Pesquisar neste blogue

26 de fevereiro de 2010

Open Super 12 Auray, ETA

O português Tiago Cação, a competir no Open Super 12 Auray, França, cedeu na terceira ronda do torneio francês do escalão de sub-12.
O luso não se conseguiu impôr ao tenista russo Dimitry Shatalin, que venceu o encontro após um duplo 6-3.
No quadro feminino de consolação, Beatriz Bento venceu a austríaca Anna Krauss, por 5-7, 6-3 e 10-4, garantindo a presença nos quartos-de-final.

Na próxima ronda a portuguesa vai encontrar a gaulesa Apolline Rassat. 

In: FPT

48 comentários:

  1. Parabéns ao Tiago Cação! Grande Torneio! De facto é muito melhor jogador em piso rápido, pois é muito agressivo. Em terra ainda joga pouco...quer terminar os pontos em duas ou três pancadas e não dá em terra.
    Bom resultado também o do Dória, parabéns puto!
    Quando vierem os torneios de terra batida vão melhorar os resultado, tenho a certeza. Boa sorte!
    Para a Beatriz está no bom caminho mas ainda é muito pequenina.

    ResponderEliminar
  2. O Cação será mto melhor jogador se a vaidade não o trair, e se em vez de estar sempre a olhar para fora do court, concentrar-se com o que se passa dentro, mas como é mto miudo tem tempo para aprender,mas quanto mais depressa aprender melhor.Está numa boa escola e decerto será um bom jogador.O Dória é um Guerreiro cheio de toque e luta até ao último ponto.Esperemos que cresça pq com mais uns palminhos teremos decerto um grande jogador.A Beatriz pelo que conheço das meninas, é a melhorzinha sub 12 que temos,por isso é que só deve ter ido ela, mas está muito longe do nivel europeu, tem mto toque para menina mas é mto franzininha ( tem que comer mais :)) para a idade é também mto pouco humilde.Estes são os meus comentários para os ajudar a evoluir porque os meninos precisam de ler e ouvir criticas de fora, porque quem quer seguir a alta competição, tem que estar preparado para as criticas justas e injustas.Bom Fim de semana desportivo.( com esta chuva não vai ajudar nada)
    O Comentador :)

    ResponderEliminar
  3. O comentário das 10:51 é claramente um comentário das gentes Dória...Quem tem muita vaidade é o Dória e com muito menos potencial que o Tiago Cação, para mim incomparáveis. O Dória ganhou a um miúdo com um ano menos que ele(31/12/98) e esse mesmo jogador perdeu logo na primeira da consolação. O Caçáo perdeu com o melhor jogador do torneio e quem sabem com o melhor resultado directo com o russo. Contra factos não há argumentos. O António hoje é melhor jogador em terra que o cação mas em rápido é bem pior. O Comentador 2

    ResponderEliminar
  4. A Beatriz é a que tem melhor Ranking, mas ainda tem que comer mais e mais, para chegar à Sualéhe que ainda é sub 12 e já se bate bem com as sub-14(bom 1º serviço, joga bem na rede, jogo rápido, já nem tem jogo de sub 12 e joga bem pares, coisa que nas meninas nem sempre é um bom jogo de se ver) na minha opinião a miúda tem um bom tenis, muita garra e é muito corajosa. Precisa também de um bocadinho mais de físico, pois tem tido algumas lesões a complicarem-lhe a vida!
    Sofia sff coma a sopinha toda!
    Estranhei ter ido só a Beatriz a França, espero bem que o motivo não tenha sido por uma nova lesão da Sualehe.

    ResponderEliminar
  5. Não comparem os miudos(as). Cada um(a) vale o que vale. De repente tudo pode mudar e outros aparecerão. O Dória ganhou sempre ao Cação, ponto. A Bento é de facto pequena mas ainda há bem pouco tempo (A de Carcavelos) ganhou à tal inatingivel Sualehe. Por outro lado, não percebo o "bater-se bem com as Sub-14". Vem aí o Regional de Lisboa, imagino a Lobo, a Petra, a Brites, a Cianci, a Daniela a Milyukova, a Miranda a tremerem de medo... (para não falar das de outras associações Ivone, Pipa, Matile, Mafalda, Sofia, Tavares, Luisa, Catarina Silva, Carreira, Murta, Daniella...). Quantas vezes ganhou ela nos últimos tempos a meninas deste lote?
    Quanto ao facto de só ir uma a França é muito estranho, se a Sualehe está lesionada ainda temos a Marta, esta sim, grande jogadora (10 anos)

    ResponderEliminar
  6. Bem não queria alargar-me muito para não dizer tantos disparates como o anónimo das 23:52, mas... lá terá que ser:

    1º tem graves problemas de interpretação;
    2º Está muito nervoso(a)...já com o pensamento no regional, pronto a atacar e disparar para todos os lados;
    3º Não sei onde leu o inatingível;
    4º Deve saber mais que eu, pois nem sei se a miúda estará lesionada ou não;
    5º Quando referi bater-se bem, não falei em GANHAR! - jogar bem,conseguir jogar com as dos escalões acima, ter uma pancada já mais fortezinha que o normal em sub-12(não pode ser assim muito forte pois ela também é franzininha e nem tão fraca pois tem ranking de sub 14, deve ter ganho a alguem!para além de todas as que referiu deve haver algumas então mais fraquinhas por aí nos torneios, ela tem pontos logo ganhou não é verdade?);
    Aconselho o anónimo a estar mais atento, por vezes nos quadros dos torneios conseguimos ver quem ganha a quem, pois é obvio perder e ganhar com os mesmos atletas, nem sempre se ganha nem sempre se perde!
    E só o ganhar nem sempre retrata o potencial de um atleta!

