Pesquisar neste blogue

24 de junho de 2008

Taça Davis 2008

Frederico Gil (110.º ATP), Rui Machado (265.º), Leonardo Tavares (556.º) e João Sousa (591.º) são os quatro pré-convocados por Pedro Cordeiro para a eliminatória entre Portugal e Chipre, referente à segunda ronda do Grupo II da Zona Europa / África – Taça Davis 2008, que terá lugar no Lawn Tennis Club da Foz, na Foz do Douro (Porto), de 18 a 20 de Julho. Gastão Elias (622.º) surge como primeiro suplente, para salvaguardar eventuais imprevistos em relação às primeiras escolhas.
Relativamente aos jogadores presentes na última eliminatória da Selecção Nacional na Taça Davis – Portugal venceu a Tunísia, por 4-1, no Clube de Ténis do Estoril –, há a registar apenas uma alteração, que passa pela entrada de João Sousa em detrimento de Gastão Elias. O Capitão Pedro Cordeiro justificou a opção: “Pelo que pude observar durante a nossa última eliminatória da Taça Davis, no Estoril Open e pelos resultados de ambos durante esta época, nomeadamente em terra batida, optei pelo João Sousa. É completamente justo”.
Quanto aos restantes eleitos, Pedro Cordeiro destacou a “grande forma quer do [Frederico] Gil, quer do [Rui] Machado”, reforçando, também, a importância de Leonardo Tavares na Selecção Nacional: “O Leonardo é um caso mais específico. Ele e o Gil fazem o melhor par da equipa, por isso é sempre um jogador importante”.
“Conto com todos eles para eliminar o Chipre”, sublinhou o Seleccionador, sabendo de antemão que “será uma eliminatória muito difícil”, para a qual espera ter o “forte apoio do público no Lawn Tennis Club da Foz, até porque há já muitos anos que não recebem uma eliminatória da Taça Davis”.
O prestigiado Marcos Baghdatis (25.º ATP) é a grande figura da selecção cipriota, que, na primeira eliminatória do Grupo II da Zona Europa / África, ultrapassou a Eslovénia, por 3-2, em Nicósia (capital do Chipre).
A Selecção Nacional regressa ao Lawn Tennis Club da Foz para uma eliminatória da Taça Davis, algo que já não acontecia desde 1994. Nesse ano, Portugal jogou por duas ocasiões na Foz do Douro: em Março derrotou a Grã – Bretanha, por 4-1, e, em Setembro, cedeu diante da Croácia (0-4), que contou com o contributo do conceituado Goran Ivanisevic.
Antes de 1994, o Lawn Tennis Clube da Foz acolhera três encontros da Selecção Portuguesa na Taça Davis:
1986 – Portugal vs Zimbaué (3-2)
1982 – Portugal vs Tunísia (5-0)
1974 – Portugal vs França (0-5)
In: FPT

2 comentários:

  1. muito ma escolha...entao e o pedro sousa?

    ResponderEliminar
  2. pedro sousa a proposito de que? o que é que ele tem feito? e mais jogadores nao?

    ResponderEliminar