Pesquisar neste blogue

28 de dezembro de 2007

O ranking do Blog - Novidade para 2008

Estamos no final de 2007 e ainda antes do final do ano tentaremos fazer aqui uma retrospectiva muito sintética dos principais acontecimentos que marcaram o ano no que ao ténis português diz respeito.
Até lá, vamos começar desde já a apresentar uma proposta nova e muito pessoal para o ano de 2008: o ranking do Blog.
É uma ideia que já tínhamos desde de meados do ano, meio maluca é certo mas que consideramos engraçada. A proposta é juntar, num único ranking, todos os tenistas portuguesas em actividade em torneios internacionais, independentemente de estarem em torneios ATP, WTA,ITF, Juniores ou ETA.
O que fizémos foi pegar nos pontos que as organizações internacionais dão aos torneios e adaptar os mesmos para uma mesma realidade, tentando premiar sempre a dificuldade dos mesmos e até onde, em cada um, os nossos tenistas chegam.
Dou alguns exemplos: se um português vencer um GS, masculino ou femininos marcará, para o nosso ranking 10.000 pontos, se fôr finalista, 7000 e assim sucessivamente. Vencer um Future de $ 10.000 masculino dará 60 pontos e feminino 35. A diferença prende-se com o facto de existirem bem mais jogadores masculinos do que femininos.
Vencer um Challenger de $ 50.000 masculino dará 330 pontos e um torneio feminino 140 .
Em juniores, vencer um GA dará 500 pontos e vencer um G3 dará 50 pontos. Nos torneios juvenis, vencer um Cat.1 dará 150 pontos e vencer um Cat.3 dará 30 pontos e assim sucessivamente.
Existem mais algumas possibilidades de pontos extra: por cada jogo em qualificação ganho, marcará 3 pontos, por qualificação ultrapassada marcará 5 pontos, se vencer um dos dois primeiros CS do quadro principal marca 50 pontos e um dos outros CS marca 20 pontos.
Podem e devem consultar a tabela total de pontos e se tiverem alguma sugestão para alterações, é mandar e logo se vê.
Depois, semanalmente, iremos actualizando o ranking e no fim de 2008, logo se vê o que acontece.
Espero igualmente se detectarem algum erro ou falha agora ou depois, que me informem e espero que apreciem mais esta iniciativa do blog.
Para o ranking contam os torneios que se iniciam a 31 de Dezembro de 2007 e terminam antes do final de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário