Pesquisar neste blogue

10 de outubro de 2006

Rui Machado : Regresso ás origens


Rui Machado, actualmente o 2º melhor tenista português, nasceu em Faro a 10 de Abril de 1984 ( 22 anos) e joga desde de 2000 no circuito internacional. Com uma carreira em Júnior muito curta, com meia dúzia de torneios, o melhor ranking que atingiu nesta categoria foi o 350º lugar no inicio de 2001.
O primeiro ponto ATP data de Julho de 2001, assumindo a posição 1176º do ranking e terá que esperar mais um ano até entrar nos 1000 melhores.
Francisco Fogues , um mediano tenista espanhol é uma marca na carreira de Rui Machado. Foi ele que lhe ganhou na 2ª ronda de um Future em Julho de 2001, quando marcou o seu 1º ponto e foi ele, outra vez, que venceu quando encontrou o português nos quartos de final de um future igualmente espanhol, permitindo ao Rui marcar os 2 pontos que lhe permitiram dar o salto até a um lugar junto dos 500 melhores. Estávamos em Abril de 2003.
Três meses depois o primeiro grande jogo de Rui, quando defronta o mítico sul-africano Wesley Moodie ( era na altura nº 110 do ranking ATP), numa eliminatória da Taça Davis. Rui perdeu mas venceu um set por 6/2.
Embalado , atinge a sua primeira final logo a seguir e no final de Agosto já é 488º no ranking.
2004 não começa bem para o Rui que desce 200 lugares, aparecendo em boa forma já no 2º semestre onde chega à sua 2ª final em Novembro e entra no Top 400. Bons resultados em Marrocos permitem-lhe chegar ao Estoril 2005 no lugar 313, onde perde na 1ª ronda com o Argentino Calleri.
A partir dai, larga os Futures e começa a competir em Challengers, onde alcança resultados meritórios na Alemanha, França e Itália.
A 10 de Outubro ( faz hoje exactamente 1 ano), Rui Machado atingia o seu melhor ranking de sempre, 242º.
O final do ano é excelente para Rui Machado com 3 finais consecutivas e a sua primeira e única vitória internacional, num Future espanhol de $15000.
Durante o início de 2006, Rui Machado mantem-se dentro do Top 300, até à final do Future de Faro em Março, onde perde com Frederico Gil.
Uma arreliadora lesão num joelho obriga Rui Machado a uma paragem de 6 meses, com polémica no tratamento da mesma no seu clube de sempre, em Barcelona, o que o levou a escolher o departamento médico do FCPorto para que possa voltar à competição o mais depressa possível.
Na semana passada a Lagos Sport anunciou que Rui Machado fará parte do Team Lagos ( onde já está Pedro Sousa ) e que o jogador já se encontra a treinar normalmente, tendo em vista um regresso às competições pontuáveis para que possa não descer muito mais no ranking mundial. Rui Machado, actualmente nº 517 ATP, tem que defender 38 dos 50 pontos que tem até ao fim do ano, pelo que uma rápida recuperação será essencial para o jovem jogador português.
Foto : ( Jornal do Ténis / D.R.)

9 comentários:

  1. "Uma arreliadora lesão num joelho obriga Rui Machado a uma paragem de 6 meses, com polémica no tratamento da mesma no seu clube de sempre, em Barcelona".
    Esta é uma das passagens do texto dedicado ao Rui Machado.
    Contudo torna-se imperioso questionar o autor (Sr. Barata): que bicho lhe mordeu para inventar uma coisa tão grave (polémica no tratamento... Barcelona)?
    Penso que lhe compete esclarecer a razão pela qual levantou esse falso testemunho. É preciso ter cuidado com este tipo de afirmações gratuitas feitas sem a investigação devida.

    ResponderEliminar
  2. percebo pouco desta coisas de blogs e tentei identificar-me no comentário anterior e saiu anónimo.
    Aqui fica: Machado Senior

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa se " polémica" poderá indiciar algo de falso testemunho. O que li, e não vi desmentido, foi que Rui Machado prescindiu do tratamento em Barcelona para se aconselhar com o Dep. Médico do FCP. Sabemos nós, até pelo futebol, que em Barcelona estão os melhores médicos para o tratamento de roturas e tendinintes nos joelhos, achei estranho esta escolha. No entanto refiro que o que interessa mais é a completa e mais rápida recuperação possível do Rui para que possamos revê-lo no Top 500.No entanto, as minhas desculpas pela suposição....

    ResponderEliminar
  4. Já começam a ser desculpas a mais Sr. Barata. Primeiro foi com as fotos sacadas ao Jornal do Ténis e agora com esta estória do Rui. Leu e não viu desmentido porque não havia nada a desmentir. O Rui decidiu continuar o tratamento em Portugal, por uma questão sentimental e sem qualquer polémica na Catalunha. Aliás já estava com a cabeça no projecto da equipa de competição criada pelo João Lagos. É preciso ter cuidado porque este espaço acaba por ser público. Continue a expor o currículo dos(as) nossos(as) tenistas mas deixe para quem sabe qualquer tipo de opinião.

    ResponderEliminar
  5. nao sejais tao duros para com o homem, senão o barata ainda sai caro.
    ele merece credito pelo trabalho de compilaçao que esta a fazer.
    continue, rui

    ResponderEliminar
  6. ah, ja agora encomendo-lhe um perfil sobre a luisa gouveia

    ResponderEliminar
  7. Encerro a polémica sobre o "polémico" tratamento da lesão do Rui. Só não pede desculpas quem não assume que erra. Não faço perfis ou bigrafias por encomenda.

    ResponderEliminar
  8. ai fazes, fazes
    faz lá uma sobre o Miguel Almeida e outra sobre o Martim Trueva

    ResponderEliminar
  9. O que não vem aqui revelado é o papel fundamental da Macarena (aaaaaaay!) na carreira do algarvio por terras de nuestros hermanos josés. E também convém aqui dizer que o Ruima aproveitou bem a estadia para tirar o molde aos dentes do Ronaldinho quando o Gaúcho estava a dormir uma siesta enroscado em três mulatas, uma ruiva, duas loiras, uma morena e um traveca para fazer uma prótese de oferta ao Emplastro.

    ResponderEliminar