Pesquisar neste blogue

2 de fevereiro de 2010

Tennis Europe Winter Cup

As selecções feminina e masculina de sub-14 e a feminina de sub-16 iniciaram nesta segunda-feira o estágio de preparação para a fase de qualificação da Tennis Europe Winter Cup, de sexta-feira a domingo.
Em sub-14 femininos, Portugal, uma das 29 nações envolvidas na competição do escalão, integra a Zona C, juntamente com França, Grécia, Itália, Rússia, Sérvia e Eslovénia.
Os encontros de qualificação vão decorrer em Ascoli, na Itália, apurando-se duas selecções para a fase final, de 19 a 21 deste mês, em Pruhonice, na República Checa.
A selecção feminina de sub-14 é constituída por Matilde Silva, Matilde Fernandes, Ivone Álvaro e Miranda Inês (reserva). Gonçalo Neves é o “capitão”.
A equipa portuguesa de sub-14 masculinos vai jogar em Correggio, também em Itália. A selecção, uma das 29 inscritas na Tennis Europe Winter Cup, está no Grupo C e terá como adversárias as congéneres da Bulgária, de Itália, da Croácia, da Grécia, da Sérvia e da Eslovénia.
A fase final decorrerá a 19 a 21 de Fevereiro, em Ascoli, na Itália, qualificando também para os encontros decisivos duas selecções do Grupo C.
O seleccionado luso, com José Mário Silva como “capitão”, é formado por Manuel Almeida, Bernardo Lemos, Ricardo Marreiros, e José Maria Moya (reserva).
A selecção feminina de sub-16 também viaja para Itália, para a localidade de Maniago, onde vai tentar ser uma das duas nações com presença garantida na fase final, na República Checa, em Pruhonice, de 19 a 21 do presente mês.
Portugal tem como adversárias na Zona C, em Maniago, as representações da Bulgária, da Grécia, da Hungria (vencedora em 2009), Itália, Roménia, Eslovénia e Eslováquia. Estão inscritas um total de 30 selecções.
Patrícia Martins, Joana Valle Costa, Sofia Araújo e Maria Palhoto (reserva) foram seleccionadas por Pedro Pereira.
José Mário Silva, seleccionador de sub-14, justificou o estágio conjunto com os sub-16 com o facto ser uma “ajuda para criar dinâmica e ganhar algum ritmo”.
Salientando que “o objectivo é chegar à última eliminatória de qualificação”, o técnico observa que “se pode esperar muita dedicação desta selecção”, mas alertou que “não se pode esperar que esta selecção alcance os mesmos resultados da anterior”, vice-campeã europeia.
“Estes jogadores tem menos experiência, o nível deles não é igual. Mas têm muita dedicação e há aqui jogadores que, no futuro, podem fazer grandes resultados, quando chegarem a juniores e seniores. Estes jogadores tem muita qualidade e tem muita qualidade para no futuro serem grandes tenistas”, disse, com convicção.

In:FPT

20 comentários:

  1. Olá bom dia,
    Não posso desabafar sobre estas convocatórias, pelo menos a Sub-14 que acompanho mais de perto.
    Algumas parecem ser influenciadas por Clubes ou associações (ou melhor, pelos responsáveis dos clubes/associações).Como é possível a nossa Nº1 nacional de Sub-14 (Pipa) não ter sido convocada (confesso que não sei se está lesionada ou se rejeitou, se assim foi ... )?
    Mas há uma menina na convocatória que não entendo. Já alguma vez ganhou um torneio A ou B, de qualquer escalão? Será que a razão foi pertencer a uma determinada Associação Regional? Ou será que é pelo potencial ainda escondido e que ainda ninguém viu, para além do seleccionador?
    Quanto aos rapazes sub-14, bolas! Não temos melhores? Não vou referir nomes, mas será que para alguns basta ter Ranking TE, ou seja, ter tido muita sorte no sorteio dum ou outro torneio TE?
    Vou só dar dois exemplos: Eduardo Paulo e Diogo Pinho não serão melhores que alguns destes?

    Abraços dum adepto revoltado. Para proteccção dos nomes referidos e seus familiares e treinadores, acrescento que não sou parte interessada em nenhum deles

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde

    No seguimento de um telefonema amigo, tive conhecimento de um comentário à presente notícia. Não sendo meu hábito comentar ou intervir na blogosfera, sou confrontado com uma noticia que me vejo na obrigação de comentar e esclarecer o seguinte: A PIPA não está lesionada, por sinal está a treinar muito bem, como sempre o tem feito, não foi convocada nem recusou qualquer convocatória.
    Agradeço, no entanto, o facto de pelo menos o autor do comentário reconhecer à PIPA algum valor.

    Melhores cumprimentos com votos de óptimos resultados a todos os convocados.

    Octávio Santos, pai da PIPA.

