Pesquisar neste blogue

24 de novembro de 2008

Estágio das Selecções Nacionais

Realizou-se neste fim de semana mais um estágio das selecções nacionais de sub-12 a sub-18, no Complexo de Ténis do Jamor.
O blog esteve lá no Sábado, a dar uma espreitadela e pode ver, com toda a certeza, o conjunto de tenistas que irão dar aos portugueses muitas alegrais no futuro.
Dispersos pelos campos de terra batida, os miúdos estiveram a ouvir atentamente as recomendações dos seleccionadores de cada escalão e puderam ensaiar algumas trocas de bolas mais a sério, aqui e ali, a cheirar a competição.
Muito se opinou sobre os nomes que estiveram no Jamor e outros tantos que não estiveram.
Opinou-se sobre os critérios de selecção mas poucos se lembraram que , para estes estágios, os critérios são muito simples: o seleccionador escolhe, ponto.
Se escolhe bem ou mal, não sei nem nunca ninguém saberá, pois é para assumir esse risco que o mesmo exerce essa função.
O seleccionador não tem, obviamente, que olhar para os rankings, pode até ter, para um determinado estágio, a intenção de observar, por exemplo, apenas jogadores esquerdinos.
Os critérios regulamentados servem para as convocatórias oficiais da selecção e não para um estágio que servirá mais para engrandecer o espirito de grupo entre os atletas do que para retirar quaisquer ilacções, técnicas ou tácticas, sobre este ou aquele jogador ou jogadora.
Sejamos francos, todos nós somos seleccionadores e todos nós teríamos mais meia dúzia de miúdos que , assim, de repente, nos lembramos que podiam e deviam estar lá.
Mas isso não nos dá o direito de colocar em causa a honestidade individual de cada seleccionador, podemos, isso sim, apesar de ser completamente utópico, descortinar algumas omissões na convocatória.
Uma critica correcta, essa sim, a que foi feita para a aparente não presença dos seleccionadores nos torneios mais importantes de cada escalão, durante o ano. Convem questionar, desde logo, se tais deslocações farão parte da sua função, até porque todos ou quase todos tem outras obrigações profissionais nos seus clubes. Se esta dupla função não deveria acontecer, já é mais discutível, mas aceito que , no futuro, logo que as condições financeiras da FPT o permitam, se possa exigir exclusividade no cargo de seleccionador nacional, mas, nestas condições, seria , de certeza, não ter um único seleccionador.
É necessário, pois, um esforço acrescido de todos os intervenientes.
Os pais, dos que são e dos que não são convocados, devem entender que o trabalho de cada um dos seleccionadores é individual e não se compadece com o resultado do torneio XPTO ou se este ou aquele nunca ganhou ao outro.
Os jogadores, os que lá estiveram, que aproveitem cada segundo destas reuniões, absorvam e analisem, cada um para si, o que está bem e o que podiam estar melhor e não se coibam de o apontar, a quem de direito.
Os seleccionadores deverão ter uma atitude mental forte e suportar o peso de uma responsabilidade que, sendo inerente ao cargo, acarreta sempre profundas discussões sobre o mérito ou não das suas escolhas. Seria tão mais fácil se, de uma forma ou de outra, se mostrassem mais , percorrendo vários torneios, em vários locais, recolhendo toneladas de informação, para que possasm, mais tarde, a doer, decidir em consciência.
Para a FPT, a nota final.
Todos nós conhecemos as dificuldades orçamentais por que passa a FPT. À dificuldade de encontrar parceiros financeiros de longo prazo, junta-se a crise globalizada que assola o mundo inteiro e, como estamos em Portugal, o desporto será, mais uma vez, um dos que verá cortada a verba disponível para 2009.
No entanto, algumas, pequenas coisas, podem e devem ser feitas.
A comunicação para o exterior deve ser melhorada rapidamente, para evitar aquele episódio lamentável de colocar uma tenista na convocatória bem depois de a mesma estar disponível ao público, criando, desde logo, possibilidades de se levantar suspeições aqui e acolá. Por outro lado, não nos parece normal que não tenha sido distríbuida a cada um dos miúdos presentes, uma T-Shirt alusiva ao facto. Não sei se o foi mais tarde, mas o impacto que daria a alguém que, como eu, passou pelo Jamor no Sábado de manhã, seria demais importante. Quem não soubesse, poderia até pensar que era mais um dia normal de treinos no CT Jamor.
Vamos aguardar serenamente pelos próximos eventos semelhantes e verificar se estas pequenas coisas são corrigidas e não seria nada de extraodinário se tal acontecesse na próxima convocatória até porque SÓ estamos a lidar com o futuro do ténis em Portugal.

34 comentários:

  1. Viva caro Rui,

    Boa panorâmica que traçou.

    Mas qdo diz: "os critérios são muito simples: o seleccionador escolhe, ponto."
    Até parece correcto. Mas não é assim! Ele não está lá para escolher os pupilos de certos treinadores mas sim para seleccionar os melhores, os mais promissores. Para isso tem que os conhecer e, no caso dos mais novos, ele não os conhece todos. De alguns apenas sabe o nome que consta numa lista publicada pela FPT.

    Outra frase sua: "Convem questionar, desde logo, se tais deslocações farão parte da sua função..."

    Obviamente tem que fazer sob pena das convocatórias serem feitas por influências. Quem vai acreditar numa convocatória que não segue o ranking se o seleccionador nunca viu os atletas a jogar?

    Quanto aos esquerdinos está bem visto. Mas nesse caso, não se deixam de fora dezenas de jovens bem melhores que outros que jogam com o braço do mesmo lado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. os seleccionadores devem trabahar em equipa. concerteza que se não viu, o que pode ser natural, é informado por aquele que melhor os conhece. quanto a seleccionar "os mais promissores" o problema é sempre o mesmo: para os pais os mais promissores são sempre os filhos. até prova em contrário os seleccionadores são gente honesta e, melhor ou pior como todos nós, escolhem aqueles em que mais acreditam e que melhores provas têm dado, mesmo muitas vezes sendo obrigados a deixar de fora muitos outros que concerteza também lhes reconhecem valor. podem não concordar com as opções, mas as insinuações sobre a honestidade das pessoas deviam ser imediatamente censuradas.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro anónimo das 16:21, eu (anónimo anterior) nunca pus em causa a honestidade do seleccionador, o que ponho em causa é a injustiça das convocatórias quando são feitas sem se conhecerem os atletas. Penso que numa coisa estamos todos de acordo: "nunca se vêm esses selecionadores nos torneios". Neste cenário só resta uma coisa: ranking e pouco mais (a tal do esquerdino que não está no top seleccionável apenas por ranking).

    Ora se o seleccionador não conhece os atletas é informado por quem? Pelo treinador de cada um?
    Mas cada treinador acha que o seu pupilo, à semelhança dos pais, é o melhor. Como tal, a mensagem que passa ao tal seleccionador é que tem lá um diamante por lapidar e quem não conhece o seleccionador não consegue "vender o seu diamente".
    É neste contexto que se percebem algumas convocatórias...

    ResponderEliminar
  4. rui mais uma vez tens a mania que podes opinar como se soubesses e estivesses por dentro das coisas. epa.... tu até fizeste uma boa observação e não contesto em nada a tua dedicação e empenho, mas CHEGA de PARVOICES! entao voce que tem tanta mania não sabe que é IMPOSSIVEL para os novos seleccionadores estarem presentes nos torneios durante o ano se eles só foram escolhidos RECENTEMENTE?! e aquela da tshirt, epa... francamente, acha mesmo que ALGUEM ficou a choramingar por não ter recebido uma tshirt do estágio?! quem pede tshirts sao os parolos, os jogadores estão lá é para trabalhar e não para receber brindes! é que é pura e simples parvoice. Voce é que devia andar aí pelos torneios a estudar e anotar tudo para mandar para a FPT, já que gosta tanto de mandar os outros fazer isso (sim, é MANDAR e não OPINAR porque o facto de escrever isso num blog não o mascara) dê voce o exemplo e vá primeiro, antes dos seleccionadores ou pais ou treinadores ou seja quem for, fazer o trabalho de campo e burocrático que exige. Mostre que sabe fazer algo mais pelo ténis nacional que não seja estar sentado ao computador a mandar "bitaites" — uns bastante pertinentes, outros como ja disse sao pura e simples parvoíce. Vá lá, é só sair de casa...

    publique o comentário, este é mesmo daqueles que todos precisam de ver.

    ResponderEliminar
  5. a selecçao de sub14 feminina estava com um nivel altissimo e desde ja parabens ao gonçalo neves que como estreante fez um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  6. A crise está na FPT,andamos para trás!!!! coragem"não desistam"

    ResponderEliminar
  7. No Jamor disse-lhe que não entrava no seu blog faz tempo. Por isso quero redimir-me disso e dar-lhe os parabéns por este “post”, concordo com ele em quase tudo. De facto, são pessoas com mente aberta, lúcida e positiva como o Rui que fazem as coisas bem feitas e com humanismo. Bem-haja.

    Urbano

    ResponderEliminar
  8. Nunca é demais dizer que o Capitão Gonçalo Neves entrou em grande, também o felicito por tal, pois as convocadas para o estágio são mesmo de outro campeonato, nada a ver com o grupo das que ficaram de fora e que tanto contestam; experiência talvez com a Remédios e Maria Silva muito mais fraquinhas, mas vão-se entrosando...pouco a pouco lá irão, não falando de uma Joana Vale Costa que tiveram o bom senso de a pôr a jogar no escalão acima, sub-16, e com todo o mérito acabou o estágio no escalão máximo, sub-18pois não fosse lesionar alguma das sub 14, o seu
    1º ano neste escalão!
    O nível das que ficaram de fora será por assim dizer, idêntico ao da Remédios e Maria Silva, é outro patamar!
    Não será impossível chegar lá, porém neste momento as que lá estiveram seleccionadas para o estágio são sem duvida alguma ...melhores!
    Ver para crer.

    ResponderEliminar
  9. Só p informar q os sub-14, n é o 1.º ano do escalão da Joana Vale Costa

    ResponderEliminar
  10. caro anónimo das 19.19h ainda não percebeu!!! o seleccionador não é informado pelos treinadores do atleta. É informado pelo seleccionador do escalão abaixo, porque lógicamente este conhece muito melhor os atletas. espero que a não convocatória do seu filho(a) não o tenha bloqueado totalmente

    ResponderEliminar
  11. Tive no Jamor este fim-de-semana e fiquei impressionado com o ambiente vivido.Destaco o estagio de sub14 que foi o que a minha filha esteve envolvida, onde a união do grupo e o espirito competitivo que o seleccionador conseguiu transmitir as atletas foi evidente. Quando existe conhecimento, rigor e clareza nos objectivos que se pretendem, qulaquer atleta anda motivada e foi o que se verificou com esta selecção.
    Parabéns ao seleccionador e as atletas envolvidas, pois formam um excelente grupo.

    ResponderEliminar
  12. a adriana silva ganhou a joana vale costa!porque nao dar tambem uma opurtunidade as que vem atras da joana?nao tirando merito a rita correia e beatriz que venceram a adriana silva.

    ResponderEliminar
  13. se alguem se queixa de haver jogadores ou jogadoras que nao foram e deviam ter sido convocados/as, isso só é bom porque significa que há muito por onde escolher, o que tanto fomenta a competição a nivel nacional para aqueles que não são da selecçao (para ambicionarem lá chegar), como tambem puxa pelos seleccionados para manterem o nivel de jogo. Assim, todos nesse escalão e/ou superiores ambicionam (ou deviam) ser melhores e mostrarem o que realmente valem. Ainda bem que cada vez há mais disputa sobre quem vai ou não aos estágios e selecções, vejam o lado positivo (pais) e puxem pelos vossos filhos para superarem a competição (leia-se os outros jogadores) e serem cada vez melhores, não se queixem (independentemente de dinheiro ou outras influências nas convocatórias) pois os vossos filhos podem também adoptar essa atitude e aí está tudo perdido.

    Domingos

    ResponderEliminar
  14. Caro anónimo das 20:13 de dia 24,

    Foi com muita mágoa que li o seu comentário ao artigo do Rui Barata.
    Eu no lugar do Rui não o teria publicado:
    - não tem qualidade;
    - revela má educação (brejeiro);
    - termina com um infeliz julgamento em causa própria("... publique o comentário, este é mesmo daqueles que todos precisam de ver.")

