Pesquisar neste blogue

18 de janeiro de 2008

Joana Valle Costa

Fico sempre surpreendido quando um determinado assunto suscita enormes e, muita vezes, estéreis discussões, quando, reafirmo-o mais uma vez, deveríamos por de lado as nossas opiniões de cariz pessoal e, em uníssono, incentivar, aplaudir e apoiar incondicionalmente o esforço muitas vezes incompreendido feito por todos os agentes desportivos e familiares envolvidos na preparação e na competição dos nossos jovens tenistas.
Não intervi antes mas não posso deixar passar esta constatação. Já aconteceu com a Michelle, depois com a Neuza, a Magali, a Maria João, mais recentemente com o Frederico Silva e o Francisco Ramos.
Deixemo-nos de tretas.
Se não gostam da maneira e/ou da forma como a miúda se comporta em campo ( confessamos que nunca a vimos jogar), se achamos que é mal educada porque não cumprimentou a sua adversária no final ou se achamos que o seu futuro será sombrio porque não vai ser tudo aquilo que deveria ser para se tornar uma verdadeira campeã, então, meus amigos, estão dispensados de nos brindarem com a vossas divagações mentais.
Aqui será sempre espirito positivo, critico mas construtivo e nunca presunções enervantes de quem, por certo adivinho do futuro, se mete a fazer futurologia com os miúdos de 11, 12 ou 13 anos!!! Francamente.
Fica o aviso em jeito de convite, gastem as teclas do PC para escrevem algo com positividade, concreta ou aparente, porque valerá mais um FORÇA escrito em maísculas do que 173 parágrafos de suposições pseudo-filosóficas sobre comportamento humano e social.
Nunca nos podemos esquecer que todos somos iguais e todos somos diferentes.
Para a Joana: Gostaria de saber a tua opinião sobre estas questões e eu gostaria de a transmitir a todos pois assim poderás, se o entenderes, mostrares que a tua mente está limpa para fazeres o que mais gostas de fazer na vida: jogar ténis.
Força miúda.

89 comentários:

  1. não percebo como aparece este 'post'; a propósito de quê? alguém lhe mandou um 'comment' que não sabemos o que diz?

    Sabemos - quem acompanha este nível - que a miúda é uma excelente jogadora ( campeã nacional sub12- mas de um feitio irrascível: é indesmentível!!

    ResponderEliminar
  2. ai, ai....

    não sei por onde vou, mas sei que não vou por aí....

    ResponderEliminar
  3. este post vem a propósito de quê? cheira-me que és tu barata que queres lançar polémicas!

    ResponderEliminar
  4. nã....

    atão não sabem onde a menina treina?????

    para bom entendedor...

    num país de cegos....

    ResponderEliminar
  5. claro que o clube diz tudo!

    ResponderEliminar
  6. Se nunca a viu jogar, porque razão o post? Cheira-me a correia de transmissão ou frete. Quer outro notável para fazer companhia a esta Joaninha? Vá ver jogar o famoso irrascível, boçal e mal criado Dani, que já foi sub-doze e agora é sub catorze..., e ficou muito pior com a "evolução". Para a Joaninha, só auguro o pior.., neste particular da educação, é claro.

    ResponderEliminar
  7. tb esse dani é da mesma escola...

    o importante é ganhar...

    por alguma razão foram todos corridos do ace team...

    com o Bívar não brincam nem há más criações...

    ResponderEliminar
  8. Rui:
    fikei curiosa com a história das selecções nacionais.
    veja se consegue apurar kem foram os eleitos e as eleitas.
    li nuns comentários atrás nomes que nem kero akreditar...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo da 01:17, fale, fale, fale, descarregue a sua raiva, não guarde nada para si, sendo o meu filho, Dany Sualéhé, irascível, buçal e mal criado deve ser este para o lado que dorme melhor, e ainda se esqueceu de dizer que também é chorão, mas nós gostamos dele assim como é, no seu caso aconselho-o a não ver muitos jogos dele, não vá ainda ter algum ataque e o meu filho ser o culpado e cuidado quando passar por ele, olhe que o pode morder! Também lhe digo mais uma coisa, é obvio que já foi sub-10, sub-12 e realmente agora é sub-14 mas vamos ver quem lhe fará companhia em sénior!
    Temos mais jogadores de ténis em casa, a sua irmã Sofia Sualéhé de 9 anitos, veja lá se não lhe chegar o assunto Dany para comentários pode avançar para os mais novos. Queremos é o seu bem estar!
    Sempre a comsiderar…

    ResponderEliminar
  10. Não foram todos corridos do ACE TEAM o único que foi convidado a sair foi o Dany, além disso não me parece essa palavra “corridos” algo que fique bem ao director do clube de Alfragide os restantes saíram de livre e espontânea vontade porém neste momento o meu filho treina numa escola onde o aceitam como é com todas as suas virtudes e defeitos pois também ainda tem apenas 13 anos e está em formação. Ele não guarda qualquer rancor dá-se bem com os atletas do seu antigo clube e vive feliz!
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  11. ADORO-TE MANO,É VERDADE QUE TENS MAU FEITIO A JOGAR MAS EU AMO-TE MUITO!!!BJS DA MANA SOFIA SUALEHE

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente, parece que os comentarios neste blog sao cada vez mais "interessantes"...

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos:
    Tive que apagar alguns comentários com termos menos proprios. Não custa nada serem bem educados.
    Em relação aos que me acusam de estar a defender a Joana sem nunca a ter visto jogar e que o post foi frete ou pedido, era o que me faltava ter que me justificar.
    A mesquinhês de alguns, poucos, só servem para lhes dar os seus 15 minutos de fama.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Ao anónimo das 14.44

    Dányál Bártolo Sualehe ,nasceu a 8 de Março de 1994 em Portugal,Lisboa mais precisamente na Maternidade alfredo da costa e neste momento está a estagiar na Selecção nacional de sub.14.Ficam-lhe muito bem esses comentários Racistas.O Pai e a Mãe é que não nasceram em Portugal, nasceram em Moçambique e em Angola quando essas colónias ainda pertenciam a Portugal.Pode continuar a emitir os seus comentários, escondendo a sua cobardia no anonimato é próprio de pessoas com "bom caracter".

