Pesquisar neste blogue

6 de outubro de 2006

Os nossos jogadores : Frederico Gil


Não poderíamos começar esta aventura bloggista sem falar do nosso melhor jogador da actualidade, João Frederico Limpo Franco Gil, Frederico Gil para o mundo do Ténis.
Nascido a 24 de Março de 1985 ( 21 anos ), em Lisboa, pupilo de João Cunha e Silva, começou a sua carreira internacional como Júnior na Taça Diogo Napoles, em Julho de 2000, onde conseguiu as suas primeiras vitórias e os primeiros pontos.
Como Júnior conseguiu 65 vitórias em 97 jogos e atingiu o 10º posto no ranking ITF Júnior a 22 de Dezembro de 2003.
Em Maio de 2002 aparece pela 1ª vez no ranking ATP , no lugar 1242.
Em Fevereiro do ano seguinte iniciou a sua escalada até ao lugar que agora ocupa, com a participação num torneio Future em Espinho onde ganhou os seus primeiros 2 pontos, ao ser quarto-finalista e depois de eliminar dois jogadores já com ranking ( um deles abaixo do lugar 500 ). A 17 de Fevereiro de 2003 aparece com o ranking de 1089.
O próximo pulo só irá acontecer em Junho de 2004, quando vai para a Roménia participar em 3 Futures consecutivos. Chega à semi-final num deles e consegue 7 pontos nesta sua aventura romena, subindo até ao 718º lugar.
Em Outubro consegue mais um pontinho no Brasil e sobe para o 614º posto para terminar o ano no 623º lugar do ranking.
2005 será o ano da afirmação.
Em Fevereiro, em Faro, obtem a sua primeira vitória num torneio Future e arrecada 12 pontos de uma assentada subindo 90 lugares. Duas semanas depois, repete o feito, em Lagos, curiosamente vencendo na final o mesmo atleta de Faro, o espanhol Granolleres-Pujol e entra pela porta grande nos 500 primeiros do ranking.
Em Julho de 2005, no lugar 373, disputa o seu primeiro Challenger, na Rússia, o Torneio de Togliatti, com 25000 dólares de prémios. Consegue chegar aos quartos de final onde perde com o 3º CS do torneio e futuro vencedor do mesmo, o russo Kunitsyn. Os 12 pontos permitem-lhe mais um pulo até ao lugar 349.
Em Outubro vence o seu 3º Future, e 1º fora de portas, na Venezuela e fica às portas do Top 300, que só consegue abrir no mês seguinte no México.
Termina 2005 no lugar 279º, subindo cerca de 350 lugares durante o ano.
2006 começa pela sua primeira vitória num Future de 15000 dólares, e os 18 pontos ganhos elevam a sua posição para o lugar 258.
Em Março e Abril, ganha mais um Future ( Faro) e é finalista de um outro ( Marrocos ) antes de participar no Estoril Open, onde consegue a sua melhor prestação de sempre, vencendo o russo Tursunov ( na altura 33º ATP ) em 3 sets com 4/6,6/4 e 6/1(!) e perdendo com o vencedor do torneio, o argentino Nalbandian( nº 3 ATP) nos quartos de final.
Os 50 pontos levam Gil até ao lugar 201 do ranking, sendo que entrará no TOP 200 após a sua primeira vitória num Challenger, em Itália ( Sassuolo), passando para o lugar 182.
Julho é o seu melhor mês, com 52 pontos conquistados em Challengers na Polónia, Turquia e França.
A 21 de Agosto, depois do torneio de Manerbio em Itália, atinge a sua melhor colocação de sempre, no lugar 153º.
Depois da brilhante prestação na Taça Davis, Frederico Gil ( 160 ATP ) vai voltar aos courts na Colômbia, num torneio de 25000 dólares, onde deverá ser 6º CS. O torneio começa 2ª feira, dia 9 de Outubro.
Para a próxima o foco será Frederica Piedade, a nossa melhor representante feminina de sempre.
( foto: Jornal do Ténis/ D.R.)

