Pesquisar neste blogue

27 de outubro de 2009

OPENBENJAMINS GRADIGNAN-GIRONDE 2009 , ETA sub-12

É um dos mais renomados torneio de sub-12 em todo o mundo.
O Open Benjamins de Gradignan-Gironde recebe a elite dos jogadores mundiais desta tenra idade e, como sempre, Portugal faz-se representar com dois atletas masculinos e duas tenistas femininas.
Nos rapazes, ambos os lusos perderam na 1ª ronda, apesar de só possuirmos o resultado do Antonio Dória, que foi derrotado por 4/6 e 5/7.
Tiago Cação também perdeu.
Nas meninas, Beatriz Bento, como CS, teve um bye na 1ª ronda, enquanto Sofia Sualehe perdeu por duplo 1/6.
A Beatriz defronta na 2ª ronda a alsaciana Helbringer.

3 comentários:

  1. Fala-se muito do ténis juvenil português, mas temos Frederico silva e pouco mais. O Pequeno Dória que tem tanto potencial e perde com um jogador de 2ª linha francês e na consolação perdeu com um jogador da mesma idade dele de 1998, o Tiago Cação nem falar perde na consolação com um puto de 10 anos 64 60.
    Pelo que dizem do Tiago e o seu potencial enorme...
    Cuidado com a valorização excessiva destes jogadores. Pode acabar com eles. Quanto às meninas têm um ténis muito abaixo de torneios desse nível. Para mim é errado.
    O seleccionador também esteve errado como se viu nestas convocatórias. Aliás só lhe serviu para lhes retirar auto-estima. É a minha opinião, peço desculpa pela franqueza, não pretendo magoar ninguém. Que para mim estes dois rapazes tem muitas e boas qualidades, continuem a trabalhar, só assim se pode lá chegar.

    Jorge Cadoso

    ResponderEliminar
  2. Aqui vão os critérios retirados do site da Federação: (cada um que faça o seu juízo)

    Critérios de Selecção
    A Selecção de atletas para provas de representação nacional será feita tendo em conta um conjunto de elementos que, analisados na sua globalidade, permitirão efectuar uma escolha correcta e justa dos atletas a nomear pela Direcção da FPT.
    O elemento subjectivo, presente em qualquer escolha, será subordinado a estes critérios, de forma a justificar a selecção dos atletas que reúnam as melhores condições para disputar as provas para as quais sejam nomeados.
    - Classificações Internacionais.
    - Classificações Nacionais.
    - Resultados em Provas Internacionais
    - Resultados em Provas Nacionais (Campeonatos Nacionais e Torneios de nível A)
    - Cumprimento dos Programas das Selecções, nomeadamente o calendário de competições aconselhado pelo Seleccionador responsável.
    - Características técnicas, tácticas e psicológicas, em função das necessidades do Capitão e da Selecção.
    - Capacidade de adaptação às condições específicas da prova ou provas em questão, nomeadamente piso, altitude, e outras condicionantes de desempenho.
    Rejuvenescimento e continuidade.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com os dois comentários, embora o segundo apresente uma opinião à político.
    Pelo que vi do quadro desse torneio a maior parte dos países participantes levaram os melhores jogadores das respectivas selecções. Talvez devesse-mos fazer o mesmo. Pois trata-se dum torneio de grande prestigio, e aquilo que "esta selecção sub 12" não foi fazer foi prestigiar PORTUGAL. Matilde Fernandes, Luisa Almeida, Mafalda Fernandes, Rafael Marques, Francisco Caldas, António Sabugueiro, faziam de certeza melhores resultados.
    No entanto, alguns dos seleccionados "fazem parte" do corpo técnico das selecções jovem de PORTUGAL e isso explica tudo não é?!

    Francisco Forte

    ResponderEliminar