    ResponderEliminar
  3. Esta convocátoria dos sub 14 é suprendente. E julgava eu que conhecia os critérios definidos pela selecção, mas afinal, não. Por muito que pense e repense não consigo compreender a inclusão de algumas pessoas! Há já sei.... TREINADOR, CLUBE, PAPAI, DINHEIRO ou outra que não estou mesmo a ver! O Ranking internacional ou nacional pode ser discutivel como TODOS sabemos! Pois nem sempre os que ocupam as posições cimeiras são na realidade os que têm maior potencialidade, os que jogam melhor..., mas incluir-se meninos que não têm nenhuma das premissas estabelecidas pela federação é que não compreendo! Já vi outras convocatórias feitas da mesma forma e algumas dessas pessoas acabaram por desistir da competição! No entanto espero que todo o grupo tenha o maior sucesso do mundo pois é o bom nome de Portugal que devemos defender.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo Paulo tudo bem, o Pinho anda desaparecido, já não conta!

    ResponderEliminar
  5. Inês Miranda? Moya? Eu não sei ver Ténis

    ResponderEliminar
  6. Eu quero aqui deixar o meu apoio ao Seleccionador José Mário Silva. Em primeiro lugar moralizou as tropas, dizendo do potencial desta selecção, muito bem é assim que deve ser feito, à Jodé Mourinho, defendê-los sempre. Depois os jogadores foram muito bem escolhidos. O Lemos é um forte singular, o Manuel Almeida é um bom jogador. O Marreiros fará um óptimo par. E o moya será um bom suplente. Quanto ao Eduardo também acho que este ano vai ser seleccionado mas teve uns azares, pelo que está bem. Quanto a essa discussão teriamos um Dória também insatisfeito.
    Eu neste caso sou parte interessada e concordo plenamente com estes selecionados embora tenhamos ficado de fora.
    Bem haja a todos, e muita sorte e determinação.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite,
    Eu sou o anónimo do primeiro comentário. Agora sei que a Pipa está bem de saúde e a treinar bem, o que aumenta a minha revolta. Luisa Almeida não sei por onde pára, se está em actividade é outra injustiça.
    Afinal, de que serve ganhar muitos torneios em Portugal, e atingir finais, demonstrando, torneio após toneio, um nível tão razoável, pelo menos quando comparado com outras atletas. Se ao menos o critério tivesse sido apostar em alguém do 1º ano...
    Mas caindo na real, e olhando para o que aconteceu o ano passado no escalão Sub-12 Fem, o que acontece é que as convocatórias são feitas em função da aparente aposta que cada "paitrocinio" está a fazer numa carreira internacional. Por isso, como a Pipa e a Luisa não têm feito internacionais e a Mafalda Fernandes e Murta começam a andar por aí, esquece Pipa.
    Agora vêm os WC para os internacioanis em Portugal, e os nomeados vão ser os do costume... Cada vez menos interessa esta modalidade em Portugal. Torneios A e B? O que siginficam? Não é ali que se afere o nivel das nossos atletas? É andar em internacionais à procura da sorte num sorteio, fazer uma ronda de Qualy e ficar por aí?

    ResponderEliminar
  8. Em jeito de complemento ao segundo comentário efectuado pelo primeiro anónimo resta acrescentar que: algumas das ditas internacionais já se dão ao luxo de rejeitar a participação nos chamados "TORNEIOS DE OBSERVAÇÃO" os famosos torneios A em Portugal, BEM COMO RECUSAM A PARTICIPAÇÃO NOS ESTÁGIOS PARA OS QUAIS SÃO CONVOCADAS, claro que dará muito mau aspecto encabeçar a lista do ranking pelos resultados internacionais e depois chegar a um simples torneio em Portugal e perderem.

    ResponderEliminar
  9. Caramba como é que se entramos num blog só para dizer mal ou nos lamentar-mos. Quando alguém obtém um grande resultado como o Fred Silva obteve os comentários eram bem escassos...Sejamos homens e confrontem o Seleccionador pessoalmente. Eu aceito muito bem a convocatória. Muita sorte meninos e meninas!

    TF

    ResponderEliminar
  10. Claro que onde treinam e com quem treinam tem muita influência!Ser o clube XPTO com o técnico XPTO, só porque foi jogador ou pertence à FPT tem muita influência!
    Neste momento não vou dar a cara,mas daqui a uns meses falo sobre isto, porque vou ter que dizer!!!

    Felicidades a todos os jogadores e não desanimem!

    ResponderEliminar
  11. É verdade, as ditas internacionais, dão-se ao luxo de nunca aparecerem aos olhos do seleccionador!
    Isto é uma farsa. Já em tempos intervi neste fórum no sentido de apelar à FPT que "obrigue" as seleccionáveis a jogar um minimo de torneios do seu escalão em Portugal. Se para elas não é assim tão bom, pelo menos ajudam a evoluir aquelas que as ajudaram a estar no patamar em que estão. E quem sabe, mostrarem que talvez não estejam assim tão acima das outras e que o seu lugar nas comitivas da FPT não devia ser assim tão cativo.
    Se a FPT só aposta em 3 ou 4, está a atrofiar o desenvolvimento das outras, pois estas convocatórias acabam por ser motivadoras para estas adolescentes...
    Assim, o ritmo de desistências é enorme. Quando chegarem aos sub-16 não têm adveersárias em Portugal, têm que elevar o nivel de "paitrocinio"...

    ResponderEliminar
  12. No ténis juvenil mais vale cair em graça do que ser engraçado.

    ResponderEliminar
  13. O anónimos já agora gostava de saber qual é a vossa convocatória?? quem tiras; quem metes; mas...bem fundamentado. vai ser interessante.
    Isto de ser selecionador dos blogues é facil. pois é..

    ResponderEliminar
  14. Parecem-me bem as escolhas efectuadas pelos seleccionadores, de um modo geral, a Inês Miranda é que... não se encaixa na perfeição, por exemplo uma Mafalda Fernandes ficaria melhor, penso eu, em Braga torneio B de fim de ano ganhou tanto à Inês como à Pipa, a Luísa por exemplo tb não tem estado em grande forma, logo pela ordem de ideias aqui traçadas por alguns, seria a Mafalda a ir.

    ResponderEliminar
  15. Para mim, as equipas Sub14 seriam: Bernardo Lemos, José Móia, Eduardo Paulo (e o Henrique Baptista, o José Dória ou o Ricardo Marreiros a suplente); Daniella Silva, Matilde Fernandes, Ivone Álvaro (e a Inês Murta a suplente). Se a Luísa Almeida estivesse em melhor forma poderia perfeitamente substituir a Ivone na convocatória principal.

    MR

    ResponderEliminar
  16. Bem essa da Mafalda Fernandes, e as justificações apresentadas deram cabo de mim...

    A Mafalda nunca ganhou à Pipa, nem em Braga nem na Cochichina.

    Por essa ordem de ideias, como a Sofia Mendes ganhou à Mafalda no B de Montemor, a Petra ganhou à Sofia no Sub-16 C do Lumiar, a Teresa Lobo ganhou à Petra no B de Portimão, a Ivone ganhou à Lobo no Nacional, a Pipa ganhou à Ivone no B de Almeirim, a Matilde ganhou à Ivone no Camp. Nacional sub-14, a Luisa que ganhou à Matilde no camp nac sub-12, a Mariana Carreira ganhou à Luisa no A de Braga, a Inês Miranda ganhou à Mariana no A de Braga, a Maria Tavares ganhou à Inês Miranda no A do Porto, a Sofia Mendes ganhou à Tavares no A de Braga, a Ivone ganhou à Sofia em Montemor, a Inês Miranda ganhou à Ivone no A de Sub16, a Lobo gangou à Miranda no B de Portimão, a Mafalda ganhou à Lobo em Braga...
    e assim por diante.
    Tenham paciência... uma ou outra que está na convocatória pode ser discutivel mas ... para a próxima podem ser outras...
    O que é evidente é que, tirando a Matilde, todas as que referi são candidatas a perder com todas, umas mais que outras...
    Ainda temos Murta, Cianci, Brites, Catarian Silva, etc o importante é que não as atrofiem...

    ResponderEliminar
  17. Ridiculo ver muitos dos comentários aqui expressos. Todos os papás têm o seu campeão lá em casa e têm sempre argumentos muito válidos para justificar a injustição que é feita aos seus filhos pelos seleccionadores. Esquecem-se é que os seleccionadores, para além de não serem pais, são técnicos! Têm outra capacidade de analisar as coisas e nos ultimos anos até não têm falhado muito. O problema é que os papás elevam as suas próprias expectativas e as dos expectativas dos seus filhos! Desde quando a continuidade na modalidade deve estar dependente deste ou daquele resultado ou de uma chamada à selecção!!! Se assim é, o processo está desvirtuado...em Espanha há centenas de jovens a quererem ser profissionais e o apoio da Federação Espanhola aos seus melhores atletas é muitissimo inferior ao da FPT e abrange 2 ou 3jogadores. Os seleccionadores também podem cometer os seus erros.Deixo aqui a minha solidariedade aos seleccionadores nacioanais porque tenho a certeza que as suas escolhas foram feitas em consciência e não tiveram por base nenhuma das insinuações aqui expressas...

    ResponderEliminar
  18. O anónimo das 22:08 de 03/02, está um pouco equivocado. Que eu saiba a Mafalda não ganhou à Pipa, nem o torneio foi B. Pode confirmar os quadros no blogue do clube de Braga: ctbraga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Oh. anónimo das 10.41... já vi tudo. nessa análize extraordinária só quem não perdeu foi a PIPA.

    ResponderEliminar
  20. Pois tem razão,equivoquei-me, mas a miúda está a jogar bem e ganhou não o B mas o A. Eu gosto de a ver jogar, é a minha opinião, cada um tem a sua!Peço desculpa também pelo simples facto de a minha opinião ser diferente da sua.Não fique chateado, também gosto de ver jogar a Pipa!

    ResponderEliminar