    ResponderEliminar
  15. Pois é fantástico com 16 anos jogar sub-catorze falam e nem sabem bem do quê, deve ser uma nova regra da federação, meu Deus tanta parvoíce!Metam-se nas vossas vidas e deixem os miúdos em paz.

    ResponderEliminar
  16. Não foi o pai do puto mas sim a mãe, e depois do que já disse resta-me dizer que para além do court de ténis também há vida e o Dany Sualéhé é um óptimo miúdo um bom filho e amigo dos seus amigos, um bom coração se quer saber. É temperamental apenas no court, mas não é por isso que vai deixar de jogar ténis, é um miúdo muito amado por toda a sua família, há-de ter o apoio incondicional de todos, assim como o dos seus treinadores e amigos para melhorar realmente a sua faceta menos positiva no court. É um perfeccionista nato, daí talvez a sua revolta quando as coisas não lhe correm como quer.
    Nós como pais orgulhamo-nos muito dos 3 filhos que temos e gostamos com muito amor de todos, tal e qual como são, pois somos nós que os educamos, não podemos porém escolher o feitio com que cada um nasce. O Dany só não terá o que não quiser e o que desperdiçar, para concretizar o seu sonho. O que estiver ao nosso alcance, terá.
    É um miúdo feliz

    ResponderEliminar
  17. Chamem os avós e os bisavós para comentar o blog.
    Isto é ridiculo, ainda bem que no meu tempo de jogador de tenis não havia estes blogs e estas confusões! Rui, dê-me mais do que 15 minutos de fama. Acho que mereço. Um abraço a todos os leitores do blog, continuação de um bom trabalho ! M

    ResponderEliminar
  18. O que é curioso é que os miudos mais mal criados do nosso circuito juvenil venham aqui a ser falados: Joana Costa e David Sualéhé.

    O mais curioso é que a Joana já andou quase pelos clubes todos da zona de Lisboa( por alguma razão é..).

    O mais curioso é que os pais dos meninos são os únicos que se falam nos torneios e se aplaudem mutuamente;e que intervêm nos jogos dos seus filhos( para dentro do campo), irritando os restantes espectadores e criando sempre mau ambiente.

    O mais curioso é que ambos são bons jogadores, de facto, mas também os mais mal amados.

    O mais curioso é que ambos são do mesmo clube; mas raramente alguém do clube os acompanha nos torneios( será que não querem ver enxovalhos e mau fair play?)

    O menos curioso é que os 'juízes arbitros' conhecem ambos já há muito tempo??

    O menos curioso foi a necessidade dos seus encarregados de educação virem aqui defender o óbvio: que amam muito os seus filhos, ora essa, que novidade!!
    Mas era de facto importante era fazerem ver aos seus meninos que amigos no ténis não têm, que são ridiculos e até às vezes hilariantes, bem e essa do racismo, já não pega, pois não É VERDADE, ok?

    ResponderEliminar
  19. sim realmente, há sempre confussoes com estas familias, excluindo o Pai vale costa e os irmãos, o resto esta sempre na confussão. Familia sualehe e mae e filha Vale costa. ridiculo, amigos no ténis nao têm decerteza. e a mãe Vale Costa a maior sinica que existe, com todo o respeito, isso devia ser melhorado porque nao é voçe que joga, mas sim a sua filha. Tenha mais respeito pelo o tenis e torenios em portugal isto tambem se dirige a Famlia Sualehe.
    Por amor de deus.

    ResponderEliminar
  20. Os seus encarregados de educação não se escondem por trás de um anonimato porque o que você está a fazer neste momento é bem pior que o comportamento que estes dois jovens têm, e mais não lhe vou dizer porque você não diz coisa com coisa nem merece conversa nenhuma, além disso está a falar e nem sabe o nome correcto de quem quer alvejar mas já agora permita-me a correcção Dany Sualéhé e não David, que por curioso é primo, mas tenha cuidado pois esse menino tem apenas 9 anos e pode ficar assustado ao ver o seu nome insultado. Você com uma arma na mão era um perigo! Não se mace mais nós sabemos quem são estes dois jovens e pode crer que ouvirá ainda muito mais acerca deles.

    ResponderEliminar
  21. ao anónimo das 20.01, é capaz de no dizer, quais são as confusões é que que se refere?

    ResponderEliminar
  22. o anónimo das 18.19 deve estar alucinado, tanta conversa e não disse uma verdade, eu acompanho assiduamente os torneios juvenis em Portugal , e vejo várias vezes a serem acompanhados pelos seus coachs, e nunca vejo os pais desses meninos a intervirem com os seus filhos e nunca com os outros e já vi algumas vezes mesmo contra os seus filhos em determinados situações, e vejo tb a falarem com vários pais e mães de outros meninos.O Srº deve estar a ver um filme diferente

    ResponderEliminar
  23. opah tao a falar do dany e da joana que ainda são miudos... falem masé de seniores que ja têm idade para ter juizo e ainda partem raquetes nos treinos. no carcavelos tenis ha la um menino assim!

    ResponderEliminar
  24. Falar assim de miúdos que não se podem defender é triste.
    Tenham juízo e eduquem-se primeiro antes de falarem dos jovens.
    São miúdos irascíveis e depois? Quem aqui está a comentar também o estar a ser, embora a coberto do anonimato. Por isso somos um país de gente pequenina: invejosos, maledicentes e treinadores de bancada.
    Criticar é saudável mas isto não é crítica. É bílis pura. Destilam ódio.
    Tenham juízo.
    Aos pais e familiares, não dêem conversa a estes tipos pois só alimentam isto. Apoiem os vossos filhos como o têm feito e ajudem-nos a crescer como jogadores mas sobretudo como homens e como mulheres. Para que eles sejam felizes. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  25. concordo com o anónimo da 20.33, pq já vi várias vezes o pai do dani a aplaudir boas bolas dos adversários, e claro tb aplaude qd o dany faz boas bolas.e tb digo que o pai do dani é um dos + simpáticos do circuito. já várias vezes almoçei com eles.e ainda bem q ele se passa no jogo pq assim sempre lhe ganho uns joguitos.vamós Dany e acredita q tens muitos amigos fora do court

    ResponderEliminar
  26. é verdade por falar nos seniores, lembram-se do nosso melhor jogador de todos os tempos, o grande Srº Nuno Marques? era melhor ou pior q o dani e a joana?o q é q diriam deles se nos tempos de juvenis quando ele jogava? olhem se houvesse este blog nesse tempo? como é q falaríam dele?

    ResponderEliminar
  27. falam do dani e da joana,mas posso dar outros exemplos para falar mal, o henrique costa contra o ricardo jorge no estoril, atirou várias vezes a raquete ao chão levou um warning,e no 3º set estava a ganhar 52 40 15 e depois perdeu ,se vissem o espectaculo q ele fez, e o mensurado quando está a perder, já viram como se porta?,deixem-se de tolices porque só quem joga é quem sabe., e o f.dias? e o palha mais velho? e o loureiro? e o cabanas?deixem.se de tretas e picardias,deixem os putos joara em paz.

    ResponderEliminar
  28. Dany vê lá se te portas mal amanhã no estágio para os cotas passarem aqui mais um dia a falar mal de ti, o Felner disse que expulsava quem não tivesse fair play, vá lá Dany põe lá os cotas mais um dia agarrados ao teclado.....

    ResponderEliminar
  29. Seu famoso irascível, buçal e mal criado! Dany já consultaste o dicionário?
    Força Puto!

    ResponderEliminar
  30. o anonimo das 20 01 nem portugues sabe escrever cinico com s e acho que uma pessoas desprezivel a falar assim das pessoas.

    ResponderEliminar
  31. Dany Deus queira que tenhas tanta sorte na vida e nos teus objectivos pessoais assim como raiva alguns têm de ti.
    Bjcas

    ResponderEliminar
  32. Puto esforça-te, trabalha a tua mente e transporta para o jogo aquilo que és fora do court, um bom rapaz, faz trincar a lingua a esse pessoal todo que só diz mal.

    ResponderEliminar
  33. Um grande abraço aos pais do Dany,um dos casais mais simpáticos e educados do circuito, um abraço também ao pai Valle Costa um exemplo de elegância em qualquer court deste país. Também sou pai de uma tenista, por sinal bastante temperamental,mas prefiro mil vezes que ela seja impulsiva, explosiva, lutadora, irreverente dentro do court do que mesquinha, baixa, tacanha, racista e intolerante ao longo da sua vida.
    Força Joana, força Dany,não liguem ao que escrevem sobre vocês, continuem mas é a lutar por aquilo em que acreditam, continuem a correr atrás do vosso sonho,com todas as vossas forças, com toda a vossa convicção, se não tiverem sucesso no ténis serão concerteza uns vencedores na vida.
    Para a mãe do Dany...um dia ainda vamos comer uma "posta" à moda da sua terra...já deve saber quem eu sou

    ResponderEliminar
  34. Passei por este blog por acaso à procura de notícias de ténis e deparei-me com esta discussão ridícula em torno de um puto de 14 anos...concerteza que vocês não têm noção do ridículo.

    ResponderEliminar
  35. Gostaríamos de agradecer todo o apoio que temos tido,e também ao Rui Barata que não o conhecendo pessoalmente,tenho-o em muita estima e parabenizar pelo excelente canal de comunicação.Nasci em Africa tenho origem asiática, e sou Português e representei a selecção Nacional( não de ténis)com muito orgulho.Infelizmente não é o primeiro caso de racismo que encontro, e sei que não será o último,tenho tentado passar esta informação aos meus 3 filhos,porque sei que ao longo das suas vidas infelizmente, vão passar por várias situações destas.Os valores que os meus falecidos Pais me passaram são muito acima daquilo que se tem escrito, e tento passar esses mesmos valores para os meus.As criticas destrutivas e obscenas só nos dão mais força a toda a nossa família, para continuarmos a trabalhar ainda mais para uma vida saudável.Muitas vezes tento ser calmo em situações agressivas, porque sei que, com a violência fisica e verbal nada se resolve, é como num match-point, se não estivermos calmos e concentrados nesta dífícil situação as probabilidades de se perder esse importante ponto é maior.Aprendi também que a formação não é sinónimo de boa educação.Desculpem o desabafo.Saudações desportivas e leoninas :) para todos e um grande abraço á malta do porto ( o post da "posta" foi mto kool (er))

    ResponderEliminar
  36. Rui desculpe lá dizer, mas palhaçada não são só os posts que apagou. São todos. Se quer manter a seriedade que caracteriza este blog, não deixe que isto aconteça. Todos gritam e ninguém tem razão. Quando começam conversas inuteis deste tipo é bloquear tudo e cortar o mal pela raíz. Eles que vão todos passear ao Blog do Adolfo que é mais ao nível.

    ResponderEliminar
  37. Estes posts a criar divisões entre Lisboa e Porto é do mais ridiculo que tenho lido.
    Limitem-se a comentar com elevação.

    ResponderEliminar
  38. Divisões entre Lisboa e Porto?????? será que este anónimo está a comentar o artigo errado? O que está aqui em causa é um ataque inqualificável a duas crianças,como já tem acontecido relativamente a outras, só porque têm esta ou aquela característica, este ou aquele comportamento, como se estivessemos à espera que este país produzisse o "jovem perfeito"...portanto divisões entre Lisboa e Porto deve ser mais uma acha que alguém deve querer atirar para a fogueira da polémica, ou então de alguém que não percebeu rigorosamente nada do que se esteve aqui a discutir.

    ResponderEliminar
  39. Rui, peço desculpa, pelo post contra os comentários racistas, excedi-me um pouco, mas realmente é do pior aquilo que escreveram. Os pais do miúdo são pessoas muito calmas, educadas e prestáveis, e volto a repetir eu não tinha a mesma paciência com certas pessoas.
    Assisto a muitos jogos deste miúdo, quer quando vou a torneios a Lisboa ou então ao Porto, também já estive com eles no Algarve, não vejo que seja assim tão mal educado, pois a asneira que diz é sempre a mesma e que em calão quer dizer sorte. A revolta é com ele próprio e os adversários muitas vezes também já sabem bem o que fazer para o provocar, falo mesmo pelo meu filho. É um miúdo com muita garra, dá pica vê-lo jogar e lutar com toda a sua irreverência, e como se diz cá, quem não se sente não é filho de boa gente. O Dany neste momento está muito bem acompanhado e tem uma boa equipa de profissionais a trabalhar com ele, tenham calma que devagar, devagarinho vão-se ganhando uns pontinhos, reparem que este miúdo fisicamente tem adquirido um grande potencial, além disso tem um porte como poucos têm da sua idade. Mentalmente é apenas infantil e não prejudica ninguém quando se destabiliza a ele próprio, penso que os adversários a maior parte das vezes até agradecem. O Dany já passou por muitos dissabores e algumas humilhações neste desporto –Ténis – e ainda é uma criança, muito ele tem feito e muito tem lutado por um lugar ao sol.
    Acreditem no que lhes digo, ainda vamos ouvir falar muito deste miúdo, da minha parte FAÇO VOTOS POSITIVOS Dany, para que consigas o que mais desejas, FORÇA MIÚDO, é com a tua garra que se movem montanhas. Já falei contigo várias vezes após os jogos quando principalmente tens o meu filho como teu adversário. Já deves saber quem sou.
    Estou contente com a tua EVOLUÇÃO, sem aspas, continua a trabalhar e a lutar contra tudo e contra todos os que te querem prejudicar e assim concretizarás o teu sonho.
    Só mais uma coisa, nunca te esqueças de tudo o que os teus pais têm feito por ti, apoiam-te incondicionalmente, tanto nos bons como nos maus momentos e não te viram as costas, nem se escondem atrás dos arbustos como muitos o fazem por aí nos torneios, ou então só vêm no fim recolher as taças.
    No desporto é mesmo assim tão depressa se é Besta como tão depressa se é Bestial, dá tempo ao tempo.
    Para terminar peço aos pais do Dany que o deixem ler este post.
    Um abraço a todos.

    Já agora gostaria de saber se conseguiu entrar em Tarbes?

    ResponderEliminar
  40. Entrou sim. Parte amanha com um dos seus treinadores, João Cunha e Silva.
    Deste modo também agradecemos a sua atenção, pela sua mensagem e é garantido que o nosso filho a irá ler com todo o gosto, mas depois de voltar. Ok?!
    Cumprimentos agradecidos.

    ResponderEliminar
  41. BOA SORTE ao Dany e a todos os outros atletas Portugueses ao serviço da selecção.

    ResponderEliminar
  42. Toda a gente sabe que este Dany não é mais que um mal-criadeco, como muitos da sua idade! Penso que deve ser emendado dentro do possivel com ajuda de todos, cabendo o papel principal aos pais. No entanto, se nao fossem os resultados e o nivel de tenis a que chegou ninguem estaria a falar disto! E é por essa razao que considero que deve melhorar bastante a sua postura, de modo a faze-la condizer com o seu nivel tenistico, porque se não o fizer o prejudicado vai ser só ele!

    ResponderEliminar
  43. Divisões entre Lisboa e Porto?????? será que este anónimo está a comentar o artigo errado?

    Não , não estou a comentar o artigo errado. Respondi a posts que li e que eventualmente o Rui achou por bem eliminar. Entendeu??

    ResponderEliminar
  44. CARAMBA parem de falar no danny
    o k o danny faz no campo nao tem nada a ver com a educacao
    parecem burros
    primeiro aprendam edepois falem mas pouco
    nem vou explicar a multiplicidade de sentimentos etc etc k m ser humano sente kuando esta so pela sua conta
    kuantos adultos seriam capazes??????????????????????????????nem vou falar mais ..............mas deixem o rapaz em paz

    ResponderEliminar
  45. Concordo com o comentário anterior (16:34) até pq não sei se lhes é completamente alheio, ou se não lhes convém falar, mas a pequena Sofia Sualehe (9 anos), q desde os seis anos palmilha os torneios de sub-12, é só pequena fisicamente dada a idade q tem contudo uma GRANDE atleta em todos os aspectos, uma doçura de miúda, um miminho com duas pernitas, é um exemplo a seguir por mtos. Uma garra tremenda, um potencial enorme, uma cabecinha como há poucas dentro e fora do court. Esta miúda é mto gira, o pormenor de tirar inclusive a pala ou o boné para cumprimentar as adversárias que ainda a pouco tempo o fazia em bicos de pés, pois mal chegava à rede, é estupendo!!! Uma profissional pequenina e um exemplo de educação.
    Será então esta menina educada por outros pais? Calem-se, e deixem trabalhar quem trabalha.
    PAREM de bombardear disparates. Cada pessoa tem a sua personalidade, nem parecem pessoas ligadas ao ténis, tenham vergonha! Parem de entristecer as pessoas com críticas destrutivas e de verdadeiro ódio.

    ResponderEliminar
  46. Oh anónimo que me antecede:
    ....uma profissional pequenina ????

    ResponderEliminar
  47. Calma! Não se estique, foi uma força de expressão. Não faça já um filme.

