Pesquisar neste blogue

19 de junho de 2008

Play and Stay faz Um ano

O programa Play and Stay, criado pela ITF para aplicar em 35 países, comemora um ano, desde o seu lançamento, no próximo sábado. O Estádio Nacional, no Jamor, será o palco da celebração do primeiro ano de actividade desta nova metodologia de treino no ténis. Um dos pontos altos da festa será o momento da assinatura, por José Corrêa de Sampaio e Nuno Marques, de um protocolo de parceria entre a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a ‘Nuno Marques – Tennis & Sports Events’ (empresa vocacionada para a promoção e organização de eventos desportivos).
Um ano após o lançamento mundial do Play and Stay, a FPT pretende fortalecer a sua divulgação e implementação no seio do ténis português. É nesta perspectiva que Vitor Cabral, responsável pelo Departamento de Formação da FPT, encara a parceria que será criada entre o organismo máximo do ténis nacional e Nuno Marques, uma referência incontornável da modalidade em Portugal. “Com a assinatura deste protocolo, o Nuno Marques passará a ser a cara e o embaixador do programa. A nível internacional, os melhores jogadores do Mundo, como o Federer e o Nadal, têm colaborado cada vez mais com a divulgação do Play and Stay, e a FPT pretende seguir o exemplo com o Nuno, que é uma personalidade carismática da vida pública portuguesa”, refere Vitor Cabral.
Tempo de Balanço
O Play and Stay tem como principal objectivo implementar uma nova metodologia no treino do ténis, sobretudo nos mais jovens que se iniciam na prática da modalidade, adaptando as características do jogo o mais possível aos jogadores. Um ano após a sua implementação e, apesar da grande avaliação da ITF estar apenas marcada para 2013, Vitor Cabral pretende fazer um balanço, no próximo sábado, sobre aquilo que já foi feito.
“Neste primeiro ano, a divulgação do programa foi o factor primordial. O Departamento de Formação difundiu o Play and Stay através de várias acções de formação, cursos de treinadores, reciclagens”, refere o técnico da FPT, sublinhando que “todos os treinadores já têm uma noção clara do que é o Play and Stay e da sua metodologia”. A partir da agora, é necessário fazer com que o programa chegue cada vez mais aos clubes, como explica Vitor Cabral: “Há muitos clubes que, de forma institucional, já fixaram essa forma de trabalhar, mas na realidade ainda não chega. A nossa maior ambição é que todos os clubes trabalhem nesta metodologia, ainda que com algumas adaptações, sem ser de uma forma rígida”.
Segundo o responsável máximo da formação da FPT, é necessário “abandonar a forma tradicional de treino e recorrer ao material adaptado desta metodologia mundialmente reconhecida”. Um ensinamento do ténis que visa uniformizar a sua aprendizagem e que “é fundamental para a motivação dos jogadores”.
“Queremos ser um país modelo”
Reconhecido pela ITF como um forte embaixador do Play and Stay, Portugal surge bem à frente de países como Espanha, no que toca à implementação do programa junto de treinadores. “Se nos compararmos com Espanha, lá, os treinadores estão completamente à parte deste movimento. Portugal necessita mesmo deste conceito e por isso tem abraçado fortemente este programa. Queremos ser um país modelo”, declara Vitor Cabral.
Nesta grande festa do ténis, que terá lugar no Estádio Nacional, são esperados vários atletas das mais diferentes modalidades.
Play and Stay – 1.º Ano em Portugal (Sábado, 21 de Junho, Estádio Nacional)
Programa
11h00 – Recepção aos convidados
11h30 – Apresentação Play and Stay / Demonstração prática do programa nos courts
12h30 – Assinatura do Protocolo entre a Federação Portuguesa de Ténis e a Nuno Marques – Tennis & Sports Events
12h45 – Experimentação / Sessão aberta à Comunicação Social
13h45 – Brunch

In: FPT

NR: Ao Nuno Marques, um senhor nestas coisas do ténis, os nossos agradecimentos pelo convite que fez ao blog ( que, infelizmente, por questões de agenda, temos que declinar ) e que este seu novo projecto seja o primeiro de muitos que, vindo de quem vem, tem tudo para vingar.

7 comentários:

  1. Será possível que se torne público o texto do protocolo, a fim de sabermos a que é que se comprometem ambas as partes no desenvolvimento da modalidade?


    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  2. Pois quando Portugal aparece "muito à frente de países como a Espanha" e o Play and Stay é a grande descoberta em termos de metodologia, há algo que me deixa a pensar... será que os espanhóis estão cegos e não vêm o que nós tão inteligentemente vamos implementar???
    Outra coisa é a ITF fazer uma avaliaçãoem 2013, daqui a 5 anos e o Prof. Victor Cabral já estar a avaliar e a fazer balanços. Isto parece o ITN que a ITF também lançou e não deu em nada. Em Portugal já existem pessoas que viajam, que estão a par do que se faz lá fora e não comem gato por lebre. Tenham alguma atenção com aquilo que vão tentando "vender"...

    ResponderEliminar
  3. Esclarecimento para o comentador anterior:

    1. A Espanha é um dos países com maior sucesso na modalidade; é natural que um programa para o desenvolvimento da modalidade, para aumentar o número de praticantes e jogadores, não lhes desperte a atenção uma vez que tem resultados sem ele; para nós é decisivo, pois necessitamos de aumentar o número de praticantes com gosto para a modalidade;
    2. Portugal tem que apostar em algo para desenvolver a modalidade; decidiu apostar nmuma metodologia mundialmente reconhecida; provavelmente é uma boa aposta;
    3. Muitos programas bons não dão em nada devido à resistência natural que existe num país conservador e de crítica destrutiva como o nosso; nós não somos certamente mais inteligentes do que os outros, temos é que trabalhar para conseguir resultados, todos em conjunto;
    4. Há muitas pessoas a viajar lá por fora, certamente; acho que o Vítor Cabral e o Nuno Marques estão entre eles, ou serão pessoas sem experiência nestas coisas do ténis?!
    5. Neste contexto acho também que podemos ter alguma confiança que estamos perante um grupo de trabalho a quem atenção e experiência não falta, devem saber o que estão a fazer e a "vender"; talvez com o apoio do resto dos técnicos e agentes da modalidade se consiga alguma coisa...

    ResponderEliminar
  4. vAMOS ESPERAR PARA VER. o TEMPO É O GRANDE SÁBIO.

    ResponderEliminar
  5. Ao amigo da FPT,do N. Marques e do V. Cabral,

    Será que me pode elucidar em que consta o programa Play and Stay, ou como funciona, ou indicar a forma de aceder ao seu conteúdo funcional.

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  6. Poderá aceder ao conteúdo completo do programa no site da itf www.tennisplayandstay.com.

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo do ténis,
    Presumo que o programa ali esteja redigido em inglês.
    Será que para ensinar ou divulgar a modalidade é necessário saber inglês? A FPT nos cursos de treinador não tem como condição obrigatória saber falar inglês. De qualquer forma obrigado pela amabilidade e disponibilidade em colaborar. Vou procurar ou esperar que outra fonte me faculte uma versão em português.

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar