Pesquisar neste blogue

11 de fevereiro de 2008

Miguel Almeida

Conforme adiantamos aqui, a participação portuguesa na Winter Cup de 2008 criou um certo mal-estar entre o tenista Miguel Almeida e a FPT.
A esse propósito, o João Saro ( www.lusotenis.com) contactou o pai do jovem tenista luso e a FPT para apurar o que realmente se passou.
Com a devida vénis, transcrevemos a crónica do João:
Na passada quinta-feira, o jornal "O Jogo" apresentou uma notícia, da autoria de Manuel Perez acerca da confusão que gerou a convocatória para a selecção nacional sub-16 que este fim-de-semana disputou a Winters Cup, enquanto este estava a disputar um torneio internacional júnior.
Uma pequena polémica a envolver a Federação Portuguesa de Ténis, já que mais tarde, o seleccionador nacional absoluto Pedro Cordeiro , que acompanhava a selecção sub-16 a França, disse desconhecer o pedido de dispensa, frisando que "a FPT tem de tomar medidas perante decisões de atletas que recebem dinheiro do Estado para jogar pela selecção".
O site Luso Ténis contactou o pai de Miguel Almeida a fim de esclarecer a situação.
Num e-mail com sete pontos, explicou:
1º No final do ano passado, o seleccionador nacional sub-18, Jorge Gonçalves, informou-o que ia ser convocado para os júniores em 2008 apesar da idade que tem para ainda ser cadete;
2º Recebeu um telefonema a 25 de Janeiro da FPT para integrar a selecção sub-16 que disputaria duas semanas depois a Winters Cup;
3º Demonstrou imediatamente o espanto já que no fim-de-semana anterior tinham sido realizados os estágios das selecções sub-14 e sub-16 no Estádio Nacional. O Miguel tinha sido convocado para o estágio sub-18, posteriormente desmarcado devido ao Futures no Algarve. Nesse fim-de-semana, Miguel Almeida, por coincidência, também treinou particularmente com João Ferreira nos courts Jamor, e junto com seu pai foi cumprimentado pelo seleccionador de sub-16, André Lopes, que nada se referiu ao assunto;
4º Comunicou no dia a seguir ao telefonema (dia 26) que Miguel estaria indisponível já que iria na semana a seguir para a Bélgica treinar e de seguida efectuar dois torneios júniores na Tunísia, como era de conhecimento da própria FPT;
5º Depreende que tenha existido algum lapso nas convocatórias já que a Tennis Europe exige as mesma um mês e meio de antecedência e nunca soube da inclusão do nome do Miguel em qualquer convocatória para a Winters Cup;
6º A FPT sabe que a programação de um jogador tem de ter um mês e meio, no mínimo, de antecedência devido aos prazos de inscrição em torneios ITF e da compra económica dos bilhetes de avião;
7º "Finalmente, aproveito a oportunidade para sublinhar que o MIGUEL tem muito prazer e orgulho em representar a Selecção Nacional, nunca se tendo recusado e não é pelo dinheiro que recebe da FPT, pois até hoje apenas recebeu da FPT uma Bolsa em 2006 de 2 500 € e foi-lhe prometida há 5 meses uma Bolsa de igual valor em 2007, mas que até hoje ainda nem recebeu..."
Aguarda-se por um eventual contraditório da Federação Portuguesa de Ténis, já requerido pelos mesmos meios que o efectuámos junto do pai do Miguel Almeida.

27 comentários:

  1. Face aos esclarecimentos prestados pelo pai do Miguel Almeida pode-se deduzir o seguinte:
    - A pessoa responsável pela convocatória, entendeu ser um dado adquirido a presença do jogador e portanto indicou dentro do prazo regulamentar indicou o respectivo nome à Tennis Europe sem consulta prévia ao atleta.
    - Posteriormente (25/Jan.) é feita uma convocatória por telefone (não é indicado o nome de quem a fez) que não é aceite porqur o jogador face à possibilidade de jogar pelos juniores, teria feito uma programação sem considerar a convocatória pelos sub-18.
    Considero portanto, que a convocatória deveria ter sido feita por escrito na mesma data em que foi indicada à Tennis Europe, e a partir daí ser mantido um contacto e diálogos regulares com o atleta.
    Caso não existam dados em falta esta questão poderá indiciar um manifesto amadorismo de técnicos profissionais.

