Pesquisar neste blogue

26 de dezembro de 2006

Feliz Natal para todos



Espero que tenha sido um dia muito feliz para todos e que possamos estar aqui, nos anos vindouros, a falar de e sobre ténis.

Terminou o OrangeBowl Junior de 2006 com os seguintes resultados para os portugueses.

Em sub-12, Vasco Mensurado perdeu nos oitavos de final com a vitória final a pertencer ao norte americano Asami. João Barra ainda chegou à 4ª ronda do torneio de qualificação, depois de eliminação prematura do quadro principal.

Em sub-14, Miguel Almeida chegou aos quartos de final do quadro principal e às meias finais do torneio de consolação. A vitória no torneio foi para o australiano Tomic, verdadeiro prodígio do ténis das antípodas e que poderá tornar-se num dos casos sérios do ténis mundial nos próximos anos.

Em femininos, sub-12, Patricia Martins não passou da 2ª ronda, num torneio que foi ganho pela britânica Ren, a mesma que afastou a jovem tenista do torneio. Sofia Araújo foi afastada na 1ª ronda do torneio principal.

Em sub-14, a açoriana Brites Soares não passou da 1ª ronda, tendo a vitória no torneio sorrido à bielorussa Orlik.

20 de dezembro de 2006

Junior Orange Bowl 2006


Depois da permatura eliminação do quadro principal de sub-12, João Barra ainda não conheceu a derrota no quadro de consolação, tendo vencido H.Difeo por 6/2 e 6/2 , defrontando agora na 3ª ronda Y. Jeong.

Já Vasco Mensurado soma e segue. Venceu D. Tsimerman por 6/0 e 6/2 na 2ª ronda e Diego Pedraza da Colômbia na 3ª ronda por 6/1 e 7/6. Joga hoje os oitavos de final contra um dos CS, o croata Ivan Levar.

Em sub-14, Miguel Almeida está a um jogo dos oitavos de final depois de ter vencido de uma forma convicente o 7º CS, o equatoriano Diego Acosta por 6/2 e 6/2. Defronta hoje o norte-americano R.Seguso.

Em Femininos, Patricia Martins tenta também hoje o apuramento para os oitavos de final, defrontando uma das candidatas, a britânica Jessica Ren.

Sofia Araújo, por seu lado, não conseguiu vencer a norte-americana Van Nguyen, perdendo por 6/4 e 6/0 na 1ª ronda. Brites Soares não fez melhor mas obrigou a um 3º set frente a Agasieva, perdendo por 6/1, 1/6 e 6/0.

19 de dezembro de 2006

Junior Orange Bowl 2006

No torneio de sub-12, Vasco Mensurado continua a comprovar a óptima impressão deixada em França e prossegue no torneio, onde ontem se apurou para a 3ª ronda, depois de derrotar o canadiano Tsimerman por 6/0 e 6/2.
Defronta hoje o colombiano Diego Pedraza.
No torneio de consolação, João Barra enfrentou e venceu Ondre Cargill das Bahamas por duplo 6/0 e enfrentará na 2ª ronda H. Difeo.
Em sub-14, Miguel Almeida enfrentou o croata Antun Pehar na 1ª ronda e venceu por duplo 6/1. Na 2ª ronda, o adversário é o equatoriano Diego Acosta, 7º cabeça de série.
Em meninas, sub-12, Patricia Martins venceu na 1ª ronda a australiana Tran por 6/2 e 6/1 e enfrenta na 2ª ronda a norte-america J. Crawford.
Dos jogos de Sofia Araújo e de Brites Soares ainda não possuímos o resultado.

18 de dezembro de 2006

Junior Orange Bowl 2006

Começaram ontem os quadros principais deste grande torneio de fim do ano.
Vasco Mensurado, em sub-12, teve o seu 1º jogo frente ao norte-americano Mitchell Polnet e venceu em 3 sets por 4/6, 6/1 e 6/3, ganhando o direito de defrontar na 2ª ronda o canadiano Daniel Tsimerman, jogo a realizar hoje.
João Barra, depois de passar a fase de qualificação, não resistiu ao ao igualmente canadiano F.Peliwo e perdeu em dois sets por 6/3 e 6/4. Em principio jogará hoje a 1ª ronda da competição de consolação.
Dos restantes jogos, ainda não possuímos resultados.

17 de dezembro de 2006

Copa Yucatan 2006

Terminou a prestação de João Sousa neste torneio, perdendo nas meias finais contra a dupla Michon/Rufin por desistência.
No total João Sousa irá marcar 10 pontos nos singulares e 7.5 pontos nos pares o que colocará João Sousa no limiar do Top 100.

16 de dezembro de 2006

Junior Orange Bowl 2006


João Barra continua a vencer na fase de qualificação de sub-12 neste grande torneio juvenil mundial, derrotando na 3ª ronda o americano Acuna por 6/0 e 6/2.

De seguida irá enfrentar o canadiano Ronam Trkulja, em jogo a realizar ainda hoje.

Os restantes portugueses já tem o quadro principal publicado.

Vasco Mensurado, em sub-12, vai jogar contra o americano Mitchell J. Polnet.

Miguel Almeida, em sub-14, irá enfrentar um tenista vindo da qualificação.

Em meninas, Sofia Araújo não teve sorte no torneio e vai enfrentar uma das sérias candidatas ao título, a americana Chanelle Van Nguyen, uma das cabeças de série. Por seu lado, Patricia Martins vai defrontar a australiana Naomi Tran.

No escalão de sub-14, Brites Soares vai defrontar Dayana Agasieva do Uzebequistão.

Todos os jogos amanhã.

Copa Yucatan 2006

Se em singulares João Sousa terá sido precocemente eliminado, em pares os ventos correm de feição ao jovem tenista português.
Garantida já está a presença nas semi-finais, depois de vencer com Roumenov, a dupla Poce/Trombetta por duplo 6/2.
O jogo será hoje e poderá permitir a João Sousa a sua primeira final de G1.
João Sousa, em pares, já tem no seu curriculo duas vitórias em torneios ITF, de G3, na Tunisia, e em semanas consecutivas, na companhia do eslovaco Bedene.

15 de dezembro de 2006

Copa Yucatan 2006

Depois da eliminação em singulares, João Sousa continua a competir neste G1 do circuito ITF Junior na variante de pares, ao lado do bulgaro Roumenov.
Na 1ª ronda eliminaram o par Rehrl/Waite por 6/3 e 6/1 e nos oitavos de final venceram a dupla Cox/Paredes por 7/5 e 6/1.
Ontem enfrentaram a dupla Ponce/Trombetta no apuramento para as meias-finais. Contamos ainda hoje trazer aqui o resultado.

Junior Orange Bowl 2006

João Barra foi o primeiro português a entrar em acção na 1ª jornada de qualificação em sub-12.
João Barra, de outro campeonato, venceu por 6/0 e 6/0 o americano Evgamukov e encontra na 3ª ronda o também americano Sebastian Acuna.
Já agora, o filho de Chris Evert, Nicky Mill foi despachado por 6/0 e 6/2 por S. Rojas, da Costa Rica que não se assustou com os genes do adversário.
Os outros portugueses só jogarão a partir de Domingo.

14 de dezembro de 2006

Classificações ETA



Em sub-14, masculinos, destaque absoluto para Francisco Ramos que se tornou no melhor português, ocupando a 77ª posição, subindo 200 lugares. João Monteiro e João Fazendeiro ocupam a 139ª e 192ª posição, respectivamente.
Em femininos, Patricia Martins é a nossa melhor representante, em 41º lugar, seguida da dupla Rita Vilaça e Barbara Ribeiro em 174º.

Em sub-16, masculinos, Martim Trueva é 21º e Miguel Almeida 23º seguidos de André Caiado em 119º.
Na variante feminina, continuamos com 3 representantes no Top 50, com Demi Rodrigues, Ana Claro e Charlotte Pires em 48º,49º e 50º lugar.

Circuito Internacional ITF/ETA - 2007

Como já aqui dissemos, Gastão Elias vai começar o ano no circuito australiano, com inicio a 5 de Janeiro, jogando como cabeça de série em 3 torneios,dois de G1 e o Open da Australia de GA.

A 1 de Janeiro, Portugal poderá ter representação no 1º torneio ITF de 2007 o Indian ITF Junior Tournament - Chandigarh 2007, G3, com as inscrições de João Bastos no quadro principal e Francisco Azevedo nas qualificações. Ambos os jogadores também se encontram inscritos para o torneio de Nova Deli, na semana seguinte, este de G2.
A 2 de Janeiro joga-se o 1º torneio europeu, o Salk Open, G3, em Estocolmo, Suécia, com a presença de Miguel Alves no quadro principal e de Martim Trueva e Maria Guerreiro nas qualificações. Maria é a 1ª da qualificação e deverá subir ao quadro principal logo que exista uma desistência.
Na semana seguinte e ainda na Suécia, joga-se um G4, em Vasteras, com a presença de Martim Trueva e Maria Guerreiro no quadro principal e de Demi Rodrigues, nas qualificações.
Janeiro terá ainda na Europa um torneio de G2, na Eslováquia, de 15 a 21 e um G1, na República Checa de 22 a 28, entre outros torneios de níveis inferiores.
No que diz respeito aos torneios ETA, destaques para a 7ª Edição da TennisLine Cup, em Pribram, República Checa, de Cat.2 para sub-16, entre 8 e 13 de Janeiro, e para dois torneios de Cat. 1 em sub-14, o Teen Tennis Bolton, Grã-Bertanha, de 22 a 28 e o famoso Les Petits As, em Tarbes, França , a partir de 29.

Prince Cup 2006


Ao contrário do que previramos , Patricia Martins não foi capaz de ultrapassar a canadiana 4ª CS Michelle Dandik e perdeu nas meias finais do torneio por 1/6, 6/3 e 5/10.

De qualquer das formas, uma excelente campanha da atleta de Pedro Bívar que ainda hoje jogará o seu 1º jogo de pares com Sofia Araújo.

Miguel Almeida , depois de derrotar o colombiano Flores nos oitavos de final, não resistiu ao búlgaro Mihov e perdeu nos quartos de final da competição para sub-16 por 6/3 e 7/5.

Restam no torneio apenas Patricia e Sofia em Pares sub-12 e Vasco Mensurado em pares no mesmo escalão etário.

Copa Yucatan 2006

João Sousa venceu na 2ª ronda deste torneio G1 do circuito ITF Junior o guatematelco Christopher Diaz-Figueroa por duplo 6/4 e enfrentou o russo Vladimir Zinyakov nos oitavos de final.
Num jogo muito disputado, João Sousa perdeu em 3 sets pelos parciais de 6/7, 6/3 e 3/6.
Com este resultado João Sousa marcará mais 10 pontos e deverá subir algumas, poucas, posições.
Em pares, João Sousa deverá ter jogado ontem a 2ª jornada e divulgaremos o resultado logo que disponível.

13 de dezembro de 2006

Michelle Larcher de Brito

A jogadora portuguesa desistiu dos dois torneios ITF Junior em que estava inscrita, o torneio de GA de Casablanca e o G1 CoffeeBowl da Costa Rica.
Não indo participar nos torneios australianos, a única opção será competir nalgum dos torneios do circuito sul-americano de G1, e GA entre Janeiro e final de Março.
Recorde-se que Michelle já tem oito torneios e pode competir em mais dois até ao dia 29 de Janeiro de 2007, o que daria para efectuar os dois primeiros G1 do circuito sul-americano, nomeadamente a Copa Gatorade na Venezuela, entre 8 e 14 de Janeiro e o Barranquilla na Colômbia de 15 a 21 do mesmo mês.
Ou muito nos enganamos ou não veremos a jovem prodígio a competir durante algum tempo sendo que, como é hábito na IMG Academy, a programação desportiva dos jovens talentos é pensada a médio e longo prazo. O exemplo é o de Gastão que, ainda hà 3 meses não supunhamos a jogar o circuito inaugural ITF na Australia, Open incluído.
Resta-nos esperar pelos próximos desenvolvimentos.

TIM Essonne 2006 IV

Terminou a aventura, positiva diga-se, de Francisco Ramos no TIM 2006.
Encontrando na 2ª ronda um dos favoritos para as meias-finais ( pelo menos), o romeno Porumb, o pupilo de Nuno Marques não resistiu e perdeu naturalmente por 6/2 e 6/1. No entanto os 20 pontos aqui conquistados com os 50 pontos da final sueca da passada semana vão levar Francisco Ramos a um lugar muito perto do Top50, tornando-o no melhor português do ranking ETA sub-14.

Junior Orange Bowl 45th Intl. Tennis Championships



Começa amanhã um dos mais importantes e imponentes torneios de sub-12 e sub-14 do mundo.

Pelos courts da Universidade de Miami ( Rapazes sub-14), do Biltmore Tennis Center ( Raparigas sub-14), Tropical Park Tennis Center( rapazes sub-12) e do Salvadore Park ( raparigas sub-12) vão passar 1115 tenistas dos quatro cantos do mundo e que disputam este torneio, integrado no Junior Orange Bowl International Youth Festival, em Miami, Florida.

Presentes estão seis tenistas nacionais, um dos quais, João Barra, vai iniciar amanhã a sua participação na 2ª ronda da qualificação em sub-12, já que ficou isento da 1ª. Uma qualificação de 256 !!! tenistas.

O adversário será o norte-americano Amir Evgamukov e o jogo começará cerca das 19.30h.

Os restantes portugueses estão todos nos quadros principais de sub-12 ( Vasco Mensurado, Sfia Araújo e Patricia Martins) e de sub-14 ( Miguel Almeida e Brites Soares ). Os seus jogos irão acontecer a partir do próximo Domingo.

Por este torneio passaram muitos dos grandes nomes do ténis mundial e muitos deles tiveram aqui os seus primeiros momentos de glória.

Jimmy Connors perdeu a final de 1965 frente a Eddie Dibbs por 6/2, 2/6 e 6/4. Andre Agassi perdeu com Eduardo Valez ( 6/3,6/7 e 7/5) em 1983 na final de sub-14 e no ano seguinte foi Jim Courier o derrotado do jogo decisivo frente a Nicholas Pereira ( 7/6 e 6/3). Em 1986 Monica Seles também só conseguiu ser vice-campeã, perdendo na final frente a Laxmi Poruri por 6/2 e 6/3. Thomas Haas venceu no ano de 1992 e em 1993 Amelie Mauresmo perdeu na final frente a Carolina Jagieniak por 6/2 e 6/2. Em 1996 Justine Henin foi a campeã do torneio. No ano passado venceram Ricardas Berankis e Tamira Paszek.
Por falar em campeões, um dos destaques do torneio é a presença nos courts de Nicky Mill, um pequeno atleta que, pelo nome, poucos ou nenhuns conhecerão, mas se dissermos que é filho da campeoníssima Chris Evert, vencedora de 18 Grand Slams ( recentemente divorciada de Andy Mill, um atleta olimpico americano de ski), o caso muda de figura. Vamos igualmente acompanhar a carreira deste jovem jogador, um dos 3 filhos da grande campeã que são, aliás, todos jogadores de ténis federados. O facto de ser filha de campeã não lhe deu nenhum privilégio e vai ter que jogar a qualificação contra o costariquenho Sebastian Rojas.

Open da Australia - GA - ITF Junior - Gastão Elias



Está confirmado, Gastão Elias está inscrito nos três torneios do circuito australiano, em todos como cabeça de série.

É o único português inscrito e confirma-se que Michelle não participará.

Assim contaremos com Gastão Elias nos torneios Loy Yang Power Traralgon International 2007, de 05 a 10 de Janeiro, Optus Nottinghill International 2007 de 14 a 20 de Janeiro e no Australian Open Junior Championships 2007 de 21 a 27 de Janeiro.

Os primeiros dois são de G1 e o Open da Australia de GA.

Off the Record - Uma grande prenda de Natal!!!

Uma das grandes músicas dos últimos anos e um grande álbum.
The Open Door - Evanescence - " Lithium"



Prince Cup 2006 - Patricia soma e segue



Patricia Martins, 12 anos, nº 41 ETA Sub-14, está a tornar-se num caso sério na Prince Cup 2006, escalão de 12 anos.

Depois de derrotar Deborah Suarez, a atleta da Ace-Team encontrava nos quartos de final a austríaca Kandler, nº 50 ETA sub-14.

Ainda sem ter cedido um único set, Patricia despachou a austriaca por 6/4 e 6/1, apurando-se para as meias finais, onde vai encontrar hoje a canadiana Michelle Dandik, 4ª CS. A outra meia final opõe a canadiana Emma Onilia e a ucraniana Sofia Kovalets, 12 anos ( nº 48 ETA sub-14). Ambos os jogos hoje, pelas 15 horas. Não temos dúvidas que Patricia irá vencer este torneio, acrescentando-o ao seu já vasto e riquíssimo curriculo.

Em pares Patricia e Sofia jogarão hoje bem como Vasco Mensurado, depois da eliminação de ontem nos oitavos de final.

No escalão de 16 anos, Miguel Almeida jogou ontem a 2ª ronda, não contra o canadiano Hoang ( como foi adiantado pela USTA), mas sim contra o colombiano J.Bendeck, de 15 anos( 1184 ITF Juniores).

Mais uma vitória do português, por 7/5 e 6/3, sendo que nos oitavos de final vai encontrar um outro colombiano, Juan Flores, 13º CS. O adversário tem 16 anos, é o actual 946º classificado do ranking ITF Junior e já foi semi-finalista de um G5 na Colômbia, em Agosto de 2005.

12 de dezembro de 2006

TIM Essonne 2006 III

Apenas a curta informação de que o par português Francisco Ramos/João Monteiro foi eliminado da 1ª ronda do torneio ao ser derrotada pelo dupla Razborsek/Romih por 4/1, 3/5 e 4/5.
Amanhã, Francisco Ramos joga a 2ª ronda de singulares num jogo muito dificil para o portuense, dado que defrontará o romeno Porumb, "apenas" o actual nº 6 europeu de sub-14.
João Monteiro prescindiu hoje de jogar o torneio de consolação, pelo que a participação portuguesa fica agora entregue a Francisco Ramos.

Prince Cup 2006



Em rapazes sub-16, Miguel Almeida, 14 anos, começou ontem a sua participação e logo com um confronto com um CS, neste caso o 5º, o costa-riquenho Eduardo Cohen de 18 anos. O jogo só teve uma tendência, a do português, com uma vitória deste por 6/0 e 6/2 !!!. Não se pense que este Cohen é um jogador qualquer. No inicio de 2006 participou em alguns torneios juniores e num dos quais, a CoffeeBowl, perdeu com Pedro Sousa por 6/2 e 6/2. É actualmente o nº 1104 do ranking ITF junior. Por aqui se vê que a vitória de Miguel Almeida é digna de ser referida.
Hoje jogará a 2ª ronda, defrontando o canadiense Victor Hoang.

Patricia Martins ( nº 41 ETA sub-14) soma e segue.

A atleta do Ace-Team defrontou e venceu a convidada da organização D.Suarez por 6/4 e 6/4 e vai encontrar nos quartos de final a austríaca C.Kandler ( nº 50 ETA sub-14) que, na ronda anterior, eliminou a grande candidata à vitória no torneio e 1ª CS, a bielorussa Ilona Kremen.
Por seu lado Vasco Mensurado( nº 319 ETA Sub-14) não teve tanta sorte e caiu aos pés do coreano J.Kim, 5º CS, por 2/6 e 3/6, nos oitavos de final. Na ronda anterior tinha vencido o 13º CS, o britânico J.Cornish por 7/5 e 6/4.

Copa Yucatan 2006

Na Copa Yucatan, no México, João Sousa confirmou o favoritismo perante o mexicano Esteban Flores-Diaz, vencendo na 1ª ronda por 6/4 e 6/4. Na 2ª ronda irá encontrar um adversário igualmente acessível, o guatemalteco Diaz Figueroa, de 16 anos, actual nº 600 do ranking ITF e que disputa no México o seu primeiro grande torneio internacional de nível 1.
Em pares, Sousa fará dupla com o bulgaro Roumenov e na 1ª ronda defrontarão a dupla constituída pelo austríaco Rehrl e o germânico Waite. Ambos os jogos nesta 3ª feira.
PS: Por Manuel Perez de O Jogo, soubemos que Gastão Elias irá, no inicio do ano, para a Australia onde fará 3 torneios, o Loy Yang Power Traralgon International 2007 , G1 , de 5 a 10 de Janeiro, o Optus Nottinghill International 2007 de G1 de 14 a 20 de Janeiro e o Open da Austrália, GA, de 21 a 27 desse mês.
Entretanto no Record, é-nos dito que Gastão irá treinar na Academia IMG até ao Natal, com Tommy Haas, entre outros, antes de regressar a Portugal para a quadra natalícia. Depois viajará para a Austrália a 2 de Janeiro de 2007.
Por esta altura, Gastão deverá estar perto dos 20 melhores do mundo, pelo que será, em principio, cabeça de série em todos. Faltará saber se João Sousa e Michelle Larcher de Brito o vão acompanhar.

11 de dezembro de 2006

TIM Essonne 2006 II



Primeira jornada deste grande torneio europeu.

Começamos por um.....espanhol.

A presença de Carlos Boluda neste torneio é sinónimo de grande espectáculo deste pequeno espanhol que muitos já comparam a Nadal.

Na 1ª ronda calhou ao CS nº1 o germânico Herbring que saiu do torneio com um duplo 6/0. A próxima " vitima" do espanhol será o francês Julian Musy....

Os portugueses hoje.

Francisco Ramos, embalado pelo torneio de Gotemburgo, venceu na 1ª ronda o francês Ubiergo por 6/1 e 6/4 e defrontará na 4ª feira o romeno Ciprian Porumb, 4º CS e actual nº 6 ETA sub-14. Será de facto uma árdua tarefa para o português mas o jovem portuense está bem e recomenda-se. O romeno ainda no mês passado venceu um torneio na Suiça de Categoria 2. De qualquer das formas, com esta vitória, Francisco está às portas do Top50 !!!!!

Sorte diferente para o outro luso em prova, João Monteiro que perdeu em 3 sets com o francês Chazal, pelos parciais de 6/3, 0/6 e 3/6.

Em pares os portugueses jogam a 1ª ronda contra os eslovenos Razborsek/Romih , actuais nº 35 e 49 do ranking ETA sub-14.

Open de Gotemburgo Sub-14 - Francisco em grande

Depois de derrotar na meia-final o germânico Leif Berger por duplo 6/4, Francisco Ramos tinha a possibilidade de vencer o seu primeiro torneio internacional.

O jovem jogador do Clube de Ténis do Porto, de apenas 13 anos, fez um torneio brilhante, eliminando entre outros o 2º e o 7º CS, num ano em cheio, onde se tornou, por cá, vice-campeão nacional de sub-14, campeão regional da mesma faixa etária e ocupando o 1º lugar do ranking nacional nesta categoria.
Com a vitória na meia-final, Francisco assegurava, desde logo, um lugar nos 100 primeiros em sub-14 e perpectiva um 2007 muito interessante para o pupilo de Nuno Marques no CTPorto.
Na final, Francisco Ramos encontrava o britânico M. Watkins, nº 141 ETA sub-14, que chegava a esta final sem ter perdido um único set e eliminando, entre outros, o 3º cabeça de série do torneio.
No último jogo da competição, o jogador português perdeu por 1/6 e 5/7 mas deixou óptimas indicações para o seu futuro, a confirmar no TIM Essone 2006.

De referir que no site da nossa Federação Portuguesa de Ténis, não encontramos nem uma única notícia sobre o desempenho do jovem portuense..

Resumo da Semana 49 , Ranking Semana 50

Orange Bowl Tennis Championships 2006 GA
Gastão Elias perdeu na 3ª ronda contra Donald Young por 3/6 e 2/6 50 pts.
Gastão Elias perdeu na 3ª ronda de pares contra Arsenov/Jebavy por 4/6, 7/5 e 2/6 30 pts.

Goteborg Open ETA B14 Cat.3
Francisco Ramos perdeu na final contra Watkins por 1/6 e 5/7. 50 pts

Esta semana teremos João Sousa na Copa Yucatan.
Patricia Martins, Sofia Araújo, Alexandre Resende, Vasco Mensurado e Miguel Almeida na Prince Cup.
Inês Xavier, Bernardo Bastos, Francisco Ramos e João Monteiro na TIM Essone 2006.

No ranking ATP, mais uma queda de Rui Machado ( a última, diga-se) de 138 lugares. Aliás o tenista português foi o que mais posições perdeu entre todos os tenistas com ranking ATP.
Em principio, o ranking dos portugueses no fim do ano será muito próximo do seguinte:

Frederico Gil - 154
Gonçalo Nicau - 534
Rui Machado - 894
Gastão Elias - 938
Leonardo Tavares - 980
Pedro Sousa - 992
Hugo Anão - 1371
Frederico Marques - 1420
José Nunes - 1537
João Ferreira - 1537

Na WTA, o ano deverá terminar aproximadamente desta forma:

Frederica Piedade - 253
Neuza Silva - 461
Magali DeLattre - 477
Catarina Ferreira - 671
Ana Catarina Nogueira - 834
Joana Pangaio - 1097
Rita Freitas - 1280
Carla Caetano - 1338
Em juniores, masculinos, Pedro Sousa mantem o 16º posto enquanto Gastão Elias é agora 43º e João Sousa 118º. Em Femininos, Michelle Larcher de Brito subiu duas posições para 70ª enquanto Maria Guerreiro (505) e Maria João Koehler ( 710) estão cada vez mais longe.

Destaque para Francisco Ramos que irá aproximar-se do Top 50 do ranking ETA sub-14, numa subida de mais de 200 lugares. É agora o melhor português na tabela. Está pois de parabéns.

TIM Essonne 2006



Inês Xavier não conseguiu melhor do que a 2ª ronda da qualificação deste importante torneio europeu de sub-14, onde perdeu com a francesa G.Storai por 2/6, 6/1 e 1/6.

Em masculinos, igual sorte para Bernardo Bastos que foi cilindrado por duplo 6/0 pelo francês Laurent Lokoli.

No quadro principal deste torneio de categoria 1, Francisco Ramos espera confirmar a brilhante prestação na Suécia, e vai defrontar na 1ª ronda o francês oriundo da qualificação Jordan Ubiergo.

João Monteiro, o outro português presente defrontará igualmente um francês vindo da qualificação, neste caso Maxime Chazal.

Os quadros principais do torneio começam hoje.
Este torneio, por onde já passaram nomes como Federer, Nadal, Gasquet,Hingis ou Mauresmo tem este ano, como aliciante, a presença de Carlos Boluda, um jovem espanhol, que dominou practicamente todos os torneios de sub-14 onde participou ( perdeu apenas um jogo durante 2006 !!! ) e que, para este torneio, é o natural CS nº1.

Masters FPT/CIMA 2006



Um final de ano em glória para Leonardo Tavares. O jogador do CT Porto, 22 anos, sagrou-se campeão do Masters FPT/CIMA ao vencer a grande surpresa deste torneio Tiago Godinho, 22 anos, jogador do Ace Team e pela primeira vez na final de um Masters. Os parciais do jogo, 6/2 e 6/3, demonstram a superioridade de Tavares que em todo o encontro teve um serviço exemplar e conseguiu uma série de ases.
A vitória no Masters permite a Leonardo Tavares arrecadar os 6 mil Euros do prémio principal e mais 900 pelas duas vitórias e pela presença. A juntar ao “bolo” Leo foi terceiro classificado do Circuito CIMA e ganhou 2500 Euros.
Apesar da derrota na final Tiago Godinho conseguiu o feito de chegar a este Masters como surpresa e atingir a final fazendo alguns dos melhores jogos de sempre da sua carreira. Na final acusou um pouco a pressão, não esteve ao nível dos dias anteriores mas mesmo assim leva consigo o título de vice-campeão e um total de 6300 Euros, dos quais 3500 por ser finalista, 1200 das três vitorias alcançadas na primeira fase e 100 pela presença. Do quarto lugar conseguido no Circuito CIMA recebe 1500 Euros.


Este era o título que faltava a Neuza Silva. A tenista do CT Setúbal, actual campeã nacional e a segunda portuguesa mais bem colocada no Ranking WTA conquistou o ceptro do torneio feminino do Masters FPT/CIMA ao vencer na final Frederica Piedade, por 6/3 e 6/4. Neuza arrecadou assim os quatro mil Euros de prémio monetário destinados à vencedora, valor ao qual acresce 750 Euros pelas três vitórias na primeira fase e cem Euros de presença.
Neuza Silva é ainda totalista já que ganhou o Circuito FPT/CIMA com as quatro vitórias e um segundo lugar ao longo do ano. Por este triunfo, Neuza soma ao seu mealheiro mais 4000 Euros. No total são 8850 Euros que a jogadora treinada por Paulo Lucas utilizará em torneios na próxima época.

Copa Yucatan 2006

Sem aviso prévio, Gastão Elias desistiu deste importante torneio de final de ano, deixando nas mãos de João Sousa a representação portuguesa nesta competição mexicana.
No sorteio e na 1ª ronda, João Sousa, 13º CS, vai enfrentar o mexicano Esteban Flores Diaz, nº 411 ITF, jogador perfeitamente acessível ao português. O mexicano o melhor que fez este ano foi atingir a final de um G4 em Jalisco, no seu país, em Fevereiro .

Prince Cup 2006



Em sub-12, Vasco Mensurado venceu na 1ª ronda o norte-americano Elio Livi por 6/3 e 6/1 e na 2ª ronda enfrenta o 13º CS, o inglês J. Cornish.
Em meninas, Patricia Martins também venceu na 1ª ronda a canadiensa Broomfield por 6/0 e 6/3 e enfrentava na 2ª ronda a norte-americana Denise Starr, 5ª CS.
Como já nos habituou, Patricia despachou a adversária por 6/1 e 6/4 (!!) e enfrenta hoje nos oitavos de final a também americana Deborah Suarez, convidada da organização.

Em pares, Patricia e Sofia vão jogar a 1ª ronda contra as coreanas Jang/Lee e Vasco Mensurado fará dupla com o brasileiro Lucas Poeelman defrontando os israelitas Savransky e Smilansky.
No torneio para sub-16, Miguel Almeida está no quadro principal por convite e enfrentará na 1ª ronda o também convidado e Cs nº5, o costa-riquenho Eduardo Cohen. o Jogo será hoje, ao inicio da tarde.
No torneio de sub-18, pontuável como G4 para o ranking ITF, Alexandre Resende, inscrito como convidado, perdeu na 1ª ronda de qualificação para o venezuelano Jorge Osuna por 6/1 e 6/2.

9 de dezembro de 2006

Masters FPT/CIMA 2006 - Dia D



Termina hoje, oficialmente, a época de 2006 do ténis português, com a realização das finais do Masters FPT/CIMA, que reuniu a elite do ténis português em Carcavelos.


Depois de um Round Robin, ficaram apurados para as meias finais de ontem as tenistas Joana Pangaio, Ana Catarina Nogueira, Neuza Silva e Frederica Piedade. As duas últimas justificaram o seu favoritismo e venceram os seus jogos ( Neuza sobre Joana e Frederica sobre Nogui), tendo encontro marcado para as 12 horas de hoje, na final do Masters feminino.


Nos masculinos foi tudo mais surpreendente.