    ResponderEliminar
  48. Porvalvemente nunca estiveram com o dany fora do court! a diferença não é muita! E a postura fora do court sim, já é uma questão de EDUCAÇÃO!

    ResponderEliminar
  49. como sabe bem dizer mal das peessoas o anonimo das 19 05 ja estava com as garras de fora..............

    ResponderEliminar
  50. como sabe bem dizer mal das peessoas o anonimo das 19 05 ja estava com as garras de fora..............

    ResponderEliminar
  51. o sr aficionado do tenis esta enganado consigo mesmo ja reparou????????????????????
    por acaso conhece mesmo os seus gostos e hobbies????????????????
    bem me parece k nao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderEliminar
  52. Sr. Aficionado a Educação do Dany, nem a de qualquer outo miúdo não lhe diz respeito. O que se entende por educação é muito relativo de pessoa para pessoa e parece que anda um bocado trocado. Se os miúdos são ou não são educados é tolerável, podem ainda não o ser hoje na perfeição mas poderão sê-lo amanhã voçê é que concerteza já não tem grande solução.Sbe que mais, pessoas como você são tristes, vazias, intolerantes, frustradas e só pensam em fazer mal aos outros.
    ADEUS.

    ResponderEliminar
  53. Ai que nojo esta gente! Então mas ainda continuam a falar de Educação de miúdos destas idades?!
    Que fixação!
    Mas com estas idades o que é que esta gente fazia? Nada?Tão Totozinhos....Por isso é que agora são assim. Cada coisa no seu tempo, e estes jovens têm é idades para serem mesmo "Mal Educados".Se não se divertirem agora e não fizerem alguma mal criadice quando é que as irão fazer? Quando estiverem com os pés na cova?
    Ai tanta inveja da juventude!
    Que gente tão perfeita, pois não é o que se vê por esses torneios! Cambada de envernizados. Estes jovens em causa são genuínos, autênticos, emotivos e expressivos, todos os ingredientes para serem bons adultos.

    ResponderEliminar
  54. "Estes jovens em causa são genuínos, autênticos, emotivos e expressivos, ..."

    Que forma eufemística de apelidar a má-educação. Lá diz o povo, de pequenino é que se torce o pepino..
    MP

    ResponderEliminar
  55. Já ninguém diz isto! - eufemística
    Nunca ninguém disse : pepino1
    Vá, para a caminha está na hora de deixar de dizer disparates.

    ResponderEliminar
  56. Isto é só pedagogos idiotas...

    ResponderEliminar
  57. Caro Sr. Barata, fez um erro colossal em ter apagado alguns comentários a este post. Face ao calibre das afirmações aqui produzidas, quase que me apetece dizer que está a beneficiar o infractor, passe a expressão, e sem nenhuma conotação pessoal com as pessoas envolvidas. Neste caso, ou apagava todos, ou deixava todos. Uma decisão errada que me deixa com a pulga na orelha.

    ResponderEliminar
  58. ao anonimo de 23 jan 15 20!
    Deixe o sr barata em paz e veja se emvez de pulga nao e carraça pois e o k voces sao tdo akeles k nao fazem mais nada senao falar por falar
    alias e o k este pais faz de melhor
    e mais grave e estar divertidissimo a falar de criancas
    portanto carraçinhas toca a trabalhar falar menos e produzir mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  59. eu kero é ke tu vás ver se está a chover, k? isto é uma demokracia e nínguém faltou ao respeito a ninguém, k? O úniko que me pode convidar a não prosseguir os meus comentários , é o Sr. barata, administrador do blog. k? tenh juózo.kresça e apareça.

    ResponderEliminar
  60. PARABÉNS JOANA E DANY!!!!! Vocês são os responsáveis pelo artigo com mais "posts" da história do blog. 60 comentários??? Vá lá pessoal, tentem chegar aos 100, até nem é difícil...basta 40 idiotas escreverem outros tantos disparates, e a julgar por tanta imbecilidade que aqui já foi dita a marca é perfeitamente atingível...deixem os putos de uma vez por todas em paz ou então tentem vencê-los dentro do court.

    ResponderEliminar
  61. democracia??????????????????liberdade de falar?????????????????????k vontade de rir????????????????????sabia k as carraças adoram sangue????????????adoro ver se esta a chover se esta sol etc
    por ai e ke se fecha na sua liberdade de falar mal constantemente

    ta bem e uma nova liberdade !!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  62. Ha limites para a a falta de educação ! E nao lhe admito sequer que fale assim de mim sem me conhecer sequer, Se as crianças sao todas mal-criadas porque nao falamos do Pedro, do Antonio, do Francisco, do Manel, da Maria ou da Rita...
    Porque e que todos falam sempre dos mesmos? Alguma coisa esta mal! Abram os olhos porra!

    ResponderEliminar
  63. Porque é que o Dany foi "corrido" dos apanha-bolas no Estoril Open no ano passado ou ha 2anos?

    ResponderEliminar
  64. Há minima tentativa de se começar a chamar os "bois pelos nomes", e de dar alguma consistência a toda esta palhaçada, o clã " k ta bem, k, ke, ???????????? " desdobra-se num esforço interessante a roçar o patético de branqueamento, fazendo aquilo que uma certa esquerda fazia nas RGA(s) da minha universidade durante o PREC, barulho e manobras de diversão para não se discutir o essencial. O saudoso Almirante Pinheiro de Azevedo, dizia com razão, "é só fumaça" ! Na minha modesta opinião, só os responsáveis pelo ACE Team, da Direcção aos treinadores, é que podem atestar com imensa propriedade de que fibra é feito o Dani e respectivo clã, pelo convivio diário que tinham, e pelos motivos da sua saida. Eu modesto espectador de ténis, só posso torcer o nariz e lamentar as cenas pouco dignificantes em todos os jogos do Dani. Penso que o Dani joga muitissimo bem, e não precisa de fazer todo aquele ruído e respectivas cenas lamentáveis para ganhar. Isto é que me parece errado. Uma das boas do Dani, é quando são os jogadores dos campos ao lado do dele , que protestam veementemente contra a situação, cansados da ladainha do Dani, porque o coitado do adversário já não sabe se joga, ou se o manda à...., fava, de tão farto que está. Repito, o Dani é um excelente jogador, e não precisa de fazer estas fitas crónicas para ganhar.

    ResponderEliminar
  65. Concordo inteiramente com a sua opiniao!

    E foi isso que quis transmitir!

    ResponderEliminar
  66. devia se acabar com estes comentarios ja
    k se esta aki a ensinar a esta rapaziada e k se pode caluniar falar etc sem consekuencias algumas

    o k se esta a passar aki neste blog e bastante mais grave d k se ve realmente

    falam em democracia liberdade nao nao e assim
    estamos ainda mto atrasados

    parece o gladiador.........
    matam esfolam fazem o k kerem como e possivel isto neste seculo
    se fazem isto c criancas o k sera com adultos nem kero pensar
    por fvr tenham bom senso pensem e deixem estas criancas crescer

    para voces nada tem conserto
    so tds entendidos em seres humanos
    cabecas ocas
    claro k a lierdade de falar ms construtivamente se kerem mesmo ver bom tenis
    comentem os bons jogos com o mesmo fervor
    nao da mais pica falar do mal

    tenham paciencia assim nao da

    ResponderEliminar
  67. kem tiver pedras k atire e depois e ve las cair nessas cabecas ocas

    ResponderEliminar
  68. O problema é que os juizes arbitros não tem mão nestas crianças! Isso sim, é a principal razão desta discussão toda!

    ResponderEliminar
  69. sou pai d atleta de tenis d selecçao mas que nunca jogou contra estes atletas nem eu proprio os conheço.acho e que como foi commentado e de pequenino e que se torce o pepenino como ja foi aqui dito. (tambem aqui nunca comentei) os culpados serao obviamentes os pais (se e verdade que os miudos se comportam mal em campo)isso nunca foi necessario comigo mas nao teria pejo se visse esse comportamento inaceitavel! se os atletas citados tiverem realmente potencial sera importante uma correçao pedagogica dos pais nesta altura senao vao se perder e ate envergonhar o nome de Portugal quando forem representar o pais la fora. achar que se deve deixar as crianças fazerem o que querem e crescerem sem saberem o que serem responsaveis e um dos grandes problemas que nos temos no nosso querido Portugal e que esta a criar uma geraçao de jovens sem principios e completamente dependentes quando adultos. DEPOIS FICAMOS SUPPREENDIDOS PORQUE HA PAISES DO LESTE JA A NOS ULTRAPASSAREM ECONOMICAMENTE. E NECESSARIO UM EQULIBRIO ENTRE LIBERDADE E RESPONSABILIDADE

    ResponderEliminar
  70. ao pai preocupado

    nao se preocupe sr estes nunca se portam mal la fora
    o problema e aki dentro

    nao se preocupe eles nao comem o seu rebento

    tanta alarvidade k ja foi aki dito
    pasmo como sao capazes de falar assim com tanat leviandade

    sejam mais tolerantes

    e deixem os outros trabalhar
    os vossossao os santinhos
    haver vamos daki a uns anos se eles sao tao direitinhos
    agora e facil falar

    como tem coragem de ferir tanto
    cada miudo e um muido concerteza os vossos tem outros defeitos
    ou sao perfeitos?
    nao se preocupem com os filhos dos outros e eiem trabalha a kem lhes compete

    voces tao a empolgar muito a situacao pk lhes convem e tb pk o k esta a dar nesta sociedade e falar mal

    sinceramente devem pensar k sao os maiores e sabem tudo de educacao etc

    rezem mas para k osvossos filhos estejam sempre no bom caminho e sejam muito atentos pois caso contrario depois vao ver e k vai ser mesmo a doer
    como sao capazes de magoar tanto estes pais?
    quem sao voces? letrados na vida?

    parem de escrever maldades e pensem sim ns vosssos filhos

    k santinhos:::::::::::::

    ResponderEliminar
  71. nao compreendi esta resposta de anonimo das 8 55 mas acho um bocado despropositado! ACHO QUE SEM OFENDER E POSSIVEL DAR UMA OPINIAO OU SER QUE VIVEMOS NALGUMA DITADURA DE OPINIAO? olhe anonimo todos os pais acham que oos rebentos sao uns santinhos o que obviamente nao e verdade..... o q disse e que a bem dessas crianças e a bem de Portugal e do tenis Portugues seria bom haver mais disciplina e responsabilizaçao das crianças para o bem delas.Ja ando nestas andanças ha mais de dez anos e sei o que e necessario para atingir o nivel internacional! por fim acho que e elementar haver uma mudança dos PAIS no nosso Portugal para que passem valores eticos e de trabalho para os nossos filhos e filhas e isto nao se relaciona so com o tenis ! pensem nisto e nao vejam este commentario como sendo especificamente dirrecionado as estes atletas porque nem os conhecam nem os vim jamais jogarem!acho e que quem reagiu da forma como o anterior anonimo e que demostra uma seria dificuldade em aceitar commentarios que nao sejam do seu gosto.ISSO E COMPLICADO PORQUE NINGUEM E PERFEITO

    ResponderEliminar
  72. entao ja anda nestas andancas a tanto tempo mais uma razao para nao dizer o k diz

    mas nao vou dizer mais nada
    pk realmente satura tudo isto
    e axo isto muito improprio para ser lido porcriancas
    se fossem so adultos ai sim era outra cantiga
    claro ninguem e perfeito
    ainda bem k sabe isso

    portanto como nao conhece nao pode dar palpites sobre pessoas k nao conhece certo?

    se falou para todas a criancas entao assim sim
    mas nao me pareceu

    axo k nenhum pai gosta de ver o seu filho ser menos bem eucado ou nao controlar as suas emocoes
    ms isso vai se aprendendo

    sejam tolerantes ccriancas de 11 12 13 14 anos pois estao em idade de aprender nao de ser
    o ser surje mais tarde
    se kerem ajudar mesmo nao digam mal
    sejam construtivos

    ah
    isto nada tem a ver c fascismo ou democracia
    e um blog aberto a toda camada de idades e nao axo nada etico para um adulto falar assim de criancas
    se kerem dar avossa opiniao vao ter c os pais e ajudem nao chacinem

    nao e isso democracia tb?ajuadr os outros?
    ou e olhar so para o nosso umbigo?
    e so isso
    e mto mais..................

    ResponderEliminar
  73. estou de acordo c o anonimo das 10 45
    pois as criancas entre elas sao crueis (todos nos sabemos disso ).
    ate o mais santinho e bem educadinho fala entre dentes sente e da a sua boca
    acabemos com isto e sejamos positivos
    os k sao pais nao gostariamde ver aki os filhos falados esta maneira
    seja por k razao fosse.
    o desporto e ums maneira de ensinar certo??????????????

    ResponderEliminar
  74. Tanto drama que se fez por comentar que a Joana Valle Costa ou o Danyal Sualehe não têm o comportamento mais correcto dentro do court! Pelo que me dizem atletas que com ele e ela competem, fora do court eles são impecáveis. Logo não vejo que seja assim tão dramático eles verem estes reparos. Pode ser que percebam e façam um esforço maior para se corrigirem! Há inúmeros atletas das mais variadas idades com maus comportamentos, dois dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, Nuno Marques e Emanuel Couto, eram intratáveis dentro do court, e fora dele, pessoas simpáticas e educadas. Porque é que se está a fazer tanta polémica disto?
    A Joana e o Danyal não têm o comportamento mais correcto no court, como tantos outros! As pessoas que a eles estão ligados não podem levar a mal estas criticas porque efectivamente o comportamento deles em competição AINDA deixa algo a desejar.
    São atletas seleccionáveis, são atletas que ganham torneios a nível nacional, são atletas com classificação internacional, ou em breve a terão, logo funcionam como exemplos para as centenas de atletas da idade deles que participam com eles nos torneios em Portugal! E todos sabemos como os comportamentos dos melhores jogadores, seja de que escalão for, criam seguidores. Daí a preocupação de alguns ao comentar os comportamentos menos próprios, e falar no que deve ser o comportamento de um atleta que represente a selecção nacional. Houve aqui nos comentários quem associasse a vontade de ganhar a estes comportamentos da Joana e do Danyal, mas não esqueçamos que há muitos outros atletas com igual ou maior vontade de ganhar com comportamentos melhores dentro do court.
    É fundamental que aprendam, e que saibam lidar com as criticas, pois quem tem bons resultados, corre o risco de ser mais falado, mais comentado, tanto dos bons aspectos como dos maus!
    Boa sorte para os dois! Que sejam tão bons ou melhores do que os fãs deles, que tanto os defenderam, desejam!

    ResponderEliminar
  75. so k as criticas foram longe demais nao axa???????nao axa porque nao as leu todas
    xega!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  76. anonimo das 10 45 acho os seus commentarios sem nenhuma justificaçao e se calhar nao leu o que escrevi? nao ataquei estes miudos falados nesta noticia especificamente . o q disee e repito e que e necessario haver mais responsabilizaçao e boa etica dos nossos filhos e a culpa de isso nao existir e muito mais dos pais do q dos filhos! TAO SIMPLES COMO ISSO. se nao lhes e incutido uma boa criaçao quando estao a crescer entao sera feito essa educaçao quando forem adultos? por favor nao defenda o indefensavel..... olhe eu nunca tinha comentado estas noticias no passado e vou ficar por aqui ja que acho esta conversa esteril porque a sua concepçao de educar crianças obviamente e completamente oposta a minha. (LIBERDADE COM RESPONSABILIZAÇAO) que e muito diferente de dizer amen aos nossos filhos sempre que fazem um disparate. por fim desejo muita sorte ,bons estudos e saude a estes atletas jovens e obviamente a todos os outros tambem.aos pais desejam tambem muita sorte paciencia,sapiencia ,persistencia e saudencia! aos comentadores que estao de acordo com maus comportamentos desejo REFLETENCIA umas brincadeiras para acabar BEM HAJAM TODOS

    ResponderEliminar
  77. REFLETENCIA????????? SAUDENCIA????? E ESTUPIDENCIA, NÃO?

    ResponderEliminar
  78. Infelizmente a ha aqui pessoas teimosas e radicais, que deve pensar serem os donos da verdade! Sejam flexiveis, e aceitem a opinião dos outros! A maioria das críticas aqui sao construtivas, e so se tornam destrutivas partir do momento em que aqueles que nao respeitam nem aceitam as opinioes dos outros, intervêm na discussao, defendendo teimosamente e com "estupidencia", e a qualquer custo as suas opinioes!

    Ninguem é perfeito! Mas sejam humildes, reconheçam os erros, tentem corrigir! Criem modelos, valores, falem de exemplos, de fair-play!

    Ou não será o desporto mais bonito com fair-play?

    MANTENHAM O NÍVEL POR FAVOR, TODOS QUEREMOS UM TENIS PORTUGUES MELHOR!

    ResponderEliminar
  79. discordo com o joao, desporto mais bonito com fair-play é o rugby sem dúvida!

    ResponderEliminar
  80. de facto acho incrivel a forma como atacam qualquer concelho ou opinião aqui expressa. este pessoal virou radical e extremista na defesa de atitudes reprovaveis e nao vejo o que o "preocupado"tenha dito de ofensivo ao Dany ou Joana? falou genericamente e se acharam que deveriam atacar esse comentario é porque tao a defender que eles se devem comportar mal e que isso não seja errado?algo vai mal nessas cabecinhas.

