Pesquisar neste blogue

13 de março de 2008

Taça Davis 2008 - Convocatória

Frederico Gil, Gastão Elias, Leonardo Tavares e Rui Machado são os eleitos do Capitão Pedro Cordeiro para a eliminatória que opõe a Selecção Nacional à Turquia, a contar para o Grupo II da Zona Europa / África — Taça Davis 2008.
O encontro com os tunisinos terá lugar no Clube de Ténis do Estoril, a 11, 12 e 13 de Abril, e será jogado em terra batida.Pedro Cordeiro não protagonizou qualquer surpresa na convocatória para a estreia de Portugal na Taça Davis 2008 e chamou os quatro jogadores mais bem classificados no ranking mundial. “Temos de pensar numa equipa completa e há situações a ponderar, ou seja, jogadores que encaixem nas duas variantes, singulares e pares.
Posto isto, a opção recaiu nestes quatro jogadores”, explicou o Seleccionador Nacional, que aguarda até dia 24 de Março pela confirmação dos tenistas.
Entre os convocados de Cordeiro, Leonardo Tavares e Gastão Elias vêm de lesões recentes, e procuram ainda melhores momentos de forma, algo que não preocupa o Capitão. “Todos têm feito bons resultados esta época e ainda vão fazer mais alguns torneios até à competição.
O Leonardo Tavares é um jogador muito forte também em pares e é sempre importante para nós. Além disso, tem vindo a ganhar encontros no Future de Lagos.
O Gastão teve um problema no joelho, mas no último encontro que jogou já não teve qualquer dor. Pelo que sei, jogou bastante bem e estamos a falar de um Challenger [no qualifying do Challenger de Bogotá]”, constata Pedro Cordeiro.
Pedro Cordeiro concorda que, na teoria, Portugal é favorito frente à Tunísia: “A terra batida é um ponto a nosso favor, porque os nossos jogadores se adaptam bem, e, para além disso, jogamos em casa”.
A Selecção Nacional foi relegada ao Grupo II Europa / África no ano transacto e no horizonte do Capitão está o regresso ao Grupo I, porém, Cordeiro apela à prudência . “Em primeiro temos de ganhar à Tunísia. Se vencermos, vamos jogar com Eslovénia ou Chipre. Não nos esqueçamos que o Chipre conta com o Baghdatis [actual 17.º classificado no ranking ATP] e isso pode fazer a diferença. No entanto, o nosso objectivo é subir ao Grupo I”, refere o Seleccionador Nacional.
A Selecção Nacional concentra-se no Clube de Ténis do Estoril, a 6 de Abril , para um estágio que decorrerá até dia 11 (primeiro dia do embate com a Tunísia). Para acompanhar os quatro ases — Gil, Tavares, Gastão e Machado -, no estágio que antecede o confronto com a Tunísia, Pedro Cordeiro vai chamar como suplentes João Sousa (18 anos), Pedro Sousa (19), Miguel Almeida (15) e Martim Trueva (16).
Estes jovens terão assim oportunidade de integrar os trabalhos da Selecção e mostrar serviço, na perspectiva de uma futura convocatória.
Refira-se que, entre eles, só Pedro Sousa integrou, até ao momento, convocatórias da Selecção na Taça Davis. Em Setembro de 2006, o vice-campeão nacional absoluto participou na vitória de Portugal diante de Marrocos (3-2), e, em Fevereiro de 2007, no desaire ante a Geórgia (2-3).
De resto, João Sousa — que atravessa um bom momento de forma, evidenciado nas prestações que tem conseguido em Futures espanhóis — Almeida e Trueva espreitam uma oportunidade.
A Selecção da Tunísia viaja até Lisboa com os seus melhores elementos classificados no circuito internacional eleitos pelo Capitão Rafik Kaddour: Walid Jallali (742.º ATP), Heithem Abid (936.º), Malek Jaziri (1053.º) e Slah Mbrarek (1180.º). Na lista de constam ainda Wael Kilani, Wahid Alioua e Cyril Tronqual.
In:FPT

13 comentários:

  1. almeida e trueva coitadinhos ainda têm de trabalhar muito.
    os outros sim mas estes é para gozar concerteza.....
    ai este portugal...
    é ridiculo...

    ResponderEliminar
  2. sim realmente estamos a falar da taça davis estes miudos ainda têm de trabalhar muito!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  3. É um bocadinho cedo, é verdade.

    Apesar das qualidades já demonstradas, este campeonato é outro.

    Será que não há mais ninguém ?

    ResponderEliminar
  4. Caros anónimos, não especulem, basta ler a notícia com atenção para perceber que o seleccionador, apenas convocou os jovens para mostrarem serviço e numa perspectiva de futura convocação iniciarem integração e ambientação no grupo. Quanto a mim considero uma decisão positiva, a menos que me provem o contrário.

    JPA

    ResponderEliminar
  5. Faço minhas as palavras de JPA.

    MP

    ResponderEliminar
  6. Concordo que está correcto o que foi feito. Temos que estimular os que trabalham.

    ResponderEliminar
  7. a muitos que se fartam de trabalhar e seriam uns potenciais jogadores se lhes dessem a mesma oportunidade.

    estes são aqueles que práticamente passam o ano a viajar quase não estudam e não venham dizer o contrário , onde os pais tiveram muita capacidade financeira para mostrarem serviço.

    mas não os vejo fazer nada de especial.
    o martim anda adormecido e o miguel já sabemos .

    ResponderEliminar
  8. a ai rapazinhos bem um pouco mais velhos que bem mereciam !

    este ténis não e nada justo!!!

    por isso fica tão poucos mas mesmo poucos a jogar....

    ResponderEliminar
  9. quer que só o miguel e trueva trabalham? ninguém diz que não têm valor mas sabemos que á miudos que bem mereciam ser suplentes.

    bem o dinheiro é mesmo importante caramba!!!

    ResponderEliminar
  10. taça davis sabem por acaso o que eeeeeeeeeeeeeeeeeè?
    estamos tão abaixo..........

    ResponderEliminar
  11. Aos anónimos das 12,36 e 12,57

    Têm todo o direito a uma opinião diferente, mas pelo menos não nos coloquem perante um concurso de adivinhas, bem que poderiam sugerir alguns nomes.

    JPA

    ResponderEliminar
  12. Quer dizer que a Taça Davis vai coincidir com o Estoril Open?

    ResponderEliminar
  13. Sr. JPA nomes : Vasco Antunes, Diogo Mota, Gionçalo Falcão, Miguel Alves, todos eles tenistas bem mais maduros e que já mereciam uma oportunidade.

    ResponderEliminar