    Quanto aos nomes que referiu, não deveria ter-se dado a tanto trabalho, já se percebeu que não nutre simpatia pela miúda em causa, mas eu ELOGIO QUEM EU QUERO, e a Sualezita que me desculpe por lhe ter arranjado aqui esta trapalhada.

    Por último resta-me aconselhar-lhe umas pastilhas para a azia ou então um calmante, também resolve em momentos de agonia.

    Quanto à Beatriz é concerteza também uma grande atleta,tem muito talento para menina e como nº1 que é, só lhe fica bem ganhar os AS,porque não?
    Mas eu nutro mais simpatia pela Sualehe, não é tão convencida e gosto de a ver jogar.Quem admiro também e gosto de ver é a Mafalda Fernandes.
    Não tem qualquer problema em perder com todas as sub 14 possíveis e imaginárias, pode não ter presente como o anónimo subentende, mas que tem futuro tem!

    Até porque o jogo da Sualéhe é muito arriscado,muito na linha, não é para ganhar muito agora, mas se quizer jogar lá fora e "bater-se" (calma, eu explico, quero dizer jogar bem uns pontinhos!) deve continuar assim a bater na bola.

    Pois quanto ao (A de Carcavelos), não sei se presenciou o jogo, mas eu estive lá com a minha neta, até verifiquei que a Beatriz servia por baixo!Foi realmente um jogo algo atópico. Quem sabe se não é neste golpe "por baixo" que está o segredo do futuro no ténis hã!

    Joguem todos com muita saúde e divirtam-se,este é que é o segredo que todos devemos guardar e usufruir.

    ResponderEliminar
  7. Fico estarrecido quando vejo alguns dos comentários deste blog. Quando os nossos jogadores mais velhos fazem proezas nem 1 comentário aparece. Quando há uma noticia de crianças (sim, crianças que se deveriam divertir a jogar ténis!!!) chovem comentários feitos por adultos sobre quem é melhor, quem ganha a quem, o meu é melhor que o teu!!! O final disto acaba por ser o do costume... Ainda ninguém percebeu que esse é o primeiro dos muitos "passos" errados, que não nos deixam ter bom nível no ténis!!! Deixem as crianças se divertirem e se desenvolverem tranquilamente. Não queiram ter campeões de berço, nem o campeão do bairro. No final só os mais talentosos, humildes e trabalhadores lá podem chegar.

    ResponderEliminar
  8. Todos estes hipotéticos comentários têm como pano de fundo propósitos conjecturados.
    Cabe-nos a nós baseados nestas suposições, ignorar ou mentalmente ter alguma percepção da “intenção”. Certas intenções… ( isto tudo baseado em pressupostos anónimos) obviamente que só podem ser interpretadas como elogios, muitas vezes tendo em conta a possibilidade de o comentário X ou Y, ter sido escrito por H ou J.
    Agradeço a simpatia dos elogios e a “agonia” um tanto ou quanto descontrolada, pois ambos servem de meros ícones inerentes à prática destes desportos individuais.
    Quero deixar aqui bem claro que o facto de a Sofia Bártolo Sualehe ser convocada ou não para a selecção não constitui qualquer prioridade nas nossas vidas (são mais viagens para pagar ou então o sofrimento da sua ausência durante esses períodos).
    Quando se tem ainda 11 anos não é significativo ir aqui ou acolá, há que dar tempo ao tempo e depois quem quer ir tem sempre o caminho aberto, os torneios não são exequíveis apenas com meninos(as) de selecções, vai quem quer.
    Relativamente ao Regional ou qualquer outro torneio, não é intenção da Sofia aterrorizar alguém mas sim como todas as atletas, competir que é o que mais gosta de fazer, e nestes últimos tempos até é mais para voltar ao ritmo competitivo, dadas as paragens a que tem sido obrigada pelas sucessivas lesões que tem tido. Ainda nem sei se participará, vamos ver o que lhe poderá acontecer até lá!
    Anónimo das 23:52 nestes últimos tempos o que a Sofia tem ganho mais têm sido sessões de fisioterapia, (também são boas, para relaxar) mas com todo o respeito deixe-me dizer-lhe que está com o reportório algo desactualizado ou então um tanto desajustado.
    Vai caber à Sofia a decisão de querer andar a “carregar baldes de massa”,por esses clubes fora, pois não faço questão que tenha nenhuma carreira no ténis, tenho projectos para ela bem mais aliciantes do que passar a maior parte da sua juventude nesta vida de mesquinhices…se assim for a sua intenção como até então, terá que, com mais uns anitos, ir “carregar baldes de massa para outras paragens”, pois aqui em Portugal não é com o regional do Ace Team ou o torneio A não sei das quantas que conseguirá algum intento nestas lides. Vamos ver quantas das meninas que mencionou (embora todas óptimas jodoras) e já agora roubando-lhe o termo -"inatingíveis" - se aguentarão por mais quatro ou cinco anitos a jogar ténis. Não vale a pena tanto stress agora, pois é só verificar as idades das participantes nos torneios sub-16 e sub-18 para ter uma pequena ideia do futuro descalabro.
    Agradeço por último que se contenham um pouco neste tipo de comentários pois no que diz respeito à Beatriz, as duas entendem-se bem, ainda vão viajar muitas vezes juntas, vão ter que “comer muita sopinha” as duas para crescerem e não é positivo que haja qualquer tipo de tensão entre as duas. “Cada uma vale o que vale”, concordo, e as miúdas têm ocupado e muito bem cada uma o seu lugar. Dada as suas idades e se Deus permitir, ainda vão jogar muitas vezes uma com a outra, perder umas vezes e ganhar outras será o percurso normal de quem pratica esta modalidade!

    Como é evidente não será necessária a minha assinatura.

    Cumprimentos a todos e um bom dia de trabalho.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou o anónimo das 20:03 (Jorge Cardoso), comento sempre os resultados de forma a incentivar todos quantos lutam por um SONHO, que é ser cada dia melhor jogador que no dia anterior e depois deparo-me com este tipo de comentários... é triste! Quando é que vamos todos mudar de discurso e querer para os outros o que queremos para nós. Talvez a solução deste desporto em Portugal passe só por aí... temos tanto talento e nada acontece...

    Um Bom dia para todos!

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia,
    Quero apenas dar alguns conselhos a todos os jovens tenistas:
    - assentem o vosso ténis numa programação a todos os níveis;
    - trabalhem o vosso ténis tudo o que puderem (sem perder muito tempo a olhar para o lado);
    - acreditem nas vossas capacidades sempre, pois nada adianta pensar de outra maneira;
    - sejam confiantes ao extremo mas sem perder a humildade e a abertura para aprender mais e mais;
    - não tenham medo de perder este jogo ou aquele, pois toda a gente perde;
    - lutem o mais que vos for possível em cada jogo, tendo presente que quem ganha é quem vence o último ponto e não quem vence o primeiro;
    - apreciem o que têm mas procurem ir evoluindo ainda mais;
    - interiorizem que dedicarem-se aos jogos não é correrem à toa, sem destino e sem sentido;
    - habituem-se a pensar os jogos, a antecipar o que faz o adversário, etc.;
    - apontem as vossas pancadas, porque a força é importante mas a colocação ainda é mais e os erros não forçados destroem qualquer bom princípio de jogo;
    - pensem que se estão a ser acompanhados por um treinador têm que confiar nele mas também que dentro do campo, sem "coaching", têm que estar preparados para tomar vocês decisões;
    - rodem todos os torneios que puderem para ganhar experiência, ritmo e bons hábitos competitivos;
    - perspectivem idas a bons torneios, sobretudo internacionais;
    - não descurem os aspectos de preparação física e o acompanhamento médico, pois além de jogadores são atletas;
    - procurem apoios e patrocínios substanciais desde cedo e como tarefa prioritária, porque se eles não surgirem dificilmente a vossa família poderá pagar todo um percurso até seniores (profissionais) sozinha;
    - acreditem no que se faz em Portugal mas prestem muita atenção ao que se faz lá fora;
    - oiçam uma vez ou outra quem não vos quer bem, para também saberem o que esses pensam, mas dêem valor só ao que diz quem realmente vos quer bem.
    Um grande abraço de boa sorte para todos vocês. M.S.

    ResponderEliminar
  11. Já agora, sabendo eu que este blogue é visitado pelo pessoal da Federação, aproveito para fazer um apelo. Dêem uma mãozinha aos nossos jovens, que tantas dificuldades têm que ultrapassar para começar e continuar uma "carreira internacional" e coloquem o máximo de portugueses possíveis nos quadros principais dos torneios internacionais a disputar no nosso país que estão aí à porta. Lá fora chegam a colocar-se 12 tenistas do país organizador em cada quadro principal, preenchendo assim os "wild cards" e os lugares da quota da organização (a que se juntará quem consiga entrada directa por ranking). Porque é que nós não havemos de fazer o mesmo? M.S.

    ResponderEliminar
  12. É verdade, na Suiça no mês de Fevereiro houve um torneio Sub-14 em que nas meninas, Quadro 32, entraram 13 (1 por Rank, 8 OA, 100% dos OA, 4WC, 100% dos WC). Portugal nos Açores deverá meter 6 rapazes e 7 meninas(1 RA nas meninas, 4 OA e 2 WC) talvez o nosso ténis não mereça mais...

    Fico desolado com os resultados dos nossos Sub-14 lá fora. Não conseguem passar uma ronda dos Qualy (excepção Matilde e Daniella), mas a culpa não é deles é da qualidade técnica dos nossos treinadores. Mas tb não se pode exigir mais pois em 50 anos de ténis nunca tivemos um(a) top 50 e top 100 têm sido muito breves... Por isso, quem não tem cão caça com gato...
    bfs a todos e saúde...

    ResponderEliminar
  13. Este tema merecia um Post do Rui.
    As listas dos Açores saem amanhã, vamos esperar, mas se entram apenas 6 rapazes e 7 raparigas dá vontade de perguntar porque é que Portugal não enche os OA com jogadores nacionais?????

