28 de abril de 2012

Estoril Open- Quadros principais 2012

Cerca das 15.00 deste sábado, procedeu-se ao sorteio dos dois quadros principais do Estoril Open e, mais uma vez, os tenistas lusos não tiveram muita sorte.
No quadro WTA, Maria João Koehler defronta a japonesa Ayumi Morita na 1ª ronda e, em caso de vencer, irá encontrar a vencedora do jogo entre Roberta Vinci, 1ª CS e a russa quase portuguesa Nina Bratchikova.
Já Bárbara Luz vai defrontar Nadia Petrova, da Russia, que é no Estoril a 7ª CS.
No quadro ATP, dois confrontos lusos. Pedro Sousa joga frente a Rui Machado, sabendo-se que quem ganhar joga frente a Del Potro, 1º CS e vencedor do Estoril Open de 2011.
João Sousa e Gastão Elias ( que, soube-se apenas esta manhã, ficou com o 3º WC do quadro principal) também jogam entre si e Frederico Gil defronta o germânico Bjorn Phau, sendo que, se vencer, encontra o experiente Albert Ramos, 4º CS da competição.

Estoril Open 2012 - Qualificações Femininos

Num torneio extremamente forte e compacto, talvez o melhor de sempre, com a 1ª CS a caber dentro do Top 80, seria difícil a alguma tenista portuguesa alcançar a 2ª ronda de qualificação, sem que houvesse um encontro entre lusas.
E assim foi. No entanto, dois destaques especiais para a Sofia Araújo, desaparecida da lides internacionais mas a aparecer no Estoril com um jogo muito interessante, alicerçado num serviço muito bom, talvez um dos melhores entre o ténis feminino português. Obrigou a francesa Thorpe a muito trabalho a a um 3º set e arrancou de uma bancada completamente cheia, muitos incentivos e aplausos para jogadas dignas de uma jogadora bem dentro do Top 400 mundial. Pena é que a Sofia não apareça lá fora, pois tem jogo para marcar muitos pontos e um ranking mais condizente com o ténis que apresentou.
O outro caso que gostamos de ver foi a Rita Vilaça, a apresentar um jogo muito variado e completo, mas com um handicap que ela vai ter que trabalhar muito, que é o serviço. Muitas duplas faltas e uma percentagem de 1ºs serviços muito modesta não lhe permitiu dar mais luta a uma Ivanova bem ao seu alcance. Margarida Moura não pode obstar muito à norte-americana Sloane Stephens, 1ª CS da qualificação e uma excelente jogadora.
Resultados até ao momento:


S Karatantcheva (KAZ) d M Camerin (ITA) 36 61 62

S Zhang (CHN) d [WC] A Sevastova (LAT) 64 75
E Cabaeza Candela (ESP) d A Hlavackova (CZE) 63 64
A Rezai (FRA) vs L Arrubarrena-Vecino (ESP)
S Foretz Gacon (FRA) d A Krunic (SRB) 75 75
S Stephens (USA) d [WC] M Moura (POR) 60 61
A Rodionova (AUS) d A Beck (GER) 62 76(3)
E Kostova (BUL) vs K Barrois (GER)
K Knapp (ITA) d N Burnett (ITA) 63 61
H Watson (GBR) d C Garcia (FRA) 61 61
E Ivanova (RUS) d [WC] R Vilaca (POR) 63 60
L Thorpe (FRA) vs [WC] S Araujo (POR) 62 46 62
M Duque-Marino (COL) d C Feuerstein (FRA) 62 76(1)
B Botto (PER) d Y Shvedova (KAZ) 76(5) 64
P Rampre (SLO) vs M Torro-Flor (ESP)
A Rus (NED) vs K Bertens (NED)