Muitos esperavam uma final entre Frederico Gil e Gonçalo Nicau ( afinal são os dois melhores tenistas portugueses no ranking ATP), alguns, poucos, davam como outsiders Hugo Anão ( uma excelente época, cheia de regularidade), Leonardo Tavares ( depois da lesão, só vitórias até ao Masters, 3 torneios nacionais) ou mesmo Pedro Sousa, o "puto" da Taça Davis mas que tem dado tão boa conta de si. Mas foi Tiago Godinho que se tornou no outsider.

No grupo M, Frederico Gil foi 1º mas perdeu com Vasco Antunes o que deu a este a oportunidade de se apurar para as meias finais, batendo Pedro Sousa por um set e isto apesar de ter perdido o jogo entre ambos....

No Grupo A, era tudo mais complicado.
Tiago Godinho foi a grande surpresa, ganhando os seus 3 jogos e mostrou porque poderá uma das grandes surpresas para 2007, se apostar em torneios pontuáveis para o ATP. O outro lugar foi ocupado por Leonardo Tavares o que mostrava uma continuidade nos bons resultados que o pupilo de Nuno Marques vinha fazendo.

Nas meias finais de ontem, a vitória de Tiago Godinho era previsível ( 6/1 e 6/1 ) mas o jogo entre Frederico Gil e Leonardo Tavares deveria ter sido um dos jogos mais equilibrados do torneio. Tal não aconteceu com vitória de Leonardo por 6/2 e 6/1 e a final com Tiago Godinho.

O jogo é hoje e terá honras de transmissão televisiva na Dois, a partir das 15 horas.

Prince Cup 2006



Depois de Brites Soares, Sofia Araújo também foi eliminada, esta na 2ª ronda de qualificação, pela coreana S. Jang, em dois sets, 6/2 e 6/1.

Em sub-12, Vasco Mensurado inicia hoja a sua participação. Dele espera-se muito depois da excelente campanha num torneio em França no mês passado.

Vasco já tem adversário para hoje, é um atleta da Florida, Elio Levi.

Patricia Martins também inicia a sua participação neste torneio hoje, defrontando na 1ª ronda do quadro principal de sub-12 a canadiense Kai Broomfield.

TIM Essonne 2006



É um dos torneios juvenis mais prestigiados na Europa, este que se realiza em França, na zona de Saint Genevieve des Bois. Conta como categoria 1 para o ranking ETA de sub-14.

Por este torneio já passaram jogadores que se tornaram tenistas de topo alguns anos mais tarde, de onde se salienta Dementieva em 1994, Gasquet em 1998 e Rafael Nadal em 1999.

Inscritos quatro portugueses, dois deles ( João Monteiro e Francisco Ramos ) no quadro principal e outros dois nas qualificações ( Bernardo Bastos e Inês Xavier).

Os jogos destes últimos começam hoje e os do quadro principal na próxima segunda feira.

Inês Xavier, com CS nº 9, já está na 2ª ronda da qualificação. Jogará hoje ainda contra a francesa Gabrille Storai.

O mesmo se passa com Bernardo Bastos que, sendo 16º CS, também passou, sem jogar à 2ª ronda. Nesta encontrará o francês Laurent Lokoli.

Open de Gotemburgo Sub-14

Francisco Ramos em grande.
Depois de ter ganho as duas primeiras rondas, Francisco encontrava nos quartos de final o CS nº 2 do torneio, o germânico Wagner.
Demonstrando uma enorme categoria, Francisco Ramos venceu o 1º set por 6/1 e, quando vencia por 3/1 no 2º set, o alemão desistiu por lesão, atirando Francisco Ramos para as meias finais do torneio, onde irá defrontar um outro alemão, Leif Berger, um jogador sem ranking e que vem da qualificação.
O jogo é esta manhã e postaremos o seu resultado logo que o mesmo nos chegue.
Com os pontos já amealhados, Francisco Ramos estará à porta do Top 100 de sub-14, que conseguirá atingir se vencer o jogo de hoje.

Orange Bowl 2006 VI

Terminou a aventura portuguesa neste torneio GA da ITF.
Gastão Elias, em singulares , não resistiu à maior experiência e maturidade do norte-americano Donald Young, perdendo em claros dois sets pelos parciais de 6/3 e 6/2.
Em pares, Gastão também perdeu, neste caso em 3 sets, por 4/6, 7/5 e 2/6, contra a dupla Arsenov/Jebavy.
Os poucos pontos amealhados ( no total 27.5 pts.) manterão Gastão no Top 50.
Na semana que se aproxima, Gastão Elias e João Sousa jogarão a Copa Yucatan, no México, torneio de G1.

7 de dezembro de 2006

Open de Gotemburgo Sub-14

Francisco Ramos continua a brilhar no Inverno gelado da Suécia.
Depois de ontem ter eliminado o CS nº7 deste torneio de grupo 3 da ETA, já hoje, pela manhã, venceu mais uma etape desta aventura, batendo o inglês Ireland em 3 sets, pelos parciais de 6/1, 3/6 e 6/4.
O apuramento para os quartos de final torna este torneio na melhor prestação do jovem pupilo de Nuno Marques e que terá agora a sua prova de fogo, já que irá defrontar o nº2 do torneio, o germânico Albert Wagner, nº 31 ETA sub-14 e que este ano já foi finalista de um torneio deste nível, na Finlândia.
Para já os 20 pontos conquistados vão levar Francisco Ramos para um lugar mais perto do Top 100 e a uma subida importante para quem chegou a este torneio como 271 melhor sub-14 europeu.

Casely Camps Junior International

Depois da eliminação na Prince Cup, a atleta açoreana Brites Soares não perdeu tempo e já iniciou a sua particpação num torneio internacional para sub-16, que se realiza em Miami, na Fundação de Tennis Casely.
Inscrita no quadro principal, já efectuou a 1ª ronda , vencendo a costa-riquenha E.Reifer em dois sets por 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda jogará com a norte-americana Brandy Ben.

Na próxima semana e igualmente neste torneio, jogará uma nova etape, antes da sua participação no OrangeBowl para os mais novos, onde está inscrita na companhia de Vasco Mensurado,João Barra, Miguel Almeida, Sofia Araújo e Patricia Martins.

Copa Yucatan 2006

Começa na próxima 2ª feira e é mais um dos grandes torneios de final de ano, classificado como G1 e que decorrerá no México nos courts do Club Campestre de Yucatan em Merida.
Este torneio, cuja a origem remonta a 1987, conta no seu rol de ganhadores com grandes nomes do ténis mundial, dos quais salientamos J.Tipsarevic e I. Abramovic ( 2000), A. Roddick ( 1999), S.Grosjean ( 1996), entre outros.
A presença portuguesa vai ser assegurada pela dupla do costume, Gastão Elias e João Sousa que competirão no Quadro Principal. Este será o ultimo torneio de 2006 para os dois portugueses, sendo que Gastão Elias regressará em 2007 possivelmente com um Top10 debaixo do braço e deverá ser Cabeça de Série na sequência de eventos que disputará nos primeiros meses do próximo ano.

Copa Internacional Juvenil Club Casablanca 2007



Torneio de final de ano, a realizar em Tlalnepantla, Mexico, conta como GA para o ranking ITF Junior. O início da competição está marcado para o dia de Natal.
Torneio de grandes tradições, conheceu no passado vencedores como Donald Young e A. Wosniak ( 2005), M. Baghdatis ( 2002), Nicolas Massu ( 1996), Goran Ivanisevic ( 1987) e, lembram-se os mais velhinhos, Nuno Marques que em 1986, derrotou Ivasinevic na final de singulares e foi ainda finalista em pares.
Curiosamente o 1º torneio junior de Casablanca foi somente de exibição e Ivan Lendl foi semifinalista.
Na edição deste ano vamos contar com a presença de uma portuguesa, Michelle Larcher de Brito, que contará neste torneio amealhar os primeiros pontos para o ranking ITF 2007 e que, na semana seguinte competirá no CoffeeBowl da Costa Rica, G1.
Aguardamos ansiosamente pelo fim de 2006 e inicio de 2007.

Masters FPT/CIMA 2006

Resultados completos do dia de ontem:

Joana Pangaio - Mª João Koehler, 6/4, 2/6, 6/4
Gonçalo Nicau – Hugo Anão, 6/1, 6/4
Ana C. Nogueira - Kátia Rodrigues, 6/0, 6/2
Tiago Godinho - Leonardo Tavares, 6/1, 6/7 (3), 6/2
Neuza Silva - Catarina Ferreira, 6/2, 6/0
Pedro Sousa - Vasco Antunes, 6/3, 7/6 (0)
Inês Santos - Frederica Piedade, 1/6, 3/6
Frederico Gil - João Ferreira, 6/1, 6/2

O grande destaque vai para Tiago Godinho ( que já tinhamos gostado de ver na Golegã) que interrompeu a senda de vitória de Leonardo Tavares, mas a vitória de Pedro Sousa ( que pode ser uma das surpresas no apuramento) também é de realçar.

Depois da 2ª jornada, em femininos tudo decidido, com o apuramento de Ana Catarina Nogueira, Joana Pangaio, Frederica Piedade e Neuza Silva para as meias-finais.
Em masculinos, tudo por decidir já que todos os oito jogadores podem passar à fase final da competição.
Os jogos para hoje são os seguintes:

Katia Rodrigues - Maria João Koehler
Leonardo Tavares - Hugo Anão
Joana Pangaio - Ana Catarina Nogueira
Gonçalo Nicau - Tiago Godinho
Frederica Piedade - Neuza Silva
Vasco Antunes - Frederico Gil
Catarina Ferreira - Inês Santos
João Ferreira - Pedro Sousa

Prince Cup 2006

Brites Soares foi eliminada na 2ª ronda da Prince Cup, perdendo contra a egípcia Y.Ebada por duplo 6/1.
Sofia Araújo, CS nº2 das qualificações em sub-12, joga hoje, no final do dia, contra a coreana S.Jang.

Orange Bowl 2006 V - Gastão x 2



O miúdo da Lourinhã continua a mostrar no OrangeBowl a razão da sua contratação para a IMG Academy.

Sem espinhas, mandou o lituano Berankis para casa mais cedo ( coitado, também perdeu em pares ) e em apenas dois sets, 6/4 e 6/2, carimbou o passaporte para os oitavos de final do torneio, onde defrontará o Cs nº2, o norte-americano Donald Young.

Considerado por muitos o novo Blake, Young já foi nº1 mundial júnior mas a opção de jogar sobretudo torneios ATP fizeram-no cair para fora do Top10. De qualquer das formas, foi semi-finalista no US Open e é sempre favorito em torneios júniores em que participa.

Será este o grande jogo da jornada de hoje e é o único que envolve cabeças de série.

No restante quadro, saliente-se a presença de Nicolas Santos, Luncanu, Beidas, Chekhov e Arsenov, com quem Gastão se pode cruzar na próxima ronda.