    Eu diria, este é daqueles que não queria ter lido.

    ResponderEliminar
  15. a adriana silva so ganhou um set a joana valle costa.
    logo a seguir ela,joana, ganhou lhe o outro set.
    meu Deus isto e tenis ou voces querem fazer das criancas umas maquinas.a seleccao feminina nao e so a joana a adriana tem feito sempre parte dessa selecao assim como a rita.
    tambem a joana valle costa ganhou a barbara luz!!!!!!!!!!!!!
    o tenis nao e linear como voves a forca querem........

    ResponderEliminar
  16. opurtonidade tem elas todas .kuando elas vao pela selecao so a uma diferenca,vao com o selecionador porque as viagens sao pagas pelos pais salvo os torneios de equipas,portanto e so pagar as viagens e irem com os seus treinadores que as conhecam bem melhor que os selecionadores.
    a joana tb ganhou a barbara luz,e adriana so lhe ganhou um set pois logo depois a joana ganhou lhe.

    as coisas não são assim tao lineares no tenis ,senao a patricia nunca podia perder....e a koelher tb nao.....e a barbara tb nao...
    a por ai fora...ou sera k so podem perder com as supostas mais fortes....
    pensem bem...
    todas e todos podem ir la fora e so pagar......
    claro k e bom irem pela selecao mas nao e por ai k virao a ser melhores jogadores
    o que interessa e competir muito...
    senao o federer e todos os crakes nunca poderiam perder com ninguem..
    k cretinice.......

    ResponderEliminar
  17. pk sera k nem tds os comentarios k sao inofensivos nao sao postos?realmente nao percebo

    ResponderEliminar
  18. Até a sub-12 Matilde venceu a Adriana Silva!
    Excelente o trabalho do João Blaize e da AAC.

    ResponderEliminar
  19. Tinha decidido não comentar os posts sobre o estágio das selecções. Mas perante a avalanche dos comentários decidi fazê-lo.
    Nenhuma posição é melhor do que a outra, por serem posições meramente pessoais e as opiniões
    são representações da subjectividade humana.
    A minha posição é que se deve evitar "a guerra de todos contra todos".
    Jorge Casals Braga

    ResponderEliminar
  20. Não sei a razão de alguns destes comentários!
    sou uma das atletas que esteve no estágio, ganhei jogos, perdi jogos, mas sobretudo aprendi e adorei mais esta experiencia pois também pude estar com os meus amigos e rever treinadores de quem gosto muito.
    venham outros estágios como este.ADOREIIIIII

    ResponderEliminar
  21. Não sei a razão de alguns destes comentários!
    sou uma das atletas que esteve no estágio, ganhei jogos, perdi jogos, mas sobretudo aprendi e adorei mais esta experiencia pois também pude estar com os meus amigos e rever treinadores de quem gosto muito.
    venham outros estágios como este.ADOREIIIIII

    ResponderEliminar
  22. por experiência própria sei que o facto da FPT ter um programa para levar os atetas a competir lá fora é uma grande ajuda. paga-se a viajem mas tem várias vantagens: a maior despesa não pagamos, ou seja, os honorários e as viagens do treinador. um torneio que a ir sozinho com o treinador rondaria os 1000€ por semana de despesas, com o apoio da FPT fica em cerca de 300 € da viagem. ás vezes custa ouvir tanto disparate de pessoas que nem sabem do que estão a falar

    ResponderEliminar
  23. mas nunca e a mesma coisa se forem com os seus proprios treinadores,todos os anos mudam,como podem conhecer bem os atletas?

    ResponderEliminar
  24. obviamente que a selecçao nao é so a joana!A adriana silva pareceu me muito murcha ao contrario da beatriz santos que deu provas que merece estar na selecçao e concerteza que ira ser convocada para muitas actividades do PNDT no estrangeiro.As que estao no patamar mais alto e a joana,a beatriz e a rita.Parabens as tres.

    Muitos parabens tambem a daniella silva que esta cheio de força e de garra e com certeza ainda nos vai dar muitos alegrias!

