Pesquisar neste blogue

26 de maio de 2008

E-mail à FPT - Torneio Pedro e Inês - Alcobaça

Eis o teor de um e-mail que foi enviado à FPT, sobre o Torneio Pedro e Inês de Alcobaça de sub-12.
ATT: EXMº SR.SANTOS COSTA
Exmº Senhor,
Venho através deste email manifestar o meu desagrado, como mãe e cidadã, das ocorrências e condições lastimáveis em que decorreu este Torneio:
1º - as condições climatéricas que existiram ao longo do Torneio, que nem o deveria ter prolongado desde 6ªfeira, foram arrastando jogos que deveriam ter começado às 11H e acabariam por se jogar às 21H - isto é inadmissível, quando estamos a falar de crianças 10/12 anos! O Torneio foi prolongado, dia após dia, até hoje dia 26 - e nao tenho conhecimento se acabou ou não!Desistências e falta de comparência de crianças foram muitas! Umas nem apareceram outras foram desistindo ao longo do Torneio - jogos pares foram muito reduzidos! 2º - a falta de um "observador" para os jogos, pois só um juíz-árbitro era impossivel controlar tudo que se passava - este senhor trabalhou muito - mas não chegou, nem evitou que se passasse alguns "contratempos" como: uma menina ser massacrada por uma claque até à desistência! Estavam presentes 2 coordenadores de selecção e alguns treinadores desses meninos, mas que não lhes souberam indicar a maneira correcta de se comportarem "como se assistir a um jogo de ténis respeitando os 2 intervenientes".Quando os jogadores chamavam o juíz-árbitro na discussão de um ponto, estamos a falar de piso rápido, este respondia - porque não lhe era possível estar em todo o lado - " o ponto é do lado que a bola caiu"! INADMISSÍVEL, DANDO ORIGEM A TROCA DE PALAVRAS E COMPORTAMENTOS MENOS DESEJÁVEIS, e por consequência descontrolo do jogador prejudicado.
3º - tudo isto também fruto do para, joga....torna a parar, torna a jogar,etc....Um Torneio deste nível não se deveria jogar nestas condições!
Sem outro assunto de momento apresento os meus cordiais cumprimentos,
Manuela Rodrigues
NR: Dá que pensar e, se calhar, deveremos todos repnsar muita coisa

25 comentários:

  1. O Clube de Ténis de Alcobaça não tem, claramente, condições para um nível A. Além da questão da inexistência de campos cobertos, não tem os 5 courts que o regulamento refere. Não se percebe como a FPT aceita um A nestas condições. E já é o segundo ano.
    Um martírio de facto.

    ResponderEliminar
  2. De facto, a FPT deveria exigir outras condições aos clubes que organizam torneios A, nomeadamente a existência de campos cobertos. Quanto aos comportamentos menos desejáveis, pouco há a fazer pois a boa educação e o espirito cívico são qualidades que não se adquirem de um momento para o outro.

    ResponderEliminar
  3. um torneio desta categoria???LOL estao a gozar comigo!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Benvindos à realidade.
    Eu tenho 28 anos e joguei torneios semanalmente entre os 10 e os 18 e estes casos aconteciam regularmente.
    Lembro-me de torneios no Ace Team, que devido à chuva, se prolongavam por dias a fio. Uma vez entrei para o campo Domingo lá para às 22h30 quando o jogo era suposto ter sido Sábado de manhã...
    Enfim acho que estes casos vão continuar a existir sempre

    ResponderEliminar
  5. O facto de nao ter campos cobertos nao e problema!Ninguem controla o tempo!estes incidentes com os miudos e que sao inadmissiveis!tenham tento na lingua miudos!Que falta de civismo,caracteristico de povo portugues!

    ResponderEliminar
  6. pois o arrastar dos jogos infelizmente acontece muitas vezes... tambem ja me aconteceu ter jogo marcado para sabado de manha e devido as condiçoes meteorologicas tive de jogar 4 jogos no domingo com o ultimo a acabar perto das 3 da manhã...

    ResponderEliminar
  7. Em Alcobaça estas situações aso normais, e digo-o porque já as presencie mais que uma vez!
    Um ano joguei as 2h da manhã, se recusasse ter jogado, teria perdido por falta de comparência, tinha eu 12 ou 13anos! No ano seguinte joguei a meia noite, e fui novamente obrigado a jogar, pelo mesmo sr.juiz-arbitro! Realmente é lamentável mesmo quando os regulamentos não o permitem!
    Por outro lado situações de anti fair-play por parte da "gente da casa" também são comuns, ou pelo menos foram!

    ResponderEliminar
  8. a federacao q se prepare... vai comecar a cair muita coisa...

    ResponderEliminar
  9. o tempo é uma pena. o juz-arbitro é que é um atrasado mental, no minimo, por dar respostas dessas. para isso era honesto e dizia "tenho mais que fazer do que vir aqui decidir pontos por uns putos", e depois ia enfiar-se num buraco qualquer. atrasados mentais sao tambem os coordenadores da selecçao e treinadores referidos, que têm mais é que dar o exemplo em vez de compactuarem com anormalidades dessas, sobretudo com crianças de 12 anos (eu pessoalmente nunca vi uma claque massacrar um atleta até á desistencia, mas haverá uma primeira vez caso estas palhaçadas se prolonguem). Voces coordenadores e treinadores deviam ter vergonha de virem acompanhar atletas, nao sabem dar o exemplo entao nao sao treinadores. Que ridiculo, ha palhaços em todo o lado mesmo...

