Pesquisar neste blogue

12 de julho de 2007

Rankings ETA

Em sub-14 femininos, Barbara Luz ( 43ª) e Patricia Martins( 69ª) mantem a concorrência ainda longe, com Inês Xavier na 203ª, Barbara Ribeiro na 257ª e Margarida Moura na 291ª.
Em masculinos, Francisco Ramos é 45º, João Monteiro 95º e Vasco Mensurado 162º. João Barra continua a subir e já é 168º.
Em sub-16 femininos, Ana Claro e Charlotte Pires continuam juntas , na 78ª e 79ª posição, sendo que Demi Rodrigues está à beira de sair do Top 100, na 99ª posição.
Em masculinos, Miguel Almeida subiu até à 23ª posição, seguido de Francisco Dias em 213º e de André Caiado em 248º.

11 comentários:

  1. Joaõ Monteiro é 95 no raking, sendo assim mostrou resultados . Segundo melhor portugues no raking europeu e não foi convocado para participar no europeu? É estranho... O Vasco Mensurado fez tantos ou mais torneios que o João Monteiro, e alguns recentemente....

    ResponderEliminar
  2. Segundo o site da federação:
    "O elemento subjectivo, presente em qualquer escolha, será subordinado a estes critérios, de forma a justificar a selecção dos atletas que reúnam as melhores condições para disputar as provas para as quais sejam nomeados.

    Classificações Internacionais.

    Classificações Nacionais.

    Resultados em Provas Internacionais

    Resultados em Provas Nacionais (Campeonatos Nacionais e Torneios de nível A)

    Cumprimento dos Programas das Selecções, nomeadamente o calendário de competições aconselhado pelo Seleccionador responsável.

    Características técnicas, tácticas e psicológicas, em função das necessidades do Capitão e da Selecção.

    Capacidade de adaptação às condições específicas da prova ou provas em questão, nomeadamente piso, altitude, e outras condicionantes de desempenho.


    Rejuvenescimento e continuidade da equipa em que o atleta se integra."

    Para além do João Monteiro nunca ter perdido em competição com o Vasco Mensurado, há outros atletas de 1993 a ter em conta como o João Domingues, mas são as opções do seleccionador, há que respeitar!

    Boa sorte aos seleccionados!

    ResponderEliminar
  3. Podemos não concordar e ter uma outra opinião relativamente ao que se vai passando à nossa volta, sem que para issose falte ao respeito. discodia não é sinonimo de desrespeito. Equacionar não é igualmente sinonimo de desrespeito.

    ResponderEliminar
  4. Não percebo este comentário. Reli a mensagem e não em nada desrespeitoso.
    O nível dos nossos infantis é muito bom e homogéneo( quer rapazes quer raparigas).
    A minha opinião é que havendo um inquestionável(Francisco Ramos) poderia-se optar por variar no 2º elemento: e há tantos:barra,domingues,monteiro, rocha,fazendeiro,a.silva,jordão,mendes, e claro vai faltar enunciar alguns,...deslculpem!

    ResponderEliminar
  5. " ...mas são as opções do seleccionador, há que respeitar!"

    Quando fiz o comentario, a seguir ao seu ,que refere " ...mas são as opções do seleccionador, há que respeitar!", o que quiz realmente dizer é que estou de acordo consigo. Apesar de ser o selecionador que escolhe, podemos equacionar ou não concordar.Há atletas que nunca foram valorizados.

    ResponderEliminar
  6. Atenção que há alguns factores a ter em conta para a escolha de um jogador para ir a um europeu individual. Não há dúvidas que as alternativas por si sugeridas têm o seu valor, mas se o Francisco Ramos é inquestionável na selecção, o Vasco Mensurado, João Monteiro, João Domingues, João Fazendeiro e o João Barra estão bastante à frente dos outros em habilidade, a lidar com a pressão, e muito equilibrados entre si! Podem até perder pontualmente com algum dos outros atletas acima citados, mas tem mais ténis, lidam melhor com o stress de representar uma selecção, tem mais experiência internacional, aspectos importantes para jogar um europeu.
    Estive a ver as listas dos atletas para europeu e o número de atletas nascidos em 94 (ano do Mensurado) é muito reduzido! É um atleta que tem um estilo de jogo atractivo com uma direita que parece um canhão, mas é muito imaturo para aquele nível, pois comete muitíssimos erros não forçados. Com esta inclusão, o Pedro Felner estará a preparar já a selecção para o ano que vem, a quem acrescentará o Frederico Silva!
    Note-se que este ano havia no Nacional de sub 14 um atleta dentro do top 300 ETA que não era cabeça de série (João Domingues), o que ilustra que muitos estão a fazer um esforço para jogar mais fora de Portugal.
    Acredito, porém que esta escolha desiluda o João Monteiro, pois está dentro do top 100 ETA desde Janeiro, nunca perdeu com o Vasco Mensurado em competição, perdeu com ele um short set em dezembro num estágio e mais nenhuma oportunidade teve dentro da selecção de medir forças com o Vasco. Foi traído, talvez, pela sua atitude, por vezes, indolente e o seu comportamento pouco condizente com o que se espera de um atleta, pois teve muitas oportunidades de mostrar serviço ao longo de várias convocatórias. Vamos a ver se afunda desiludido ou se se sente espicaçado! Da mesma maneira, o João Domingues ganhou duas vezes recentemente ao João Monteiro, ou o Vasco Mensurado que perdeu com o Vasco Valverde não há muito tempo, e o Domingues e o Barra trocaram vitórias no início de 2007.
    As escolhas estão feitas, isto só teria interesse se pudéssemos ouvir as justificações do Pedro Felner.
    Reforço, boa sorte aos seleccionados!

    ResponderEliminar
  7. Pois desculpem mas tenho de dar razão ao seleccionador. Então o homem ia convocar o João Monteiro? Dar mais uma oportunidade a um atleta que só um cego é que não vê que nunca irá ser jogador de ténis na vida. Basta olhar para ele... e depois vÊm com argumentos de rankings, confrontos, etc... Conheço o seleccionador em questão e as suas ideias claras sobre o ténis nestas idades e temos de admitir tem tido muitas vezes razão antes de tempo.

    ResponderEliminar
  8. O Pedro Felner acertou na convocatória, e naturalmente que é uma pessoa competente, mas não devem condenar um atleta aos 13 anos (Monteiro) por um desempenho menos feliz no Nacional, quando o adversário (Jordão) teve muito mérito no resultado, como comprovou a sua vitória na meia final hoje sobre o João Domingues. O Gonçalo Nicau nestes escalões também dava poucos indicadores, sem grandes hábitos de trabalho e de competição, e já enquanto universitário, chegou à Taça Davis, e ao top 500 mundial. O João Monteiro está dentro do top 100 ETA pois conseguiu resultados (objectivos) para tal! Não matem atletas aos 13 anos nem endeuzem outros nestas idades. Acho salutar que haja esta rivalidade e tantos valores a discutir resultados, onde só o Francisco Ramos consegue destacar-se. Espero que assim continue para que todos continuem a melhorar.

    ResponderEliminar
  9. Só agora é que o selecionador abriu os olhos, ou deixou de ficar cego? então o homem andou a convocar um atleta o ano todo, sabendo que este não viria nunca a ser um jogador na vida?

    ResponderEliminar
  10. Acho bem que o tenha convocado porque apesar de algumas lacunas é um dos melhores jogadores desta idade e não merecia ser totalemnte colocado de parte.

    ResponderEliminar
  11. No nacional de sub-14 o João Barra o unico jogador sub 14 top nascido em 94, perdeu com o Vasco Mensurado 6/2 6/2. O Vasco Mensurado apenas perdeu com o João Monteiro em 3 sets em 3 horas. Todos são talentosos mas há sempre que fazer escolhas.

    ResponderEliminar