    ResponderEliminar
  14. Existem muitos treiandores limitados em Portugal, como existem outros competentes e que já mostraram trabalho e resultados. É injusto culpar apenas os treinadores. A falta de cultura desportiva nos pais talvez seja um problema ainda mais grave...

    ResponderEliminar
  15. Caro treinador (anónimo) das 14 horas, concordo que "Há treinadores em Portugal que já mostraram resultados": Van Grichen, mas esse não treina em portugal.

    "A culpa é da falta de culura desportiva dos pais?"
    Só faltava essa...
    Então a culpa é dos pais que vos entregam todos os meses centenas de euros e vos entregam os meninos(as) para vocês treinarem e vão à sua vida...
    Admito que haja pais na situação que referiu, mas todos...
    As dezenas de jogoadores(as) que todos os anos se inscrevem na FPT e durante dezenas de anos é tudo filho(a) de pais sem cultura desportiva?
    Ou os únicos cidadãos com cultura desportiva são os treinadores, esses que só não fazem melhor pq os papás não deixam?
    Um pouco de bom senso não fica nada mal. Todos os desportos com dimensão em Portugal produzem atletas de topo, excepto o ténis...

    Coitadas das crianças que jogam ténis, que tiveram o azar de serem todos filhos de pais sem cultura...

    ResponderEliminar
  16. A falta de cultura desportiva dos pais pode não ser um problema mas sim uma mais valia, na maior parte dos casos, contrariamente ao que o anónimo das 14:00 tentou dizer, eu penso que com mais cultura desportiva dos pais mais rápido alguns treinadores levavam um "pontapé no rabo" assim, vamos andando e pagando e ainda somos vistos como o "problema ainda mais grave".
    Mas...para colmatar o problema que os pais constituem no Ténis Português porque será que os treinadores não se dedicam a treinar os órfãos do nosso país!
    Ainda se o anónimo dissesse que não existem apoios para a prática deste desporto, ainda era considerável, agora a única fonte de rendimentos para o ténis Nacional ainda é vista como um problema, calma aí amigo!

    ResponderEliminar
  17. Já saiu a lista de entradas nos Açores em Sub-14. A vergonha esperada. Em 16 lugares possiveis de OA (8 masc e 8 femin) Portugal reivindicou 7, nem a quota recomendada pela TE utilizou (50%).
    Israel, que na mesma semana vai organizar um torneio Sub-14, reivindicou só 100%, sim todos.

    WC nós conseguimos oferecer 2 a estrangeiros nas meninas. Vergonhoso, ainda por cima a uma russa, devemos ter esperança em recebr 1 como contrapartida um quando formos à Russia...

    Nunca vi um WC atribuido a portugueses nos torneios deste ano...

    ResponderEliminar
  18. Nas listas doa Açores apenas 3 raparigas com OA. O nosso país é muito estranho. Ao contrário de outros países não aproveitamos os OA. Coitado do nosso ténis.

    ResponderEliminar
  19. Sem qualquer dose de chauvinismo mas muito ciente de que sou português, entristece-me profundamente ter agora a certeza absoluta de que para a Federação que é suposto defender os interesses tenistícos portugueses, um Terczynski, Benoit, Vanta ou Davanzo merecem mais atenção que um Semedo, Borges ou Eusébio. Assim como uma Caramaro, Pesch ou Aponasenko são sobrepostas a uma Miranda, Lobo, Remédio, Fernandes ou Mendes. Os torneios internacionais em nossa casa não são feitos a pensar em portugueses e sim em franceses, polacos, espanhóis, russos, romenos, suíços, etc. E que wild cards e lugares da organização é que estes povos nos dão quando lá vamos? Não posso terminar sem sublinhar o que outro participante neste fórum já apontou: nem preenchemos a quota de 50% de portugueses que a Tennis Europe recomenda que a Federação Portuguesa de Ténis preencha nos postos à disposição da organização. Toda a minha solidariedade para o Miguel Semedo, Nuno Borges, Tiago Eusébio, Sean Hadden, Inês Miranda, Teresa Lobo, Petra Remédio, Mafalda Fernandes, Sofia Mendes, Ricardo e Miguel Marreiros, Rafael Marques, António Sabugueiro e todos os outros que fazem o que podem pelo seu e nosso ténis, tendo que sentir na pele que nem todos fazem o mesmo que eles. Jorge

    ResponderEliminar
  20. Boa noite!
    Após estes comentários fui espreitar o resultado do desempenho da nossa "National Assotiation”, mais conhecida por FPT...
    Bem, apetecia-me dizer ridículo ou patético. Mas depois pensei: espera aí, isto é nos Açores e o tema é turismo e não ténis. Ai fiquei mais calmo.

    Mas voltei à real. Então andam os pais dos nossos miúdos(as) a tentar uns pontitos em torneios por essa Europa fora e não conseguem entrar num QP e têm a sua Federação a organizar um torneio, e os premiados são polacos/russos(as) que têm dezenas de torneios na Rússia ou nos países de leste a serem premiados...
    Quando o nosso campeão Nacional de Sub-12 não é merecedor nem dum WC nem dum OA, fico desolado e sem palavras. Quando a nossa Mafalda Fernandes, que tanto tem tentado uns pontitos a nível internacional, agora que tinha uma oportunidade é preterida em detrimento duma russa ou duma luxemburguesa (com um pouco de sorte ainda é trineta dum nobre português do reinado de D. João V) a quem são atribuídos 50% dos WC. Já nem falo doutros pequenos pormenores como o WC atribuído a um Açoriano ou a uma menina de Leiria de quem nunca tinha ouvido falar, apenas sei que é treinada por um dos seleccionadores (Sub-16?), ficando outros jogadores(as) muito mais promissores de fora.
    E nós que andamos a alimentar esta malta...
    Tentei perceber como é que os outros paises se comportam quando organizam um torneio. Vi o primeiro deste ano e parei: Sérvia, QP 32 - meninas: 8 OA (100%), 3 WC (75%)e 18 no QP sem contar com as apuradas do Qualif.Rapazes: 8 OA (100%, 4 WC (100%) e 16 no QP sem os do Qualif.
    Tirem-me daqui... já não basta as nossas faces ocultas, as mossas finanças...

    ResponderEliminar
  21. Só para que conste e cada um tirará as suas conclusões. A Mariana Carreira, wild card para o Quadro Principal, é pupila do seleccionador nacional de sub18 e a Inês Murta, com wild card para o Quali, é treinada pelo seleccionador nacional de sub16. Os que têm andado lá fora a gastar o seu dinheiro até ao último tostão, como o Miguel Semedo, a Mafalda e outros, ainda estão à espera que alguém neste país os apoie (ou os seus treinadores vão para seleccionadores). Na Finlândia, onde o Rafael Marques foi jogar esta semana, os “wc” foram todos para finlandeses e finlandesas (num total de 8). Ainda na Finlândia esta semana mas em sub16, com a presença do João Barra, os 7 lugares da organização para o quadro principal masculino foram todos para finlandeses, o mesmo se passando em femininos. Na República Checa está a disputar-se um torneio de sub16 em que mais de metade dos lugares da organização foram para checos e checas. No último internacional de sub16 em França 6 dos 7 lugares da organização para o quadro principal masculino foram para franceses, bem como todos os wild cards. Em femininos, na mesma prova, dos 6 lugares "oa" para o quadro principal foram 5 para francesas, além de todos os wild cards. Vive la France! São beneficiados lá e cá. Rui Pereira

    ResponderEliminar
  22. Vira o disco e toca o mesmo!
    Porque é que o Campeão nacional há-de ter wc e a sua Mafalda Fernandes? E porque não o menino dos Açores e a menina de Leiria? Sinceramente eu acho isto de uma prepotência abismal.

    Continuam a querer só uma estrela a brilhar, porque não um céu imenso cheio de estrelas?
    Joguem ténis e deixem-se lá destas tretas de wc, quem é bom não tem que ter problemas em fazer qualis!
    Pois na minha perspectiva os "menos promissores" é que devem ser ajudados e porque não terem hipóteses como os outros!
    E já agora esclareça-me lá o anónimo - 00:32(pai\mãe de estrela) o que são " jogadores(as) muito mais promissores"!Com 14 anos? As promessas e desempenhos internacionais, têm sido fracos, não lhe parece!
    E só mais uma questão: Que interesse tem o seu conhecimento pessoal ou desconhecimento neste caso dos atletas, quanto aos wc’s atribuídos?
    Pois só pode ser o papá de uma estrelinha com medo de não brilhar!
    Além de que o torneio é INTERNACILNAL, logo convém que participem atletas de vários países, quantos mais e bons, melhor!
    Atenção, desconheço a maior parte dos atletas mas estas conversas de prepotência fazem com que tenha que dizer alguma coisa!
    Infelizmente estamos repletos de observadores do próprio umbigo!

    ResponderEliminar
  23. Neste momento a situação dos femininos nos Açores é incrível, sobretudo tendo em conta que o principal responsável por este torneio internacional é igualmente a pessoa da "National Federation" (FPT) com o pelouro dos jovens portugueses dos escalões mais jovens. Então em femininos!? Brada aos Céus... Com 16 lugares à disposição da organização portuguesa, esta optou por colocar 3 tenistas nacionais, 4 britânicas, 2 russas, 2 suíças, 1 checa, 1 irlandesa, 1 francesa, 1 alemã e 1 italiana. Nós somos portugueses ou ingleses????? Quanto ao comentário do anónimo das 11.07, compreendo a posição desinformada e de pouca sensibilidade de quem nunca teve que fazer sacrifícios para pagar fortunas para os seus filhos andarem lá por fora, sem rankings que os coloquem nos quadros, a tentar dar seguimento aos sonhos dos miúdos e os ajudar a amealhar os primeiros pontitos para depois as coisas serem um pouco mais facilitadas (e económicas até). Porém, tenho que lhe dizer que se quem é bom entra sempre nos quadros, não compreendo como é que os "fenómenos" estrangeiros (cuja qualidade dos pacóvios portugueses nunca é sequer questionada), precisam dos favores das organizações, nomeadamente portuguesas, tal e qual como os nossos miúdos. Ou será que os benefícios nas entradas nos quadros foram impostos aos estrangeiros contra a sua vontade? Se for esse o caso, os estrangeiros que protestem o mais rapidamente possível. PG

    ResponderEliminar
  24. É apenas uma opinião mas creio que os Srs Miguel Sousa e Pedro Pereira deveriam vir a terreno explicar-se

    ResponderEliminar
  25. John Lennon dizia "Give Peace a Chance!" e eu digo "Give our kids a chance"...

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde,
    Concordo com todos os que dizem que os wc's deveriam ser para a maioria dos Portugueses, quanto a isto sem discussão, mas... depois de atribuídos wc's a este ou aquele atleta, virem para aqui evidenciar e expor o facto de os atletas não serem tão promissores como aqueles que alguém acha que são e que esses é que deveriam ter wc's, já toca um bocadinho, eu nem diria só na prepotência mas também na má formação! Não é a rebaixar e invejar aquilo que muitos queriam e que só alguns conseguiram que se luta contra os desajustes do nosso país ou FPT ou como lhe queiram chamar.
    O que eu acho é que bem lá no fundo a preocupação não é com a atribuição de 2,4,6 ou 8 wc's mas sim a quem (entre os Portugueses) esses wc's foram dados! A insatisfação estará sempre presente, se fossem dados só a Portugueses também não estariam de acordo, pois como já alguns aqui se manifestaram.
    Para finalizar deixo um velho proverbio que cada um interpretará como quiser:"Numa casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão".

    ResponderEliminar
  27. Escreve o anónimo das 11.17

    "Joguem ténis e deixem-se lá destas tretas de wc, quem é bom não tem que ter problemas em fazer qualis!"

    Será que este individuo sabe o que custa chegar ao Quadro Principal num TE?
    Será que este individuo sabe que no ténis não há só vedetas que jogam bem, será que todos têm quer ser top 100 ou 10?
    Será que este individuo sabe como as OA são atribuidas nos outros torneios?
    Será que este individuo sabe o que respondem, nos torneios internacionais, aos jogadores portuguses que pedem WC?

    Só há uma conclusão a tirar desta polémica: a Federação esteve mal.

    ResponderEliminar
  28. Cada paizinho está preocupado com o WC do seu filho. O organizador, que normalmente tem muitas dificuldades e trabalho para pôr de pé um torneio tem de se preocupar com o seu torneio e não tem nenhum dever moral com ninguém. Mais: os WC foram feitos para se dar aos amigos ou a quem a organização lhe apetecer.

    ResponderEliminar
  29. O anónimo das 11:07 deve ser lunático.
    Não vou perder tempo com o que ele(a) escreveu. Nunca inscreveu o(a) filho(a) num torneio internacional.
    Não sabe pq é que o Campeão nacional há-de ter wc? Pq é um critério indiscutivel. É perceptivel e objectivo.
    E porque não o menino dos Açores? Tb nada a opor, mas porquê ele se há outros que segundo critérios não obscuros~, e numa lógica de prémio serão muito mais merecedores.
    Os WC não podem ser vistos como esmolas nem prémios. Mas sim um incentivo e um reconhecimento por um potencial ou dedicação...

    Aproveito para dizer que não tenho nada a ver com a Mafalda, mas reconheço que ela, pelo que tem tentado merecia um WC ou OA, muito mais que uma Luisa Almeida ou Mariana, já que estamos nas meninas. Então esta Mariana o que tem feito? Que resultados fez de relevo em Portugal, e já é de 2º ano... Atenção que nada me move contra ela, apena a injustiça me faz moça

    ResponderEliminar
  30. Nem Mais.
    Era só o que faltava. Os wcs são para quem a organização entender oferecer.
    Por acaso algum dos Srs. já foi à ilha terceira verificar as dificuldades que é organizar um torneio com esta dimensão.
    falar é fácil. os que querem agora os wcs são os mesmos que tem vindo aqui dizer mal dos meninos e meninas que vão fazer torneios no estrangeiro.
    tenham juizo.

    ResponderEliminar
  31. Aproveito a audiência que esta noticia está a gerar para lançar um novo tema. Vamos deixar de parte esta coisa dos WC que mais parece provocação... quer da FPT quer da Organização.
    Constou que está a decorrer o Regional de Lisboa de Sub-14 e o Sr. Director já garantiu que não vai haver pares mistos.
    Bem, eu até sou contra esta modalidade, ou melhor, sou contra a que ela conte para rankings, mas está prevista nos Regulamentos e o Senhor Director quer violá-los.
    Não sei se tem a cobertura da ATLisboa, pois este torneio está debaixo da sua alçada. Espero que os pais e treinadores dos vários atletas se imponham, é uma questão de justiça, pois noutras associações irão fazê-los...

    ResponderEliminar
  32. "Os WC não podem ser vistos como esmolas nem prémios. Mas sim um incentivo e um reconhecimento por um potencial ou dedicação..."

    Isto só dá mesmo para rir!Ah ah ahaahahahahahahahahahahahahahaha!

    Sem comentários!

    Este pessoal gasta o que tem e o que não tem para concretiza os referidos sonhos aos meninos e depois ficam malucos! Só pode!

    Aconselho-o a verificar e informar-se convenientemente do significado de WC pode ser que não faça mais figuras destas!