    ResponderEliminar
  81. Estes dois jovens trabalham muitas horas para terem o nível em que se encontram neste momento, e ao lerem estes comentários concerteza que acham todos estes comentadores, ridículos, e inúteis.
    Já agora, gostaria de relembrar o facto que aqui foi dito num comentário mais acima ácerca da sua irma Sofia Sualéhé que mais uma vez afirmo ser um exemplo de educação no court, e isto ninguém pode desmentir, caso contrário estariam a ofender ainda mais o tenis Nacional, para além de ser uma brilhante atleta. Então volto a relenbrar os tão empenhados anónimos em atacarem e aconselharem os pais destes jovens em se conterem um bocadinho e não falarem do que não sabem, vão vêr os jogos desta miúda de nove anos, mas com já 6 de tenis e aprendam a educar os vossos filhos e a vossa língua,pois esta miúda tem tudo mas mesmo TUDO com conta e medida na dose necessária. Não acham que é mesmo má formação de todos voçês em acusarem estes pais? Eu até sei a verdadeira causa de alguns comportamentos mais desjustados do miudo Dany,no nosso circuito Nacional mas não vou estar aqui a expor algo que traria mais achas á já tão grande fogueira, mas ao longo da sua vida tenística, Deus queira que consiga ter um grande motivo para ele próprio com toda a sua irreverência, que tanto e tão bem o caracteriza, o possa dizer em publico. Porém é lamentavel que muitos não consigam vêr mais além, e que certas pessoas que já tanto mal lhe fizeram, e olhem que eu sei bem do que falo,lhe vão dar parabens e passem a mão pelas costas elogiando a sua evolução quando só o trataram mal, não souberam educa-lo no court e o humilharam vária vezes em publico.Disto sim eu acuso directamente os pais por não terem estado mais atentos ao tratamento que foi dado ao seu filho dany nos seus primeiros anos no tenis Nacional.Porém, nada está perdido, ele ainda é muito jovem e está muito bem aconpanhado, e se o João Cunha e Silva não fizer deste miúdo um grande homem e atleta, também lhes digo, NINGUÉM O FARÁ.
    Não falem do que não sabem e não tentem ensinar estes pais a educar, pois só os tontos que utilizam este blog como uma arma para defenderem as suas próprias frustrações é que vem para aqui disparar conselhos, absurdos que não se encaixam nestas pessoas. Não falem do que não sabem, nem "obriguem" a falar quem sabe.

    ResponderEliminar
  82. Ja que está a puchar o assunto, não ameace, acabe de falar, ou cale-se para sempre!

    ResponderEliminar
  83. Jogadores intratáveis, não existem. São sempre tratáveis a mal ou a bem. O pior é se se resolvem "tratar" uns aos outros no court como eu já vi e depois têm de fugir para não levar uma tareia da assistência. Quem semeia ventos colhe tempestades. Por isso cada um que seja responsável pelos seus actos e os assuma e ponto final. Já se partiram raquetes em campo, já se chamou nomes a árbitros, já se apontaram armas de fogo, já se atiraram raquetas a adversários, já se fez tudo o que era possível e impossível nos campos de ténis portugueses, há 100 anos que andamos nisto e pelos visto a energia está sempre a ser desviada do alvo. A raiva é um tiro ao lado no caminho para o sucesso no Ténis, mas não está longe do alvo, é preciso é dirigi-la pois o instinto ganhador tem a ver com a raiva interior, que por vezes nos adolescentes, aparece exteriormente numa explosão de sentimentos descontroláveis. Os pais e treinadores têm de estar atentos. Pessoalmente sempre preferi, ver a raiva a frustração e as manifestações físicas de revolta a virem cá para fora, em contraste, com as "moscas mortas". que falham e nunca se passa nada.

    ResponderEliminar
  84. O sr Poul Dent não deve ter lido todos os comentários, pois o Rui Barata apagou o pior dos piores que foi escrito neste blog sobre miúdos. Comentários racistas do mais baixo nível dirigidos ao pai do Dany num torneio e do meio do court no decorrer de um jogo pela menina Margarida Figueira e ao filho e a toda a família aqui no blog.Daí ser sim dramático, por ser tão mau nem 15 m o Rui deixou a fama no ar.Mas estes são os bem comportados do tenis Nacional, gritam barbaridades do court e depois é só o danyal Sualehe que diz caga e cagão qdo erra.
    Todos sabemos que o Dany não é perfeito mas é obvio que se vai corrigindo dentro do que lhe é possível fazer assim como tantos outros, daí a ofende-lo com comentários de um nivel inqualificável...calma aí. É por estas e por outras que concordo com o anónimo das 11:06:"os pais do Dany deveriam estar mais atentos" a algumas situações, não deixem que a raiva de certos o atrofiem.E se querem um conselho amigo não o deixem ler estas porcarias, será mais uma das coisas que irá descarregar no court, pois os imbecis que as escrevem não entendem o mal que possam estar a fazer ou ainda a retroceder todo e algum trabalho que possa estar a ser feito no sentido de o melhorar. O Dany merece todo o carinho DOS SEUS PAIS, que até aqui já foi demonstrdo,e de todos os amigos que gostam dele independentemente de jogar ou não tenis, pois é um bom rapaz, mas pais, não se deixem enganar pelos demónios que por aí andam nos torneios a vender sorrisos e simpatias pois são mesmo esses que depois vos tramam e falam mal pelas costas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  85. sao todos tao queridos e que bem que escrevem e falam

    ResponderEliminar
  86. eu ja vi mt jogos do dany e da joana (e sou amigos dos dois so por acaso)o dany quando ganhar mais corrida ira ser um grande jogador e relativamente ao comportamento e ainda um miudo e aos pais soa dos melhores do tenis portugues e quanto a joana DANTES chorava agr ate se ri (inter cidades) e quanto a mae nunca vi nd de estranho força dany acredita tens mt amigos

    ResponderEliminar