Em pares, Gastão também venceu ontem por 6/4 e 7/5 e defrontará hoje a dupla francesa Inzerillo/Piro.

João Sousa, tal como em singulares, foi eliminado na 1ª ronda perdendo ontem em 3 sets, pelos parciais de 6/3, 3/6 e 4/6.

O jogo de singulares de Gastão começa às 14 horas e o de pares às 19 horas.

6 de dezembro de 2006

Orange Bowl 2006 IV - Update

Gastão Elias continua em grande no OrangeBowl, um Grade A do circuito internacional Júnior. Na 2ª ronda eliminou o seu antigo carrasco, o lituano Berankis, pelo parciais de 6/4 e 6/2.
Nos oitavos de final espera-o um antigo nº1 mundial júnior e grande coqueluche dos americanos, Donald Young, aqui creditado como CS nº2 , 14 mundial ITF e 493 ATP.
Donald Young tem, no entanto, desiludido bastante quem dele esperava muito apesar de ter recuperado alguma da sua credibilidade nos meses anteriores, onde chegou aos quartos de final de dois challengers americanos e foi semifinalista do USOpen para juniores. O seu melhor resultado este ano aconteceu em Abril , quando venceu em singulares e pares o EasterBowl, na Califórnia.
Recorde-se que em Roland Garros, Young foi afastado por Pedro Sousa nos oitavos de final, pelos parciais de 2/6, 6/2 e 6/4.

Open de Gotemburgo Sub-14

Está a decorrer em Gotemburgo, Suécia, uma das últimas provas do calendário europeu da ETA, neste caso para sub-14, prova essa que acontece simultaneamente com a de sub-16. Ambas pontuadas como de categoria 3.
Duas presenças portuguesas a destacar.
José Alves participou nas qualificações de sub-16, e ficou isento da 1ª ronda por ser 7º cabeça de série mas não resistiu ao sueco Selander na 2ª ronda, sendo eliminado pelos parciais de 3/6 e 2/6.
Em sub-14, Francisco Ramos (271 ETA )ficou no quadro principal e tinha como adversário na 1ª ronda um tenista da Estónia, de seu nome ( é verdade sim senhor...) Taavi Annus, que se apresentava como nº 99 do ranking europeu e 7º CS.
Sem se intimidar, Francisco Ramos mandou hoje o estónio para casa mais cedo do que ele esperava, vencendo por concludentes 6/2 e 6/1.
Na 2ª ronda, o tenista português de 13 anos vai enfrentar o inglês James Ireland ( sem ranking ETA), em jogo a realizar amanhã.
Francisco Ramos é jogador do Clube de Ténis do Porto e vice-campeão nacional de sub-14.

Masters FPT/CIMA 2006

No primeiro encontro desta manhã, Joana Pangaio assegurou practicamente um lugar nas meias-finais femininas, derrotando a WC Maria João Koehler em 3 sets, pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/4.
Gonçalo Nicau bateu, sem problemas, Hugo Anão por 6/1 e 6/4 e Ana Catarina Nogueira venceu facilmente Katia Rodrigues por 6/0 e 6/2.
Com estes resultados Joana Pangaio e Ana Catarina Nogueira já estão apuradas para as meias-finais.

Prince Cup 2006

Começou no passado Sábado e vai decorrer até ao próximo dia 15 um dos mais emblemáticos torneios juvenis norte-americanos, a Prince Cup, organizada pela não menos famosa academia de ténis de Patricio Apey.
O seu mentor é um velho conhecido do mundo do ténis, de origem chilena e que em tempos foi uma das mais promissoras figuras do ténis sul-americano, chegando mesmo, enquanto júnior, a atingir as meias finais de Wimbledon, em 1957. Treinou a equipa da Taça Davis chilena por vários anos, até fundar a sua Academia, em 1979.
Nos anos 80, treinaram com ele alguns campeões como Mercedes Paz, Patricia Tarabini e Bettina Fulco e mais recentemente tem apostado no desenvolvimento do ténis juvenil, nomeadamente na Florida.
O torneio abrange todos os escalões etários até aos 18 anos, cujo torneio contará como G4 para o ranking ITF Junior.
Com mais de 1000 inscrições, o torneio foi dividido em várias fases, sendo que a que já decorre é a dos escalões de sub-14, com a presença de portugueses.
Assim, Brites Soares é a 12ª cabeça de série e começou o seu torneio com uma vitória na 1ª ronda sobre a norte-americana Rebecca Bodine em 3 sets, pelos parciais de 2/6, 6/1 e 10/4.
Os jogos das 2ª e, eventualmente, 3ª ronda disputaram-se ontem e postaremos aqui os resultados da tenista açoreana logo que os mesmos estejam disponíveis.
Já saíram os quadros das qualificações do escalão mais jovem, sub-12, onde no quadro feminino, Sofia Araújo é a 2ª cabeça de série, ficando isenta da 1ª ronda. A sua estreia deverá ocorrer amanhã.
Também inscritos mas já no quadro principal de sub-12 estão, em rapazes, Vasco Mensurado e em raparigas, Patricia Martins. Os seus jogos começam na próxima sexta-feira.
Na próxima semana disputam-se os quadros principais de sub 16 e sub 18 onde se encontram inscritos Miguel Almeida e Miguel Miranda no primeiro e Alexandre Resende no segundo.

Masters FPT/CIMA 2006

Resultados completos da 1ª jornada do Masters:

Joana Pangaio - Kátia Rodrigues – 6/2, 6/2

Tiago Godinho -Hugo Anão, 6/1, 6/4

Ana C. Nogueira - Maria João Koehler, 6/2, 6/2

Leonardo Tavares - Gonçalo Nicau, 7/6 (4), 6/3

Neuza Silva - Inês Santos, 6/2, 6/2

Vasco Antunes - João Ferreira, 6/4, 6/4

Frederica Piedade - Catarina Ferreira, 6/2, 6/2

Frederico Gil - Pedro Sousa, 6/3, 6/1

Saliente-se a 19ª vitória consecutiva de Leonardo Tavares desde que reiniciou a época após lesão prolongada, a vitória de Frederico Gil sobre Pedro Sousa, na estreia deste no Masters e a vitória de Tiago Godinho sobre Hugo Anão.
Hoje os destaques vão para os cofrontos entre Tiago e Leonardo, entre Anão e Nicau e entre Neuza e Catarina.
Todos os jogos para hoje :

Maria João Koehler vs Joana Pangaio

Hugo Anão vs Gonçalo Nicau

Ana Catarina Nogueira vs Katia Rodrigues

Tiago Godinho vs Leonardo Tavares

Neuza Silva vs Catarina Ferreira

Pedro Sousa vs Vasco Antunes

Inês Santos vs Frederica Piedade

Frederico Gil vs João Ferreira

Orange Bowl 2006 IV

Foi um dia mau para Michelle, talvez o pior na sua curta mas promisora carreira.
A derrota em singulares contra a bem mais experiente israelita Gluskho não deslustra em nada a portuguesa mas para uma mente vencedora é sempre marcante. Talvez por isso e ainda ontem Michelle, emparceirando com Christina Liles, tenha igualmente perdido na 1ª ronda de pares deste torneio, contra a dupla Clayton/Jones e de novo em 3 sets, com os parciais de 2/6, 6/4 e 3/6.
Um merecido descanso para Michelle que, ao que parece, não irá ao México para a Copa Yucatan e que regressará à competição na Costa Rica, para o CoffeeBowl, na 1ª semana de Janeiro. Existe ainda a possibilidade de participar no GA de Casablanca, na última semana do ano mas só durante o dia de amanhã saberemos.
Ao contrário do que dissemos ontem, João Sousa e Gastão Elias vão jogar a variante de pares. Têm existido alguns problemas de comunicação da USTA para o exterior, com resultados errados e jogos alterados. Pelo facto, as nossas desculpas.
Hoje teremos então o tão esperado jogo de Gastão na 2ª ronda de singulares e no final do dia os jogos de pares.
Gastão fará equipa com o croata Denis Zmak e defrontarão a dupla constituída pelo coreano Oh e o australiano vedeta Tomic. Já João Sousa, tendo como parceiro o espanhol Roumenov, jogará contra a dupla do bem conhecido americano Krajicek e o seu compatriota Jenkins.
Termino com a reportagem no local do site juniortennis.com sobre o jogo de Michelle:
«Finally, Julia Gluskho (ISR) outlasted qualifier, Michelle Larcher de Brito (POR) in a brilliant three setter, 6-4; 3-6; 7-6(3). The match that started at 9:00am, entertained spectators for over two and a half hours. "She is only 13," said Julia, after the emotionally draining match. "We are friends off the court and we play doubles together sometimes."»

5 de dezembro de 2006

Orange Bowl 2006 III - Michelle afastada

Michelle perdeu em 3 sets e está afastada do OrangeBowl de 2006.
Para a história fica o resultado de 6/4, 3/6 e 7/6 (3) que não será alheio a um certo cansaço de Michelle que efectuou 8 jogos em pouco mais de uma semana.
Resta agora o torneio de pares onde Michelle pode jogar ainda hoje a 1ª ronda.

Masters FPT/CIMA 2006



Começou hoje o torneio final do circuito naciona de ténis, que reúne a elite do ténis português no court do Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos.

A jornada de hoje já tem o primeiro resultado com a vitória de Joana Pangaio sobre Katia Rodrigues por duplo 6/2, integrando o Grupo C.

Hugo Anão perdeu contra o seu colega da Ace-Team Tiago Godinho, por 6/1 e 6/4, isto no grupo A e Ana Catarina Nogueira venceu Maria João Koehler no Grupo C por 6/2 e 6/2 .
Já esta tarde, Leonardo Tavares confirmou o seu bom momento de forma, vencendo Gonçalo Nicau por 7/6 e 6/3, em jogo do grupo A. O jogo de amanhã entre Leonardo e Tiago Godinho apurará o primeiro semi-finalista do Masters, na vertente masculina.
Os outros jogos da tarde do 1º dia do Masters são os seguintes: Neuza Silva - Inês Santos ; João Ferreira - Vasco Antunes ; Catarina Ferreira - Frederica Piedade e Frederico Gil - Pedro Sousa.
Recordo que o Masters atribui 30.200 € de prémios, sendo que o vencedor masculino arrecadará 6.000 € e o feminino 4.000 €, curiosamente os mesmos valores do circuito ( ver nota de rodapé).

Logo que existam mais resultados disponíveis serão actualizados neste post.
Nota de Rodapé: Soubemos hoje ( perdoem-nos a nossa ignorância) que o resultado do Masters não será pontuável para a classificação do circuito FPT/CIMA pelo que a tabela classificativa do circuito não é provisória ( como se afirma no site da Federação) mas definitiva.
Paulo Lucas dixit : «O formato competitivo deste Masters é já conhecido. Participam os 16 melhores tenistas sendo organizadas duas poules de quatro jogadores em masculinos e femininos, apurando-se para as meias-finais de Sexta-feira os dois primeiros e, depois, os finalistas de Sábado. Esta é uma prova que culmina a época e como tal optámos por não a considerar como pontuável para o Ranking».
Assim:
Ranking Top 12 Masculino , pontos e compensação monetária

1 FREDERICO GIL 4462 6.000 €
2 HUGO ANAO 3439 3.500 €
3 GONÇALO NICAU 2289 2.500 €
4 JOAO FERREIRA 1566 1.500 €
5 LEONARDO TAVARES 1422 1.250 €
6 VASCO ANTUNES 1354 1.000 €
7 TIAGO GODINHO 1217 750 €
8 NUNO PASCOA 1090 500 €
9 DIOGO MOTA 1068 400 €
10 NUNO MARQUES 1015 300 €
11 JOSÉ RICARDO NUNES 736 200 €
12 GASTÃO ELIAS 685 100 €

Ranking Top 12 Feminino pontos e compensação monetária

1 NEUZA SILVA 4195 4.000 €
2 ANA CATARINA NOGUEIRA 3852 2.500 €
3 CATARINA FERREIRA 1998 1.600 €
4 KATIA RODRIGUES 1662 1.000 €
5 MAGALI LATTRE 1644 800 €
6 JOANA PANGAIO 1372 625 €
7 FREDERICA PIEDADE 885 475 €
8 INES SANTOS 804 350 €
9 BÁRBARA LUZ 613 250 €
10 MARIA GUERREIRO 586 175 €
11 CARLA CAETANO 519 125 €
12 INÊS MOURA 492 100 €

Orange Bowl 2006 III



Primeiro dia em Key Biscaine.

Gastão Elias, fazendo valer o seu estatuto de cabeça de série venceu, como esperado, o germânico Kleftakos por 7/6 e 6/0 , assegurando a passagem à 2ª ronda. Também como era esperado, João Sousa não resistiu ao indiano Rupesh Roy, perdendo por 1/6 e 4/6 . Acabou assim o torneio para João Sousa, dado que em masculinos, os portugueses não participam na variante de pares. Em femininos, Michelle faz parceria com Christina Liles, a quem ganhou na qualificação e defrontam na 1ª ronda a dupla americana composta por Clayton/Jones.

Michelle só hoje joga, pela hora de almoço, com a israelita Gluskho.

Dos jogos de ontem, destaques, em masculinos, para as vitórias do convidado Wil Spencer que bateu o carrasco de Sousa no EddieHerr, o checo Jebavy, CS nº 6, por 4/6, 6/4 e 7/5 , a vitória de um outro convidado, igualmente norte-americano Chase Buchanan que bateu o boliviano 7º CS Velasco por 5/7, 6/2 e 6/4 e para a vitória do russo Zinyakov sobre o 15º CS, o chileno Urzua-Rivera por 6/2 e 6/1.

Em Femininos, a CS nº 1 ficou pelo caminho logo na 1ª ronda. De facto, a japonesa Morita perdeu com a tenista de Taipé, Kai-Chen Chang por 6/2 e 7/6. A companheira de Michelle na academia, a belga Hendler que tão boa conta de si tinha dado no EddieHerr, perdeu na 1ª ronda com a 16ª CS, a georgiana Kalashnikova por 6/2, 1/6 e 6/0. A outra CS eliminada foi a mexicana Pulido-Velasco ( 14ª) que caiu às mãos de M. Burdette, convidada da organização.

Se Michelle vencer o seu jogo de hoje, vai defrontar a norte-americana R. Zsilinzka, que a portuguesa despachou na 1ª ronda do EddieHerr. A americana é a 10ª CS do torneio.

Gastão Elias já tem adversário para amanhã, defrontando o lituano Ricardas Berankis na 2ª ronda. Berankis, de 16 anos ,é o actual nº 68 do ranking junior e o nº 1538 do ranking ATP. Deste jogador Elias não tem boas recordações dado que perdeu os dois jogos que contra ele realizou, o 1º no G4 IBM Trinidade e Tobago em Março de 2005, o lituano venceu o torneio e derrotou Gastão na 2ª ronda por 7/6, 4/6 e 4/6 e o 2º, no mês seguinte, em Guadalupe, nos quartos de final de um torneio que igualmente Berankis venceu, com os parciais de 7/6 e 6/1. Neste torneio, Gastão venceu a variante de pares.

Berankis esteve recentemente no EddieHerr e foi eliminado na 1ª ronda pelo campeão brasileiro Nicolas Santos por 4/6, 6/1 e 1/6. Quem também o conhece é Pedro Sousa que lhe ganhou nos quartos de final do G1 austríaco Isospeed, torneio brilhantemente ganho pelo português. O melhor resultado do lituano foi a vitória, em singulares e pares, do G2 de Casablanca , em Junho passado. É pois um adversário dificil mas ao alcance do português.

4 de dezembro de 2006

Ranking : Semana 49

No ranking masculino ATP, destaque para a subida espectacular de Pedro Sousa, que é agora o 6º melhor português, em 992º lugar, subindo 425 lugares. Frederico Gil não conseguiu atingir o objectivo de estar no Top 150 até ao fim do ano, quedando-se, nesta semana, pela 154ªposição . Gonçalo Nicau ( 533), Rui Machado (756 ), Gastão Elias ( 938) e Leonardo Tavares ( 978)completam o Top 6 nacional. Destaques ainda para a subida de Gonçalo Nicau ( 2 posições )e a descida abrupta de Rui Machado ( 169 posições) .
No WTA , a grande novidade, já esperada, foi a subida de Neuza Silva a 2ª melhor portuguesa, com um salto de 27 lugares, para 461ª, ultrapassando Magali De Lattre, que manteve a sua 477ª posição. Frederica Piedade caiu 39 lugares e ocupa agora a 253ª posição.
Em Juniores, as alterações nos rapazes são poucas, Pedro Sousa mantem a 16ª posição e Gastão Elias subiu para a 49ª. João Sousa está no 119º lugar.
Em raparigas, Michelle Larcher saltou 23 lugares para 72ª , com Maria Guerreiro ( 505) e Maria João Koehler ( 705) cada vez mais longe. Michelle é a mais nova das 300 melhores Juniores do mundo.
Michelle está agora a menos de 50 pontos da 50ª posição pelo que uma passagem à 3ª ronda do OrangeBowl daria à portuguesa margem suficiente para o final do ano, dado que não participará ( pelo menos inscrita não está ) na Copa Yucatan no México, na próxima semana.

Orange Bowl 2006 II



Fim de semana sem descanso para Michelle Larcher de Brito. Eliminada no EddieHerr na 6ª feira, no Sábado e como CS nº1 da qualificação do OrangeBowl, já tinha dois jogos à sua espera.

Em ambos, vitórias fáceis por 6/1 e 6/3 frente à norte-americana Marlena Ryan ( ITF 1656) e, mais à tarde, sobre a eslovaca Veronika Ciganikova ( ITF 288) por 6/2 e 6/4. Já ontem, na ronda final de qualificação, Michelle derrotou a venuzuelana Marina Giral ( CS nº11 e ITF 192) , por 6/4 e 6/4, garantindo assim acesso ao quadro principal do famoso torneio de Key Biscaine, nos courts onde se realizam os torneios profissionais Nasdaq 100 . Michelle terá hoje um merecido dia de descanso e o seu jogo de estreia neste torneio só ocorrerá amanhã. A adversária será a israelita Julia Glusko ( 129 ITF e 807 WTA), que perdeu na 2ª ronda do EddieHerr com a croata Tanjic e que recentemente perdeu frente a Neuza Silva, num future em Israel por 3/6 e 0/6.
João Sousa e Gastão Elias jogam hoje a 1ª ronda da variante masculina. A Gastão o sorteio colocou no seu caminho o germânico Dimitris Kleftakos ( ITF 97) enquanto João Sousa irá defrontar o indiano Rupesh Roy ( ITF 49 ) que é um dos Cabeças de Série, o 14º. O germânico de 17 anos perdeu na 1ª ronda do EddieHerr e tem como melhor resultado uma vitória num G3 no Egipto e uma final num G2 do mesmo país, em Agosto deste ano. Já experimentou torneios ATP, perdendo nas qualificações de um circuito de Futures na Suiça, em Setembro do ano passado.
O adversário de João Sousa foi eliminado do EddieHerr por Jeff Dadamo logo na 1ª ronda e já venceu dois Grade 3 este ano, nos EUA e na India. Foi semifinalista em Wimbledon(GA) em pares e o seu melhor resultado em singulares foi uma semi-final num G1, Open de Tóquio. O indiano de 17 anos só competiu em juniores em 2006 pelo que será um adversário dificil de bater para o jovem português.

Resumo da Semana 48

Eddie Herr International Junior Tennis Championships 2006 G1
Michelle Larcher de Brito perdeu nos Quartos de final com Sorana-Mihaela Cirstea por 6-4 2-6 5-7 60 pts.
Michelle Larcher de Brito perdeu em Pares na 2ª ronda com Chernyakova/Radwasnka por 3/6 e 2/6 20 pts.
Gastão Elias perdeu nos oitavos de final com Chekhov por 6/2, 6/7 e 4/6 30 pts.
Gastão Elias perdeu em Pares na 2ª ronda com Inzerillo/Piro por 5/7, 6/1 e 3/6 20 pts.
João Sousa perdeu na 2ª ronda com Jebavy por 2/6 e 1/6 20 pts.
João Sousa perdeu em Pares na 2ª ronda com Beidas/Kecki por 7/6, 5/7 e 5/7 20 pts.

Equador Junior Open 2006 G5 ITF Juniores
Alexandre Resende perdeu na 2ª ronda com Saavedra por 5/7 e 2/6 5 pts.
Alexandre Resende perdeu em Pares nos oitavos de final com Quiroz/Rodriguez por 6/2, 2/6 e 2/6 5 pts.

Esta semana temos a participação de Michelle Larcher de Brito, Gastão Elias, e João Sousa no OrangeBowl, GA do circuito ITF Juniores.
No Gotemburgo Open, ETA U16, participação de Francisco Ramos e José Alves

Campeonato Nacional por Equipas - 1ª Divisão



AA Coimbra, em femininos, e VRS António/Condiana, em masculinos, são os clubes campeões Nacionais da I Divisão de 2006, competição que terminou ontem no Clube de Ténis da Quinta da Marinha.
No torneio feminino realizaram-se os encontros finais com o CIT Leiria e o Carcavelos T. a igualarem 3-3 e a AA Coimbra a bater o CT Porto por 5-1.
Já em masculinos, VRS António desistiu de jogar os encontros de hoje, já que os triunfos de Sábado foram suficientes para renovar o título, e da mesma forma o GA Duque apresentou desistência, descendo de Divisão. Em dia de folga para o CT Porto, os únicos jogos cumpridos foram entre o CET Oeiras e o Ace Team/Massimo Duti para apurar os terceiros e quarto lugares.
O CETO levou a melhor ao vencer por 4-2 e terminou em terceiro lugar.
Agora, para terminar a época, falta o Masters, que começa na próxima 3ª feira.

2 de dezembro de 2006

Orange Bowl 2006 I

Michelle Larcher de Brito, depois da excelente campanha no EddieHerr International é a 1ª CS da fase de qualificação do Grade A OrangeBowl, 2006, segundo sorteio ontem efectuado.
Na 1ª jornada, Michelle vai enfrentar a norte americana Marlena Ryan de 18 anos, actualmente nº 1656 do ranking ITF mas que, basicamente só participa em torneios da WTA, sem grandes resultados e em cujo ranking ocupa a modesta 1285º posição.
Apesar da diferença de idades, uma jogadora perfeitamente ao alcance de Michelle. O jogo da portuguesa é já hoje, no final do dia. Se vencer jogará, ainda hoje também, a 2ª ronda, cuja adversária sairá do jogo entre a norte-americana Christina Liles ( ITF 486) e a eslovaca Veronika Ciganikova ( ITF 288 ). A norte-americana foi parceira em pares da portuguesa no recente Jerry Simmons ITF Junior Circuit - South Carolina 2006 , onde atingiram os quartos de final e onde, em singulares, Michelle foi campeã.
Neste torneio, mas no quadro principal em rapazes sub-18 irão jogar, a partir de 2ª feira, Gastão Elias, 15º CS e João Sousa.

EddieHerr International 2006 ( parte VIII )

O jogo de ontem de Michelle, comentado por quem viu....

«In the 18s, the match of the day featured girls No. 2 seed and 2005 Eddie Herr finalist Sorana-Mihaela Cirstea of Romania and 13-year-old phenom Michelle Larcher de Brito of Portugal. Unlike her previous two matches, Larcher de Brito wasn't playing from a set down, taking the first 6-4. The 6-2 second set went to Cirstea, who is as placid on the court as Larcher de Brito is intense. At 5-5 in the third set, when the crowd surrounding Court 8 was three or four rows deep, Larcher de Brito was broken, giving Cirstea her opportunity to serve out the match. But with a competitor as determined as Larcher de Brito, there was no assuming the match was over, even when Cirstea went up 40-15 thanks to a couple of the 2005 16s champion's backhand errors.

Those two match points were saved and a break point earned on a Larcher de Brito winner and two Cirstea errors. But Larcher de Brito's chance for a third set tiebreak evaporated when she caught the net on a forehand, and a wide return on the next point gave the Romanian her third match point.

After a rally, Cirstea struck a crosscourt forehand that landed close to the line. Larcher de Brito, who had no chance to return it, called it out, much to the dismay of Cirstea and several spectators. A roving umpire was observing the match from the opposite side of the court, and was blocked from viewing it by Larcher de Brito, so the score was deuce.

"I saw it on the line," said Cirstea, who questioned the umpire only briefly. "I just kept thinking, 'next point'. I knew that if I complain about it, nothing would change."

When Larcher de Brito's backhand hit the tape, giving Cirstea her fourth match point, the 16-year-old right hander was all concentration. Pushing Larcher de Brito deep, she played a delicate, unreachable drop shot for the victory.

"It was the only drop shot I hit in the match," Cirstea said. "I think now I could have hit more, but I said to myself 'I'm going to go for it, I just don't care anymore.'"»

Collete Lewis

1 de dezembro de 2006

Campeonato Nacional por Equipas - 1ª Divisão

Resultados do jogos de hoje:


Masculinos

Resultados da 3.ª Jornada – 01.12.06

Ace Team/Massimo Duti, 6 - GA Duque, 0

Hugo Anão – Nuno Santos, 6/0, 6/0
Tiago Godinho – Diogo Araújo, 6/0, 6/1
Tomás Morais – Mário Mendes, 6/3, 6/1
Gonçalo Pacheco – Francisco Zilhão, 6/3, 6/0
T. Godinho/T. Morais – G. Costa/F. Zilhão, 6/0, 6/0
M. Leonardo/M. Rente – R. Arnaut/M. Mendes, 6/1, 6/2

CT Porto, 2 - VRS António/Condiana, 4

David Marrero – Marc Lopez Tarres, 4/6, 4/6
Leonardo Tavares -Daniel Munoz, 6/4, 1-0 (desistência)
Diogo Rocha – Bartolomeu Vidal, 1/6, 4/6
Miguel Alves – Rui Machado, 5/7, 1/6
D. Rocha/L. Tavares – M. Lopez/B. Vidal, 1/6, desistência CT Porto
N. Marques/D. Marrero – M.Alturas/R. Machado, 6/1 , 6/0

Femininos

Resultados da 1.ª Jornada – 01.12.06

AA Coimbra, 4 - CIT Leiria, 2

Dominica Gorecka - Joana Roda, 7/5, 6/1
Barbara Luz - Inês Cristóvão, 4/6, 7/6, 5/7
Katriene Verbeken - Emanuela Lopes,6/1, 6/1
Cristiana Macedo - Diana Santos, 1/6, 1/6
A. Santos/D. Gorecka – J. Roda, I. Cristóvão, 6/1, 6/0
K. Verbeken/B. Luz – E. Lopes/D. Santos, 6/2, 6/1

Carcavelos T., 1– CT Porto, 5

Rita Freitas - Inês Moura, 5/2 e desistência Carcavelos T.
Diana Margelatu - Maria João Koehler, 3/6, 6/7 (3)
Diana Batista - Magda Leal, 6/3, 6/7 (3), 4/6
Filipa Simões - Margarida Moura, 4/6, 2/6
F. Simões/D. Batista – I. Moura/M. João Koehler, 5/7, 1/6
M. Freitas/D. Margelatu – C. Martinez/M. Moura, 6/4, 6/2

Os jogos de sábado e Domingo são os seguintes:

Sábado, dia 2

10 horas - 4.ª Jornada Masculina

CT VRSA/Condiana – Ace Team/Massimo Duti
Cet Oeiras – CT Porto

13.00 horas – 2.ª Jornada Feminina (no CT Estoril)

CIT Leira – CT Porto
Carcavelos T. – AA Coimbra


Domingo, dia 3

10 horas - 5.ª Jornada Masculina

Ace Team/Massimo Duti – CET Oeiras
GA Duque - CT VRSA/Condiana

14.30 horas – 3.ª Jornada Feminina

CIT Leira - Carcavelos T.
CT Porto – AA Coimbra

Os encontros serão realizados em dois campos por equipa, entrando o terceiro e quarto singular seguido do primeiro e segundo singular e por fim os dois pares.

EddieHerr International 2006 ( parte VII ) Update


No jogo de hoje dos quartos de final do torneio EddieHerr International 2006, Michelle Larcher de Brito perdeu " somente" com a 2ª CS, a nº 355 do ranking WTA, e a nº 11 do ranking ITF Júnior ,não conseguindo assegurar a passagem às meias finais , onde poderia defrontar amanhã pelas 16 horas a sua grande amiga Tamaryn Hendler de 14 anos ( nº 60 ITF)e igualmente aluna da Academia.

As palavras começam a escassear para definir a carreira de Michelle Larcher de Brito, que a todos nós nos deve encher de orgulho e de admiração. Por isso, não queremos adiantar mais sobre esta derrota a não ser os números : 6/4 , 2/6 e 5/7

Agora, no Orange Bowl, tudo é possível mas não podemos nem devemos exigir muito mais desta estrela que tornará o nome de Portugal muito maior do que actualmente é, no panorama tenístico mundial.

As outras duas semifinalistas são a polaca Urszula Radwanska ( nº 5 ITF e 61 WTA ) que jogará o acesso à final com Katerina Kramperova ( nº 46 iTF e 657 WTA) ou com Anastasia Pivovarova ( nº 27 ITF e 898 WTA ).

Masters FPT/CIMA 2006


Realizou-se ontem o sorteio para o Masters FPT/CIMA que vai decorrer entre os dias 5 e 9 de Dezembro no estranho piso do pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos.


Os 16 tenistas foram divididos em quatro grupos (aos quais foram dadas as letras do principal parceiro da prova - CIMA) e o torneio decorrerá em sistema de todos contra todos.


Os grupos e os jogos para a 1ª jornada ficaram assim ordenados:
GRUPO C
1. Ana Catarina Nogueira (CS 2)
2. Kátia Rodrigues
3. Joana Pangaio
4. Maria João Koehler (WC)

GRUPO I
1. Neuza Silva (CS1)
2. Catarina Ferreira
3. Frederica Piedade
4. Inês Santos

GRUPO M
1. Frederico Gil (CS1)
2. João Ferreira
3. Vasco Antunes
4. Pedro Sousa (WC)

GRUPO A
1. Hugo Anão (CS2)
2. Gonçalo Nicau
3. Leonardo Tavares
4. Tiago Godinho

Ordem de Jogos

Terça-feira – dia 5 de Dezembro de 2006
10.30 horas – Kátia Rodrigues – Joana Pangaio
Seguido de – Hugo Anão – Tiago Godinho
Seguido de – Ana C. Nogueira – Mª João Koehler
Não antes das 14.30 – Gonçalo Nicau – Leonardo Tavares
Seguido de – Neuza Silva – Inês Santos
Seguido de João Ferreira – Vasco Antunes
Não antes das 19 horas – Catarina Ferreira – Frederica Piedade
Seguido de Frederico Gil – Pedro Sousa
O sorteio foi bastante favoravel a Maria João Koehler, a convidada da FPT, que evitou o grupo da " morte ", onde estão Frederica, Neuza e Catarina.

Nos masculinos, Frederico Gil deve ter já a meia-final no horizonte uma vez que tanto Hugo Anão, Leonardo Tavares e Gonçalo Nicau cairam no outro grupo.

