Pesquisar neste blogue

7 de janeiro de 2010

SmashTour 2010

A primeira etapa da Smashtour, nova vertente do Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT),  tem início marcado para 16 e 17 de Janeiro, no Clube de Ténis de Guimarães.
“Apesar de estar integrada no PNDT, a SmashTour tem uma identidade própria. É uma vertente mais competitiva do PNDT”, assegura o coordenador nacional do programa da Federação Portuguesa de Ténis, Nuno Mota.
Destinada aos atletas do escalão de sub-10, a Smashtour pretende ser a cereja em cima do bolo de uma iniciativa que, cada vez mais, serve de rampa de lançamento para os mais jovens valores do ténis nacional: “Estamos, de uma forma sustentada, a dar solidez à base do ténis. A formar cada vez mais e melhores tenistas”.
Porém, esta não será a única novidade que o PNDT reserva em 2010. A partir de agora, a divisão dos escalões será feita por cores, e não por idades, permitindo uma maior flexibilidade e adaptabilidade por parte dos atletas e técnicos.
Desta forma, “existe a opção por parte dos técnicos em colocar os seus jogadores a competir a um nível, de acordo com a capacidade do atleta”, disse Nuno Mota, que acrescentou: “Com esta decisão, o rácio de sucesso/insucesso dos atletas vai sofrer alterações”.
O responsável do PNDT explica que “antes havia jogadores com nove anos a competir com atletas com mais experiência e mais desenvolvidos, o que nem sempre é benéfico para os atletas".
As cores dos novos escalões são: verde (8 a 10 anos), laranja (7 a 9) e vermelho (5 a 7). É, precisamente, no escalão verde que surge outra novidade, a idade mínima de 5 anos que, de acordo com Nuno Mota, “será mais lúdica”, servindo o objectivo “de cativar e habituar os mais novos ao mundo do ténis, envolvendo-os na modalidade".
Contudo, a criação da SmashTour não vai alterar os objectivos e o formato do PNDT.  Os torneios, estágios e treinos continuarão a funcionar no âmbito do programa, com as respectivas divisões regionais.

In: FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário