Pesquisar neste blogue

1 de julho de 2008

Campeonato Nacional de Sub-12

Já estão disponíveis os quadros do Campeonato Nacional de Sub-12 que, a partir do próximo dia 5, se começa a disputar em Vilamoura.
Na qualificação feminina, vamos ter logo na ronda inicial alguns jogos bem interessantes, demonstrativo, como já o dissémos, do enorme equilibrio em qualidade bem acima do que estamos habituados, de muitas das tenistas, mesmo aquelas que estão no quadro qualificativo.
Um aparte para dizer que não percebemos lá muito bem a razão de o quadro principal só ter 16 jogadoras mas enfim...
Ora dizíamos nós que alguns dos jogos são um bom aperitivo para o quadro principal:
Mariana Santos - Beatriz Bento
Sofia Morais - Cheila Cardoso
Joana Neves - Raquel Completo
Margarida Leão - Maria Amaral
Daniella Silva - Ema Pires
Na qualificação masculina, igualmente uma série de jogos muito interessantes na 1ª ronda:
Rafael Vilela - Tiago Cação
Filipe Cunha e Silva - Henrique Bilhastre
Miguel Semedo - Ricardo Martins
António Maria Dória - Tomás Oliveira
Nos quadros principais, alguns dos embates podiam bem ser os da final, em ambos os escalões.
No quadro feminino, na 1ª ronda, destacamos os embates entre Luisa Almeida e Maria Carvalho e Silva, entre Maria Geraldes e Ana Silva e entre Ana Filipa Santos e Matilde Fernandes, que são a 6ª e a 4ª CS, o que não se entende num campeonato nacional logo numa 1ª ronda.
No quadro masculino , a enorme quantidade de jogadores de nível muito idêntico vai deixar alguns dos favoritos pelo caminho bem cedo.
Na 1ª ronda, jogos interessantes entre Diogo Lourenço e Bernardo Lemos, entre Pedro Barosa e José Jardim, entre Henrique Batista e Manuel Almeida, entre Sean Hadden e Eduardo Paulo ( excelente jogo em perspectiva ) e entre António Sabugueiro e Zé Maria Dória.
A acrescentar a estes, não esquecer que os e as que vierem da qualificação podem e vão, por certo, baralhar muitas das contas, pelo que poderemos estar aqui na presença de um evento digno de se assistir.
No sábado muitos e bons jogos, destacando-se logo ás 10 horas jogos com , imagine-se, Maria Villas Boas, Joana Neves, Cheila Cardoso, Sofia Sualehe, Mariana Santos e Beatriz Bento.
Melhor que isto...
Até Sábado, pois lá estaremos para assistir a alguns destes jogos.

7 comentários:

  1. Este nacional é equilibradíssimo. No ano passado o Frederico Silva, o Gonçalo Loureiro e a Valle Costa eram acima da média, este ano há uns dez candidatos quer masculinos quer femininos.
    Bons jogos vamos ter de certeza e equilibrados. Exelente jogo entre o Manuel A. e o H. Batista e o já referido pelo Rui.
    Boa sorte para todos!

    ResponderEliminar
  2. Sorteio é sorteio , mas é uma pena que o Zé Dória e o Ivo Rodrigues (para muitos os dois principais candidatos) tenham que se encontar nos quartos de final. É pena e acentua a injustiça de alguns sorteios.

    ResponderEliminar
  3. Rui a Ana Filipa Santos é a 6ª classificada do ranking e não a 6ª CS, logo está correcto que se encontrem, são 4 as Cs, não 6!
    Cumprimentos.

    IB

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo anterior, permita-me discordar da sua opinião, neste nacional temos melhores jogadores que eles, podem ainda não lhes ganharem, mas isso é outra questão. Mas em primeiro lugar têm de ganhar a dois bons jogadores, Afonso Faria (que ganhou ao Bernardo Lemos em Alcobaça) e ao António Sabugueiro que embora mais novo apresenta a par do Francisco Caldas e Rafael Marques já muito bom nível. Não substimem os adversários.

    ResponderEliminar
  5. Bem, quanto ao facto de ser um nacional equilibrado não quer dizer que o nível de ténis jogado seja melhor que o do ano passado. Comparando níveis, o do ano passado podia ter menos jogadores de topo, mas eram bem melhores que os deste ano. Se têm dúvidas, desloquem-se lá e vejam com os próprios olhos.

    ResponderEliminar
  6. Prognósticos e mais prognósticos, não se esqueçam que até ao "lavar dos cestos é sempre vindima", já diziam os meus avós, já tenho visto muitos "brilhantes" cairem na 1ª ronda, não se iludam porque um Nacional é sempre um Nacional, e isso também influência os miúdos.

    ResponderEliminar