Pesquisar neste blogue

5 de dezembro de 2007

Masters Nacional de sub-10 - PNDT

O Masters Nacional de Sub-10, do Circuito PNDT – Plano Nacional de Detecção de Talentos, realiza-se nos próximos dias 7 e 8 de Dezembro, reunindo os melhores atletas nacionais do escalão etário. No total são 16 rapazes e 16 raparigas das várias Zonas do País (Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores) que competem pela luta do título mais importante do Circuito PNDT.
A fase de qualificação, sexta-feira, cumpre-se nos courts do Clube de Ténis de Sassoeiros e as finais no palco principal do Masters FPT/CIMA, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, precisamente no dia em que também a competição maior tem as suas finais, sábado, dia 8.
Nuno Mota, Coordenador Nacional do PNDT, explica como funciona o Masters Nacional de Sub-10. «Existem apenas dois Masters no nosso País e curiosamente em categorias extremas, a dos seniores profissionais e a do mais jovem escalão etário que temos, os sub-10. Pretendemos realizar as Finais em simultâneo com o Masters FPT/CIMA como forma de dar visibilidade a este circuito e dar a conhecer o nível do nosso ténis praticado pelos mais jovens».
Neste Masters serão introduzidos novos conceitos de formação e as bolas adaptadas ao escalão etário. «Colocámos Portugal em sintonia com a ITF e com o programa Play&Stay. Desde Janeiro que no Circuito PNDT seguimos as orientações internacionais e a reacção dos jogadores tem superado as expectativas. Com as novas bolas há maior equilíbrio, mais construção de pontos, melhorias ao nível do trabalho técnico, menos pegas extremas e melhor qualidade na execução», afirma Nuno Mota.
Para o técnico o empenho dos treinadores e dos pais tem sido inexcedível. «Como sempre digo o PNDT é apenas uma ferramenta ao serviços dos treinadores, pais, clubes e associações, e tenho de reconhecer o trabalho de todos eles e o que têm feito para o desenvolvimento do circuito e para a detecção de talentos».
No Masters Nacional de Sub-10 os tenistas são divididos em quatro grupos masculinos e femininos, jogando todos contra todos. Os dois primeiros de cada grupo passam à fase seguinte de eliminação directa.
A final feminina realiza-se no Sábado, às 10 horas, e a masculina está marcada para imediatamente a seguir à Final de Senhoras do Masters FPT/CIMA e antes da Final masculina do CIMA.
O sorteio do quadro será feito amanhã, quinta-feira.
In: FPT

3 comentários:

  1. Fazem tudo na 6ª feira? Deve ser jogos seguidos de mais jogos. Uma perguntinha , para alguém que saiba responder: 6ª feira não há aulas? Bem podiam fazer o Masters , com calma , durante o fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. O Ténis já é complicado, se se varia o tamanho do campo e o tipo das bolas, então a "coisa" vai ficar parecida com o Golf, com percursos de comprimento diferente. A vizualização mental do campo de ténis devia ser sempre a de um campo de ténis, com o comprimento de um campo de ténis. As raquetas e a tensão das cordas é que podem(?) variar, para mim mexer num jogo perfeito é estragar. Pode é haver variantes do ténis, mas isso são outros desportos, e se essas variantes levam a evoluir no ténis ainda precisa de ser provado, o que só vai acontecer daqui a dez ou vinte anos. Porquê complicar o simples? Uma das coisas que me entusiasmou quando comecei a jogar com sete anos, foi ter uma raqueta quase do tamanho da do meu pai e bolas brancas Dunlop como as dele, fez-me sentir "grande". Não sou anti-mudança, mas detesto os super Tie-Breaks, mas gosto por exemplo dos sets curtos, até aos 4 jogos, não alteram a filosofia do jogo. Nos veteranos +45 para cima, juvenis +12 e +14 devia ser tudo sets curtos.

    ResponderEliminar
  3. Nuno Mota e seus colaboradore são merecedores de um elogio público pelo trabalho sério e empenhado que estão a desenvolver no âmbito do PNDT.
    MP

    ResponderEliminar