Orange Bowl 2006


Começa no próximo Domingo um dos torneios mais importantes do ano para os escalões juvenis, o Orange Bowl, Grade A, que decorrerá nos courts do Crandon Park Tennis Center em Key Biscaine, Florida.
Em rapazes 18 anos, estão presentes practicamente os mesmos jogadores do EddieHerr International, sendo o brasileiro Nicolas Santos, de novo, o 1º CS. Gastão Elias é o 15º CS e, com João Sousa, farão a armada lusa no quadro principal deste torneio, cujo o sorteio será anunciado no próximo Domingo.
No torneio Feminino, Michelle Larcher de Brito só jogará directamente no quadro principal se vencer o EddieHerr, através de um SE, dado que está colocada na 12ª posição da qualificação.
No torneio para os sub-16, Miguel Almeida e Alexandre Resende, apesar de inscritos, não aparecem nos jogos da qualificação e na variante feminina não teremos qualquer atleta.
As pontuações atribuídas neste torneio são as seguintes :
Vencedores : 250 pts. ( sing.) e 180 pts. ( pares )
Finalistas : 180 e 120 pts.
Semi : 120 e 80 pts.
Quartos : 80 e 50 pts.
Oitavos : 50 e 30 pts.
1/32 : 30 pts.

EddieHerr International 2006 ( parte VII )



Depois da bonança, a tempestade. Se o dia de 4ª feira tinha corrido extraodinariamente bem, com 6 vitórias e uma derrota, ontem, só Michelle em singulares venceu e tornou-se na única representante nacional neste prestigioso torneio internacional.

Vencendo o seu desafio frente a J. Tinjic, Michelle apurou-se para os quartos de final do torneio para sub 18, onde irá defrontar, como já vimos, a romena Cirstea que, com a eliminação de Julia Cohen, é agora a mais cotada para vencer a competição. Este encontro, é, de longe, o mais dificil na carreira de Michelle, mas com a confiança de ter vencido 20 dos 23 jogos que até agora disputou no circuito internacional Junior e pelo facto de jogar literalmente em casa, poderá acrescentar forças à pequena grande jogadora nacional.

Nos rapazes, depois de João Sousa, caíu, de pé diga-se, Gastão Elias. O jogo com o seu companheiro de treino foi muito equilibrado, sobretudo no 2º set, mas a vitória de Chekhov advém de uma maior experiência internacional e pelo facto de estar na Academia hà muito mais tempo que Gastão.

No final do dia, 3 derrotas nas variantes de pares atiram quase todo o contigente português para fora do torneio.
Se vencer, Michelle poderá encontrar nas meias finais a sua grande amiga, T.Hendler, a belga que treina na Academia e que, com Michelle, são as duas jogadoras mais novas dentro do Top100 Júnior, sendo que Hendler tem mais oito meses de idade que Michelle.
Até agora, João Sousa, apesar das suas vitória não marcará qualquer ponto no ranking ITF, Gastão Elias apenas marcará 5 pontos enquanto Michelle já tem mais 65 pontos assegurados, pelo que poderá subir cerca de 15 lugares, mesmo com uma indesejável derrota no jogo de hoje.

30 de novembro de 2006

Campeonato Nacional por Equipas - 1ª Divisão

Realizou-se hoje a 2ª jornada, com os destaques para as vitórias do Clube de Ténis do Porto por 6/0 frente ao GA Duque e da equipa algarvia de Vila Real de Santo António frente ao CETO por 5/1.
Amanhã, sexta-feira, continua a prova masculina a partir das 10 horas e inicia-se a competição feminina, às 14.30 horas. Os jogosda prova masculina são entre VRS António e CT Porto., enquanto o Ace Team joga com o GA Duque, encontros a partir das 10 horas. Pelas 14.30 h. arranca o torneio feminino com os jogos AACoimbra vs. CIT Leiria e Carcavelos vs. CTPorto.

EddieHerr International 2006 ( parte VI ) - Update



Bons ventos correm do outro lado do Atlântico.
Michelle Larcher de Brito continua a surpreender ( ou talvez não...) o mundo tenístico americano. Prova disso as contínuas referências que a ela lhe são feitas nos jornais da Flórida, analisando o seu até agora irrepreensível trajecto neste torneio e na sua ainda curta carreira.
É pena, que salvo honrosas excepções, não se lhe dê a correspondente importância no nosso país.

Esta verdadeira devoradora de vitórias acrescentou mais uma vítima ao seu já longo currículo, batendo, nos oitavos de final da competição destinada a jovens até aos 18 anos, a croata Jasmine Tinjic por 2/6, 6/2 e 6/3.
Nos Quartos de final irá encontrar uma das grandes favoritas à vitória no torneio, a romena Sorana-Mihaela Cirstea, num jogo a disputar amanhã, pelas 15 horas. Cirstea foi a finalista vencida do torneio o ano passado, perdendo na final contra a eslovaca D.Cibulkova por 3/6, 6/4 e 0/6. Apesar de residir na Roménia, passa grande parte do seu tempo de treino na Suécia, onde uma antiga glória do ténis sueco, Lars Wahlgren a tem preparado para a transição do ténis juvenil para o profissional.
A romena, de 16 anos, já é nº 355 do ranking WTA, e ainda recentemente foi semifinalista num evento de $25.000 em Istambul. Conheçe bem o nosso país, onde já venceu por duas vezes, nos futures de Porto Santo, em 2005 e Albufeira, em Fevereiro deste ano. Será pois o maior teste de sempre para a nossa prodígio e que poderá catapultar Michelle para as bocas do mundo. Uma derrota, por outro lado, não irá escamotear a excelente prestação da nossa tenista.
Em pares, Michelle/ Cecil, se vencerem, já tem adversárias, a dupla Maria Mokh/Ksenia Pervak.
Foi pena a derrota de Gastão Elias no encontro com o russo Chekhov, por 6/2, 6/7 e 4/6.

Michelle (outra vez) nos "Headlines" dos jornais II

Aiming for bigger prize
After winning Girls 16s last year, 13-year-old takes step up

RYAN T. BOYD
Herald Staff Writer


BRADENTON - She could be heard grunting from a few tennis courts away.
That's the way Michelle Larcher de Brito says she gains her strength and rhythm throughout the course of a tennis match.
"When I don't grunt it's usually when I play the worse," said the 13-year-old from Portugal. "My friends and coach tell me that's when I play my best tennis."
Larcher de Brito needed every bit of "umph" she had in her to get past Jade Curtis 6-7 (5), 6-2, 6-2 on Wednesday in the second round of the Girls 18s Division of the Eddie Herr International at IMG Academies.
After falling behind early, Larcher de Brito gathered herself to outplay the 16-year-old Curtis the rest of the way.
Curtis' strong serve and ability to hit good ground stokes gave Larcher de Brito problems in the beginning.
"I saw her play in other matches, and I knew it wouldn't be easy," said Larcher de Brito, who trains at the Nick Bollettieri Tennis Academy. "I just tried to stay calm and go for good shots."
After winning the Girls 16s Division of the Eddie Herr last year, Larcher de Brito decided to jump to a higher age bracket this year.
With the leap came nervousness about competing against bigger, stronger opponents - something she showed during her match Wednesday.
"I think she was a little tight," said Larcher de Brito's father, Antonio. "This is where you start learning to deal with pressure, and this is important for her later. I had the confidence that she would pull it out."
Larcher de Brito will take on Jasmina Tinjic of Croatia today in the round of 16. The match is scheduled to start at 9:30 a.m.
Last month, Larcher de Brito won the Girls 18s Division of the Jerry Simmons in South Carolina, and Curtis knew if she made too many mistakes she wouldn't be victorious. Her mistakes mounted.
"I didn't acquire enough depth, and she was always getting me cross-court on the forehand," said Curtis, who is from Plymouth, Great Britain, and trains in Boca Raton, "and then able to penetrate down the line because my shots weren't deep enough. If I had been more aggressive on my forehand then maybe (the outcome) would have changed."
Staying confident in her abilities is what Larcher de Brito credits with getting her into the round of 16.
"I don't give up," she said. "I don't worry about the points or the outcome, I just try to stay positive."
It also doesn't hurt to add a little "umph" to the equation.
"Grunting is part of my rhythm," Larcher de Brito said.
The tournament resumes today with matches beginning at 8 a.m. Admission is free.

Michelle (outra vez) nos "Headlines" dos jornais

Larcher de Brito, 13, making another statement -- this time in 18s competition

BY BRIAN NEWBERRY CORRESPONDENT

BRADENTON -- Michelle Larcher de Brito did not have anything left to accomplish in the girls 16.After winning the singles title in the 16s at the Eddie Herr International Junior Tennis Tournament a year ago, the 13-year-old is taking on the 18s and doing damage there as well.Larcher de Brito moved into the Round of 16 with a hard-fought 6-7, 6-2, 6-2 victory over Jade Curtis.
She will now face Jasmina Tinjic of Croatia today at 9:30 a.m. Should Larcher de Brito win, a meeting with No. 2-seeded Sorana-Mihaela Cirstea could be held in Friday's quarterfinals.The semifinals of the boys and girls 12s will be played this morning at the IMG Academies. Those finals are set for Friday. Title matches in the 14s, 16s and 18s will be held on Sunday.In the boys 18s Wednesday, Nick Bollettieri Tennis Academy student Philip Bester upended No. 2 seeded Kellen Damico 6-3, 6-3. Bester will now meet Fernando Romboli in his next match at 10:30 a.m. Top-seeded Nicolas Santos did not drop a game Wednesday on his way to the Round of 16. Santos will meet Harri Heliovaara, the No. 15 seed, today at 10 a.m.The top four seeds remain alive on the girls 18s side of the draw, including No. 1 Julia Cohen. Cohen plays unseeded Monica Gorny at 9:30 a.m.Larcher de Brito had to fight off a tiebreaker loss in the opening set to advance.
The Bollettieri Academy student got the best of Curtis over the final two sets, including winning the final three games of the nearly three-hour match."I just stayed positive after the first set," Larcher de Brito said. "I worked hard to get my shots and gave it all I got."Michelle arrived at the Academy from Portugal at the age of 9. She received a tennis scholarship to make the trip and took of advantage of the opportunity to improve her game.The victory at the Herr Tournament helped escalate her into the 18s. Larcher de Brito upset the No. 1 seed in the quarterfinals and never dropped a set on her way to the 16s title as a 12-year-old."I was winning last year and decided to move up (to 18s). I
t really helps my ITF (International Tennis Federation) ranking by playing in the 18s," Larcher de Brito said.Winning those events in the 18s does not hurt her ranking, either. Michelle won the USTA International Grass Court title in Philadelphia in June and took a singles title in South Carolina last month. Both events were in 18s and she is currently No. 94 in the ITF rankings for that age group.All the success at a young age has not satisfied Larcher de Brito. Since taking up the game when she was five, she has set her goals high.
"I want to be No. 1 in the world," she said.