Pesquisar neste blogue

31 de dezembro de 2007

FED CUP, 2008 e outros considerandos

Agora que 2007 está já com um pé do lado de fora da porta, peço a todos um Intermezzo e que entremos todos em 2008 com um pensamento mais positivo sobre o ténis português.
Os comentários, inúmeros, tem a particularidade de poderem suscitar opiniões diversas ou concorrentes mas, como em tudo na vida, cada cabeça, sua sentença.
Mas, como já o disse aqui por uma vez, discutir o sexo dos anjos é que não....
Treinadores de bancada somos todos e ainda bem que assim é pois é prova de estarmos num país democrático. O Figo e o Rui Costa deviam voltar para a selecção de futebol, e se calhar, para muitos, o Eusébio ainda fazia uma perninha nos livres, o Baía ainda devia ser o nosso guarda redes, etc,etc,etc....
O Scolari, bom ou mau, é pago para escolher os que nos vão representar na selecção, depois de saber, como manda a regra da boa etiqueta, se os jogadores que escolhe querem ou não querem representar a selecção.
No ténis acontece exactamente a mesma coisa.
Foram convidadas 7 ou 8 tenistas para a FED Cup, duas delas, ao que se soube, disseram que não ( e estão no seu pleno direito, independentemente de se saber se pagam as deslocações, as dormidas, a pizza e a coca-cola...) e, das restantes, o responsável que é, relembro mais uma vez, pago para isso, escolheu 4.
Podiam ser estas ou outras ( apesar que no nosso nível tenístico, ao contrário do Futebol, a escolhas não são muitas...) mas foram estas e o que vos peço, verdadeiramente estarrecido com a amplitude de comentários que uma simples escolha provoca, é que, mesmo que percamos por 0-5, possamos apoiar as que vão representar o nosso país.
A grande questão é sempre: se perdemos a culpa é do indíviduo que escolheu, se ganharmos, a vitória é de todos e o tal " iluminado", afinal, só fez o que lhe pagam para fazer..
Para as 4 que estarão na Hungria, toda a sorte do mundo e tornem esta missão " quase impossível ", num motivo de orgulho para todos nós.
Adiante.
Estou plenamente convencido que 2008 será, de longe, o melhor ano de sempre do ténis português.
Os motivos desta minha expectativa/desejo: Michelle Larcher de Brito, dentro das limitações de idade, vai estar em grande por esse mundo fora, Gastão Elias vai ter em 2008 o seu ano de confirmação, Neuza Silva irá dar o tal salto que lhe falta para ombrear com as melhores do mundo, Frederica vai reaparecer, melhor do que nunca, Gil vai recuperar o jogo seguro que apresentou durante a maior parte da época,Rui e Leo vão, por certo, estar bem melhores que em 2007.
Depois, os miúdos: Os nomes de Patricia Martins, Maria João Koehler, Barbara Luz, Demi Rodrigues, Francisco Ramos, Frederico Silva, Miguel Almeida, Francisco Franco Dias, Francisco Charters, Martim Trueva, João Barra, só para falar dos mais mediáticos, estarão em 2008 em grande e irão trazer aos amantes do ténis português muitas alegrias.
Ainda pensei em fazer um resumo de 2007, tipo balanço mas depois re-pensei: O futuro é o presente de amanhã e é dele que esperamos coisas muito boas nos próximos 12 meses.
Quero aproveitar, finalmente, para desejar a todos os amigos do blog umas boas saídas e umas melhores entradas e que tudo seja bom em 2008, mesmo o que seja mau, pois sábios serão os que do mau tirarem algo de bom.
Até para o ano e pensamento positivo, por favor.

4 comentários:

  1. Assim é q se fala... :)
    Concordo plenamente com tudo o q disseste...

    Boa sorte para todos os tenistas portugueses!!!

    ResponderEliminar
  2. assim e que e! infelizmente há´uns q só´puxam a brasa a sua sardinha e insultam ou rebaixam os/as outros atletas.vamos apoiar todos os atletas Portugueses porque o tenis não é´so Portugal há´um mundo inteiro ai fora! sorte para todos

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente. Pensamento positivo e críticas construtivas. É disso que precisamos em 2008.

    Hugo Ribeiro

    ResponderEliminar