Pesquisar neste blogue

12 de outubro de 2006

Magali De Lattre : Do Ski para o Ténis


Nasceu longe, na Suiça, a 14 de Junho de 1987 ( 19 anos) e aprendeu o que era uma Wilson ainda antes de se conseguir aguentar de pé. Filha de um esforçado jogador de ténis na Suiça, descobriu a sua vocação já em Portugal, com a ajuda preciosa de João Paulo Lucas. Na Suiça tornou-se no entanto mais conhecidas no Ski onde obteve classificações meritórias em várias provas nacionais. No Ténis, mais tarde, atravessou todas as etapes evolutivas nos rankings europeus de sub 14 e sub 16( onde esteve à beira do Top 10, em 2001), até iniciar a sua aventura nos júniores em Agosto de 2002, obtendo, de imediato, resultados interessantes em Vila do Conde. No final desse ano consegue a sua melhor posição no ranking ITF, assumindo o lugar 632. Em 2003, ainda com 15 anos, inicia o seu percurso nos circuitos seniores, perdendo várias rondas de qualificação de Futures no Algarve. O seu primeiro grande jogo acontece em Abril de 2003 quando defronta a Eslovaca Martina Suchs na qualificação do Estoril Open. Derrota pesada ( 1/6 e 0/6 )mas vale pelo primeiro ponto da sua carreira. Chega ao Porto em Outubro no lugar 1032, perde nos 16 avos de final e os 4 pontos levam a uma subida de 200 lugares. Em 2004, de novo no Estoril e de novo pesada derrota na 1ª ronda de qualificação ( mas defendia o pontinho de 2003 ). Não consegue defender , durante o resto do ano, os pontos do ano anterior e apresenta-se em 2005 no Estoril já para lá do 1000º posto. Aqui, finalmente, uma vitória no qualifying e a correspondente entrada nas 1000 melhores.
Teríamos que esperar por Julho para Magali começar a mostrar porque é a 2ª melhor tenista portuguesa da actualidade. Em Espanha consegue a sua primeira final e a entrada, de novo, nas 800 melhores do mundo. Pontua practicamente em todos os torneios e chega a Porto Santo, em Outubro, no lugar 692. Vence o 1º torneio e é semifinalista no segundo, arrecadando 10 pontos que lhe permitem chegar muito perto do Top 500, onde só entra já este ano, depois de perder a final de Portimão, em Fevereiro. Começa a cumprir programas em torneios acima dos $ 25000, com bons resultados, nomeadamente o de Las Palmas , no final de Maio, onde foi semifinalista. Os 12 pontos aí conquistados levam Magali à sua melhor classificação de sempre, quando a 10 de Julho, ocupa a posição 364.
Desde aí, é insistentemente referida a má forma fisica e mental de Magali, que acumula derrotas consecutivas e é incapaz de se manter dentro das 400 primeiras mundiais. Não tendo, até agora, muitos pontos a defender, Magali ( 407 WTA) depende de um Outubro muito interessante para não deixar fugir 13 dos 41 pontos que actualmente tem. Tem, apesar disso, enormes potencialidades, dada a sua idade e, segundo me asseguram, uma tenacidade e vontade de vencer como poucas.
Magali esteve em Nantes onde perdeu na 2ª ronda ( bicicleta da germânica Lisicki ), desistiu de Jersey ( como Neuza ) ,de Glasgow ( Neuza ainda por lá está ) e de Instambul mas está inscrita com Neuza em Saint Cugat a 23 deste mês pelo que no final do mês Magali poderá estar já atrás de Neuza na classificação mundial WTA, dependendo do que ambas façam até lá. Vamos esperar que Magali se esteja a resguardar para um final do ano em forma.
No próximo post iremos abordar algumas das nossas maiores esperanças do ténis juvenil nacional, nomeadamente Michelle Larcher DeBrito, Miguel Almeida, Gastão Elias, Pedro Sousa, entre muitos outros.

(Foto : CTSassoeiros / D.R.)

3 comentários:

  1. "se ka nevasse fazia-se ka ski"

    ResponderEliminar
  2. este é mais um caso como o tenis portugues nao evolui!

    ResponderEliminar
  3. Epa e como é possivel a Magali ter engordado tanto?!

    ResponderEliminar