Pesquisar neste blogue

24 de maio de 2008

Torneio Pedro e Inês, Alcobaça, Sub-12, Nível A

Através dos nossos amigos, recebemos, em comentários, os resultados do jogos de hoje do torneio de Alcobaça.
Para já o destaque vai para a eliminação de Luisa Almeida e para a vitória de Ivone Alvaro sobre Sofia Sualehe.
Luisa Almeida/Cindy M. 5/7-2/6
M.Vilas Boas/Sara Lourenço 6/4-6/1
Matilde Fernandes/Inês Miranda 4/6-6/3-6/1
Beatriz Bento/Rita Vitorino 6/0-6/0
M. Carvalho Silva/Inês Murta 6/2-6/1
Ivone Alvaro/Sofia Sualehe 6/2-6/3
A.Filipa Santos/M Ines Roxo desistencia de roxo
Teresa Lobo/Ana Silva 6/3-6/4
1/8 Masc
B. Lemos/A. Faria 5/7-2/6
J M Moya/ D. Lopes 6/0-6/2
Rafael Marques/A Sabugueiro 6/3-6/4
N. Mesquita/I. Rodrigues 6/2 6/4
J. Jardim/T. Cação 6/2 6/2
E. Paulo/S. Haddan 3/6 6/2 6/0
Zé Dória/R. Marreiros (chuva)
F. Caldas/M. Marreiros (chuva)
O torneio ficou marcado pelo que aconteceu no dia de ontem num jogo de singulares femininos, quando uma falange de apoio ( ? ) de uma tenista comportou-se de uma forma inaceitável ( segundo vários relatos que já nos fizeram chegar por e-mail) , tentando, com a anuência de todo os presentes, organização incluída, desconcentrar uma menina de 10 ou 11 anos quando esta ao que parece, dominava o encontro que disputava, utilizando uma gritaria medonha , nada propria da ocasião nem do local.
Os factos foram de tal ordem que a jovem visada, às tantas, pura e simplesmente abandonou o campo e refugiou-se junto dos seus, lavada em lágrimas.
Não estará aqui em causa o valor de cada uma das miúdas presentes nem tão pouco o resultado final, pois tratava-se apenas de uma qualificação para um torneio mas é, para nós, comum dos mortais, uma coisa verdadeiramente dantesca e abominável alguém, sozinho ou em grupo, sequer ousar entrar em esquemas medonhos em jogos de sub-12.
Era bom que dada a gravidade dos factos, que acredito verdadeiros pelo que me chegou ao meu correio, alguém da organização e/ou da F.P.T. e até porque o torneio é de nível A, esclarecesse todos a razão porque é que durante vários minutos os responsaveis do torneio aceitaram pacificamente aquela forma de terrorismo psicológico sobre uma criança de 10 ou 11 anos.
Veradeiramente ignóbil e irresponsavel. Inacreditavel.

22 comentários:

  1. Muito feio o que se assistiu, também concordo. Relativamente à menina foi desumano, temos que ensinar os miúdos as serem Homens. Mas estes miúdos são o reflexo dos seus treinadores. Estes mesmos miúdos quando veêm um dos seus a perder, começam com uma claque desrespeituosa para com o adversário, se isso mesmo assim não chegar limpam uns pontitos ...Não vão longe estes miúdos...Para se ser grande tem que se ser grande em tudo. E sobretudo um grande Homem, e isso infelizmente vejo poucos...

    TF

    ResponderEliminar
  2. Hoje esse mesmo grupo quando um dos seus perdia por 6/1 fizeram coisa identica. O resultado estava a ser virado...que falta de respeito...cresçam...ganhem limpo...

    ResponderEliminar
  3. foi o q aconteceu no torneio de carcavelos com a andreia bicho contra a sokokova do ace-team.a trupe do ace-team liderada pelo grande ferraz,tb ganhou este jogo e estamos a falar em sub16.

    ResponderEliminar
  4. É vergonhoso. Além da pressão psicológica , as claques conseguem uns pontinhos extra , a bola vai fora mas surgem os ruidosos aplausos e o desgraçado do outro lado já nem diz out. Isto passou-se ontem em Alcobaça.
    Felizmente também assisti a jogos pacificos e sem qualquer problema , aliás como deve ser norma no ténis.

    ResponderEliminar
  5. ...a todos os bloguistas e em especial ao Sr. Rui Miguel Mendes...quando publicar algo faça-se inteirar da verdade dos factos, para não publicar situações caluniosas que coloquem o nome de terceiros em risco, quando a atleta em questão é mais mal comportada que todos os outros... e a realidade da questão e dos sucedido não foi esta...mal ou bem o que intersa é que falem??

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo:
    primeiro é Rui Miguel Barata e não Mendes, segundo recebi seis e-mails diferentes de seis pessoas que ao contrario de si se identificaram e , possivelmente ao contrario de si, estiveram presentes na 6ª feira em Alcobaça. Ninguem falou das tenistas, nem de uma nem de outra. A gravidade dos factos veio de quem estava de fora, não de quem jogava.
    Mas descanse que o que se passou já chegou aos ouvidos de quem deveria chegar e espero que os puxoes de orelhas sejam dados e sejam exemplares.
    Tenha vergonha e não venha aqui defender o que não e defensavel...
    Se, no entanto, sabe que a realidade foi esta, então agradeço que me envie, por e-mail, aquilo que presenciou.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Pergunta ingénua: a claque é do ace team?

    ResponderEliminar
  8. Concordo com a divulgaçao deste acontecimento inacreditavel e penso que os responsaveis por isto deviam de ser devidamente penalizados, mas acho que o publicador da noticia devia ter coragem de identificar a atleta e pessoas em comum pois estao a envolver nesta polemica outras atletas.

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente já não é novidade para ninguém os comportamentos inacreditáveis desses senhores de Alcobaça. Provincianos fanáticos liderados pelo seu treinador, que é a pessoa mais mal formada do ténis em Portugal.

    ResponderEliminar
  10. O ace team nao e para aqui chamado!e verdade que cada vez que um atleta do ace team joga e esta a perder,o lider pedro ferraz e Sofia araujo,miguel rocha,nuno andrade e muitos mais fazem um escandalo de todo o tamanho,sem tirar o direito de apoiar os colegas!os responsaveis por este clube podiam por um 'travao' nestes atletas.Ainda assim espero que situacoes lamentaveis como estas nao se repitao muitas vezes.A atleta em causa tambem tem que ser superior a estas coisas,nao vai ser a primeira nem a ultima vez que isto vai acontecer!E normal no tenis!

    ResponderEliminar
  11. Finais so 2ª feira
    Teresa Lobo/Cindy M

    J.M.Moya/Zé M. Doria

    ResponderEliminar
  12. A atleta em causa é temperamental e está em muito boa altura de ser corrigida e bem acompanhada, pois está em crescimento e em formação, pois nestas alturas é que se devem fazer as devidas correcções para que não se arraste esta situação por muito mais tempo e a miúda em causa não sofra tanto, já temos poucas não vamos fazer com que haja ainda menos, penso que o objectivo será ao contrário... nesta idade estão muito a tempo de a corrigir pois a miúda tem garra, os seus treinadores não devem deixa-la assim abandonada e atirada às feras "bem educadas" como aconteceu neste torneio em que cada ponto que a miúda falhava ouvia-se uma gritaria infernal, e o que é que a miúda poderia fazer...claro, chorava …, desistiu…não aguentou como muitas bem mais velhas não aguentariam foi realmente muito mau para ser verdade e a miudagem realmente é muito cruel, quanto aos adultos já nem falo.
    Penso que esta miúda seria um bom desafio para o Sr. César Coutinho trabalhar e pôr em prática os seus conhecimento, visto até acompanhar uma outra atleta do mesmo clube, quem sabe não é?!
    Esse barulho ensurdecedor também não devia ser permitido uma vez que em campos ao lado decorrem outros jogos que estão a ser perturbados.
    Além do mais, resta-me dizer que neta camada de sub 12 é incrível a percentagem de miúdos que limpam pontinhos, aliás roubam à descarada, e utilizam já artimanhas e estratégias destabilizadoras de uma forma tão natural que é incrível! Então com miúdos ou miúdas mais novitas é completamente descarado o roubo a que se assiste!
    A meu ver os jogos deveriam ter árbitros, ou alguém mais atento a supervisionar, não só as finais, porque quem é roubado numa 1ª ronda já não chega à final, existem momentos chave num jogo que um pontinho apenas faz a diferença e alguns dos jovens deste escalão conhecem-nos bem, e parece-me que a percentagem é maior nas miúdas por incrível que pareça!
    Para terminar resta-me fazer um pedido ao treinador da Joana:

    Tiago Bártolo esteja atento e não deixe perder esta miúda! Por vezes aqueles que mais trabalho e algumas desilusões nos dão no presente são os que também
    nos podem dar muitas alegrias no futuro!
    Um abraço!

    AB

    ResponderEliminar
  13. Quando digo:"Então com miúdos ou miúdas mais novitas é completamente descarado o roubo a que se assiste!" , estou a dizer que os miúdos(as) mais novos(as) são roubadas à força toda ...

    AB

    ResponderEliminar
  14. A meu ver os jogos deveriam ter árbitros, ou alguém mais atento a supervisionar, não só as finais, porque quem é roubado numa 1ª ronda já não chega à final


    Concordo em absoluto. A falta de "honestidade" está a aumentar. Neste torneio , assim como noutros , houve desistências a meio de um jogo pelas causas habituais da "bola fora versus bola dentro".
    Atenção pais , atenção treinadores , esta é uma situação a rever com urgência.

    ResponderEliminar
  15. Arbitro para quê ? eles que deveriam dar o exemplo, muita das vezes são os piores.

    Meti o meu filho no ténis para o desviar do futebol, afinal aqui ainda é pior.
    No futebol pelo menos ainda existe alguma organização, no ténis cada um faz o que quer. Quantas vezes já ouvi, "eu é que mando..."

    Se fosse a contar ou "roubos" não falaria dos miudos, falaria dos graudos, esses roubam de cara descoberta e sem impunidade.

    Isto é bem pior que o Futebol.

    ResponderEliminar
  16. Estive em Alcobaça e concordo plenamente que os jogos, pelo menos jogados em piso rápido, tivessem um "observador" atento, e nao só um juíz-árbitro, que não pode olhar a todos os jogos - muito trabalhou ele com as condições que havia -, quando é chamado a intervir e responde: "o ponto é do jogador onde a bola foi jogada"!Inadmissível!!!
    Com as claques acho que os treinadores e coordenadores da selecção, que estavam presentes, soubessem falar os com os meninos!Mas alguns até acham graça e dá "jeito"!
    Com as condições climatéricas que existiram durante este Torneio: jogam, param ....todo o dia à esperado tempo e depois jogam até à meia-noite! Nao deveria haver Torneio nestas condições!Da minha parte vai seguir uma exposiçao para a FPT sobre este assunto.

    Manuela Rodrigues

    ResponderEliminar
  17. Torneios A , com tantos participantes , só deviam poder ser organizados por clubes com courts cobertos. Alcobaça 2008 é para esquecer. A chuva estragou o torneio. Jogos a horas impróprias , esperas intermináveis para jogar.

    ResponderEliminar
  18. Também estive em Alcobaça e da minha observação concordo plenamente com tudo o que aqui foi dito.
    Escandaloso e desumano o que foi feito com a atleta que apesar de temperamental é uma menina que merece respeito como todos os outros. Ontem em pares juntamente com a sua colega, jogaram com muita garra, jogos limpos, agradaveis e honestos apesar do segundo, terem perdido contra uma dupla mais forte mas onde o respeito e a honestidade foi mantida.
    Vi igualmente "bolas decisivas" a serem tiradas de uma forma desonesta, com treinadores, pais e atletas presentes, posso dizer tiradas de forma descarada onde a intervenção do juiz árbitro não existiu - também não sei como é que este juiz árbitro "aguentou" sozinho este dito "torneio" - hoje a saga continua.
    E os miúdos completamente "rotos" de cansaço - isto é inadmissível!!!
    FEDERAÇÃO SÃO DEMASIADOS OS ALERTAS QUE TÊM SIDO FEITOS, NÃO OS DESCUREM!!
    AF

    ResponderEliminar
  19. Como é que o anónimo das 10:00 do dia 25 de Maio consegue estar a dizer que a "realidade da questão e dos sucedido não foi esta"? é preciso ter lata para tudo na vida! Realmente... Essa menina já jogou com a minha e não a vi ter nenhuma atitude incorrecta, nem tão pouco chorou, porque a minha também não a provocou (jogo limpo) e não existiam claques hilariantes de pura provocação, também no clube que foi bem eram todos postos em sentido se isso acontecesse, Barreiro -Director Pedro Cabanas, a sorte é que aqui e ali ainda vão existindo algumas pessoas com bom carácter. Se a miúda é temperamental e lhe fazem uma brutal claque que a enxovalha completamente como atleta, é obvio que vão despontar a parte menos positiva que a atleta pode revelar nessas circunstancias, de modo que não digam que a miúda é a que se porta pior, porque piores são e neste caso foram os que estão cá fora que mais pareciam animais ferozes à solta!

    ResponderEliminar
  20. Os "meninos" que fizeram estas parvoíces e outras como virarem-se para o adversário e, a jeito espanhol, de punho serrado dizer: "dá-lhe, dá-lhe muito"!E muitas das vezes asneiras!Quando vão a Espanha jogar aprendam só as "coisas boas" - como jogar bem - e não as palavras menos próprias para com os outros atletas!!!

    ResponderEliminar
  21. sim mas estes miudos nao aprenderam a dizer da-lhe e isso em espanha.Os grandes é que dao o exemplo.e acho bem porque como se sabe os espanhois sao um dos povos com mais garra para jogar tenis(rafa nadal) e isso pode lhes dar energia!

    ResponderEliminar