    ResponderEliminar
  25. Vivam o ténis de outra forma.Não comentem resultados mas opinem sobre a modalidade de uma forma construtiva.
    Em todos os desportos há vencidos e vencedores.
    É certo que todos gostariam de ter oportunidade de serem selecionados.
    Mas trabalhem para isso com amor á modalidade.
    Os seleccionadores e quem percebe de ténis não analisa resultados mas sim o perfil do atleta tecnicamente, fisicamente e mentalmente.
    Para se ser um verdadeiro tenista vejam o " Gladiador" e talvez percebam que nem todos têm as "armas" para ser como o
    " Espanhol".
    Quem comenta da forma que li certos resultados não percebe patavina da modalidade.
    Crescam neste ramo para poderem argumentar de uma forma solida e com visão de futuro.
    Conversemos daqui a uns anos acerca destes atletas e vamos ver quantos de vocês ainda falam .

    ResponderEliminar
  26. bem a convocatoria dos sub-14 tava tão estranha... o nuno deus já ganhou duas vezes ao bernardo lemos a ultima por 7/6 6/0 não foi convocado, o francisco ferreira foi a final de um torneio de nivel B e também nao foi convocado

    ResponderEliminar
  27. concerteza que o critério não foi A ganhou a B. todos perceberam que existia um numero de lugares para os jogadores de 1º ano e não faz sentido fazer comparações como a do anónimo anterior.

    ResponderEliminar
  28. "Não sei a razão de alguns destes comentários!
    sou uma das atletas que esteve no estágio, ganhei jogos, perdi jogos, mas sobretudo aprendi e adorei mais esta experiencia pois também pude estar com os meus amigos e rever treinadores de quem gosto muito.
    venham outros estágios como este.ADOREIIIIII"

    Pais de atletas convocados e não convocados, amigos de atletas convocados e não convocados,eventualmente atletas não convocados: ponham os olhos no post acima, sem dúvida o mais sensato e puro de todos os que foram escritos sobre este tema.

    Para os atletas convocados, foi óptimo estar lá; os não convocados, se forem efectivamente lutadores,esta ausência terá de funcionar como um forte estímulo, terão de provar que merecerão estar lá na próxima.

    E deixar os miúdos em paz...??? Pensem nisso...

    ResponderEliminar
  29. Caro anónimo das 18:26,
    Escreveu o seguinte: "ponham os olhos no post acima, sem dúvida o mais sensato e puro de todos os que foram escritos sobre este tema"

    Já imaginou qual seria o post de um atleta que não foi convocado e que se sente tremendamente injustiçado face a algumas convocatórias.
    Não seria tão sublime ou mais do que o desta menina, que está convocada.

    "os não convocados ... terão de provar que merecerão estar lá na próxima"
    Será que já não provaram e acabaram por não ir? Então e alguns dos convocados, esses não precisaram nem vão precisar de provar nada?

    Será que ainda não perceberam que se cometeram tremendas injustiças nesta primeira convocatória, relativamente ao nivel tenistico actual? Até lesionadas de longa data foram concocadas!

    Já li o artigo que o senhor César Coutinho me recomendou. Percebi que, segundo ele, o que se procura são figuras fotogénicas, apelativas a contratos de publicidade. Se a nossa Federação se revê nestes critérios, então os meninos(as) baixos(as) e não loiros(as) podem esquecer convocatórias.

    Obrigado caro César Coutinho, percebi agora pq se convocou Petra e Mana e se deixou de fora Ivone e outras que actualmente lhes dão grandes "tareias".

