Pesquisar neste blogue

5 de novembro de 2007

Protocolo celebrado entre a Faculdade do Desporto, U.P, e a ATPorto

No passado dia 1 de Novembro, a Faculdade do Desporto, da Universidade do Porto, representada por Prof. Doutor Olímpio Bento (Presidente do Conselho Directivo da FADE-UP), e a ATPorto, representada por Dr. António Paes de Faria (Presidente da Direcção da ATPorto), celebraram um Protocolo de Cooperação, que envolverá o Laboratório de Cineantropometria, o trabalho das Selecções ATPorto e jogadores dos escalões sub 10 e sub 12.
O início desta inédita parceria, por um lado, é fruto do relevante trabalho dos Treinadores com os mais novos e, por outro lado, é prova do reconhecimento académico da qualidade dos projectos desenvolvidos no Ténis em Portugal.
Constitui objecto do presente protocolo a realização de um projecto de investigação subordinado ao tema "Desporto, Selecção e Excelência de crianças e jovens dos Clubes da ATPorto", através da colaboração técnico-científica de uma equipa de pesquisadores do Gabinete de Cineantropometria e Estatística Aplicada, liderada pelo Prof. Doutor José Maia.
Este projecto tem os seguintes propósitos:
(1) avaliação morfo-funcional e psicológica do jovem tenista;
(2) monitorização de aspectos diversos da sua resposta ao treino;
(3) formação em matérias consideradas relevantes pela ATPorto (realização de seminários).
O desenvolvimento deste estudo prevê o alargamento da investigação e colaboração à área do TÉNIS ATLÂNTICO™ e a interacção com o trabalho dos jogadores das Selecções Nacionais FPT.
O Protocolo foi celebrado no anfiteatro da FADE-UP, com a presença dos Pais e treinadores dos 36 jogadores que, nesse dia, nas instalações da Faculdade, realizaram os primeiros testes do estudo do projecto de investigação e iniciaram um estágio das Selecções ATPorto que, depois, se prolongou até ao dia 4 de Novembro em Ourense, Galiza.
Seguidamente, dando logo cumprimento ao espírito de parceria e interacção deste Protocolo, todos os presentes beneficiaram de duas úteis apresentações oferecidas pela FADE-UP:
(a) Treino de Força com crianças e jovens. Vale a pena ter medo? – Prof. Doutor José Maia (Responsável pelo Laboratório de Cineantropometria);
(b) O papel dos pais na condução e acompanhamento dos filhos no desporto - Prof. Doutor António Manuel Fonseca (Presidente do Conselho Pedagógico da FADEUP e Responsável pelo Laboratório de Psicologia do Desporto)

Sem comentários:

Enviar um comentário