Pesquisar neste blogue

3 de maio de 2012

Estoril Open e o país que temos.

Apanhei, nas redes sociais, mais exactamente na página do Facebook do Estoril Open, um comentário que me pareceu muito acertado e que merecerá um pouco mais de debate.
Falamos do preço dos bilhetes e das condições de transmissão televisiva do evento.
Em relação aos bilhetes, e à afluência de público, apenas posso falar pelos quatro primeiros dias em que lá estive. Na terça-feira foi um dia muito bonito, com muita gente a ver a Maria João e os duelos portugueses. Nos outros dias, tudo me pareceu muito fraco e exceptuando as visitas de estudo das escolas, o resto eram convidados e pessoas pertencentes à organização.
Entendo que os preços dos bilhetes tenham muito a ver com os valores angariados junto dos patrocinadores, pois as despesas são muitas. Não entendo os valores pedidos para o recinto nestes dias que antecedem o fim de semana das finais.
Se não fosse o caso de o João Sousa ter pedido para jogar no Centralito, os 15 Euros de amanhã para ver 4 jogos, dois dos quais da variante de pares e em simultâneo, não me parece ser um chamariz para o público em geral e sobretudo para a malta nova, que são os que as entidades desportivas precisam de trazer para a modalidade. Por outro lado, o Court Central deveria ter aberto ao público em geral no primeiro fim de semana, pois assim todos poderiam ter uma sensação de estar naquele palco e assim até poderem querer regressar durante a semana. Ainda que tenham feito um esforço para baixar o preço dos bilhetes, foi angustiante ver, no máximo 50 pessoas, a ver o Del Potro frente ao Rui Machado. Destas, aposto, apenas metade teriam pago bilhete.
Por outro, a transmissão televisiva foi muito fraca, a bola não era visível por se estar a filmar demasiado longe, raramente se via o nome dos sponsors em grande plano e é isso que leva a que a cada ano que passa o desinteresse destes seja maior, pois não tem retorno do investimento que se faz. Se em termos organizativos, tudo me pareceu quase perfeito, estas duas questões terão que ser ponderadas num futuro próximo e basta ver as transmissões da Eurosport nos mais variados torneios , para se perceber a grande diferença entre o EO e os outros.

1 comentário:

  1. É um facto!! Os preços dos bilhetes ano após ano demonstram o quanto este desporto está privado neste país.. Há uns anos o Estoril Open enchia, durante a semana vinham excursões de Barcelona, Valencia e outras cidades espanholas de alunos para ver um dia.. enchiam o EO.. Hoje em dia é o que é.. Temos as condições que temos, o Ténis em Portugal deu um salto desde que foi criado o CAR é verdade, mas falta muito para fazer..muito.. O EOpen antes era um espetaculo desportivo.. neste momento está a tornar-se num simples local para convivio em que se joga, por acaso Ténis.. de referir ainda, que há uns anos, os clubes ténis de portugal tinham direito a bilhetes recinto durante a semana.. algo que se vai perdendo..

    ResponderEliminar