Pesquisar neste blogue

5 de junho de 2008

Frederica Piedade - Parabéns

A melhor tenista portuguesa de todos os tempos, Frederica Piedade, completa esta quinta-feira 26 anos.
Atingiu, a 15 de Maio de 2006, o mais alto patamar de sempre entre o ténis feminino português, quando foi 142ª no ranking WTA.
A completar 10 anos no circuito profissional , nunca terminou um único ano abaixo da posição 820, sendo que está dentro do Top 500 desde 2002.
Apesar de, nos últimos meses, manifestar alguma irregularidade, muito por situações extra-jogo ( mudança de residência, de treinador ), Frederica Piedade está decidida a alavancar de novo a sua carreira e recuperar a posição que já foi sua, a de melhor portuguesa, sendo que se encontra ,de momento,atrás de Neuza e de Michelle.
Actualmente na 266ª posição do ranking, Piedade esteve na meias-finais de Braga e está no torneio em Amarante.
Em Braga, aliás, cruzou-se connosco variadíssimas vezes, demonstrando sempre uma simpatia e uma disponibilidade que será exemplo para os mais novos, que, amiúdes vezes, a olhavam ao longe, num misto de admiração e respeito.
Ganhou, segundo contas da WTA , 251 jogos de singulares e perdeu 194, tendo vencido 10 torneios ITF de singulares e 16 de pares, num currículo longe de ser sequer igualado nos próximos tempos.
Para a Frederica, que muitos, em tempos, já previam a sua retirada do ténis profissional, um pedido dos amantes do ténis: Portugal precisa de ti.
Os mais novos precisam de referências concretas e a Frederica sabe que terá aqui um papel muito importante para as gerações futuras, talvez mesmo o mais importante.
Saberá, por certo, arcar com essa responsabilidade, com o sorriso com que cativa quem com ela convive.
Parabéns Frederica.




3 comentários:

  1. Um elogio de parabens pleno de bom senso, muito esclarecido e que a Frederica bem merece, por tudo o que tem feito no ténis nacional sendo inclusive uma referência para muitos dos jovens que hoje se batem nos courts nacionais e internacionais perseguindo o mesmo sonho.

    João Pedro Aldeia.

    ResponderEliminar
  2. muitos parabens frederica e que continues muitos anos ainda para ti ,portugal e para as outras jogadoras jovens que muito necessitam de ter referencias para onde apontar

    ResponderEliminar
  3. Parabens Frederica pelo aniversário e pela persistência demonstrada na sua carreira. Espero que continue mais 10 anos no circuito e que traga muitas mais vitórias para o Ténis português.
    MS

    ResponderEliminar