    ResponderEliminar
  30. Quem é que foi convocada para sub-14 lesionada?
    O anónimo 12:25 poderia ser um bocadinho mais explícito? Não me recordo de ver lá nenhuma menina lesionada, ou então estava disfarçada, não se notou nada!
    Penso que uma atitude mais correcta para si, seria pois controlar um bocadinho mais os seus níveis de inveja e outros do mesmo género aliados a este!
    Tenha paciência mas está a ultrapassar os limites do razoável!
    Por outro lado se a menina lesionada a quem se referiu é a minha filha, que realmente esteve algum tempo sem fazer torneios, devo dizer-lhe que não foi ela que tirou o lugar na selecção a qualquer uma das que já referiram, pois como sabe são mais velhas e já não pertencem ao escalão, mas já agora recordo-lhe só um pormenor, a Sofia Sualehe por ter ainda dez anos já ganhou a muitas que vão agora para o 1º ano de sub-14, assim como também já levou TAREIAS (o normal no ténis como é obvio!), e pela sua conversa não sei se será quem eu penso (provavelmente até não) mas já agora dou a conhecer que este estagio mexeu mesmo com as cabeças de alguns pais, pois para se chegar ao cumulo de se abordar uma criança de 10 anos com comentários ridículos e perguntas sobre critérios de selecção estúpidas...bem...já nem sei o que diga! Mas já agora quando algum pai enfurecido precisar de algum esclarecimento, por favor não se dirijam às crianças, falem com os pais, do mal quanto menos, melhor.ok?!
    Além de tudo isto não foi o tempo que a Sofia esteve parada que lhe tirou o valor que tem, caro anónimo, olhe, o estágio não lhe correu nada mal!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  31. destaco a ausencia de ines barbosa e barbara alonso. Realizaram um excelente nacional de equipas de sub 16 e ambas passarm o qualy dos respectivos nacionais, tendo mesmo a setubalense ganho a primeira ronda do principal. Aveiro e Setubal nao fazem parte de Lx nem do Porto, ai esta a razao.

    ResponderEliminar
  32. Caro pai da Sofia Sualehe, está a fazer uma grande confusão com os comentérios que lê. A inveja que me assalta não é superior à sua qdo a sua filha deixar de ser seleccionada. Já referi que se alguém, foi mal convocado não foi a Sofia. Se está lesionada ou não desconheço. Se se portou bem ou mal durante o estágio desconheço. Mas tudo isso é irrelevante para o que se tem comentado. Ficar de fora p.e. Teresa Lobo e Ivone (em sub 12 nº1 e 2 das meninas que serão de 1º ano de sub-14 do próximo ano) e Inês Murta (nº4 em sub 12 das nascidas após 1996) e convocarem as tais 49º não tem explicação, ou melhor até tem se se perceber quem são os treinadores e clubes e quais as suas influências.

    ResponderEliminar
  33. Caro pai da Sofia Sualehe, está a fazer uma grande confusão com os comentérios que lê. A inveja que me assalta não é superior à sua qdo a sua filha deixar de ser seleccionada. Já referi que se alguém, foi mal convocado não foi a Sofia. Se está lesionada ou não desconheço. Se se portou bem ou mal durante o estágio desconheço. Mas tudo isso é irrelevante para o que se tem comentado. Ficar de fora p.e. Teresa Lobo e Ivone (em sub 12 nº1 e 2 das meninas que serão de 1º ano de sub-14 do próximo ano) e Inês Murta (nº4 em sub 12 das nascidas após 1996) e convocarem as tais 49º não tem explicação, ou melhor até tem se se perceber quem são os treinadores e clubes e quais as suas influências.

    ResponderEliminar
  34. Desculpe, mas eu não tenho 10 anos e já agora deixe-me dizer-lhe também que não sou o pai da Sofia. Pelo que escreveu no seu comentário quero então alerta-lo para o facto de não divagar na escrita assim à toa ou seja não deve atirar com pedras sem saber em que cabeças vão parar...quando diz "Até lesionadas de longa data foram concocadas!", e juntando o septuagésimo oitavo comentário bem explicito, que também ainda não deve ter lido...no outro post das selecções Nacionais, está a falar de quem? Havia também alguma lesionada de longa data em sub-14? Ou há outra Sofia Sualehe?
    Já tornou mais que obvio que para si tudo é irrelevante ou então desconhece... vamos pisar tudo e todos, o importante mesmo é este assunto irritante da nº 1 e nº2 e não sei que mais que não foram convocadas. Somos todos parvos? Você é que é o dono da razão? Então escreva só o aquilo que tanto o tem atormentado e não floreie os comentários com disparos sem direcção (pensa você!).
    Não veja as coisas dessa forma! As meninas que mencionou como já têm tanto ranking talvez nem precisem de ser observadas, digo eu, isto não foi a constituição de nenhuma selecção, foi apenas um mero e simples estágio.

    Boa Noite

    ResponderEliminar