Pesquisar neste blogue

11 de outubro de 2006

Neuza Silva : 2006, o ano das vitórias


Neuza Siva nasceu em Setúbal a 04 de Maio de 1983 ( 23 anos). A carreira internacional de Neuza, como júnior, começou bem cedo quando aos 14 anos, participa na Taça Diogo Nápoles. A derrota leva-a a refrear a sua vontade e aguardar mais um ano para nos torneios de Leiria e Vila do Conde amealhar as suas primeiras vitórias.
O seu primeiro grande feito só acontecerá em 2000, na Bolívia onde consegue ser semi-finalista de um G3, altura em que consegue o seu melhor ranking de júnior , na posição 243.
Em Janeiro de 2001, inicia a sua aventura no mundo sénior, com a participação no qualifying de um Future de Mallorca, onde passa a 1ª ronda mas só um ano depois consegue jogar um quadro principal, em Vilamoura, facto que repete em Vale de Lobos e Montechoro logo a seguir. Não consegue, no entanto, ganhar qualquer jogo e, obviamente, marcar qualquer ponto.
O seu primeiro consegue-o no saudoso $140000 do Porto , que repete logo a seguir no Estoril, perdendo na 1ª ronda do qualifying.
Já com 19 anos, vai a Montemor como 1003ª do ranking e é semi-finalista, arrecando 3 pontos que lhe permitem um salto até perto do 800º lugar.
Em Maio é de novo semifinalista de um Future em Almeria e regressa a Montemor no lugar 700.
Por aí se mantem cerca de um ano, sem resultados de monta até ao Open do Estoril de 2004 que marca aquela que deverá ter sido a sua maior vitória até hoje, quando na 1ª ronda bateu a germânica Julia Schruff ( na altura 129 do ranking) em 3 sets 3/6, 7/6 e 7/6. Apesar de ter perdido os 16 avos de final, os 14 pontos fazem dar o seu grande salto, subindo 200 lugares de uma assentada e aterrando à beira do top 500.
Esta barreira só será quebrada após a sua primeira vitória num Future, no caso o de Alcobaça, em Junho de 2004. Em Outubro ganha em Évora e atinge a sua melhor classificação do ano, no lugar 424.
Só em Abril de 2005 os courts recebem de novo uma Neuza a jogar bem e após 3 vitórias num Future no México, consegue subir até ao lugar 412, a sua melhor posição de sempre.
Em Maio não consegue defender os pontos do Estoril e afunda-se 200 lugares de onde tem conseguido sair nestes últimos doze meses.
Em Outubro, um pulso partido obriga Neuza a uma paragem forçada de quase oito meses, sendo o regresso marcado pela ida à final do torneio de Montemor, onde chegou com a posição 547. Na semana seguinte vai a Alcobaça vencer a chinesa Xin Han ( que a tinha vencido em Montemor) e alcança o seu 3º título profissional. Experimenta os torneios de $25000 em Vigo e Coimbra e perde em ambos na 1ª ronda e começa na Holanda a 27 de Agosto uma sequência brilhante ( talvez a mais brilhante do nosso ténis a nível internacional) de vencer dois torneios seguidos e doze jogos consecutivos, somente interrompida em Inglaterra no final de Setembro, quando perdeu na 1ª ronda do Open de Nottingham.
Neuza é actualmente a 3ª melhor portuguesa do ranking( WTA 489) e espera-se da setubalense um bom final de ano, onde não tem pontos a defender e que lhe permitam aproximar-se das primeiras 400 classificadas. Perdeu em Nantes na qualificação e não apareceu em Jersey, estando inscrita em Glasgow na próxima semana. Vamos esperar que Neuza se esteja a guardar para que possa, em terras de Sua Majestade, amealhar os pontos suficientes para que consiga aproximar-se de Magali DeLattre, de quem falaremos no próximo post.
(Foto : Jornal do Ténis/ D.R.)

Nota: Recebi algumas críticas pelo facto de apenas estar a destacar os feitos internacionais dos nossos atletas, esquecendo por completo o que tem feito por cá. A questão é pertinente e a resposta segura: por agora é mesmo assim.

7 comentários:

  1. "Experimenta os torneios de $25000 em Vigo e Coimbra e perde em ambos na 1ª ronda e começa na Holanda a 27 de Agosto uma sequência brilhante ( talvez a mais brilhante do nosso ténis a nível internacional) de vencer dois torneios seguidos e doze jogos consecutivos, somente interrompida em Inglaterra no final de Setembro, quando perdeu na 1ª ronda do Open de Nottingham."

    Parece-me errado dizeres que a Neuza iniciou a melhor sequência de resultados de uma jogadora portuguesa a nível internacional...apesar de ter uma bela série de vitórias, não te podes esquecer que são em torneios menores, de 10k...por exemplo, a Frederica Piedade, se calhar nunca teve tantas vitórias seguidas mas teve excelentes séries de resultados de 25k no México, que apesar de não lhe terem dado uma sequência de vitórias seguidas tão grande, deram-lhe seguramente uma "sequência mais brilhante do nosso ténis a nível internacional" melhor do que aquela que a Neuza teve.
    Fora isso, parabéns pelo trabalho compilatório.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Vitor pelas tuas palavras.
    Eu tb digo "talvez" logo é uma opinião pessoal. A melhor sequência de Frederica Piedade foram de 8 vitórias consecutivas em torneios de $25000, em Outubro do passado ano. Eu apenas contabilizei o nº de vitórias, independentemente do valor dos torneios e/ou adversárias.

    ResponderEliminar
  4. entao amigo barata há censura no seu espaço ou o k é k se passou com o comentário retirado desta pagina?

    ResponderEliminar
  5. Não meu caro, a censura será só para comentários que não respeitem os bons costumes e a boa educação. O comentário retirado era meu....

    ResponderEliminar
  6. Essa é boa, o caro a falar para o barata

    ResponderEliminar
  7. E falta aqui dizer que a Neuza é filha do grande Chico Silva, mítico futebolista dos anos 70.

    ResponderEliminar