5 comentários:

  1. és um biógrafo do caneco, barata!

    falta é dizeres que o rapazola demora 5 minutos entre cada ponto, demora mesmo mais do que o próprio treinador dele demorava...

    estive a vê-lo jogar no Estorilopen e juro que houve uma vez no jogo do Tursunov em que saí do court para ir à casa de banho fazer cocó, depois fui buscar ao carro o farnel que tinha para comer (lavei as mãos, claro), estive na bicha para comprar uma gasosa e quando voltei á bancada ainda estava o gajo a bater a bola para executar o serviço seguinte; depois, no jogo do Nalbandian, ele não meteu o primeiro serviço e entretanto saí para dar uma cambalhota com uma inglesa porreira que também estava lá a ver o jogo e quando voltei (e olhem que eu não sou nenhum ppe rápido, antes pelo contrário) ele ainda estava a ajeitar o boné antes do segundo serviço

    e eu pergunto: é esta lesma que é o número um do nosso ténis? um cheio de sono? um bate n'avó? um câmara lenta? um tântrico do ténis?

    ResponderEliminar
  2. É exactamente por comentários mesquinhas e mentalidades com pouca visão como a do 'caro' amigo Herlander que o ténis português está como está...

    À boa maneira portuguesa, quando não temos ninguém bom é porque somos sempre os últimos em tudo; quando alguém se destaca INTERNACIONALMENTE parece que todos os seus pequenos pormenores são matéria de crítica acérrima.

    Só tenho pena, muita pena, que o nome 'Herlander'não apareça no ranking MUNDIAL à frente do Frederico Gil. Pelos vistos, este pequeno 'Herlander' não se esforça, não tem capacidades, não tem talento para poder criticar de cabeça erguida e com uma carreira digna de uma biografia invejável.

    e eu pergunto: será que é melhor ver ou JOGAR o Estoril Open? será que é melhor dar uma combalhota com uma inglesa no intervalo de um jogo, ou ser bom o suficiente para fazer um segundo serviço no ESTORIL OPEN, contra o nº 4 do mundo, e ainda poder dar uma cambalhota com uma inglesa?

    ResponderEliminar
  3. ò anónimo, DUH!

    quem é que te disse que eu nunca joguei o Estoril Open? por acaso até joguei mais vezes do que o Gil e agora sabe-me bem ver jogar.

    volta lá mas é a ler o que eu escrevi e vê lá se consegues perceber que não tenho nada contra o simpático rapaz, que por acaso até nos deu os três pontinhos contra marrocos e continua a subir no ranking; o que eu tenho é contra a lentidão dele e o termo "lesma" aqui usado não é pejorativo, é mesmo para transmitir a lentidão... que, não sei se já reparaste, não é um "pequeno pormenor" e até já lho disse na cara.

    quanto á cambalhota, não foi no intervalo, foi mesmo entre dois serviços; acho que o Gil tem o condão de fazer parar o tempo.

    e se estás tão informado, checa o meu nome -- que é nome de guerra -- no meio do ténis. todos me conhecem e até tu me deves conhecer, só que não estás bem a ver quem sou ó tapado

    ResponderEliminar
  4. anónimo à parte, resta-me dizer ao rui barata que este blog se trata de uma iniciativa de louvar e que lhe dou os meus parabéns, quando utilizei a expressão biógrafo do caneco fi-lo com a intenção de ser elogioso

    ResponderEliminar
  5. O Herlander tem razão, o Gil é um grande pastelão. Mas é assim que leva a água ao seu moínho ao mesmo tempo que mói o juízo aos adversários. E até noutras coisas ele é vagaroso: por exemplo, no outro dia leu o Guerra e Paz todinho enquanto estava sentado na casa de banho! Claro que depois ficou com as pernais ainda mais dormentes e ficou ainda mais lento. É um ciclo vicioso...

    ResponderEliminar