Pesquisar neste blogue

5 de fevereiro de 2008

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Neuza Silva é a primeira cabeça-de-série do Vale do Lobo Ladies Open, o torneio internacional feminino, de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o 'ranking' mundial do WTA Tour, cujo quadro principal arrancou hoje (terça-feira) na Vale do Lobo Tennis Academy, no Algarve, sob a organização da Premier Sports.

A bicampeã nacional não tinha previsto a sua participação no torneio que abre a época internacional feminina em Portugal, mas decidiu à última hora solicitar um ‘wild card’ aos directores de torneio (Paulo Oliveira e Pedro Frazão), que acederam ao seu pedido.

«Vim da Fed Cup (selecção nacional) lesionada nos adutores mas tenho feito tratamentos diários e estou a sentir-me melhor», disse Neuza Silva, que no ano passado ganhou em Portimão um destes tradicionais três torneios internacionais femininos de Fevereiro e que tenta tornar-se na primeira portuguesa a vencer o Vale do Lobo Ladies Open, criado em 1999.

«Cheguei a inscrever-me nos torneios de Montechoro e de Portimão, mas depois desisti porque vou antes jogar torneios de 25 mil dólares em Estocolmo (Suécia) e Capriolo (Itália) nas próximas duas semanas. Mas como verifiquei que estava de novo capaz de jogar e que em Lisboa não tinha parceiras de treino, pois o grupo de competição de Sassoeiros está todo aquí, em Vale do Lobo, optei por pedir um convite para jogar esta semana. Sempre me dá mais rodagem, há prémios monetários em jogo e posso, ao mesmo tempo, prosseguir os tratamentos com o massagista do torneio (Marco Pedro)», acrescentou a nº1 nacional.

Neuza Silva chegou ontem (segunda-feira) ao Algarve e só joga amanhã (quarta-feira), frente à espanhola Melia Cabrera-Handt, no segundo encontro das 10:30 horas, ou seja, deverá arrancar por volta das 12:0 horas. O quadro principal contempla mais duas tenistas portuguesas: Catarina Ferreira, que entrou directamente, e Joana Pangaio, oriunda da fase de qualificação. Catarina Ferreira joga depois de Neuza Silva diante da russa Nina Bratchikova, terminando a jornada com o embate entre Joana Pangaio e a alemã Anna Zaja.

Joana Pangaio foi a única das 11 portuguesas inscritas na fase de qualificação a apurar-se para o quadro principal. Num duríssimo ‘qualifying’ de 128 participantes, foi necessário ultrapassar quatro rondas e a “pupila” de Ana Nogueira bateu sucessivamente a estoniana Barbara Kvelstein (6-4, 6-1), a ucraniana Lyudmyla Kichenok (7-5, 6-3), a russa Alla Aleksandrova (6-4, 4-6, 6-2) e a ucraniana Julia Goloborodko (1-0 e desistência).

Foi a segunda vez, nos últimos três anos que Joana Pangaio passou o ‘qualifying’ do Vale do Lobo Ladies Open, depois de, em 2006, ter mesmo atingido os quartos-de-final do quadro principal. «Só pode ser uma questão de sorte. É certo que gosto deste clube e destes ‘courts’, mas também me sinto bem em Montechoro onde já por duas vezes só fui eliminada na última ronda da fase de qualificação. Por outro lado, pensando melhor, poderá ser por se tratar do primeiro torneio do ano. Chego mais fresca. Esta série de três torneios é desgastante porque as qualificações são muito longas, com muitas rondas», disse a jovem de 20 anos, que, entretanto, já está nos quartos-de-final de pares. Pangaio e Carla Caetano receberam um ‘wild card’ para o quadro principal de pares e justificaram o convite com um triunfo hoje obtido sobre a também portuguesa Kátia Rodrigues e a inglesa Margot Carter por 6-1 e 6-3.
PremierSports

2 comentários: