Pesquisar neste blogue

10 de setembro de 2008

Campeonato Nacional Absoluto - 2008

A campeã nacional e primeira cabeça de série, Neuza Silva, venceu no seu encontro inaugural desta manhã, Joana Pangaio, por 6/4 e 6/1, na primeira ronda de singulares femininos do Campeonato Nacional Absoluto 2008, prova que decorre no Clube de Ténis do Estoril.. Frederica Piedade, segunda favorita, ganhou, por 6/3 e 6/2, a Kátia Rodrigues, apurando-se para os quartos-de-final. No quadro masculino, Francisco Dias voltou a eliminar um dos favoritos, desta feita, Hugo Anão (4.º CS), num encontro dos oitavos-de-final. Leonardo Tavares (3.º CS) derrotou Paulo Joaquim e também segue para os ‘quartos’.
No primeiro teste rumo à revalidação do título, Neuza Silva (179.ª WTA) passou com distinção, perante uma combativa adversária.“Entrei um pouco presa de movimentos e isso reflectiu-se nas pancadas, também devido à boa entrada da Joana [Pangaio]. Já estava à espera de um encontro muito disputado. A primeira ronda é sempre a mais difícil, porque se trata da adaptação. No segundo set, já joguei mais solta”, declarou a campeã nacional,assumindo que está no Nacional Absoluto “para ganhar o título, um dos principais objectivos para este ano”. “Ganhar o Nacional Absoluto é um motivo de orgulho para mim. Considero muito importante ter o meu nome no historial de campeões da prova”, reforçou a setubalense. Neuza saudou ainda a participação de Frederica Piedade no certame, afirmando que “proporciona um quadro mais animado”.
No último encontro feminino da jornada de hoje, Frederica Piedade (249.ª WTA) estreou-se com uma vitória no seu regresso ao Nacional Absoluto, prova em que já não competia desde 2005. “Não foi das minhas melhores exibições, mas é sempre complicado fazer o primeiro jogo do torneio. Há muito tempo que não jogo com portuguesas, e o ritmo é diferente”, começou por dizer a actual número três nacional na tabela WTA. Depois de contrair uma lesão no seu último torneio, na semana passada, na Holanda, Frederica aguarda para ver como recupera fisicamente para o embate de amanhã. No entanto, a campeã nacional de 2001 e 2002 está nesta competição “para ganhar um título que é sempre importante”.
Quanto ao torneio masculino, as objectivas estão voltadas para Francisco Dias de 16 anos que ganhou a Hugo Anão, qualificando-se para os quartos-de-final num encontro equilibrado, de 3 horas e 45 minutos, com os parciais de 7/6 (5), 0/6 e 6/4. Dias já tinha defrontado Anão, perdendo na primeira ronda do último Open de Oeiras, onde ficou a conhecer “a postura difícil e concentrada” do adversário de hoje e por isso mesmo “já sabia que este iria ser um jogo bastante difícil”. Francisco Dias perdeu o segundoset por 0/6, mas não desanimou conseguindo canalizar “a força interior necessária” para garantir a vitória. O campeão nacional de Sub 16 e Sub 18 diz que conseguirá fazer mais jogos destes e não se sente pressionado com o próximo adversário lembrando que “a pressão está do lado de Diogo Mota pois venceu na última vez que se defrontaram além de que o seu nível tenistico é superior”.
Rui Machado ganhou por duplo 6/0 a Filipe Rebelo num encontro ao final da tarde.
Amanhã terão lugar os quartos-de-final de singulares femininos e masculinos.
In: FPT

2 comentários: