Pesquisar neste blogue

16 de outubro de 2006

Pedro Sousa : Quem sai ao seus


Pedro Sousa nasceu em Lisboa a 27 de Maio de 1988 ( 18 anos) e tornou-se recentemente a nova aposta portuguesa na Taça Davis, quando jogou o 5º jogo no duelo com Marrocos.
Desde sempre acompanhado de seu pai, ele também jogador de ténis ATP noutros tempos, Pedro é, com Rui Machado, uma das apostas de João Lagos, no seu novo projecto no ténis nacional. Com a decisão de se tornar profissional, será importante relembrar os primeiros passos de um tenista que já jogou em Wimbledon, Roland Garros e Flushing Meadows.
Como muitos, Pedro entra em torneios pontuáveis para o ITF Juniores em Leiria, Agosto de 2003, onde, apesar de vencer os 3 jogos do qualifying, perde na 1ª ronda. Vai à Madeira ser semifinalista de um torneio de sub-18 para já em 2004 conseguir os seus primeiros bons resultados com 5 vitórias consecutivas na Taça Diogo Nápoles, em Agosto, onde é quarto-finalista tal como em Espanha, no 2º Open de Obralia.
Ainda com 16 anos, assume por completo os torneios júniores e começa bem o ano, sendo semifinalista na Bolívia, num G2 e conseguindo a sua 1ª vitória no G3 Torneio SFAX, na Tunísia. Logo a seguir é finalista num G3 em Espanha e semifinalista num G2 em Marrocos. Consegue chegar ao 27º lugar do ranking ITF Júnior e augura-se, desde logo, uma promissora campanha em 2006.
Em Janeiro passado faz todos os grandes circuitos sul americanos, com excepcionais resultados, com 11 vitórias em 15 jogos, para em Abril vencer o seu 2º torneio, em França, onde só perde um set.
Merecidamente, João Lagos convida o jovem jogador para o qualifying do Estoril Open. Faz uma gracinha, vencendo um espanhol na 1ª ronda mas perde na 2ª contra o italiano Fognini.
Em Junho assina a sua mais brilhante prestação tenística até ao momento, quando, em Roland Garros, vence a coqueluche americana Donald Young ( actual nº 8 do ITF Junior)nos 16 avos de final para perder nos quartos de final com o eslovaco Klizan ( actual nº2 do mesmo ranking). A euforia é travada em Wimbledon, onde perde na 2ª ronda mas logo a seguir retomada com uma brilhante vitória na Austria num G1, com seis vitórias e apenas um set perdido ( e este num tie-break).
Em Setembro, o USOpen é uma desilusão mas a convocatória para a Taça Davis e correspondente carecada levam Pedro Sousa a assumir os torneios pontuáveis para o ranking ATP.
A 1ª experiência na passada semana, no Algarve, correu bem, e a passagem à 2ª ronda levará Pedro Sousa a ver o seu nome no ranking mundial. Com os WC dos torneios açorianos, as hipóteses para Pedro Sousa aumentar o seu pecúlio são muitas, pelo que será de esperar uma boa prestação do 19º melhor júnior do mundo.
Com expectativa será igualmente de seguir a prestação do luso no G1 EddieHerr International, no final do mês de Novembro, nos Estados Unidos, onde Pedro fará parte de uma verdadeira armada lusa, com Michelle, Gastão,Miguel Almeida, Martim Trueva, entre outros.
Foto: ( Jornal do Ténis / D.R.)

6 comentários:

  1. Atenção: Pedro Sousa perdeu para o Klizan nos 1/4 de Roland garros, não nos 1/8.

    Já agora, como o nome dele não apareceu na lista de futuros abordados, sugiro a referência a Martim Trueva. Um talento (tem apenas 15 anos) que parece ter sido relegado para segundo plano devido a uma má época e que, ao que parece, não tão a ser dadas todas as condições para evoluir.

    O futuro do ténis português não se garante apenas com "Gastãos" e "Michelles", mas também com "Martims", "Miguéis" e "Patrícias".

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão e já está corrijido.
    Em relação aos promissores jovens,o Martim não está esquecido e merecerá, brevemente, essa referência. Serão certamente mais de uma dezena, Gonçalo Falcão, o Lourenço, a Maria João , a Charlotte entre outros. Lá chegaremos mas tenham calma....

    ResponderEliminar
  3. O Manecas, "jogador ATP"? Só se for da Associação de Ténis dos Pais...

    ResponderEliminar
  4. oh barata o sousa é 0 17 do rank nao 19! Andas a marrar pouco sobre o tenis nacional! Recomendo-te cábulas! Abr.

    ResponderEliminar
  5. Era o 19º na altura em que o post foi publicado.
    De facto, na classificação desta semana, apesar de manter os mesmos pontos, subiu dois lugares.
    Bom para ele e para o ténis português.

    ResponderEliminar
  6. Epa pq é q as pessoas sao assim?! ta uma pessoa aqui a divulgar o tenis e a dar noticias para todos nos e vcs comentam o facto do Sousa tar a 17 em x de 19?? Por favor!! Que tal ganhar algum juizo e parar de criticar! Se sabes fazer melhor...entao apresenta tu o teu blog sem erros!Tenho dito!

    ResponderEliminar