Pesquisar neste blogue

9 de outubro de 2006

Gonçalo Nicau: Um alentejano em busca de um lugar ao Sol


Gonçalo Nicau nasceu em Portalegre a 03 de Julho de 1983 ( 23 anos ) e começou a sua carreira internacional sénior em Itália, em Abril de 2005. Um começo tardio mas que poderá significar uma subida constante no ranking, que no final de Setembro atingiu o seu auge, no lugar 574.
Com pouca experiência internacional em Juniores, Nicau apenas participou em dois torneios portugueses, com bons resultados e que o levaram a um lugar perto dos 500 melhores juniores no final de 1999.
Devido aos estudos, Nicau assumiu uma paragem de 5 anos, interrompida ( defenitivamente, espera-se ) em Novembro de 2004, quando começou a disputar Futures internacionais. No seu sexto torneio, consegue finalmente passar o qualifying e amealhar os seus primeiros pontos. Jogando maioritariamente em Portugal, termina o ano de 2005 num ranking acima do milésimo posto.
Convocado para a Taça Davis em Fevereiro, com o Luxemburgo, decide que o ténis é a sua opção de vida e começa a facturar em finais de Fevereiro, na Nigéria, onde é finalista de um Future de $15000, depois de vencer Frederico Gil ( seu grande amigo e companheiro de treino pelas mãos de Cunha e Silva) nos quartos de final.
Já nos 700 primeiros, efectua vários torneios em Espanha, Roménia e Sérvia até ao seu 1º título, em Julho, num future espanhol. Mais recentemente foi à Suiça ser quarto finalista que lhe permitiu subir até ao 574º posto do ranking ATP, a sua melhor classificação de sempre. Para Nicau espera-se um final do ano muito interessante e que lhe possibilitará entrar nos 500 melhores mundiais, o que significaria uma subida de 500 lugares num só ano.
Nicau é uma das esperanças portuguesas para o próximo ano. Está esta semana em Albufeira, no primeiro dos 3 futures que disputará em Portugal.
( Foto : Jornal do Ténis / D.R.)

3 comentários:

  1. Caro Rui Barata
    As fotos saíram baratas, hein?
    Presumo que tenha arranjado as fotos no site da Lagos Sports; sendo assim, agradecia que colocasse em cada uma o respectivo crédito: Jornal do Ténis /D.R.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. As minhas desculpas e a respectiva actualização.
    Rui Barata

    ResponderEliminar
  3. A história do nome do rapaz é curiosa. Na verdade, Nicau é a contracção do nome Nicolau -- e como o nome Nicolau Breyner lhe faz recordar a mí(s)tica Tekas Costa Lopes, ele preferiu mudar de apelido a atirar-se para um poço cheio de gosma.

    ResponderEliminar