    ResponderEliminar
  10. Mas esteve toda a gente em Alcobaça?
    Eu queria era saber por algum dos presentes , como foi possível o Moia chegar à final?
    Eu já vi esse miudo a jogar e não o imagino numa final de um A. Pode ter evoluido muito , só pode. E já agora ele ganhou a final ou não?

    ResponderEliminar
  11. no treino da tarde comentaram que o Doria tinha ganho

    ResponderEliminar
  12. ISTO É UMA PALHAÇADA!!!!ao menos tenham coragem de falar mal(muitas vezes daquilo q n sabem) mas identifiquem se ou entao falem directamente com as pessoas em questão!
    pq isto de vir para a praça publica e chamar nomes às pessoas e esconderem se atras do anonimato é q é ridiculo, vergonhoso e de muito baixo nivel. Pior ainda é alguem q se diz q tem um blog para informar e ser unanime deixar q isto aconteça, no entanto nada disto é bom para a modalidade e acabem c esta PALHAÇADA de falarem mal de pessoas q tentam melhorar a qualidade do tenis e educar crianças.
    Com isto tudo e com muita culpa deste blog, por alimentar isto o nosso ténis está lastimoso, principalmente no q diz respeito à saude dos miudos.

    ResponderEliminar
  13. Esse miúdo chegou à final porque o quadro da parte superior era bastante fácil e com a prestação menos boa do Bernardo Lemos abriu a porta ao Moya, que é um jogador muito regular e lutador. Na parte inferior qualquer dos atletas que foram ficando fora da competição, Manuel Almeida, Ivo Rodrigues, Ricardo Marreiros, Rafael Marques e Nuno Mesquita, chegariam à final se jogassem na parte de cima do Quadro.
    Parabéns ao Zé Dória, grande torneio, muito talento, muita garra, concentração, erra pouco. No entanto, falta agressividade, não esperar só o erro do adversário, Se conseguir mudar isso será um grandíssimo jogador, porque o resto está.

    ResponderEliminar
  14. este miudo +e demasiado pressionado!!!!!!

    ResponderEliminar
  15. Que miúdo é que é demasiado pressionado?

    ResponderEliminar
  16. o zé maria...........

    ResponderEliminar
  17. Alguém sabe o resultado da final masculina Dória-Moya?

    ResponderEliminar
  18. Na parte inferior qualquer dos atletas que foram ficando fora da competição, Manuel Almeida, Ivo Rodrigues, Ricardo Marreiros, Rafael Marques e Nuno Mesquita, chegariam à final se jogassem na parte de cima do Quadro.


    Já agora pode acrescentar o Eduardo Paulo e o Sean Hadden , ou até mais um ou dois.
    O quadro estava desequilibrado , mas são as contingências dos rankings. Vamos ver no Campeonato Nacional quem está mais forte , quem tem mais sorte ou até quem tem mais claque (acreditem que as claques viraram jogos).

    ResponderEliminar
  19. Com um treinador daqueles, queriam o quê? Já teve tantas queixas na FPT, mas vai ter mais concerteza.
    Mas os Dória são muito bons, espero que tenham muita sorte.

    ResponderEliminar
  20. Um jogador que chega à final e ganha em pares é mau? O Moya foi o melhor jogador do torneio. O Afonso Faria foi a revelação. Quem viu o jogo com o Lemos não tem dúvidas. O Francisco Caldas esteve muito abaixo das suas capacidades. Foi o que mais sentiu as incertezas do tempo. O Miguel Marreiros, é mais descontraído, mas joga como o irmão. O quadro de cima teve grande nível. Estes jogadores vão certamente prová-lo.
    O Zé Maria está de parabéns. É um grande jogador e muito adulto. Foi o que geriu melhor o stress destes dias.

    ResponderEliminar
  21. Não sendo correcto que crianças destas idades se deitem tão tarde durante as férias ainda se poderia aceitar. Agora numa altura destas em que há aulas e testes não se compreende que os pais e a Federação aceitam estes torneios.
    Qual a justificação que dão na escola? Tiveram doentes? Assim está o estado do nosso País.

    ResponderEliminar
  22. Aqueles pais que pensam que os filhos vão ser grandes campeões não se atrapalham com as faltas às aulas motivadas pelo ténis.

    ResponderEliminar
  23. meus amigos jogou a esta hora quem quis!!! ninguem foi obrigado a entrar no campo. (ainda por cima o regulamento assim nao o permite) por isso antes de mandar "trutas" leiam os regulamentos, simplesmente quem queria acabar o torneio entrou no campo, quem nao quis foi se embora, perdem e depois queixam se e arranjam desculpas. em relaçao a maezinha que anda a mandar mails a fpt ela que tenha vergonha na cara e que fale com o seu filho porque nao foi por causa das claques do "paìs" nao do porto, lisboa e algarve que ele perdeu.mas sim pela sua pouca vontade em mostrar as habilidades tecnicas. eu estive lá a ver o meu filho a jogar e reparei que os intervenientes da carta tiveram à altura e tentaram acalmar as coisas so que a menina em questao é que é uma mimada e tambem nao facilitou as coisas, tendo atitudes muito más, nao sendo a primeira vez que acontece.(será por isso que o treinador nem vai ver os jogos). eu quis ver o meu filho a jogar e fiquei la, nao correu bem vi me embora.(ponto final)bom esforço sr juiz arbitro
    pai do norte.
    ps: o ze está muito bem entregue e demonstrou isso na final!

    ResponderEliminar
  24. Caro anónimo (pai do...). País não se escreve como escreveu (paìs), vê-se que tem má formação como o treinador do seu filho. Olhe que essa falta (de formação ética e humana) vai-se fazer sentir dentro de 4 a 5 anos, vai ver...

    ResponderEliminar