    ResponderEliminar
  33. Se as pessoas da Ilha Terceira vêem tantas dificuldades nesta organização, o melhor é deixarem de a fazer e abrir caminho para que outros em Portugal a façam. Não sei se todos sabem mas não seria por o Lawn Tennis Club deixar de organizar um torneio internacional de sub14 no nosso solo que deixaria de haver o mesmo número de torneios internacionais sub14 no nosso país. Neste momento, estão previstos 3 torneios internacionais deste escalão por ano no nosso país e assim será independentemente de quem os acolha em sua casa, não faltando clubes interessados no caso do Lawn Tennis Club abrir mão. Miguel Fernandes

    ResponderEliminar
  34. Bom dia. Queria só lembrar que, apesar das opiniões que eu próprio tenho sobre a maneira como foram distribuídos os lugares da organização e os wild cards nos Açores, já não se pode fazer nada em relação ao que já está feito. Todavia, a organização do 16º Lawn Tennis Club Tournament ainda só conferiu 3 wild cards para o quadro principal masculino (ao espanhol Alberto Barroso, ao polaco Mateusz Terczynski e ao açoriano Gonçalo Bettencourt). Pode ser que o wild card que falta vá para outro português. Por outro lado, segue-se a divulgação das listas de participantes no internacional Sub-14 da Maia e pode ser que aí não haja vergonha da palavra "patriotismo", como muitas vezes acontece em Portugal, e os jovens tenistas portugueses sejam mais tidos em conta. M.S.

    ResponderEliminar
  35. Afinal o que se passa aqui?Vem todos para aqui desabafar as suas frustações?Neste País toda a gente sabe falar muito bem ,mas agir népia.

    Mais acção e menos paleio.
    Que irritante estas conversas....
    O mundo anda virado do avesso e vocês nem se apercebem disso...
    Calma lá.....

    ResponderEliminar
  36. Os franceses são parvos, os espanhois nem se fala e os americanos são tolinhos porque convidam os seus jogadores e não os estrangeiros para os torneios por si organizados. Nós é que sabemos. Os tugas que trabalhem para chegar aos quadros e os bifes e afins, são nossos convidados. Estupendo !!

    Há aí muitos voluntariosos que pensavam que a FPF existia. Não amigos a FPT não existe. São tesos, parciais e incompetentes.

    Preparem-se para o pior.

    Moi

    ResponderEliminar
  37. Meus amigos, eu tive, tem pouco tempo um jogador a representar Portugal e sempre que o fazia (leia-se meu filho) verifiquei que pagava passagens de avião ao dobro do preço que eu em cima da hora conseguia reservar. A federação extorquia-me dinheiro sem dó nem piedade, mas eu terminei com isso...As gentes da federação servem-se em vez de servirem a modalidade. Se fossem muito competentes, mas não, tirando como sempre algumas excepções são mesmo medíocres, então o responsável pelo PNDT nem vale a pena tecer comentários. Esse senhor alguma vez fez um campeão? tenham dó... se tivesse feito um bom jogador compreenderia a importância de dar um Wc. Parece que têm o prazer de "lixar" os Portugueses. Quem vem aqui desculpar a FPT e Responsáveis pelo torneio deve ser de uma terra chamada Mongoloidia...Em todo mundo se dá wc em torneios jovens a jogadores do próprio país. Sabem quanto custa fazer no estrangeiro um qualy e de seguida um QP? Sejam homens ajudem sempre os Portugueses. Relativamente aos Wcs para o QP Masc seria sempre para Eduardo Paulo, Henrique Batista e António Sabugueiro, aceito o outro para o Betencourt. Para as meninas quem é a Carreira? valha-me Deus. Ricardo Gomes comprou o Wc? Manuel Almeida que tem perdido em piso rápido com jogadores do 1ºano sub 14 tem OA porquê?. O Dória perdeu no algarve para o Marreiros tem OA porquê? Os Marreiros são melhores neste piso não mereciam OA? Está tudo mal...O ténis Português está muito mal também porque alguns Pais patrocinam esta gentalha...

    ResponderEliminar
  38. Muitas das perspectivas sobre o ténis nacional, sobretudo ao nível dos escalões juvenis, mereciam um aprofundado estudo sociológico. Há pais a sugerir que a culpa do mau estado do ténis português é, acima de tudo o mais, dos treinadores. Os treinadores e dirigentes não têm dúvidas sequer: o problema do ténis luso está identificado, são os pais dos tenistas mais novos. O que há fazer é afastar os filhos das más influências paternas, orientá-los à revelia dos pais, contra a vontade dos pais e mesmo contra os próprios pais. Vamos ter um bocadinho de bom senso! M.S.

    ResponderEliminar
  39. Em vez de se preocuparem em jogar bem ténis estão preocupados em receber convites...quem tem nível não precisa de WC, e quem não tem, não são os WC que lhe vão dar o nível...nem tão pouco os supostos pontos que poderiam ganhar. Tb concordo com o principio dos WC para portugueses, mas existem outras necessidades das organizações que também pesam. A importância que se dá a isto é que é completamente desajustada. Isto está tudo maluco!

    ResponderEliminar
  40. Outra vez a dizerem que a culpa é dos pais! Os pais que entregam os meninos nos clubes para treinarem e que pagam para os treinadores passearem por esse mundo fora com o pretexto de os acompanhar tecnicamente.
    Talvez concorde que a culpa de os nossos treinadores serem tão fracos se deve aos pais que têm, pais esses que os impediram de terem sido Top 100 ATP.

    Mas se "o problema do ténis luso são os pais dos tenistas mais novos" então qual o problema dos tenistas mais velhos? Os pais da Michele Brito tb devem ser um grande problema para a filha ao ponto de a terem retirado do nosso pais.

    Uma curiosidade: houve um torneio C em Carcavelos (Sub-12 e Sub-16) no mês de Fev o clube com mais jogadores juvenis de topo Nacional teve lá mais de uma dezena de jogadores. O torneio decorreu durante 4 dias (2fds) nenhum treinador desse clube, ao contrário de outros clubes, passou por lá, pelo menos que eu visse e passei por lá muito tempo... e não devem morar longe...
    Claro que a culpa é dos pais... se o torneio fosse em Tóquio já estavam em bicos de pés para irem passear... à conta dos culpados.
    Não diria que era necessário um estudo sociológico, mas psicológico...
    Alguém disse que não sabe quem é a Carreira, basta ler um dos comentários anteriores para saber que é treinada por um dos seleccionadores nacionais, e isso faz toda a diferença, neste país de mesquinhices...

    ResponderEliminar
  41. Já para ressalvar qualquer má interpretação, começo por afirmar que não sou pai nem familiar do Bernardo Lemos. Aliás, não tenho filhos. Posto o que me posso insurgir com toda a isenção com algo que acho supremamente significativo e em que ainda ninguém parece ter reparado. No quadro principal de singulares masculinos do "Lawn Tennis Club Tournament" (o nome engana mas a prova é nos Açores, em Portugal), temos, a certa altura, dois jovens com o mesmo ranking (312 TE) e a mesma ordem de prioridade à luz do regulamentado (1.): o português Bernardo Lemos e o suíço Killian Davanzo. Até o ano de nascimento é o mesmo. No entanto, sabemos que um teria que ser ordenado à frente do outro, tendo em vista eventuais lugares de cabeça de série (etc.). Que fizeram os portugueses com poder para dizer a qual dos dois deveria ser dada prioridade... É necessário dizer? Claro que puseram o suíço à frente do português. Podiam escolher um ou outro, escolheram o estrangeiro. Má vontade? Incompetência? Espírito saloio de que o que é de fora é sempre melhor? Isto diz tudo, diz tudo, e portanto nem vale a pena dizer-se mais nada. JP

    ResponderEliminar
  42. A situação do Lemos é de deplorar, especialmente porque neste momento corre efectivamente o risco de não ser cabeça de série apenas por um lugar e o tal suíço já é cabeça de série

    ResponderEliminar
  43. Tanta coisa por causa de Wcs e agora sobram 3 devida a desistências e a organização ainda não os atribuiu de novo...
    Mas talvez não o tenha feito porque não vai haver torneio, pelo menos para os que vão viajar na TAP, temos greve de 26 a 31 de Março-"ca ganda nóia"...
    Bem haja a todos e menos stress...
    Jorge Cardoso

    ResponderEliminar
  44. já sairam as listas da Maia. Mais uma vez são polémicas.

    ResponderEliminar
  45. Sr. Jorge Cardoso, penso que se está a referir à lista das meninas...
    Se assim é, não faltam 3 mas sim 9 WC (3 para o QP e 6 para o Qualy).

    Concerteza que ainda vão aparecer por aí 9 meninas da Bielorrússia, da Letónia ou da Cochichina sem ranking, sendo que 3 delas irão entrar no QP deixando de fora concerteza as portuguesas que ainda estão na lista...
    Vamos esperar para ver...
    Se isto vier a acontecer, faço um apelo a que as portuguesas desistam, pois este torneio para as portuguesas, em termos logisticos, é semelhante a um torneio num pais da Europa Central e Ocidental.
    Também faço um apelo a que a FPT, faça tudo para impedir esta organização de voltar a organizar um torneio internacional, pois se portugal tem direito a 3 que os faça de forma a cativar os portuguese, mas sem a necessidade de uma cara viagem de avião...

    ResponderEliminar
  46. Nos Açores a vergonha continua: Nas meninas até sobrou um OA e Portugal não atingimos sequer a cota recomendada pela TE.

    Será que este território que tantos custos nos tem causado ao longo da história, é português? Penso que o é apenas para receber do OE Português as ajudas devidas à insularidade...

    ResponderEliminar
  47. A situação que referem do Lemos é semelhante à de outros, não numa lógica de ser cabeça de série mas de entrar no Quali. Neste momento, os casos mais flagrantes verificam-se nas meninas pois as últimas entradas no QP foram sem ranking.
    Agora temos uma russa sem ranking como a próxima a entrar no QP à frente das portuguesas e depois mais uma italiana à frente doutra portuguesa e por ai adiante... vergonhoso... Já não basta a estas russas jogarem sózinhas lá na rússia e ainda são premiadas qdo vêem a portugal (houve um Sub-14 este ano na Rússia com 31 meninas no QP num quadro de 32...)

    ResponderEliminar
  48. Eu alinhava na desistência em massa de todos os portugueses em prova (Boys and Girls).
    Uma vergonha nacional com o patrocínio da FTP.
    Abandonem a Federação quanto antes pois só serve para nos "LIXAR".

    ResponderEliminar