    JPA

    ResponderEliminar
  2. Onde se lê convocatória pelos sub-18, deve ler-se convocatória pelos sub-16.

    JPA

    ResponderEliminar
  3. Só dois acrescentos, após ler o comentário de "JPA", que acho que não estão presentes na notícia elaborada por mim:

    - Segundo o pai do Miguel Almeida, nunca lhe foi enviada qualquer convocatória escrita.

    - A convocatória via telefone foi feita por "Luísa, da FPT" (entre aspas a citação).

    ResponderEliminar
  4. que pequenez a nossa o miguel nao pode ser o salvador da patria
    os clubes que façam miudos destes ou e so projectos individuais?
    isto e reduzir os outros a sua insignificancia
    paisdeixem os clubes e arranjem terinadores exclusivos para osvossos filhos pois so assim e que emportugal se vai em longe nao sai nenhum de clubes desde pequeninos.arranjem muito dinheiro tambem porque senao nao da.
    tudo isto e ridiculo.tanta polemica com o miguel temos e que fazer muitos migueis ou muito melhores mas dentro dos clubes pois so com projectos individuais nao se vai longe
    e um aqui um ali e depois quase todos se vao embora!

    ResponderEliminar
  5. Caro João Saro,
    Não pretendi insinuar que havia qualquer omissão na sua notícia(que é imoportante e reveladora de alguma desorientação), mas sim frisar qual o procedimento correcto que a FPT deveria ter tomado.
    E já agora o facto de a convocatória ser deixada à responsabilidade de uma funcionária é muito arriscado. E se a senhora por qualquer motivo se esquecesse (nenhum de nós está livre disso), a quem seriam pedidas responsabilidades?
    E aí é que está, talvez seja um hábito não se apurarem responsabilidades, e então muitos assuntos são tratados de ânimo leve.

    JPA

    ResponderEliminar
  6. mas que clubes em Portugal têm capacidade para formar jogadores profissionais de ténis?

    ResponderEliminar
  7. e por isso mesmo que isto nao anda para a frente caro anonimo das 12 11

    ResponderEliminar
  8. o Gil e a Neuza foram formados onde??? são projectos individuais?penso que não, por isso pelo menos há 2 clubes que têm capacidades para formar atletas profissionais.

    ResponderEliminar
  9. Em resposta ao anónimo das 12,11, oferece-se-me dizer o seguinte: creio que qualquer clube com um técnico minimamente experiente pode formar jovens futuros profissionais. A questão é que quando essa potencialidade é detectada é necessário colocar à disposição desses jovens condições técnicas financeiras e estruturais que dificilmente se podem reunir num simples clube de ténis. Talvez o C.E.T.Oeiras seja um dos clubes que reunam em parte esses condicionalismos.Aliás é sabido que os clubes de ténis não estão vocacionados para o profissionalismo, sendo que essas situações passam normalmente por iniciativas privadas.

    JPA

    ResponderEliminar
  10. entao se os clubes de tenis nao estao vocacionados para fazer profissionais nao enganemos pais e criem ilusoes as crianças.
    vamos apoiar os pais que tem muito dinheiro mas ai cada enc de educaçao faz o que bem entender co a carreira dos filhos
    deixem de criticar e contentem se com o que tem.
    e nao vale a pena estas polemicas todas.
    fazer lores com o trabalho e dinheiro exclusivamente dos pais nao me parece que isto va para a frente
    ficamos muito condicionados e havera sempre injusticas e hipocrisias

    ResponderEliminar
  11. Meu caro senhor/a (anónimo/a), os estatutos dos clubes são muito claros, normalmente focam os objectivos na promoção da modalidade e na formação de jovens tanto ao nível desportivo como social. Tal como referi atrás, o profissionalismo requer mais condições e outro rigor, sendo que os clubes apesar de promoverem a competição também detêm uma vertente muito lúdica. Portanto só são enganados os ingénuos (e aí pouco há a fazer) ou os que não se informam devidamente (como) alguns casos que conheço). Se entende que andam alguns pais a ser enganados no clube que frequenta, então é óbvio que deve denunciar a situação à Direcção do respectivo clube e dar conhecimento à F.P.T.

    JPA

    ResponderEliminar
  12. pronto o nosso tenis no melhor
    viva os pais ricos
    nao joguem tenis ao mais alto nivel nos clubes que nao vale a pena
    basta 3 vezes pois como este sr diz nao vale a pena
    entao nao critique quem joga so pelos clubes

    ResponderEliminar
  13. Senhor anónimo das 15,48 digo-lhe:
    1º - Não é crime ser pai rico (tenho pena de não ser) portanto concordo consigo, viva os pais ricos, mas digo mais, viva os pais pobres.
    2º - Se o sistema não propicia melhores condições aos menos afortunados a culpa não é dos pais ricos, mas sim dos clubes e das associações que os representam.
    3º - Nunca disse que não se devia jogar ténis nos clubes ao mais alto nível, não entendo onde foi buscar tal ideia (nem sei o que pensa ser alto nível).
    4º - Também não critiquei quem joga pelos clubes , porque jogo pelo meu clube e os alunos do clube também representam o clube.
    5º - Creio que está algo confuso ou não está suficientemente informado.

    JPA

    ResponderEliminar
  14. Este JPA é um intelectual do ténis...

    ResponderEliminar
  15. Se esse é o seu único argumento, considero que ficou devidamente esclarecido.

    Abraço,

    JPA

    ResponderEliminar
  16. este JPA e que esta um pouco confuso!

    ResponderEliminar
  17. ninguem tem nada contra os ricos!
    nao se pode e fazer tenis em portugal com uma percentagem tao pequena! e utopico!
    tem que haver muita gente a jogar com pelo menos bom nivel para se ir elevando!ou vamos sempre nivelar por baixo!e ricos hoje e muito relativo!

    ResponderEliminar
  18. Poder pode-se, mas não se devia, e utópico também não é. Agora essa questão já é outra e também concordo, pelo que o convido a ler o artigo de opinião O FUTURO DO TÉNIS PORTUGUES... site www.cetsesimbra.pt

    JPA

    ResponderEliminar
  19. o gil so foi para o ceto a pouco tempo.nao foi o ceto que o formou de pequeno e a neuza a mesma coisa não foi o lucas
    o ceto e que agarrou no gil com profissionalismo e esta a ver se os resultados.o ceto e um grande clube.

    ResponderEliminar
  20. ate o rui machado ta no ceto.e porque acredita naquele clube.

    ResponderEliminar
  21. Parece que prefere o CETO aos clubes Espanhóis!

    ResponderEliminar
  22. o Gil está no CETO desde dos 16 anos,não foi mais cedo pq o ceto com o Cunha só existe há 6 anos.E para 6 anos de clube,realmente tem que ser uma grande equipa de trabalho.Se existisse mais cetos, de certeza que o nosso nível subiria mto mais rápido.

    ResponderEliminar
  23. Creio que a questão que aqui se coloca é de que mais depressa se encontram 2 CETO do que outro Cunha e Silva.Quero também frisar que seria necessário que outro ou outros clubes aceitassem fazer uma parceria como aquela, que poucos sabem ao certo o que envolve e como funciona. De qualquer forma creio que a melhor solução seria semelhante à espanhola, em que ex-jogadores apostam em fundar academias onde têm de investir todos os seus conhecimentos de forma a mostrar trabalho (formando jogadores de nível) e torná-las rentáveis.

    JPA

    ResponderEliminar
  24. Quem escreve assim, do cunha e silva é porque não conhece o trabalho dele.ou diga-me um unico atleta feito por ele???e ele já "explora" o ceto desde 2001, faça as contas.ele "queima" 200 atletas na expetactiva, de 1 dia ter um atleta ,o filho dele,
    pq dito por ele (cunha e silva) só de 30 em 30 anos é que há atletas como ele...

    ResponderEliminar
  25. "relaçoes publicas",brasileira(s) a trabalhar para ele não faltam...

    ResponderEliminar
  26. quanto ao MIGUEL ALMEIDA, acho que pais como o dele e o do GASTÂO é que estão certos, se estão há espera que seja um club a zelar pelo sucesso do filho bem podem procurar porque ainda estou para conhecer o 1º ...muito menos a FPT que é mais mafiosa que a do FOOTBALL

    ResponderEliminar