Pesquisar neste blogue

5 de dezembro de 2007

Masters FPT/CIMA

É mais uma fotografia desfocada neste malfadado Masters de 2007.
Depois da questão financeira, eis que surgiu , ainda na passada semana , mais uma questão no mínimo esquisita, relacionada com o ranking ( foi sempre um problema da Federação, a actualização atempada dos rankings nacionais ) final para o Masters.
No jantar de apresentação do Masters na passada 5ª feira, foi anunciado como 1º suplente o tenista João Bastos, que a Federação considerava, na altura, como 9º classificado apurável para o Masters no ranking.
No entanto, Gonçalo Falcão, depois da sua vitória em Espinho, ultrapassaria João Bastos e dado que Pedro Sousa, o 9º classificado apurável, não apareceu em Espinho ( este seria o 3º torneio de Sousa, mínimo exigível para a participação no Masters) e teve a correspondente falta de comparência, o jovem tenista de Carcavelos pensou que seria ele o 1º suplente do Masters.
Afinal, depois de a Federação ter corrigido o ranking, Pedro Sousa foi anunciado como 1º suplente dado que teria apresentado um atestado médico que justificava a sua falta, aliás como outro tenista apresentou.
No entanto, nos quadros do torneio de Espinho que foram apresentados publicamente, Pedro Sousa aparece como tendo tido falta de comparência, o que não é compatível com a apresentação de atestado médico.
Por acaso, o 1º suplente não foi preciso mas se tivesse sido, seria mais uma bronca....
Enfim, mais uma polémica perfeitamente evitável com uma actualização mais imediata do ranking, após cada torneio, nacional e/ou internacional.
Por outro lado o regulamento, como se viu o ano passado e este ano, está cheio de buracos e de interpretações dúbias, pelo que seria de bom tom alguém pensar em torná-lo mais simples e legível.
Finalmente, os WC's.
Este ano, a polémica foi no feminino, com o WC a ser atribuído a Maria João Koehler, apesar da sua classificação lhe dar acesso ao Masters, só porque não participou no Nacional, dado que recuperava de uma operação cirúrgica decorrente de uma lesão contraída em Moscovo, ao serviço da Selecção Nacional. Só visto.
De fora ficou Frederica Piedade, que por não ter vindo ao Nacional, não podia entrar nestas contas... Só neste país, a 3ª melhor portuguesa da actualidade fora do torneio elite português por uma formalidade burocrática.
Não seria muito mais fácil fazer o ranking nacional sem restrições e/ou obrigações e quem conseguisse mais pontos, em Corroios, na Golegã ou no Burkina Fasso e fosse português, iria ao Masters e ponto final.
É tão difícil complicar o fácil mas na FPT cada vez mais se estão a tornar experts nesta matéria.
A rever, com muita urgência.

6 comentários:

  1. Como já disse antes, é urgente a classificação trimestral (no mínimo). No que diz respeito a estas provas, se têm ranking próprio, como tinha a Classificação Paralela Jornal do Ténis, que era mensal, tem que se seguir a classificação, para os masters, sem WC.

    ResponderEliminar
  2. Acho incrivel q aqueles q contestam os wc é q depois os vão pedir à FPT.
    E depois a FPT é q tem culpa.
    1º informem se bem ( n o q ouvem dizer)
    2º publiquem

    cps

    ResponderEliminar
  3. Calheiros:
    Desculpa lá a picuinhice, mas tinha de to dizer.
    Costumas escrever "o Master" e "os Masters", já pareces o Flores Marques quando comentava no Eurosport.
    Deve dizer-se "o Masters".
    O (torneio, evento) Masters!

    ResponderEliminar
  4. o masters = o torneio dos mestres

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 08:07:
    Estás a mandar essa "boca" para a Frederica pelo facto de ela ser a presidente da AJT e defender o término dos WC's... Mas não é isso k está em questão. 1.º não foi ela k pediu o WC mas sim a Quinta dos Lombos, local onde é realizado o Masters, po ela pertencer ao clube. 2.º o injusto e sem lógica é o facto de ser obrigatório disputar o Nacional e 3 torneios nacionais para jogar o Masters... A Frederica prefere apostar na carreira e disputar torneios internacionais... O k devia de acabar era essa patética regra dos jogadores necessitarem de jogar em Portugal para disputar o Masters...

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo, estava a referir-me a vários masters, no passado no presente e no futuro, não específicamente a este Masters, daí dizer os Masters das várias provas. As competições que eu referi eram, A Classificação Jornal do Ténis, O circuíto TMN, o circuíto actual CIMA, todas com masters, os Masters dos diferentes circuítos.
    Nos blogs tenta debater-se ideias e expressar opiniões, por vezes com erros de Português, mas não é isso que interessa, mas sim o que se pode retirar de válido dessa troca de palavras. Imaginem se eu dou erros aqui, como será nos Blogs que participo em Inglês, Françês, Alemão, Espanhol, etc (tudo que vem à rede sobre ténis é peixe). Mas obrigado pelo interesse sobre a escrita do meu texto

    ResponderEliminar