o mais depressa possível se faça, na televisão, como veículo de comunicação de massas por excelência, um debate alargado sobre o estado do ténis em Portugal, com a presença dos defensores e dos detractores do actual " status quo ", e moderado por jornalistas " apartidários".
Fica o repto e esperamos que alguém apadrinhe este iniciativa.
Mas vamos ao que interessa:
O que eu faria se fosse o presidente da FPT ?
Uma única regra para os comentários: agradeço que se identifiquem com um nome, falso ou verdadeiro, para que possamos acabar com os anónimos por aqui, dado que apagarei os que não estejam identificáveis.

13 comentários:

  1. Acabava com a FPT, e promovia a FIT, Federação Ibérica de Ténis, com a presidência para os espanhóis, e a proporcionalidade, Portugal/Espanha, na sua administração. Vantagens? Inúmeras.
    4EVERTÉNIS

    ResponderEliminar
  2. 1º - Exigia ao Estado as mesmas regalia que o futebol tem (apoios financeiros, promoção da selecção nacional, etc, etc...)

    2º - Promoveria a modalidade ao máximo, o Estoril Open passaria a ser um mero evento de ténis em Portugal.

    3º - Incentivava estágios aos treinadores para Espanha e França, para melhor formação.

    4º - Cerveja de borla para os treindores que acompanham os jogadores ao estrangeiro. - Com esta já ganhei :o)

    ResponderEliminar
  3. Tentava sacar o máximo dinheiro possivel para mim, e passado uns anitos ia gozar por esse mundo...
    Ao menos fazia alguma coisa útil ao dindeiro.

    ResponderEliminar
  4. O problema do debate televisivo é o seguinte: a que propósito é que o ténis deveria ter um tal debate e os outros desportos não?

    Passam a vida a dizer que não há apoios, mas e as outras modalidades?

    Como adeptos de ténis, gostariamos que a nossa modalidade fosse mais apoiada, mas a verdade é que há muitas mais modalidades e elas também têm direito.

    A única solução: o surgimento de um campeão, para que aconteça o que aconteceu com o triatlo graças à Vainessa Fernandes.

    ResponderEliminar
  5. Ninguém disse caro amigo, que as outras modalidades não têm direito a um debate ou a tudo que merecerem, mas cada um sabe de si. Se as outras modalidades não reclamam e simplesmente deixam andar o barco o problema é deles.
    JPA.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente, Federação Ibérica?
    Parece retroceder na história.
    Que todos exijamos transparência e trabalho.

    ResponderEliminar
  7. Pelo seu ponto de vista o Tratado de Lisboa, a EC, etc, são sérios avanços para a Pré Historia, porque o Medieval já lá vai!!!. A FIT é o pragmatismo e o bom senso, e a democratização do ténis. É o fim do "sangue azul" no ténis português. É o fim da incompetência e do nacional porreirismo . Todos os "sub" passam a ser ibéricos, maior competitividade, desenvolvimento e aquisição de experiência internacional dos nossos jogadores, etc, etc, etc.
    4EVERTÉNIS

    ResponderEliminar
  8. Não renego os meus antepassados e respeito-os!
    Acho que o Ténis Português - título deste blog - não vai evoluir subjugando-se a castelhanos. Há Países de dimensão semelhante à nossa e até mais pequenos que estão com um nível mais alto que o nosso.
    Não me vendo por facilidades aparentes e nunca esquecer: de espanha nem bom vento nem bom casamento.
    Temos cá gente capaz de conseguir fazê-lo. Há que trabalhar e apresentar propostas convenientemente!
    Viva Portugal!!

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que se devia fazer o debate, alargando-o a todo os desportos excluindo o futebol, porque não pensem que nos outros desportos as coisas são diferentes do Ténis, em muitos casos são bem piores. Quanto à Época Medieval à EC, aos tratados, têm o valor que têm ou tiveram, e olhem que a Espanha é uma Monarquia, será que a culpa do Ténis é da República. Não vão por aí, que ainda derrapam. Misturar alhos com bugalhos não dá. Se eu fosse O Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, como primeira medida, fazia uma jornada de convívio no Estádio Nacional, com todos os federados, com sessões de demonstração, torneios de exibição, aberto a família amigos, conhecidos, enfim aberto a todos, durante essas jornadas, faria um debate, ao ar livre para caberem todos, com voto final, sobre as diversas propostas que fossem apresentadas, para mudar o rumo do nosso Ténis. Poderia ser durante o Estoril Open, no campo de Futebol do Estádio Nacional, por exemplo.
    Agrada-me o voto de cada um de nós em vez de ser o voto dos nossos representantes. Porque não as directas ás bases, ou seja aos federados da FPT, para eleger a nova direcção. As direcções, teriam de fazer campanha, falar com os federados, conhecer os clubes, etc, etc...

    Sem Ofensa para nós todos estou a sonhar com isto e estou-me a rir, porque poderia estar a falar sobre o que se poderia fazer ou não no Ténis durante horas, como qualquer apaixonado por este desporto.

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr. João Calheiros, a ideia da "iberização" só traria vantangens ao nosso ténis, mas admito que é para muita gente "demasiado fora do comum". Só lhe pergunto, se não acha que a FPT, seus dirigentes, treinadores, etc, não sabem perfeitamente o que se passa, e das acções que poderiam ser feitas para melhorar? A pergunta deveria ser, porque não o fazem? Sabe, na FPT e não só, existem vaidades absolutamente insuportáveis. Um verdadeiro Portugal dos Pequeninos, ou seja Portugal no seu melhor, mesquinho e redutor.
    4EVERTÉNIS

    ResponderEliminar
  11. Eu não sou contra nenhuma ideia antes pelo contrário, o que penso é que deve ser debatida, e concordo quando diz que todos sabem o que se passa. Porque não tomam algumas medidas para alterar o rumo das coisas, não sei, mas admira-me, porque conheço muitas pessoas que estão ou estiveram ligadas à Federação e sempre tive boa opinião delas, o que me leva a pensar, que talvez o assunto em questão não seja de fácil resolução, daí achar a ideia do Rui Barata sobre um debate alargado muito interessante.
    Seria uma oportunidade de colocar perante todos, as cartas na mesa, e deixar de uma vez por todas, a face narcisista para o espelho de nossa casa. Quanto a vaidades, é sempre aquele limiar entre a confiança e o convencimento, que está em jogo, e que nos leva na vida, como no ténis, para cima e para baixo.

    ResponderEliminar
  12. Dado ser muito interessante este assunto, vou colocá-lo no meu blog
    http://tenisemportugal.blospot.com, passem por lá para comentar, os comentários são moderados.

    ResponderEliminar
  13. Como devem ter reparado falta um g em blogspot, sendo o endereço,

    http://tenisemportugal.blogspot.com.

    ResponderEliminar