Pesquisar neste blogue

26 de outubro de 2006

O novo sistema no Estoril Open


Conhecida que estava a inclusão do Estoril Open no circuito ATP de 2007, esperavamos ansiosamente para ver se o torneio português poderia servir como uma das cobaias para um novo sistema de jogos chamado " Round Robin ".

A confirmação chegou hoje com a inclusão do Estoril Open nos 13 torneios que, em 2007, usarão este sistema.
Os torneios são os seguintes:
· Next Generation Adelaide International; Adelaide, Australia;

· Movistar Open; Viña del Mar, Chile;

· Delray Beach International Tennis Championships; Delray Beach, Florida;

· Copa Telmex; Buenos Aires, Argentina;

· Tennis Channel Open; Las Vegas, Nevada;

· Estoril Open; Estoril, Portugal;

· The Stella Artois Championships; London, United Kingdom;

· Catella Swedish Open; Båstad, Sweden;

· Campbell’s Hall of Fame Tennis Championships; Newport, Rhode Island;

· RCA Championships; Indianapolis, Indiana;

· ATP Studena Croatia Open, Umag, Croatia;

· Legg Mason Tennis Classic; Washington, D.C.;

· If Stockholm Open; Stockholm, Sweden;


Para além destes ainda outros dois pertencentes ao Masters Series, a saber o Masters Series Monte-Carlo (April 15-22, 2007) e o Rogers Masters in Montreal (August 5-12, 2007) vão iniciar-se aos Domingos.

Mas o que é isto de Round Robin ?

A ideia, que em 2007 vai ser testada para se poder perceber da sua aplicabilidade, é, por um lado, trazer mais pessoas aos torneios internacionais e por outro permitir uma cobertura mediática ( sobretudo da televisão) bem mais interessante para os patrocinadores e entidades envolvidas nas organizações dos mesmos.

Assim, 3 sistemas diferentes vão ser usados, consoante o número de jogadores nos quadros principais.

Nos dois torneios de 24 jogadores ( Chile e Newport Beach) , os tenistas serão divididos em 8 grupos de 3 jogadores, que jogarão entre si. O melhor de cada um dos oito grupos será qualificado para os quartos de final , sendo que a partir daqui, o sistema é o mesmo do que se usa agora. Neste caso todos os jogadores jogarão,no mínimo, por duas vezes e uma derrota não implicará a saída do torneio, pelo menos, teoricamente.

Nos torneios de 32 jogadores( Estoril incluído e todos os outros, exceptuando os já referidos e os de Washigton e Londres), os 16 primeiros CS ficarão apurados para a fase de grupos e os segundos 16 CS jogarão um jogo para apurar os restantes oito. Os 24 jogarão conforme o sistema anterior.

Nos torneios de 48 jogadores, serão divididos em 16 grupos de 3 tenistas, apurando-se para os oitavos de final o melhor de cada grupo e de seguida utiliza-se o sistema actual de eliminação.

O aumento de jogos vai obrigar a que em quase todos os torneios, os primeiros jogos do Quadro Principal sejam ao Domingo, o que irá levar a qualificações com inicio à sexta-feira ou mesmo à quinta-feira da semana anterior.

Entre apoiantes entusiastas ( Nadal é o 1º grande defensor da ideia ) a outros nem tanto entusiasmados, é um facto que este sistema irá revolucionar, não só a forma de ler os resultados dos sorteios, mas, também, a forma de pontuação, que ainda não vimos totalmente exposta.

Para o Estoril, será bom sendo este torneio a preparação de Roland Garros, o que irá trazer cá muitos dos tenistas de topo. Para os fans e adeptos do Ténis, teremos sempre a possibilidade de ver os nossos ídolos em, pelo menos, dois jogos mas penso que o veridicto final virá das televisões. Se estas , no resumo que farão do sistema no final do ano de 2007, defenderem que o Round Robin é rentável comercialmente, então temos que nos preparar para que o sistema seja implementado em todos os torneios séniores, numa 1ª fase, e depois em todos os torneios de todos os esclaões.
Pessoalmente, vou ver primeiro para depois emitir opinião. O 1º torneio é logo no 1º dia do ano, em Adelaide. Até lá...

5 comentários:

  1. Já alguma vez foi eo Estoril Open?

    ResponderEliminar
  2. Atenção: nenhum Masters Series irá testar a fórmula do Round Robin. Apenas Monte Carlo e Canada aderiram à ideia de começar no Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Borat, o round robin não é uma ideia nova
    Existe no Masters desde mil nove e setenta e troca o passo

    ResponderEliminar
  4. É verdade que os Masters Series referidos Não vão testar a nova fórmula apenas vão iniciar a competição ao Domingo.
    O Round Robin é uma ideia nova no circuito regular no ATP.
    Para se ser cristão não se tem que ir a Fátima ou ao Vaticano.

    ResponderEliminar
  5. Se não se vai lá é-se apenas um teórico à distância, Borat

    ResponderEliminar