Estoril Open 2012 - Qualificações Masculina

O Portal esteve este sábado no Jamor, a acompanhar in loco o primeiro dia de qualificações do Estoril Open de 2012, nas duas variantes.
No geral, o recinto continua a manifestar excelentes condições que prestigiam o nosso país além fronteiras, com uma organização exemplar e sem mácula. João Lagos, que vimos logo manhã cedo a espreitar os courts, está, mais uma vez, de parabéns. Esperamos todos que o projecto que ele sonha faz tantos anos para aquele magnifico espaço possa ganhar a luz do dia rapidamente.
Trocamos igualmente algumas impressões com alguns tenistas estrangeiros que se manifestam extremamente agradados com o tratamento VIP que a organização lhes reserva.
Em relação aos jogos do dia, no torneio masculino, o dia começou com Frederico Silva no Centralito a encontrar um jogador perfeitamente acessível ao jovem português, que nos pareceu muito nervoso de estar a jogar perante uma plateia muito bem composta e animada. A derrota foi difícil de gerir para muitos mas justa dada a correcta postura  de Inigo Cervantes. A seguir Leonardo Tavares, ainda à procura da sua melhor forma, deu muito trabalho a Ivan Navarro, que já ganhou o título de jogar mais aborrecido do torneio, dada a demora em servir, chegando a bater a bola no chão 20 ( ! ) vezes antes de efectuar o serviço. O espanhol acabou por vencer no 3º set, mas o português arrancou muitos aplausos em algumas respostas ao serviço/rede de Navarro.
Outro dos jogos interessantes foi o que opôs o José Ricardo Nunes ao Artur Completo, perante uma moldura humana muito interessante. O algarvio ainda passou algumas dificuldades no 1º set mas depois de acertar o seu jogo, venceu bem e arrecadou preciosos 3 pontos ATP que lhe vão permitir fugir das malfadadas qualificações dos Futures europeus. Igual sorte teve João Domingues ( agora seguido por Pedro Cordeiro ), que ao bater Gonçalo Loureiro, conseguirá subir muitas posições no ranking ATP. Gonçalo Falcão também podia tê-lo conseguido mas o polaco Bednarek, com um jogo muito certinho, impediu o tenista de Carcavelos em seguir em frente. Nos restantes jogos com portugueses, e faltando ainda os jogos do Romain e do Trueva, os resultados foram o esperado, com Gonçalo Pereira a perder por duplo 0/6 com o 1º CS da qualificação, mantendo uma estranha e demolidora apetência para defrontar 1ºs e 2ºs CS nos torneios em que compete. No outro jogo entre portugueses, a surpresa veio de Vasco Mensurado que venceu o mais experiente Diogo Rocha em dois sets.

Resultados até ao momento:

J Marti (ESP) d [WC] J Barra (POR) 61 60

D Munoz-de la Nava (ESP) d [WC] G Pereira (POR) 60 60

I Cervantes (ESP) d F Silva (POR) 61 64
I Navarro (ESP) d L Tavares (POR) 63 46 64
M Elgin (RUS) d V Pascoal (POR) 63 60
T Bednarek (POL) d G Falcao (POR) 75 62
J Domingues (POR) d G Loureiro (POR) 62 61
J Nunes (POR) d [WC] A Completo (POR) 63 61
J McGee (IRL) d [WC] H Sousa (POR) 60 62
R Ortega-Olmedo (ESP) d E Korolev (KAZ) 67(6) 64 61
E Lopez-Perez (ESP) vs N van der Meer (NED)
[WC] R Barbosa (POR) vs S Gutierrez-Ferrol (ESP) 
H Laaksonen (SUI) d D Estruch (ESP) 36 62 62
[WC] V Mensurado (POR) vs [WC] D Rocha (POR) 75 62
M Trueva (POR) vs S Lavie (NZL)
R Mazon-Hernandez (ESP) vs D Marrero (ESP) 

Challenger de Charlottesville, ITF $50.000

Michelle Larcher de Brito perdeu, ontem, no seu encontro dos quartos de final do ITF de Charlottesville, frente a Julia Cohen, pelos parciais de 5/7 e 4/6.
Na 2ª ronda , adiada por causa do mau tempo, Michelle tinha vencido por 1/6, 6/1 e 6/2.

27 de abril de 2012

Challenger de Nápoles, Itália, €30.000

Pedro Sousa perdeu, mal, o encontro desta tarde dos quartos de final do Open de Nápoles, frente a Kuznetsov.
Depois de um 1º set de extrema elegância e técnica muito apurada do português, que venceu por 6/3, Sousa ofereceu o 2º ao russo depois de se ver a perder por 0/2 e este aproveitou para fechar em 0/6.
No 3º e decisivo set, Pedro Sousa teve várias hipóteses para fechar pelo menos dois breaks e , ou por manifesta falta de sorte ou por alguma displicência nas alturas decisivas, o jogo acabou por pender para o lado do russo que fechou em 5/7.
Torna-se por vezes muito óbvio alguma falta de vontade, garra ou querer do Pedro em efectuar algumas partidas. Os seus defensores dizem que ele gosta dos grandes jogos e aí parece outro ( lembrem-se do jogo frente a Del Potro o ano passado no Estoril) mas os seus detratores acusam-no de ser pouco preparado psicologicamente. Continuamos a achar que ao nível técnico e de jogo jogado, não existe em Portugal jogador mais capaz e naturalmente dotado como ele mas, diga-se em bem da verdade, o Pedro necessita de maior concentração durante o espaço de tempo em que está em campo e de acreditar mais nas suas capacidades que são, como já dissemos, de enorme valia internacional.
Ainda assim, mais um bom torneio para o Pedro que se aproxima a grande velocidade dos 200 melhores mundiais.
O Estoril Open vai servir para aquilatar das reais possibilidades do Pedro em evoluir no ranking e nos resultados.

Challenger de Nápoles, Itália, €30.000

Será por volta do meio-dia desta sexta-feira que o Pedro Sousa vai tentar o apuramento para a meia final do torneio de Nápoles, do circuito ATP Challenger.
Depois da brilhante vitória sobre Gilles Muller, o Pedro , alanvancado com o convite para jogar o quadro principal do Estoril Open, vai defrontar o russo Andrey Kuznetsov, actual nº 187 ATP, bem perto do seu melhor alcançado em 2010.
O russo, semi-finalista em Rabat e Casablanca ( onde venceu João Sousa na 2ª ronda) e vencedor de dois Futures consecutivos no Egipto, tudo este ano, é um jogador muito constante mas que nos parece sem grande margem de progressão, ele que é um tenista da IMG ( onde andaram Michelle e Gastão) e tem como coroa de glória o título de Wimbledon em Júniores, conseguido em 2009.
O jogo será transmitido aqui no Portal, em directo.

26 de abril de 2012

Estoril Open 2012

A atribuição de convites para o quadro feminino do Estoril Open em ténis ficou esta quinta-feira fechada, com João Lagos, diretor do torneio, a atribuir wild-cards a Bárbara Luz e à russa Nina Bratchikova (na foto).

Enquanto o convite a Bárbara Luz se insere na política de João Lagos em privilegiar atletas portugueses - a tricampeã nacional Maria João Kohler já tinha sido contemplada anteriormente -, o diretor do torneio justifica o atribuído a Bratchikova no facto desta ter manifestado intenção de ver atribuída nacionalidade portuguesa.

Com os convites para o quadro principal feminino atribuídos -- foram igualmente definidos os quatro convites para a fase de qualificação -, falta agora apenas um convite para o quadro masculino, tendo já sido atribuídos aos tenistas portugueses João Sousa e Pedro Sousa.

O Estoril Open é o mais importante torneio de ténis internacional realizado anualmente em Portugal e que este ano vai decorrer entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no Complexo de Ténis do Estádio Nacional do Jamor.

Anastasija Sevastova (campeã em 2010), Margarida Moura, Rita Vilaça e Sofia Araújo foram contempladas com um convite para disputar a fase de qualificação.
 
in: http://tennisportugal.blogspot.pt/