Pesquisar neste blogue

25 de maio de 2008

Funchal 500 Anos Tennis Fest

A última jornada do ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’ ficou concluída neste domingo com ténis de excelente qualidade nos courts da Quinta Magnólia – e com os triunfos da dupla Gastão Elias/Yera Campos-Molina no encontro de pares mistos e de Gastão Elias no encontro de singulares.
No âmbito das comemorações do 500º aniversário do Funchal, a Câmara Municipal do Funchal e a Associação de Ténis da Madeira associaram-se à João Lagos Sports na realização de um evento tenístico que se realizou durante três dias na emblemática Quinta Magnólia. A iniciativa teve como protagonistas alguns dos mais promissores tenistas nacionais que são em simultâneo grandes promessas da modalidade a nível mundial: Gastão Elias (17 anos), Michelle Larcher de Brito (15 anos), o madeirense Martim Trueva (16 anos), juntamente com a jovem campeã espanhola Yera Campos-Molina (17 anos).
O ‘Funchal 500 Anos Tennis Fest’ arrancou na sexta-feira com uma fase de qualificação que apurou quatro jogadores amadores locais que emparceiraram com as jovens vedetas no Pro-Am. No sábado do manhã realizou-se o Pro-Am, ganho pela dupla formada pela promissora basca Yera Campos-Molina e por Cristóvão Nunes. À tarde, Yera Campos-Molina impôs-se a Michelle Larcher de Brito num duelo ibérico de singulares resolvido pela mais pequena das margens (6-3, 4-6 e 11/9 no match-tie-break que serviu de terceiro set) após a tenista lusa ter operado uma sensacional reviravolta no marcador (esteve a perder por 6/3 e 4-1) e de posteriormente ter estado a apenas dois pontos da vitória (liderou por 8/5 no match tie-break).
O domingo à tarde proporcionou mais dois encontros de excelente qualidade, sempre perante numeroso público.
No embate de pares mistos, a dupla Gastão Elias/Yera Campos-Molina bateu o duo Martim Trueva/Michelle Larcher de Brito (com transmissão em directo na RTP Madeira) por 7-5 e 6-1, com Gastão a destacar-se no jogo de rede e Yera a impressionar novamente pela qualidade do seu serviço; a espanhola fez mesmo o ‘pleno’, ao triunfar no Pro-Am, no encontro de singulares e no embate de pares!
Finalmente, no aguardado embate de singulares entre dois rapazes que já venceram juntos o título nacional de pares infantis (sub-14) em 2004, Gastão Elias derrotou o jovem ídolo local Martim Trueva por 6-3 e 6-2; o rapaz da Lourinhã actualmente radicado na Academia de Ténis de Nick Bollettieri, na Florida, revelou uma maior potência de jogo e maior intensidade exibicional.
Durante a manhã, os courts da Quinta Magnólia encheram-se com dezenas de pequenos alunos das escolas de ténis da Madeira – que tiveram a oportunidade de trocar umas bolas com as quatro jovens vedetas numa clínica de ténis ministrada pelo seleccionador nacional Pedro Cordeiro.
O objectivo da iniciativa, para além de comemorar o 500º aniversário do Funchal juntamente com muitos outros eventos que constam do programa oficial de festas, foi o de potenciar o crescimento do ténis entre os jovens madeirenses, rentabilizando da melhor forma todo o desenvolvimento que o Governo Regional tem vindo a fazer em infraestruturas desportivas e dar continuidade a uma política de sucesso que é a aposta no desporto.
Pedro Calado, vereador da Câmara Municipal do Funchal e presidente da comissão organizadora ‘Funchal 500 Anos’, João Santos, presidente da Associação de Ténis da Madeira, e João Lagos, presidente do conselho de administração da João Lagos Sports, presidiram ao festivo evento e ainda entregaram os troféus correspondentes aos campeões e vice-campeões dos Campeonatos Regionais da Madeira.

4 comentários:

  1. A ler n'O Jogo, ficamos a saber que o Gastão anda confuso. Será que mais uma das promessas está a atravessar uma crise de adolescência? Esperemos que seja só isso. Mas faltar à Taça Davis e ao Europeu... Esperemos que a FPT e o Pedro Cordeiro sejam "tolerantes" e compreendam o jovem Gastão como o fizeram com outros...

    ResponderEliminar
  2. A ler n'O Jogo, ficamos a saber que o Gastão anda confuso. Será que mais uma das promessas está a atravessar uma crise de adolescência? Esperemos que seja só isso. Mas faltar à Taça Davis e ao Europeu... Esperemos que a FPT e o Pedro Cordeiro sejam "tolerantes" e compreendam o jovem Gastão como o fizeram com outros...

    ResponderEliminar
  3. só mediatismo!nada mais!

    ResponderEliminar
  4. Mas quem disse que o Gastão vai ser convocado para a taça davis?Parece que ninguém terá lugar cativo na selecção com o Pedro Cordeiro, se bem o conheço.Isso eram outros tempos...

    ResponderEliminar